Balcão do Cidadão Correios facilita o acesso a multisserviços
Amazônia Brasil
junho 3, 2019
junho 3, 2019
Na última sesta sexta-feira (31), os Correios estrearam,
em Brasília, o Balcão do Cidadão. A estratégia visa ampliar a parceria com
instituições públicas e privadas para a oferta de serviços e outras
conveniências nas agências dos Correios. É uma oportunidade para órgãos
públicos e empresas que querem potencializar a prestação de multisserviços por
meio da infraestrutura e da capilaridade da unidades de atendimento da estatal.
Durante o evento, o presidente dos Correios,
Juarez Cunha, destacou a vocação histórica da empresa em colaborar para a
integração nacional, inclusão social e promoção de políticas públicas. “A nossa
rede e universalidade podem ser melhor aproveitadas. E o Balcão do Cidadão tem
essa finalidade. Estamos oficializando esse apoio que sempre foi dado pelos
Correios à nossa população. Há muito tempo os Correios deixaram de ser apenas o
balcão por meio do qual é possível enviar encomendas e cartas para ser também o
lugar onde o cidadão pode solicitar o seguro DPVAT, fazer o pagamento de taxas
do serviço militar ou emitir CPF”, discursou o dirigente.
Segundo o Diretor de Negócios dos Correios,
Alex do Nascimento, a experiência e a expertise da estatal em operações
grandiosas, como a entrega dos livros didáticos em todo país e a distribuição
das provas do Enem, demonstram que a empresa tem uma rede pronta para receber e
apoiar as ações de governos e outros parceiros. “Temos também distribuição de
suprimentos, logística de entrega de medicamentos, tudo isso à disposição do
Estado. Queremos entregar ao cidadão a melhor experiência e confiança, estar
perto dele”, disse o diretor.
O chefe do Departamento de Experiência do
Usuário de Serviços Públicos do Ministério da Economia, Joelson Velloso Júnior,
mencionou, em sua palestra, que os temas mais citados em pesquisa realizada com
cidadãos latino-americanos foram a baixa qualidade da prestação de serviços
públicos e a importância de se gerar valor no atendimento aos cidadãos. “A
iniciativa que os Correios lançam hoje trata de restabelecer a confiança no
Estado, o que é muito mais relevante que melhorar a prestação de serviço aqui
ou em outra localidade isoladamente, sem atentar para a experiência do usuário
de tal serviço”, disse Joelson.
Representando o Governo de Minas Gerais,
primeiro governo estadual a firmar essa parceria com os Correios, dentro do
Balcão do Cidadão, o secretário de Planejamento e Gestão Otto Alexandre Levy
Reis confirmou que a parceria com os Correios é providencial na medida em que
há necessidade de melhorar o atendimento ao público em um cenário de escassez
de recursos. “Os Correios estão presentes em nossos 853 municípios e trata-se
de uma solução inteligente. Com a parceira, pretendemos inserir uma série de
serviços como aqueles oferecidos pelo Detran, Polícia Civil e Secretaria de
Desenvolvimento Social; que possamos ser modelo para outros Estados”, comentou
o secretário.
Ao fim do evento, o Serviço Federal de
Processamento de Dados – Serpro e a Telebras assinaram protocolos de intenções
firmando parceria com os Correios para o desenvolvimento de projetos voltados
para conectividade e telecomunicações. Participaram da assinatura o Diretor de
Operações do Serpro Antonino dos Santos Guerra Neto e o Diretor Comercial da
Telebras Hélcio Vieira Junior.
Conveniência e proximidade
Única empresa pública presente em todos 5.570
municípios brasileiros, os Correios já prestam vários serviços em suas
agências, como a emissão, regularização e alteração de CPF; emissão de
certificado digital; entrada no seguro por acidente de trânsito (DPVAT);
distribuição de kit de conversão para recepção do sinal digital de TV e
pagamento de aposentados de INSS por meio do Banco Postal. Alguns protótipos já
foram realizados com sucesso dentro da proposta do Balcão do Cidadão, como
emissão de Carteira de Identidade no Rio Grande do Norte, emissão de Carteira
de Trabalho no Estado de São Paulo e recadastramento escolar na cidade de Belo
Horizonte/MG.
Com novas parcerias, os mais de 11 mil pontos
de atendimento dos Correios instalados no país tornam-se centrais de serviços,
locais onde os cidadãos podem resolver questões importantes e necessárias ao
seu dia a dia. Assim, será possível gerar economia aos entes parceiros,
encurtar distâncias e proporcionar melhor qualidade de vida aos brasileiros.
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