quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Por falta de patrocínio, Brasil terá só oito atletas no Mundial


O ESTADO DE S. PAULO
23/11/16

CBDA não sabe se Correios irá renovar contrato com a confederação


A indefinição sobre a renovação do patrocínio dos Correios, que dá suporte à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) desde 1981, fez a entidade anunciar que apenas oito atletas brasileiros participarão das provas de natação do Mundial de Desportos Aquáticos do ano que vem, em Budapeste, na Hungria. Como comparação, 25 nadadores do País foram convocados para o Mundial de Kazan, na Rússia, em 2015.

Para explicar a decisão, a confederação divulgou boletim na última segunda-feira onde culpa a “indefinição, até o momento, do orçamento para 2017, visto que nosso principal patrocinador acenou com uma drástica contenção e, até o momento, não foi renovado o contrato de patrocínio.”

O boletim com a definição dos tempos de classificação para o Mundial deveria ser divulgado até esta ontem, uma vez que hoje começa em Palhoça (SC) o Campeonato Brasileiro Sênior/Torneio Open, primeira seletiva para Budapeste.

Com a restrição no número de vagas, não serão adotados índices mínimos por prova, como de costume. Os convocados serão definidos a partir dos oito melhores índices técnicos obtidos no Brasileiro/Open e no Troféu Maria Lenk do ano que vem. Esses índices são apontados a partir de uma tabela universal, da Federação Internacional, que determina um numeral para cada tempo feito em cada prova.

O corte orçamentário também atinge outras competições, como o Mundial Júnior, que será disputado em Indianápolis, nos EUA. Os critérios de classificação serão os mesmos do Mundial de Esportes Aquáticos, com apenas oito vagas disponíveis. Em Cingapura, em 2015, participaram das provas do torneio 20 nadadores brasileiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário