Adcap Net 08/07/2020 - Guedes na operação Greenfield e As Duas Faces da questão da Qualidade do Serviço - Veja mais!
Paulo Guedes tem
até o fim do mês para prestar
depoimento em investigação da Greenfield
Crusoé
08/07/2020
08/07/2020
O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem até o fim do mês para
prestar depoimento por escrito em investigação sobre suposta gestão fraudulenta
e temerária de fundos de investimentos (FIPs), que chegaram a receber mais de
um bilhão de reais dos fundos de pensão da Caixa, do Banco do Brasil, dos Correios e
do BNDESPar.
A investigação foi aberta em 2018 pela força-tarefa da Operação
Greenfield, responsável por investigar desvios nos fundos de pensão, bancos
públicos e estatais.
O Procedimento Investigatório Criminal (PIC) tinha como base
relatórios da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc),
que apontou supostas fraudes em aportes de Petros, Funcef, Postalis e
BNDESPar em fundos de investimentos. Uma empresa ligada a Guedes estaria envolvida.
A Greenfield já havia intimado Guedes a depor. No entanto, a
defesa obteve junto ao desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da
1º Região, uma liminar para que o prazo fosse suspenso até a defesa obter
acesso às investigações que pesam contra o ministro.
A decisão, segundo apurou Crusoé, já foi cumprida, e um novo prazo
que termina ao fim de julho foi aberto para que Paulo Guedes preste seus
esclarecimentos por escrito. Ele também tem o direito de informar que não
responderá às perguntas do Ministério Público Federa.
Matéria do Bom
dia Brasil de 07/07/2020, que menciona os
problemas com atrasos na entrega e filas
nos Correios
Bom dia Brasil
07/07/2020
07/07/2020
Assista AQUI
E se a pergunta
fosse: como eles conseguem fazer tudo isso
durante a pandemia?
ADCAP
08/07/2020
08/07/2020
Em algumas oportunidades vemos matérias comentando os atrasos nos
serviços de encomendas dos Correios, as grandes filas nas
agências etc. E o desfecho das matérias em geral é que, em função da pandemia,
era importante que os serviços dos Correios fossem melhores.
Sem dúvida alguma, seria ideal que os serviços fossem sempre
perfeitos, cumpridos à risca, mas, em algumas situações, há que se ponderar que
há fatores que tornam isso bem difícil. É o que ocorre durante a pandemia.
Empresas transportadoras, como os Correios, possuem caminhões,
empilhadeiras e até máquinas automáticas de separação de encomendas, mas, ao
fim e ao cabo, sempre dependem de um recurso insubstituível até o momento – a
mão-de-obra humana. Exatamente o recurso que é atingido pela pandemia.
As transportadoras brasileiras, como os Correios, têm feito um
grande esforço para continuar operando, e, graças a isso, os supermercados
estão abastecidos e o e-commerce pode ostentar um crescimento muito
significativo. Mas isso sempre tem um preço em termos de qualidade, pois o
desafio de manter tais empresas em funcionamento com inúmeras ausências de
pessoal é dinâmico e desafia diariamente cada uma dessas organizações. Assim,
quem atua no comércio, sabe bem pela prática que os prazos de entrega em geral
no mercado não estão regulares, que os atrasos na chegada das mercadorias ou
até mesmo já na própria expedição dos pedidos é frequente e irregular. E basta
conversar com os entregadores para saber a causa, que é sempre a mesma – a
falta de pessoal afastado em função da pandemia.
No caso de grandes transportadoras e dos Correios, que possuem
milhares de empregados e grandes unidades de tratamento de encomendas, a
situação é ainda mais grave, pois o surgimento de um único caso de contaminação
pode implicar o afastamento de até centenas de pessoas de uma vez só.
Como superar uma situação assim? E dez situações assim. E cem?
Pois é, o desafio não é pequeno, mas tem sido vencido e, apesar dos atrasos,
graças às transportadoras e aos Correios, os produtos chegam aos supermercados
e aos lares dos brasileiros, atenuando um pouco os efeitos do necessário
isolamento social.
Como eles conseguem fazer isso durante a pandemia? Certamente é
com muito esforço e dedicação das pessoas, a parte mais importante de todo o
processo. E com grande senso de responsabilidade.
Marcos César Alves Silva
Vice-Presidente da ADCAP Associação dos Profissionais dos Correios
Vice-Presidente da ADCAP Associação dos Profissionais dos Correios
Logística de
Excelência no Combate à COVID-19
Empresa vem atuando com agilidade e altos padrões de biossegurança
no transporte de cargas sensíveis
Revista Mundo MCTI
3º Edição
3º Edição
Presente em todo o território brasileiro, os Correios têm
cumprido com maestria a missão de entregar as melhores soluções onde
e quando a população mais precisa, mesmo durante a pandemia. Em
cumprimento ao decreto nº 10.282/2020 da Presidência da República, a empresa
segue prestando serviços essenciais à sociedade.
Nesse sentido, uma das principais ações da estatal é o apoio
logístico à Rede Vírus MCTI, que consiste no transporte de material
viral para estudos e análises.
A empresa realiza a coleta das amostras do Instituto de
Ciências Biomédicas da USP e as transporta até os centros de
pesquisas localizados em diversas universidades brasileiras.
Em outra frente, os Correios fazem o traslado de exames para
diagnóstico de Covid-19 recolhidos em hospitais no Rio de Janeiro
(RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Manaus (AM)
e em São Paulo (SP) para avaliação no Centro de Tecnologia de
Vacinas da UFMG. Em ambas as operações, a empresa tem obedecido aos
altos requisitos de biossegurança e agilidade, executando suas
atividades com risco zero de contaminação, tanto de pessoas quanto do
ambiente por onde os materiais transitam.
A estatal ainda atua na entrega de medicamentos em domicílio
para pessoas do grupo de risco: é o serviço Correios Farma. Em Porto
Velho/RO, junto ao programa “Remédio em Casa”, instituído em parceria
com a Secretaria de Saúde estadual, a empresa realiza a entrega de
medicação nas residências de 1.500 pacientes com doenças crônicas.
Responsabilidade socioambiental - Os Correios doaram, por
meio do projeto corporativo EcoPostal, material têxtil para
reaproveitamento e fabricação de peças de proteção individual que
serão destinadas a pessoas em situação de rua. A ação é realizada em
parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos
Humanos (MMFDH) em apoio ao Pátria Voluntária.
Serão reutilizadas camisas de carteiros, malas e malotes
usados, todos inservíveis para a empresa. Estes se transformarão em
máscaras, toucas, mochilas e sacos para dormir.
Um dos beneficiários, o Centro Social Nossa Senhora do
Bom Parto (BOMPAR), em São Paulo (SP), pretende produzir cerca de 30
mil máscaras. A ação estimula o desenvolvimento da
responsabilidade social e o trabalho voluntário em prol dos mais
necessitados.
A ampla rede de atendimento da estatal também prestará
suporte ao cadastro de cidadãos para o recebimento do Auxílio
Emergencial, benefício concedido pelo Governo Federal para minimizar
os impactos sociais e econômicos causados pela pandemia. O serviço, resultado
da parceria firmada com o Ministério da Cidadania, estará disponível
em breve na maioria das agências.
E-commerce – No
contexto da pandemia, os Correios verificaram um
incremento considerável nesse segmento de ser viços da empresa, uma
vez que diversos comerciantes estão recorrendo a vendas on-line como
forma de continuar suas atividades. Atenta a essa tendência, a
estatal lançou o programa AproxiME, que oferece um conjunto
de soluções para empreendedores que buscam fortalecer e desenvolver
seus negócios on-line. Temas relevantes para o segmento como
facilidade de pagamento, tecnologia, e-commerce internacional,
logística reversa, coleta gratuita de encomendas, entre
outros assuntos, estão sendo abordados em lives semanais transmitidas
pelos canais oficiais da empresa.
Para oferecer ao mercado uma experiência de comunicação
multicanal, novos serviços dos Correios tiveram seus lançamentos
antecipados: a coleta de encomendas foi disponibilizada a todos os
clientes com contrato - uma alternativa para a realização da
postagem, sem a necessidade de deslocamento às agências. Esse
serviço ainda estava em fase de testes.
Já a Entrega Digital é um produto que oferta a instituições
públicas e privadas, empresas e governo a possibilidade de envio
multicanal conteúdos, aliando a comunicação física à digital.
Para facilitar o envio de cartas, empresas e instituições também
podem acessar o e-Carta fácil sem precisar mais ir às agências para
fazer a postagem.
Quanto ao já conhecido Aviso de Recebimento, agora ele é
eletrônico: após o preenchimento das informações do recebedor, o
carteiro fotografa a etiqueta e a informação fica disponível para o
remetente em tempo real pela internet.
Medidas de prevenção – Para
continuar prestando serviços essenciais à população, os Correios
adotaram várias medidas de proteção à saúde de seus empregados,
clientes e fornecedores.
Com o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 no âmbito
da estatal, todos os empregados têm acesso ao álcool gel 70% nas
dependências da empresa e mais de 200 mil máscaras laváveis foram
distribuídas em todo Brasil. Nas agências, foram instalados painéis
de acrílico em mais de 5 mil guichês de atendimento.
Além da autorização para trabalho remoto aos empregados que
se enquadram nas condições previstas pelas autoridades de saúde, a
empresa segue acompanhando a situação médica dos empregados,
prestando todo o apoio necessário, bem como atuando para garantir o
bom funcionamento das atividades operacionais.
O momento atual é adverso e demanda aos Correios adaptabilidade
e adequações em suas rotinas e procedimentos.
Essencial para o país, a empresa segue fazendo seu trabalho e
garante – por meio do empenho, profissionalismo e compromisso de seus
empregados – que todo o Brasil fique mais próximo e continue a contar com
os serviços postais e logísticos que a sociedade tanto necessita nesse
momento.
Matéria:
ASCOM - CORREIOS
Editado por Carla Carvalho - ASCOM MCTI.
Editado por Carla Carvalho - ASCOM MCTI.
Direção
Nacional da ADCAP.
Parabéns pela bonita atitude que vocês tomaram diante da imprensa que na realidade eles pensar que é fácil
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