quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

PF aprofundará investigação sobre presidente do BNDES em esquema que 'tomou de assalto' o Postalis

G1
07/02/2018 

Polícia Federal decidiu aprofundar a investigação para apurar suspeitas de participação do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, em um esquema de desvios de recurso no Postalis, o fundo de pensão dos Correios.

Antes de assumir o comando do BNDES, Castro fundou a SR Rating, uma empresa de avaliação de riscos, alvo de buscas na última semana, quando foi deflagrada a Operação Pausare, que investiga desvios e má gestão no fundo. Além das buscas na empresa, a PF também ouviu o presidente do banco público na semana passada.

O presidente do BNDES também teve o sigilo bancário de janeiro de 2010 a agosto de 2017 quebrado, com autorização judicial.

De acordo com relatório da PF e do Ministério Público, a empresa fazia avaliações "superficiais" sobre investimentos que o Postalis estava interessado em fazer, utilizando informações sem embasamento técnico.

O envolvimento da empresa e do presidente do BNDES é investigado em um inquérito, aberto em decorrência da Operação Pausare. Ao todo, a PF abriu três inquéritos após a operação, cada um apura um investimento suspeito feito pelo fundo de pensão dos Correios. Um deles teria contado com avaliações da SR Rating.

Somadas, as três aplicações com suspeitas de irregularidades feitas pelo Postalis ultrapassam R$ 523 milhões.

"O total fracasso dos investimentos é o principal indicativo da ocorrência de fraude na avaliação dos papeis, motivo pelo qual deve ser aprofundada a apuração do envolvimento de Paulo Rabello de Castro (Chairman) [...] no esquema criminoso que tomou de assalto os cofres do Postalis", diz o relatório conjunto da PF e do MPF.

Em nota, a SR Rating disse reafirmar "categoricamente que não causou prejuízos ao Fundo de Pensão Postalis. Nos próximos dias, a agência vai entregar um farto material às autoridades que investigam o caso com todas as informações necessárias para provar a lisura do trabalho da SR Rating em todo esse processo e contribuir para a apuração dos fatos".

A TV Globo procurou a Postalis mas ainda não havia obtido resposta até a última atualização desta reportagem. A reportagem também buscava contato com Paulo Rabello de Castro.


BNDES
Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário