segunda-feira, 5 de setembro de 2016

PF faz operação contra fraudes em quatro dos maiores fundos de pensão do país

RÁDIO CBN
05/09/2016 

A Operação Greenfield investiga ao menos 74 pessoas físicas e 38 jurídicas e fraudes de R$ 8 bilhões já bloqueados, no Funcef, da Caixa, Petros, da Petrobras, Previ, do Banco do Brasil, e Postalis, dos Correios.

Estão sendo cumpridos sete mandados de prisão temporária, 106 de busca e apreensão e 34 de condução coercitiva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Amazonas, além do Distrito Federal.

OS investigadores constataram a atuação de quatro grupos distintos: o empresarial; o de dirigentes dos fundos de pensão; o das empresas avaliadoras de ativos; e o dos gestores e administradores dos fundos de investimentos em participações. Outros dois núcleos ainda são investigados.

A ação é ancorada em dez casos revelados a partir do exame das causas dos déficits bilionários apresentados pelos fundos de pensão. Entre os dez casos, oito são relacionados a investimentos realizados de forma fraudulenta pelos fundos de pensão, por meio dos Fundos de Investimentos em Participações.

O nome da operação faz alusão a investimentos que envolvem projetos ainda no papel, segundo um jargão usado no mercado de negócios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário