O e-Sedex vai voltar, mais vantajoso e não somente para encomendas, diz gerente dos Correios
UOL BLOG PORTA 23
29/7/17
29/7/17
Há
pouco mais de um mês, os Correios acabaram com o serviços
de entregas e-Sedex, criado há 17 anos para desenvolver o comércio eletrônico
brasileiro. A reação dos pequenos varejistas foi imediata. Houve muito choro e
ranger de dentes, reportagens estimando aumentas da ordem de 30% e 40% do valor
do frete das mercadorias compradas para a Internet. Mas, de forma geral, as
mudanças provocadas pelo fim do serviço, foram pouco percebidas pela massa dos
consumidors. “Na verdade, em 32% das faixas da nova política dos Correios o frete
ficou mais barato que o próprio eSedex. Estamos falando de faixas onde estão a
maior demanda, no sul e no sudeste, que concentram o maior mercado”, comenta
Lemuel Costa e Silva, chefe do departamento de encomendas e e-commerce dos
Correios, que participou esta semana do Fórum E-commerce Brasil 2017, em São
Paulo. Tem mais, a empresa pretende, de fato, voltar a usar a marca e-Sedex,
mas não somente para encomendas. “Estamos pensando em ao menos duas novas
soluções para e-commerce que devem usar a marca, que é uma marca forte”,
comenta o executivo.
O zum zum zum entorno da volta do e-Sedex começou a circular mais forte na
semana passada, e chegou até a motivar a liberação de uma nota oficial da
presidência da estatal. Nela, Guilherme Campos confirma que estão em andamento
estudos para reformulação do serviço, seguindo a mesma lógica usada até aqui
para tornar os serviços da empresa mais atraentes em áreas mais rentáveis, sem
abrir mão de cumprir a obrigatoriedade de universalização. E refuta o impacto negativo
nas entregas com o fim do e-Sedex. A nota confirma que 32% dos envios que antes
eram feitos por meio do e-Sedex tiveram queda real de preço. E informa que a
diferença foi, em média, de 8%. “Mas há casos em que o preço chegou a cair
30%”, diz o texto. Calma lá… Antes de parar de ler, se irritar, dizer que os
Correios estão mentindo, que tal tentar entender a lógica por trás da
reestruturação das ofertas da estatal para o e-commerce brasileiro e como ela
obedeceu a uma tentativa da empresa de voltar a ser competitiva no segmento de
logística do varejo online?
Cenário Vamos lá. Faz algum tempo que Pedro Guasti, VP de Intelligence Market
do BuscaPé, diretor geral da e-bit e presidente do Conselho de Comércio
Eletrônico da FecomercioSP, alerta que para boa parte do ecossistema do
e-commerce nacional, o fim do e-Sedex não faria a menor diferença. Por quê? Por
vários motivos. O maior dele é que o e-Sedex já vinha deixando de ser uma boa
alternativa frente às outras opções do mercado e, mais recentemente, do próprio
Correios. Pedro lembra que várias dessas empresas de logística viram nas muitas
greves e paralisações do Correios, que ajudaram a denegrir a imagem do serviço
por conta dos atrasos causados nas entregas, uma oportunidade para ganhar
mercado, aproveitada sobretudo para cargas grandes e de maior valor.
Isso aparece claramente nas informações fornecidas com exclusividade para este
blog pela BigData, que há três anos coleta uma enorme massa de dados para a
pesquisa “Perfil do e-Commerce Brasileiro”, do PayPal. Os dados são referentes
à segunda semana de julho, nos três anos comparados. Em 2017, a empresa
identificou 600 mil varejistas online na massa de dados analisados. Em 2016,
foram 547 mil e em 2015, 450 mil. Os números, nos gráficos abaixo, surpreenderam
até mesmo o Lemuel, dos Correios. “Achava que era a nossa participação era
maior”, diz ele. Vale ressaltar que foram consideradas palavras referentes ao
modelo de entrega.
Os resultados da BigData Corp comprovam que o mercado passou a ter muitas alternativas,
principalmente para médias e grandes cidades, feitas por empresas privadas,
conforme havia apontado Pedro.
Outro fenômeno importante a considerar nesses três anos, foi o movimento feito
pelos grandes marketplaces, como MercadoLivre, Uol Host, etc, que atendem
a maioria dos pequenos lojistas. Vários passaram a contar com serviços de
entrega próprios, como o Envio Fácil, do PagSeguro e o Mercado Envios, do
MercadoPago, lembra o diretor da e.bit. Esses serviços usam os Correios, embora
alguns não digam isso abertamente. E têm uma taxa melhor do a taxa do balcão da
estatal, conforme explica Lemuel. De acordo com ele, os Correios têm contratos
em condições especiais com 16 marketplaces. Inclusive, alguns marketplaces
verticais, como o Elo7, específico para artesanato. “Eles diluem o preço do
frete na cesta de outros serviços”, comenta o chefe do serviços de encomendas
da estatal. O pessoal do Uol Host, confirma. O Envio Fácil agiliza a parte
operacional de impressão de etiqueta e monitoramento de entrega, com taxas que
podem economizar mais de 50% do valor do frete. O modelo foi criado em parceria
com os Correios. É aí que o fim do e-Sedex começa a fazer sentido e percebe-se
uma grande desinformação, até mesmo entre os varejistas. De acordo com Lemuel, a
nova política comercial dos Correios pesou mais para determinados perfis de
carga e localização de entrega.
“De fato, entregas para algumas cidades do norte e nordeste ficaram um pouco
mais caras. Em compensação, a maioria das entregas locais e estaduais,
especialmente nas regiões sul e sudeste, que concentram a maior demanda, ficou
mais barata”, diz ele.
A reformulação considerou que nos grandes centros, e em cidades do sul e
sudeste, muitos varejistas online já haviam deixado de usar os serviços dos Correios,
preferindo os serviços concorrentes. “Analisamos a demanda do próprio Correio,
as demandas e o potencial de mercado e começamos a ajustar a nossa escala para
dar um preço melhor onde existe maior escala e potencial de mercado. Foi isso
com que fez que norte e nordeste ficasse um pouco mais caro”, comenta o
executivo dos Correios. De acordo com ele, o Sedex d+1 ficou mais barato e mais
rápido que o PAC para entregas locais. em média, 10%. "Por isso, na
maioria dos locais de alta demanda o valor da entrega ficou menor que os
valores do e-Sedex”, reafirma o executivo, lembrando que essa lógica ajuda à de
subsídio cruzado interno dos Correios, obrigado, pela legislação, a ter
presença mesmo em locais onde não são realizados nenhum envio ou entrega no ano
todo.
“No e-commerce esse subsídio estava desbalanceado. A concorrência, presente só
nos grandes centros, estava ficando com o filé e os Correios só com o osso”,
diz ele, para quem a nova política vem se mostrando acertada para a empresa e
para o mercado. “Não tem nem dois meses e já registramos ganhos”, comenta
Lemuel, mencionando aumento de dois dígitos no volume de entregas e no
faturamento.
Novas ofertas “Nossa intenção foi corrigir as distorções ampliando benefícios
para voltar a ser competitivo”, explica Lemuel. “Infelizmente, não soubemos
dizer isso para o mercado”, diz ele. De fato, sobressaiu o choro de muitos
pequenos e-commerces que trabalham mais com entregas nacionais.
Seguindo essa lógica, a equipe de Lemuel continua trabalhando no desenho de
novas ofertas. Duas novas soluções já no formo vão atender o e-commerce
nacional. E para elas, segundo ele, cabe o uso da forte marca e-Sedex, como
mencionado anteriormente. “Essas duas soluções consideram uma estratégia mais
ampla, de ofertas integradas de serviços e não apenas encomendas”, diz
executivo.
Aproveitando o gancho, quis saber como havia evoluído o serviço de logística
integrada lançado no ano passado, o Correios Log para atender justamente o
pequeno varejista. Na época do lançamento do Correio Log, uma pesquisa
realizada pelos Correios havia revelado que 90% das lojas virtuais do Brasil
são pequenos negócios e 89% delas assumem a própria logística nas etapas de
armazenagem e manuseio. O cenário já mudou um pouco, mas ainda assim, o serviço
se mostrou acertado. Lojistas de São Paulo e de Brasília, familiarizados com o
Log, falam em reduções de mais de 40% com os custos de armazenagem, manuseio e
entrega.
“Já temos mais quatro praças preparadas para entrar em operação agora no mês de
agosto: Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Curitiba. Junto com as duas já
existentes, atendem 90% das praças onde há maior competição e onde está o
consumidor”, revela Lemuel. “Aproximar esses centros de logística do consumidor
nos permitirá reduzir mais o preço final do frete”, diz ele.
Temos um site e trabalhamos com venda online. As vendas praticamente findaram, devido o fim do e-sedex. Estamos em Belo Horizonte e vendiamos mais para São Paulo e Rio de Janeiro. O e-sedex para São Paulo ficava em R$14,20, com sedex fica em R$23,00, praticamente o dobro. O cliente deve estar comprando do concorrente da propria cidade para o frete ficar mais em conta.
ResponderExcluir