terça-feira, 11 de abril de 2017

Funcionários dos Correios programam greve geral para o dia 26 de abril

Jornal de Uberaba
11/04/2017


“Deliberamos pela greve geral, em todo o país, a partir das 22h do dia 26 de abril. Se a empresa não recuar, acontece a greve por tempo indeterminado”. A fala é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e Similares de Uberaba e Região (Sintect-URA) ao falar sobre a situação dos trabalhadores dos Correios, Wolnei Cápolli, em entrevista exclusiva ao JORNAL DE UBERABA.

Segundo Cápolli, atualmente, os Correios têm um déficit de 19 mil trabalhadores. “Temos o histórico de vir pedindo melhores condições de trabalho desde 2011. Tivemos o último concurso dos Correios realizado em agosto de 2011. De lá para cá, não tivemos mais contratações, ou seja, de maneira formal, não se entrou ninguém mais nos Correios. Em contrapartida, saíram muitos atendentes, carteiros e operadores de triagem e transbordo (OTTs). Estamos com um déficit de 19 mil trabalhadores, falando em termos de Brasil. Em Uberaba, não deixa de ser diferente, visto que houve uma expansão territorial, principalmente com o programa Minha Casa, Minha Vida, vimos o surgimento de muitos conjuntos habitacionais, tanto que muitos deles ainda estão sem o serviço de Correios”, comenta.

Presidente do Sintect-URA prossegue. “Em Uberaba, temos aproximadamente 250 trabalhadores para 8 unidades de Correios. Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE), dois Centros de Distribuição Domiciliar (CDDs) e 5 agências. Entretanto, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) anunciou que serão fechadas 250 agências em todo o Brasil. Em Uberaba, a princípio, serão fechadas duas unidades”, ressalta.

Cápolli falou sobre as reivindicações da categoria. “Tivemos nos últimos dois anos, a passagem de três presidentes. O que sentimos é que primeiro presidente queria preparar os Correios para o futuro. Já o segundo, falava de forma declarada que não sabia nada sobre os Correios. E o terceiro, o atual, veio pleiteando a privatização da empresa. Uma forma de privatizar a empresa, que nós sindicalistas entendemos, é fazer o que vem sendo feito: não ter contratações, não pagar o plano de saúde dos funcionários. O que pedimos, hoje, é que a empresa, ao invés de anunciar cortes de benefícios, chame a unidade dos trabalhadores para fazer um pacto em prol da empresa. Colocamos nas pautas de negociações o reajuste salarial, mas uma coisa que o Sindicato Geral já fez várias vezes foi abrir mão desse reajuste salarial, após a empresa mostrar que estava em situação de dificuldade, e trocar por benefícios como aumento do vale alimentação, aumento na cobertura do plano de saúde, etc. Agora, tudo que conseguimos negociar, estão tentando tirar de nós. Estamos dispostos a negociar, mas a empresa quer enfiar a retirada de direitos e benefícios “goela abaixo”. E isso não vamos aceitar”, explicou.

Presidente do Sintec-URA participou do Conselho de Sindicatos (ConSin), em Brasília, quando foi decida pela greve geral, em todo o país. “Participamos, na última semana, em Brasília, do Conselho de Sindicatos (ConSin), com praticamente todos os sindicatos de trabalhadores de Correios do Brasil. Foi decidido, de forma unânime, que vamos encarar essa dificuldade da forma como ela está posta. A retirada de benefícios e direitos não vamos aceitar de forma alguma. Deliberamos pela greve geral a partir das 22h do dia 26 de abril. Se a empresa não recuar, acontece a greve por tempo indeterminado”, afirmou.

Email

Hacker. Presidente do Sintect-URA ainda falou sobre o fato do email do sindicato (sintect.ura@terra.com.br), ter sido hackeado, na última quinta-feira (6). “Essa situação já foi resolvida. Ficamos sabendo que o nosso e-mail havia sido hackeado, por outras pessoas. A orientação que damos é de que se alguém tiver recebido um e-mail do Sintect-URA com o assunto ‘conversa do WHATSAPP.JPG’, não abra. Essas mensagens, além de serem totalmente inverídicas, são de cunhos criminosas, sugerindo que seu anexo não seja aberto, visto tratar-se de vírus. Mas, os próximos e-mails que forem enviados, podem abrir, sem preocupação, pois o problema foi todo resolvido. Medidas judiciais urgentes serão tomadas no sentido de ser identificado o autor desse impropério, responsabilizando-o sob as penas da lei, com respectivo enquadramento em crime cibernético”, concluiu.

Um comentário: