segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Postalis: Justiça começa a acontecer!


PF realiza operação mirando fundos de pensão

VALOR ON-LINE
05/09/2016

BRASÍLIA - (Atualizada às 8h10) A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda-feira a Operação Greenfield, que atua sobre os fundos de pensão Petros, Previ, Funcef e Postalis. A operação está baseada em dez casos de déficits bilionários em fundos de pensão ou Fundos de Investimentos em Participações (FIPs).

"Durante as investigações, alguns núcleos criminosos restaram configurados: o núcleo empresarial, o núcleo dirigente de fundos de pensão, o núcleo de empresas avaliadoras de ativos e o núcleo de gestores e administradores dos FIPs", informa a PF em nota.

A Justiça Federal em Brasília, que autorizou a Greenfield, determinou R$ 8 bilhões em sequestro de bens e bloqueio de ativos de 103 pessoas físicas e jurídicas investigadas. Suspeitas envolvem crimes de gestão temerária ou fraudulenta e outros crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (SFN).

A ação é ancorada em dez casos revelados a partir do exame das causas dos déficits bilionários apresentados pelos fundos de pensão.

A operação da PF conta com o apoio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e Ministério Público Federal (MPF). O Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU) e Caixa Econômica Federal (CEF) também participaram da investigação.

POSTALIS
Participam da ação cerca de 560 policiais federais, além de 12 inspetores da CVM, quatro procuradores federais da CVM, oito auditores da Previc e sete procuradores da República, informa a PF.


Os investigadores cumprem 127 mandados, expedidos pela 10ª Vara Federal de Brasília, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Amazonas, além do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário