Varejista passa a entregar compra em posto de gasolina e Correios
Veja
10 jan 2018
10 jan 2018
O crescimento do número de clientes que
prefere comprar no site e retirar a própria encomenda está forçando as redes
varejistas a ampliar seus pontos de entrega. As lojas da Via Varejo – Casas
Bahia, Extra e Ponto Frio – passam a testar a partir da semana que vem um novo
modelo de entrega no Brasil.
Os clientes dessas redes que fizerem compras
pela internet poderão optar por retirar o produto em lockers (armários)
instalados em postos de gasolina ou lojas dos Correios.
Inicialmente, a novidade estará disponível apenas em quatro postos de gasolina
de São Paulo.Mas a ideia é levar esse formato de entrega para outras cidades,
além de permitir a retirada em diferentes locais com grande fluxo de pessoas,
como estações de metrô e trem.
Ana Luisa Dias, consultora de multicanalidade
da Via Varejo, diz que a proposta da entrega em postos de gasolina é oferecer
comodidade aos clientes. Nesse sistema, os produtos serão armazenados em
lockers e poderão ser retirados com o código de liberação e QR Code que será
enviado para o cliente por e-mail e SMS.
Diferentemente das lojas, a retirada nos
lockers poderá ser feita em qualquer horário, já que os postos escolhidos
funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. Depois de entregue, a
encomenda deve ser retirada em até três dias nos lockers dos postos.
Segundo Ana Luísa, a grande vantagem da
utilização dos Correios para retiradas é atender os clientes que moram em
cidades que não contam com lojas da Via Varejo. “Com a expansão dos pontos de
retirada, vamos ter mais capilaridade e dar mais conveniência ao cliente”, diz
ela. “Os Correios contam com 6.000 agências.”
No primeiro mês, a taxa de entrega será
gratuita para os clientes que escolherem a retirada das encomendas nos lockers
dos postos de gasolina. A Via Varejo vai cobrar depois uma taxa de
conveniência, que ainda não foi definida. Para a entrega nos Correios, será
cobrada a taxa de entrega do serviço.
O serviço Retira Rápido foi implantado em
2014 nas lojas da Via Varejo. Hoje, 28% das compras on-line são retiradas diretamente
pelo cliente em uma das lojas da rede. O sistema permite que o cliente compre
na Casas Bahia e retire no Ponto Frio, por exemplo, sem pagar nenhuma taxa de
entrega.
A criação de novos canais de entrega está em
linha com o avanço do Retira Rápido, que teve uma alta de 22% no terceiro
trimestre de 2017.Mais espaço para quem retira nas lojas
O Magazine Luiza vai ampliar a área de estocagem nas lojas a partir de 2018. O projeto piloto prevê que o espaço do estoque passe de 15% para 30%. Para realizar essa mudança, as lojas da rede serão reformadas no prazo de dois anos.
A ampliação da importância do estoque tem
relação com o sistema de venda pela internet e retirada na loja. Em reunião com
investidores, executivos da rede disseram que passa a ser comum que o primeiro
contato do cliente dentro da loja seja com o setor de estoque.
Para incentivar as vendas pelo aplicativo, o
Magazine Luiza lançou a entrega expressa em dois dias em dez cidades. Para
compras acima de 99 reais não há cobrança de frete.
As vendas pela internet registraram um
aumento de 55% até setembro na comparação com igual período de 2016, sendo a
maioria concluída pelo celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário