segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Desmontando Fake News nº 18 - Fábio Faria: declarações ao programa "Opinião no Ar"

Como estamos numa luta desigual, em que a mídia reproduz informações distorcidas provenientes de órgãos do governo federal a respeito dos Correios e a própria empresa não se defende, emudecida por um direção subserviente e comprometida com o desmonte da organização, a ADCAP passará a oferecer por esse canal seu posicionamento sobre matérias que tratarem dos Correios.

-----------------------------------------------------

Em entrevista no último dia 20 no programa "Opinião No Ar", o Ministro das Comunicações fez alguns comentários que demandam abordagem hoje no "Desmontando Fake News".

Primeiramente, o ministro menciona uma pesquisa que, segundo ele, aponta que 77% da população seria favorável a mudanças relacionadas aos Correios, induzindo o entendimento de que esse percentual da população seria favorável à privatização. Como não se tem conhecimento público dessa pesquisa, pode-se inferir que se trata de trabalho encomendado pelo governo à consultoria, sabe-se lá em que bases. Não se sabe o que foi perguntado, para quem, quando e nem se os resultados obtidos podem ter algum valor estatístico. Ou seja, mais uma vez um representante do governo federal lança informações incompletas, procurando induzir conclusões que podem estar completamente equivocadas quando examinadas adequadamente.

Outro aspecto importante a ressaltar é que, em função da série de declarações injuriosas e falsas já apresentadas por membros do governo, tentando assim justificar sua intenção de privatizar os Correios, não seria surpresa que muitas pessoas tivessem sido influenciadas negativamente sobre a Empresa.

Sobre a greve, o Ministro alega que isso fez a população abrir os olhos sobre a necessidade de que um ente privado possa melhorar o serviço. O que o Ministro não diz é que a greve foi totalmente induzida pela Presidência dos Correios, que, seguindo orientação do governo federal, reduziu a remuneração dos trabalhadores dos Correios em plena pandemia e com a organização em pleno funcionamento. Os trabalhadores queriam apenas que suas condições de trabalho fossem mantidas, mas foram atropelados nisso e tiveram sua remuneração efetivamente reduzida. Além disso, a ideia de que o serviço privado é melhor que o público, apresentada como fato consumado, tem se mostrado equivocada, tanto no mundo postal, vide casos da Argentina e de Portugal, quanto em outro setores, como se está vendo neste momento no caso do apagão em curso no Amapá.

Os brasileiros não deveriam ser submetidos ao risco de um apagão postal. O governo deveria ter outras prioridades e deixar os Correios continuarem a fazer seu trabalho, como tem ocorrido há mais de 350 anos.

 

-----------------------------------------------------

Os brasileiros merecem receber melhores informações e os devidos contrapontos ao discurso falacioso do governo. A ADCAP estará atenta às matérias que tratem dos Correios e divulgará amplamente sua opinião e suas observações a respeito. 

 

Direção Nacional da ADCAP.


2 comentários:

  1. O ministro das Comunicações deveria se preocupar e combater o roubo da Internet pelas milícias e pelo tráfico de drogas pois roubar comunicação é Crime Federal!

    ResponderExcluir
  2. O ministro das Comunicações deveria se preocupar e combater o roubo da Internet pelas milícias e pelo tráfico de drogas pois roubar comunicação é Crime Federal!

    ResponderExcluir