quarta-feira, 23 de janeiro de 2019


CVM condena ex-dirigentes do Postalis e agentes financeiros por operação fraudulenta

O Globo
22/01/19

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão regulador do mercado de capitais, condenou nesta terça-feira ex-dirigentes do Postalis, fundo de pensão dos funcionários dos Correios, operadores financeiros e um banco a pagar um total de multas que ultrapassam R$ 120 milhões pela realização de operação fraudulenta no mercado.

Segundo investigações da Superintendência de Processos Sancionadores da autarquia sobre irregularidades relacionadas a operações envolvendo estruturação de cédulas de crédito imobiliário e constituição de fundos de investimentos, gestores de recursos se aproveitaram de uma pane nos sistemas de informação da Caixa Econômica Federal para negociar títulos da dívida pública de baixo valor por preços acima do mercado.

Um dos maiores compradores dos papéis foi o fundo de pensão dos funcionários dos Correios, por meio de fundos exclusivos de investimentos. O Postalis coleciona prejuízos relacionados à má gestão de seus recursos e chegou a demandar contribuições extras dos participantes para cobrir o rombo em suas contas.

Além das multas, os agentes financeiros envolvidos também foram condenados à proibição de atuar no mercado de capitais por cinco anos e oito meses.

O Postalis foi o maior alvo das autuações da Previc, que regula entidades de previdência complementar, nos últimos seis anos contra fundos estatais. Entre 2012 e 2017, foram 43 autos de infração aplicados ao fundo dos Correios, contra 28 sobre a Petros (da Petrobras), 13 sobre a Funcef (Caixa), três sobre a Previ (BB) e nenhum sobre a Real Grandeza (Furnas). Isso apesar de o Postalis ter o menor patrimônio entre as cinco fundações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário