sexta-feira, 25 de outubro de 2019

ASSEMBLEIA GERAL DA POSTAL SAÚDE
 MUDANÇA DE ESTATUTO


A ADCAP Nacional se fez presente ontem, 24.10.2019, na Assembleia Geral da Postal Saúde, realizada no Auditório da Universidade Corporativa dos Correios, na pessoa do Diretor de Relações Funcionais José Maria dos Santos Silva, associado aposentado da Postal Saúde, residente em Brasília/DF, de forma a participarmos da AGE, considerando diversas observações e restrições à sua realização.

Durante o procedimento de assinatura da lista de presença, entregamos ao presidente do CODEL – Conselho Deliberativo 525 procurações, recebidas de associados que gostariam de participar da AGE, mas não o poderiam por residirem em outras cidades. As procurações foram devidamente recebidas pelo Presidente do CODEL, entretanto com ressalvas, considerando restrições previstas no Estatuto quanto a votos por procuração.

A Assembleia foi aberta no horário previsto, 18h e 18:30h, estando presentes uma quantidade expressiva de associados empregados da ativa e aposentados, além de representantes sindicais, de associações, do POSTALIS como patrocinados e dos Correios como mantenedora.

A ADCAP, considerando a falta de transparência na apresentação das alterações propostas no Estatuto e o modo de condução de todo o processo, entende que a realização da AGE estava comprometida por ilegalidades cometidas pela Mantenedora e pelo Presidente do CODEL.

Como consequência dessa forma de condução preparatória da AGE, o descontentamento dos empregados e associados presentes ficou agravado quando o Presidente do CODEL inicialmente indicou uma pessoa presente, empregada da Postal Saúde, para secretariar os trabalhos, quando o correto, segundo o Estatuto atual, é eleger uma pessoa dentre os presentes para exercer esse papel.

Após esse episódio, o Presidente do CODEL, sem qualquer estratégia aparente para conduzir a votação, sem apresentar ou submeter a debates ou discussões do que estava sendo alterado no Estatuto e o porquê das alterações, informou que iria abrir a palavra por 5 minutos apenas para 1(um) representante de cada entidade presente. A reação foi imediata e a contrariedade se alastrou, pois todos tinham o direito de manifestar sua concordância ou contrariedade em relação a cada mudança proposta.

Em seguida, o representante dos Correios tomou a palavra, que estava com o Presidente do CODEL, e instigou ainda mais os presentes no auditório ao dar a entender que eles estavam de acordo com as alterações, resultando numa resposta uníssona "contra". Continuou a falar e insinuou que o voto da plateia já estava definido e ele como representante da mantenedora votava a favor. Daí em diante não houve mais clima no auditório.

Em meio a grande manifestação dos presentes, o Presidente do CODEL chamou o representante do POSTALIS para votar que disse que era a favor das mudanças e o voto dos Correios já se sabia. Encerraram a "Assembleia" e saíram do ambiente sem dar alguma satisfação. Não se sabe o que colocarão na Ata.

A ADCAP Nacional levantou duas questões de ordem a serem colocadas na Assembleia, que impactariam certamente nos resultados da votação AGE. Embora as tentativas feitas pelo nosso representante em apresentá-las, não foi possível registrá-las face a condução irresponsável e atabalhoada da mesa diretora da AGE, e, ainda, da suspensão inesperada da Assembleia Geral e da recusa do Presidente do CODEL em prosseguir com os trabalhos, bem como receber qualquer questão de ordem.

Essa assembleia já estava viciada desde o início porque as propostas de alterações do Estatuto foram feitas sem debates ou discussões construtivas no ambiente dos participantes da Postal Saúde e encaminhada pelo Presidente do CODEL, sem qualquer aprovação no âmbito daquele Colegiado, confrontando o Estatuto atual.

A ADCAP, diante desses fatos de absoluto autoritarismo, prosseguirá com as medidas cabíveis, inclusive judiciais, para defesa e amparo dos associados.



Direção Nacional da ADCAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário