terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Correios contratam carteiros temporários

Folha do Mate
16/01/2018

Crescimento na demanda do início de ano na entrega de correspondências força os Correios a ampliar o número de carteiros. Três são os profissionais que se somam, a partir de hoje, aos outros 11 efetivos para conseguirem dar conta da sobrecarga.

Quando a correspondência é uma conta a pagar, os atrasos na entrega das correspondências é sentido no bolso, tanto das famílias, quanto de empresas. O responsável por atividades práticas e burocráticas de uma escola de treinamentos profissionalizantes, Gustavo Simon, confirma que boletos que chegam via os Correios normalmente vem com atrasos e com isso é necessário pagar o valor devido, mais os juros pelo atraso no acerto.

Tem vezes que é possível diluir os atrasos da entrega dos Correios a partir da impressão da segunda via. 'Alguns boletos é possível imprimir direto dos sites. Mas, quando o site está fora dependemos apenas dos Correios. Além disso, tem outras empresas que só possuem a cobrança tradicional, por correspondência'.

Em Venâncio Aires são cerca de dez mil correspondências entregues todos os dias. No início dos meses há picos que chegam a 17 mil. Porém, na entrada de ano o volume aumenta ainda mais. Segundo o gerente do Centro de Distribuição Domiciliária, Luis Jacobs, a expectativa é de que os profissionais temporários permaneçam na atividade por até dois meses, porém os contratos podem ser estendidos. 'Eles não possuem efetivamente um prazo de duração. A contratação é na verdade por tempo indeterminado'.

Venâncio Aires possui hoje 11 carteiros em atividade, mas a demanda é por 16. Por isso, os profissionais atuam muitas vezes além do seu horário habitual de trabalho. 'Aqui na cidade existem muitos números repetidos e até mesmo nas mesmas ruas. Isso faz necessário a existência do carteiro especializado. Aquele que conhece nome por nome das pessoas que recebem em determinado local' cita o gerente.

AVALIAÇÃO
Em abril a cidade também deve passar por avaliação dos Correios para ampliar as ruas atendidas por carteiros. A medida normalmente ocorre a cada dois anos. Nesse processo é avaliado o crescimento populacional, a segurança dos locais, a denominação oficial das vias, entre outros critérios.

O atendimento da agência local é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30min. Correspondências em atraso podem ser consultadas no segundo piso dos correios, junto ao Centro de Distribuição Domiciliária. Para reclamar sobre demora na entrega, a estatal oferece o serviço de atendimento via site www.correios.com.br, e por meio do telefone grátis 0800 720100, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Venâncio terá CEPs por logradouro
Em breve os Correios também estimam que Venâncio Aires deixe de ter apenas um único Código de Endereçamento Postal (CEP). Na região, Lajeado é o município que passou recentemente de um para 1.541 CEPs. Lá a mudança foi oficializada no segundo semestre de 2016. Nos Vales a próxima cidade a ser contemplada com essa mudança é Venâncio Aires. 'Ainda não existe um prazo. Internamente o assunto é abordado e trabalhado. A mudança ocorre para atender com mais eficiência às demandas da cidade e aperfeiçoar a prestação do serviço de entrega de correspondências', garante Jacobs. 


De acordo com os Correios, as próximas cidades que devem ter identificação individual serão Estância Velha, na Região Metropolitana de Porto Alegre e Farroupilha, na Serra Gaúcha. Os municípios que já possuem CEP por logradouro no Rio Grande do Sul são: Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Novo Hamburgo, Sapiranga, Gravataí, Viamão, Alvorada, Cachoeirinha, Caxias do Sul, Taquara, Bento Gonçalves, Lajeado, Pelotas, Rio Grande, Bagé, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Uruguaiana, Alegrete, Santana do Livramento, Cruz Alta, Santa Rosa, Santo Ângelo, Passo Fundo e Erechim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário