quinta-feira, 5 de setembro de 2019


ADCAP OCUPA A TRIBUNA DA CÂMARA
MUNICIPAL DE SALVADOR PARA
DEMONSTRAR QUE A NÃO PRIVATIZAÇÃO DA
ECT É A MELHOR OPÇÃO PARA O BRASIL

 



 
Contatos da ADCAP/Bahia, com a Vereadora Marta Rodrigues (PT), para solicitar seu apoio na apresentação de aprovação de uma moção favorável à não privatização dos Correios, resultaram em convite da própria vereadora que conseguiu espaço na disputadíssima Tribuna Popular da Câmara Municipal de Salvador, no dia 02 de setembro, segunda-feira passada, para que a associação apresentasse seus argumentos ao vivo aos vereadores da Primeira Câmara Municipal do Brasil.

O Presidente da ADCAP/Bahia, Heráclito Charão contou com os convidados Inaldo Behrens (diretor representante da ABAICT) e Lucila Correia (diretora representante do Sincotelba), além de mais dezenas de aposentados e empregados ecetistas que lotaram as galerias do recinto.

Destacado para representar a ADCAP, Maurício Lorenzo detalhou com propriedade toda a argumentação que desfaz as defesas em favor da privatização, salientando inclusive que os Correios são financeiramente independentes e não oneram o Tesouro, ao contrário, lhe repassa dividendos substanciais anualmente. E acrescentou outros argumentos que, em conjunto, demonstram que a continuidade da ECT como estatal é a melhor opção, não só para os trabalhadores, mas, principalmente, para os próprios Governos Federal, Estaduais e Municipais e, acima de tudo para todos os cidadãos brasileiros.

A exposição de Lorenzo foi acompanhada de distribuição de informativo preparado para a ADCAP aos vereadores, contendo toda a argumentação exposta e até um pouco mais aprofundada. Finalizou pleiteando aos edis que apoiem a não privatização dos Correios, porque é a alternativa que melhor atende ao país e à sociedade.

Ocupando a Tribuna, a vereadora Marta Rodrigues reafirmou a importância dos Correios como entidade pública e citou a Moção de sua autoria, dirigida às autoridades federais, pela manutenção da empresa. Informou também ser autora de projeto de indicação da Câmara Municipal de Salvador, com vistas ao Governo Federal, com o mesmo objetivo.

O Presidente da Câmara, Vereador Geraldo Júnior (SD), anunciou que as duas proposições serão votadas na próxima quarta-feira, dia 04.09.2019, fazendo questão de manifestar seu apoio e solidariedade aos trabalhadores.

Também ocuparam a Tribuna e se declararam favoráveis à causa que é de todos os brasileiros, e não só dos trabalhadores, os Vereadores Marcos Mendes (PSOL), Luiz Carlos (Republicanos), Alaldice Souza (PCdoB), Sílvio Humberto e Edvaldo Brito (PSD), este último, eminente professor e jurista baiano, ex-prefeito de Salvador e ex-secretário da Prefeitura de São Paulo, o qual destacou a imposição da existência dos Correios na Constituição Federal.

A TV Câmara de Salvador cobriu o evento e entrevistou Charão, Behrens e Lucila Correia (a gravação do evento está disponível na internet em ftp://177.136.117.113, navegador Google Chrome). Concluídos os trabalhos na Câmara, Heráclito Charão e Inaldo Behrens, apoiados pela Vereadora Marta Rodrigues, fizeram contatos informais com os Vereadores Alexandre Aleluia (DEM – Presidente da CCJ) e Paulo Magalhães (PV), buscando apoio para o relatório da CCJ e para a votação da Moção e do Indicativo na quarta-feira, com sinalização positiva a priori.

Na despedida com Marta Rodrigues e assessoras, Charão e Behrens se comprometeram a apresentar solicitação à Vereadora, com data e fundamentos para uma Audiência Pública ainda sobre esse mesmo tema, no Centro Cultural da Câmara.
Salvador, 03.09.2019.
 








 
Agentes dos Correios protestam contra
 privatização na Tribuna da Câmara de Salvador
 
 
Através de um pedido à vereadora Marta Rodrigues (PT), a Tribuna Popular da Câmara de Salvador recebeu, nesta segunda-feira (2), o representante da Associação dos Profissionais dos Correios da Bahia, Mauricio Fortes Garcia, que fez uma defesa contra a privatização da Empresa de Correios e Telégrafos,  que há 150 anos vem prestando papel importante para a população brasileira.

“Precisamos discutir um novo marco regulamentório, sem excluir o papel histórico e essencial do operador público. É importante destacar que a ECT está presente na vida de todos os brasileiros. Ao final de 2018, 91,33% dos distritos  com mais de 500 habitantes dispõe de postal interna, e 88,3% deles dispõe de atendimento postal. Qual outra instituição pública ou privada está tão presente na vida dos brasileiros?”, questionou.

Segundo ele, nos  últimos meses estão sendo divulgadas uma série de falácias para justificar a privatização dos Correios. “Um deles consiste em apontar a perda dos Correios já que a expansão digital e de novas tecnologias representaria a obsolescência dos profissionais como serviço de carga. Outra falácia”, diz. Ele acrescenta, ainda, que sem a estrutura de distribuição física esses mesmos contingentes populacionais continuaram sem cobertura.

Líder do PT na Câmara Municipal, a vereadora Marta destacou que os Correios promovem integração econômica e social facilitando as transações econômicas, integrando publicidades, distribuindo mercadorias, documentos, processando cobranças pagamentos e prevendo logística completa para a sociedade em geral. “Assim os correios são e continuarão sendo importantes”, declarou.

Já Maurício Fortes Garcia ressaltou que os Correios são das maiores e mais eficazes empresas públicas brasileiras, que desempenham uma atividade lucrativa, sigilosa e estratégica com excelência. “Ressaltamos que os Correios não dependem dos recursos do Tesouro Nacional. Por tudo isso, é do interesse coletivo que os Correios permaneçam atuando como verdadeiro braço do Governo Federal em todo o território nacional, desenvolvendo sua missão como empresa pública”, reiterou o representante da Associação dos Profissionais dos Correios da Bahia.

A edil lembrou, ainda, da moção de apoio presentada na Casa à ECT, que conta com apoio de vários vereadora. Na moção,  Marta lembra que os Correios  são a única entidade do Governo Federal presente em todo o território nacional. “Os Correios prestam inúmeros serviços relevantes para os órgãos públicos, federais, estaduais e municipais, como o recebimento de impostos e taxas, o pagamento de benefícios sociais, inscrições em cadastros e concursos, logística de eleições, distribuição de livros didáticos e de provas de concursos públicos, distribuição de medicamentos e vários outros.  É incontestável o papel estratégico de um Correio Público na logística do país, contribuindo para o desenvolvimento e integração nacional”, pontuou.

Outros vereadores fizeram coro às reivindicações dos agentes durante a Tribuna Popular: a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), o vereador Silvio Humberto (PSB), Marcos Mendes (PSOL) e Edvaldo Brito (PTB). 

Link da matéria acima : https://www.politicalivre.com.br/2019/09/agentes-dos-correios-protestam-contra-privatizacao-na-tribuna-da-camara-de-salvador/

 





Direção Nacional da ADCAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário