terça-feira, 4 de junho de 2019


Os Correios e o comércio eletrônico brasileiro

No desenvolvimento do comércio eletrônico brasileiro, os Correios têm desempenhado papel fundamental.

A partir do momento que o cliente confirma uma compra em seu teclado, é desencadeado um grande conjunto de ações para concretizar a venda, muitas das quais são realizadas pelos Correios.

Com sua capilaridade nacional, os Correios conseguem estender a possibilidade de compra a brasileiros que, de outra forma, não teriam acesso ao comércio eletrônico. Isso não é pouco, considerando as dimensões continentais do Brasil e as imensas diferenças regionais, com os respectivos desafios logísticos a vencer.

Trabalhando integrado com as lojas virtuais, ERPs e outros softwares utilizados pelos operadores do comércio eletrônico, os sistemas dos Correios geram etiquetas, calculam preços e permitem o rastreamento das remessas e a logística reversa, o que facilita muito o processo e dá conforto e segurança aos clientes.

Junto à Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), os Correios desenvolvem há muitos anos ciclos de palestras voltadas às micro, pequenas e médias empresas que se interessam em operar com comércio eletrônico. Das oficinas ali realizadas, milhares de empresas foram habilitadas para construir suas lojas virtuais e estender seus balcões a todo o país, utilizando os Correios.

No Brasil, o serviço de encomendas não é monopolizado, havendo milhares de empresas que atuam nesse mercado. Os Correios são, porém, o líder nas entregas do comércio eletrônico, em função da abrangência de sua atuação, de seus preços competitivos e da consistência e qualidade do serviço. Em poucos países do mundo, o correio tem uma liderança nesse segmento.

A pujança do comércio eletrônico brasileiro foi construída a partir do esforço de muitos e os Correios têm dado uma contribuição valiosa e destacada nessa história.

Marcos Cesar Alves Silva
Administrador Postal Sênior

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