segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Desmontando Fake News nº 19 - Relatório Agregado das Empresas estatais Federais

Como estamos numa luta desigual, em que a mídia reproduz informações distorcidas provenientes de órgãos do governo federal a respeito dos Correios e a própria empresa não se defende, emudecida por um direção subserviente e comprometida com o desmonte da organização, a ADCAP passará a oferecer por esse canal seu posicionamento sobre matérias que tratarem dos Correios.

-----------------------------------------------------

A leitura do Relatório Agregado das Empresas estatais Federais, que pode ser acessado na íntegra AQUI, permitiria que um veículo de comunicação especializado em negócios produzisse manchetes assim, relacionadas aos Correios:

-  Correios registram EBTIDA positivo pelo terceiro ano consecutivo.

-  Correios acumulam lucros de mais de R$ 900 milhões em três anos.

- Maior estatal em quantidade de empregados continua registrando resultado positivo e permanece não dependente do Tesouro Nacional.

- Remuneração média dos trabalhadores dos Correios é a menor dentre todas as estatais federais.

- Correios registra o 2º melhor RSPL dentre as estatais federais.

revista Exame, porém, mais uma vez, escolheu ignorar todas as informações positivas trazidas no relatório, já enviesado por natureza por ter sido feito por quem tem a missão de desestatizar, e, em matéria mentirosa, colocar ênfase apenas em pontos que lhe eram úteis na sua tentativa de apoiar o governo na desconstrução da boa imagem dos Correios. Interessa a banqueiros e a empresas de entrega concorrentes que ocorra a privatização dos Correios e, assim, vale tudo para tentar convencer a população de que os Correios não vão bem e que a privatização seria um bom caminho para resolver isso.

A verdade, porém, acaba se impondo. Os Correios caminham para registrar nesse ano um dos maiores senão o maior lucro de sua história. O pequeno repasse do Tesouro, ocorido em 2018, que se destinou a investimento e não ao pagamento de despesas correntes, utilizado pela revista para criar uma manchete sensacionalista acabará confrontado com o fato de que o mesmo Tesouro recolheu dividendos em excesso em anos anteriores, na casa dos bilhões de reais, contribuindo assim para colapsar na época as finanças da organização, como bem sabe a redação da revista.

A matéria também traz comentários sem base, como de que os custos dos serviços e produtos é elevado, por equivaler a 85,18% do total da venda líquida. Acaso a revista sabe como se comporta esse indicador na indústria postal?

Infelizmente, temos um contexto em que publicações se apressam a repetir o que diz o governo, sem aprofundar a análise e sem ouvir outras partes que poderiam oferecer entendimento diverso do apresentado em relatórios e declarações. No caso da Exame, a revista tenta ainda agravar os fatos criando manchetes sensacionalistas como esta usada na matéria.

Que a sociedade saiba buscar fontes confiáveis para formar sua opinião sobre questões que importam aos brasileiros, como é o caso de desestatizações. O caso do Amapá está aí para demonstrar como pode ser desastroso para a população ficar sem um serviço público essencial.  

 

-----------------------------------------------------

Os brasileiros merecem receber melhores informações e os devidos contrapontos ao discurso falacioso do governo. A ADCAP estará atenta às matérias que tratem dos Correios e divulgará amplamente sua opinião e suas observações a respeito. 

 

Direção Nacional da ADCAP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário