sexta-feira, 13 de junho de 2025

Fim do teletrabalho - medida autoritária - que aumenta os custos dos Correios e humilha trabalhadores

Apesar dos apelos dos trabalhadores e da ADCAP, a direção dos Correios permanece insensível à diversidade de situações pessoais e mantém a data de 23/06 para o fim, generalizado, do teletrabalho.

Algumas carreiras, como os advogados, por meio da APECT e outros por ações individuais, obtiveram do Poder Judiciário autorização para permanecer no teletrabalho. Assim, restará aos trabalhadores mais humildes e desprotegidos o cumprimento da obrigação autoritária, anti producente e agora discriminatória.

A ADCAP, sempre ao lado de todos os trabalhadores, independentemente de cargo, tipo de atividade e status, insiste na adoção de medida minimamente equânime de suspensão da data generalizada para o fim do teletrabalho, até que se tenha avaliação de casos individuais, específicos, a demonstração de vantagens para os Correios e para os trabalhadores dessa medida.

O bom senso, o equilíbrio e o reconhecimento do valor do trabalhador, num momento tão angustiante dos Correios, deveriam prevalecer e levar a direção dos Correios à suspensão dessa medida de fim do teletrabalho e do prazo geral para sua efetivação.

De todo modo, as medidas judiciais da ADCAP, buscando justiça e tratamento digno aos profissionais dos Correios, permanece ativa e vigente.


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 11 de junho de 2025

Comissão do Trabalho da Câmara Federal discute crise dos Correios e efeitos sobre os trabalhadores

Ontem,10/06, a Comissão do Trabalho discutiu a crise vivida pelos Correios, suas causas e efeitos sobre os trabalhadores.

Participaram defendendo os trabalhadores o Presidente da ADCAP - Roberval Borges Corrêa, o Presidente da FINDECT - Jose Aparecido Gandara e o Presidente da APECT - Muriel Carvalho Garcia.

Os trabalhos da audiência foram conduzidos pelo Deputado Federal - Luiz Carlos Motta.

Destacamos a manifestação do ex-vice-Presidente da ADCAP - Marcos César Alves Silva, que resumiu a percepção dos trabalhadores com relação ao quadro atual dos Correios, que pode ser lida no link: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Audiencia100625.pdf 


➡️ Quem não teve oportunidade de assistir pode ver aqui: https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/76714 



Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 10 de junho de 2025

ADCAP participa de Audiência na Câmara que discute situação dos Correios


A ADCAP participou de audiência pública na Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados, que discutiu a grave crise dos Correios e seus efeitos para os trabalhadores.

Participaram da audiência, integrando a mesa dos trabalhos o Dep. Federal - Luiz Carlos Motta, que presidiu a audiência, Roberval Borges Correa – Presidente da ADCAP, José Aparecido Gândara – Presidente da Findect e Muriel Carvalho Garcia Leal – Presidente da APECT. Infelizmente, os Representantes dos Correios, do Postalis e Postal Saúde, apesar de convidados, não participaram.

O Presidente da ADCAP fez breve apresentação enfatizando a gravidade da crise financeira dos Correios, seus efeitos nefastos para a sociedade, para a economia e para os trabalhadores.

Relembrou a importância dos Correios como entidade pública, em razão do mandato constitucional e da coesão sociodemográfica, alertou que os Correios estão inseridos num setor econômico em forte expansão, que o desafio para a gestão é conduzir a transformação dos negócios tradicionais para a nova economia, que a crise atual se reveste da ausência de liquidez e sustentabilidade econômica.

Sinalizou para as principais causas: a) financiamento da universalização; b) desprofissionalização da gestão, com massificação de indicações político-partidária; c) deficiência do sistema de governança corporativa.

Para a solução emergencial cobrou do Governo Federal rápida capitalização para estancar os déficits correntes - mediante contrato de gestão, a profissionalização da gestão, o uso do imobilizado para financiar e garantir os investimentos para transformar o modelo de negócios e operações.

Como mudança estruturante defendeu o uso intensivo das oportunidades existentes na Lei 12.490/2011, na reestruturação financeira, otimização de custos e eficiência operacional.

Concluiu lembrando que não há solução simples ou mágica, que qualquer solução necessita ser construída a partir do diálogo com os trabalhadores e profissionais dos Correios, com a sociedade e com o Governo Federal.


Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Audiência Pública sobre os Correios na CTRAB

 Audiência Pública sobre os Correios na CTRAB com participação da ADCAP, outras representações e autoridades


🗓 Data: 10/06/2025 (terça-feira)
Horário: 16h30
📍 Local: Plenário 13 do Anexo II da Câmara dos Deputados

👥 Convidados:

1️⃣ Camilo Fernandes dos Santos – Presidente do Postalis

2️⃣ Eli Pinto de Melo Júnior – Presidente da Postal Saúde

3️⃣ Fabiano Silva dos Santos – Presidente dos Correios

4️⃣ Roberval Borges Correa – Presidente da ADCAP

5️⃣ José Gustavo Lopes Roriz – Diretor de Auditoria de Estatais da CGU

6️⃣ Lucas Rocha Furtado – Subprocurador do TCU

7️⃣ José Aparecido Gandara – Presidente da Findect

8️⃣ Esther Dweck – Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos

9️⃣ Muriel Carvalho Garcia Leal – Presidente da APECT | Representação e Defesa dos Advogados dos Correios


A audiência objetiva discutir a situação econômico-financeira dos Correios, a atuação do Governo Federal e as opções de solução emergenciais.

Os associados de Brasília devem comparecer para prestar seu apoio ao debate e representar os associados de outros estados. Os associados fora de Brasília poderão acompanhar a audiência por endereço eletrônico, que divulgaremos em breve.


Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Teletrabalho nos Correios

A ADCAP vem desenvolvendo com grande esforço a defesa do teletrabalho nos Correios, onde existe cerca de 2 mil empregados exercendo essa atividade, incluindo os associados, notificados pela Empresa para retornarem ao trabalho presencial.

Como o teletrabalho hoje executado representa grande economicidade e maior produtividade para os Correios, a ADCAP apoia essa iniciativa e o abaixo-assinado a seguir.

"EM DEFESA DO TELETRABALHO NOS CORREIOS" 🚨

Assine e compartilhe por justiça, dignidade e respeito!

✍️ https://www.change.org/p/em-defesa-da-perman%C3%AAncia-dos-empregados-dos-correios-no-regime-de-teletrabalho


Nos últimos anos, o teletrabalho nos Correios se provou eficiente, econômico e humano.

🔹 Mais produtividade.

🔹 Menos gastos.

🔹 Qualidade de vida.

🔹 Inclusão de quem precisa (doentes, cuidadores, PCDs).

Agora querem acabar com tudo isso sem diálogo, sem justificativa técnica, sem nem ao menos oferecer estrutura adequada no retorno presencial. 😔

📌 A empresa não tem equipamentos, nem posições de trabalho suficientes.

📌 O custo do retorno será muito maior.

📌 Quem mais vai sofrer são os que mais precisam.

Essa decisão não é modernização, é retrocesso.

É desrespeito com quem entrega, mesmo diante das dificuldades. É ignorar tudo que foi conquistado com responsabilidade.

🙌 Vamos mostrar que os trabalhadores não estão sozinhos!

Assine, compartilhe, divulgue!

📢 Juntos somos mais fortes!

✍️ Assine aqui:

https://www.change.org/p/em-defesa-da-perman%C3%AAncia-dos-empregados-dos-correios-no-regime-de-teletrabalho

quarta-feira, 4 de junho de 2025

Eleições para o CA - 2º Turno


➡️ Período de votação (on-line): 17 à 24/06

Pelo: https://ca.eleja.com.br/


⚠️ Você que está na ativa, não deixe de votar!

#Compartilhe!


Confira aqui também o passo a passo para votar: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Passo-a-Passo.pdf

terça-feira, 3 de junho de 2025

Teletrabalho - Assinatura de aditivo contratual

A respeito da determinação de retorno ao trabalho presencial e à exigência de assinatura de aditivo contratual para encerramento do trabalho presencial, a ADCAP vem se manifestar da seguinte forma:

Na esteira de outras manifestações, no sentido de discordar do encerramento generalizado do regime de teletrabalho, a ADCAP reitera sua discordância em relação ao encerramento generalizado do regime do teletrabalho. Este posicionamento se dá principalmente diante da ausência de justificativas socioeconômicas e laborais para tanto; por considerar que a medida tem o potencial de ser caracterizada como assédio geral aos trabalhadores e às trabalhadoras, em razão dos prejuízos psicossociais a estes causados, vez que estabeleceram e estabilizaram suas vidas em tal regime por cinco anos ou mais; em razão de desconsiderar as peculiaridades de trabalhadores e trabalhadoras e de suas famílias, que podem inviabilizar o labor presencial após mais de meia década; em razão dos prejuízos econômicos e logísticos que serão causados à empresa; em razão da total ausência de planejamento e preparo para retomada generalizada, com notória falta de estrutura, espaço e equipamentos; em razão de ser conduta potencialmente lesiva ao direito coletivo dos trabalhadores, por ter sido tomada sem qualquer diálogo; dentre outras razões.

Com estas considerações e registrando que a CLT não determina que haja a assinatura do trabalhador para o retorno ao teletrabalho e que a assinatura pode vir a ser entendida como concordância com o retorno, a ADCAP se posiciona de forma contrária à determinação e à exigência de assinatura, orientando associados e associadas que não queiram retornar ao trabalho presencial, que não procedam à assinatura de aditivo contratual.

A ADCAP registra, ainda, que vem tomando as medidas judiciais e administrativas cabíveis a fim de preservar o direito dos seus associados e associadas e de prevenir a dilapidação do patrimônio e a queda da produtividade da empresa.


Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 30 de maio de 2025

PDV - Opções e alternativas previdenciárias no Postalis para os associados

Considerando consultas frequentes dos associados sobre as opções do plano BD e PostalPrev quando do desligamento por adesão ao PDV, a ADCAP, com apoio do consultor Luiz Felippe, elaborou conjunto de informações relativas à portabilidade, renda vitalícia, renda por prazo certo, dentre outras.

Leia os esclarecimentos no link: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Portabilidade.pdf 


Direção Nacional da ADCAP.

ADCAP esclarece dúvidas dos associados sobre Postal Saúde

Considerando dúvidas recorrentes dos associados sobre a Postal Saúde, a ADCAP, com apoio da consultora Daniele Vasconcelos, elaborou um conjunto de perguntas e respostas das consultas mais comuns, para facilitar o esclarecimento desse tema.

Questões como adesão a GEAP e possibilidade de término da Postal Saúde são abordadas no resumo. Confira no link: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Postal-Saude.pdf


Direção Nacional da ADCAP.

Resultado do Sorteio da Pesquisa sobre a Revisão do Estatuto Social da Associação

 📣 Associado(a), sua voz constrói a ADCAP!

Agradecemos imensamente a todos os associados que participaram da pesquisa de opinião promovida pela ADCAP, com o objetivo de ouvir sugestões para o aprimoramento do nosso Estatuto. Essa escuta ativa é fundamental para tornar nossa associação mais democrática, moderna e conectada com suas reais necessidades.

Para valorizar essa participação, realizamos o sorteio de 5 assistentes virtuais Alexa, entre os que contribuíram com suas respostas. O sorteio foi realizado no dia 23 de maio de 2025, por meio da plataforma [sorteio.com](https://www.sorteio.com), que garante 100% de aleatoriedade nos resultados.

A condução do sorteio foi feita pela colaboradora Rosana Caetano da Comunicação Nacional, com a presença da Gerente Administrativa da ADCAP, Patrícia Silva, e da Coordenadora do Grupo de Trabalho da Revisão do Estatuto, Maria Inês Capelli, que acompanhou virtualmente.

🎥 Quer conferir como foi?

Acesse o vídeo do sorteio aqui: https://www.youtube.com/watch?v=z1qHKlJu8uA


🎉 Associados sorteados:

1. Rodolfo Soares Madeira de Araújo – ADCAP/DF

2. Deusimar de Maria Rocha e Silva – ADCAP/CE

3. Janio Matias da Silva – ADCAP/SPM

4. Wellington Martins da Silva – ADCAP/MT

5. Edson Matias – ADCAP/SPM

📦 Os prêmios serão enviados diretamente para o endereço residencial dos sorteados.

🗣️ A todos que participaram, nosso sincero agradecimento!

Sua colaboração é essencial para construirmos juntos uma ADCAP mais forte, representativa e preparada para os desafios do presente e do futuro.

Continue acompanhando nossos canais oficiais e fique por dentro das próximas etapas da revisão estatutária.


Direção Nacional da ADCAP.

Reunião da ADCAP com DIGEP para tratar do regime de teletrabalho


A ADCAP Nacional, representada pelo seu Vice-Presidente - Mauricio Fortes Garcia Lorenzo, e pelo Diretor de Relação Externas - José Maria dos Santos Silva, acompanhados pela Associada Ana Regina Braga esteve reunida ontem (29) pela manhã, com o Diretor de Gestão de Pessoas / DIGEP - Getúlio Marques Ferreira e com o seu Superintendente Executivo - Alexandre Vidor, para tratar dos impactos da decisão da Diretoria da Empresa acerca do retorno ao trabalho presencial dos empregados que se encontram no regime de teletrabalho. 

Além de manifestarem-se, mais uma vez, contrários à decisão, que no entendimento da Associação não agrega vantagens nem aos(às)  empregados(as), nem aos Correios, os representantes da ADCAP registraram que a gestão da Empresa deveria demonstrar uma preocupação mais imediata com a situação de empregados(as),  que requerem atendimento especial, em virtude das suas condições familiares e de saúde e demandaram uma revisão do escopo da decisão, permitindo a flexibilização do retorno ao trabalho presencial.

Neste sentido, os representantes da ADCAP entregaram à DIGEP uma série de requerimentos fundamentados e formulados por associados(as) que solicitam a revisão da determinação de retorno ao trabalho presencial, a fim de sensibilizar os dirigentes para os impactos sociais da medida, que não excepcionaliza nem sequer os(as) empregados(as) na condição de PCD.

A ADCAP Nacional continuará agindo no sentido de preservar os direitos dos(as) associados(as). Novas informações serão apresentadas oportunamente.


Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 29 de maio de 2025

Live Postalis - Como decidir sobre as alternativas de benefícios e portabilidade




Na última live, ontem, 28 de maio, a ADCAP abordou o tema: Postalis - Como decidir sobre as alternativas de benefícios e portabilidade. Os convidados especialistas no assunto: Luiz Felippe - Consultor da ADCAP, Edgard Cordeiro - Conselheiro Deliberativo do Postalis, Roberval Borges - Presidente da ADCAP e Sheyla Belíssimo - Diretora da ADCAP participaram da live, puderam esclarecer e ajudar no entendimento dessas opções para a tomada de decisão.

➡️ Abaixo, dúvidas dos associados esclarecidas na live, entre outas:

. Qual a melhor opção entre o sistema de tributo? Regressivo ou progressivo?

. Como estão as medidas de recuperação dos recursos do BD?

. A revisão do desconto para o 13º dos equacionamentos do BD ocorrerá?

. Como está a migração do BD para CD?

. No caso de benefício vitalício, em caso de morte, como fica a situação do seu dependente indicado no Postalis

. Se eu sair no PDV, os atrasos de repasse dos Correios podem impedir/impactar meu benefício?

✅ Para entender sobre as alternativas de benefícios e portabilidade: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Alternativas-de-beneficios-e-portabilidade.pdf


📍 Perdeu a live? Assista na íntegra pelo Youtube da ADCAP Nacional: https://www.youtube.com/watch?v=oAF5p1-lHBA



Direção Nacional da ADCAP.

Ação da ADCAP - Postal Saúde

 Poder judiciário determina que Correios comprovem repasses dos valores da coparticipação dos trabalhadores e da sua obrigação como mantenedora na Postal Saúde


Nº 269 - 29/05/2025     


Como informado no comunicado Nº 261, publicado em 06/05/2025, a ADCAP ingressou com ação judicial solicitando que a UNIÃO e os Correios repassassem à Postal Saúde os valores devidos para que a Caixa de Assistência pudesse honrar com seus compromissos junto à rede credenciada.

Em decisão de urgência, a Justiça determinou que os Correios, em 10 dias comprovem o cumprimento de suas obrigações com a operadora do benefício à saúde dos trabalhadores e aposentados. 

A decisão foi nos seguintes termos:  _“Por todo o exposto, defiro em parte a antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional, determinando que as requeridas apresentam, no prazo de 10 dias, os relatórios atualizados de repasse dos valores de coparticipação e recursos da ECT destinados ao custeio dos planos de saúde ofertados pela Postal Saúde, assim como os documentos comprobatórios dos procedimentos adotados para fiscalização da operadora".

A ADCAP, mesmo sensível com a realidade vivida pelos Correios e entendendo que o Governo Federal precisa agir, não pode se afastar do seu compromisso em defender o direito e interesses dos trabalhadores e aposentados. 

Estamos irmanados com todas as representações que, verdadeiramente, defendem os trabalhadores e aposentados.

É mais uma iniciativa da ADCAP que visa amenizar os caminhos de solução da crise financeira dos Correios, sem impor sacrifícios insuportáveis aos trabalhadores e aposentados. Os caminhos para resolver a crise exigem a participação do Governo Federal e das lideranças do Congresso Nacional. 

Não faltam recursos no Brasil, falta vontade política, séria, sem divisionismo ou mero discurso.


➡️ Processo Judicial: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Processo-Judicial-PS.pdf 



Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 27 de maio de 2025

Declarações retidas na malha fina – Relação de Associados

 Nº 268 - 27/05/2025


Mais uma vez, como ocorre anualmente, a ADCAP vai elaborar uma lista de associados, que tenham declarações retidas na malha fina, para acionar a Receita Federal do Brasil, objetivando a devida liberação.

O levantamento será realizado na primeira semana de julho, após o prazo para entrega das declarações, que ocorrerá em 30 de maio, além do mês de junho para o tempo de processamento.

Fique atento aos nossos informativos, para não esquecer de encaminhar os dados solicitados.

➡️ Dúvidas sobre Imposto de Renda: apoioimpostoderenda@adcap.org.br



Direção Nacional da ADCAP.

Live: Postalis - Como decidir sobre as alternativas de benefícios e portabilidade



🗓️ 28/05
⏰ 19h30 

📍 Pelo Youtube da ADCAP Nacional: https://www.youtube.com/watch?v=oAF5p1-lHBA



Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Eleições para o CA: resultado do primeiro turno

Para conhecimento dos associados divulgamos, a seguir, o resultado do primeiro turno da Eleição para o representante dos empregados junto ao Conselho de Administração dos Correios.

O candidato apoiado pela ADCAP Maurício Lorenzo – 37, obteve 2684 votos.

Como a eleição exige, para vitória no primeiro turno, 50% mais um dos votos válidos, o resultado implica em realização de segundo turno entre os dois candidatos mais votados.

Agradecemos a participação dos trabalhadores que exerceram seu direito de livre escolha, a participação dos demais candidatos que contribuíram com suas ideias e enriqueceram o pleito a colaboração, o empenho e a confiança de todos no candidato apoiado pela ADCAP. Em breve divulgaremos o calendário para o segundo turno.

Seguimos com o trabalho... Vamos à luta!


Direção Nacional da ADCAP.

Teletrabalho - informações de situações especiais

 Nº 267 - 26/05/2025

Pedimos aos associados que estão em teletrabalho e possuem situações especiais, que justifiquem permanecer nessa forma de atuação, além de informar via SEI a DIGEP, envie a ADCAP, para o e-mail relacoestrabalho@adcap.org.br cópia dessa manifestação e documentos instrutivos, como: laudos médicos de descentes ou ascendentes, descritivos de recomendações psicossociais etc.

Informamos que essas mensagens servirão para tratar o tema junto a Direção dos Correios em atenção aos interesses dos associados.


Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 23 de maio de 2025

Eleições CA - Exerça o seu direito de votar e colabore com a mudança dos Correios

Prezado associado,

Nos acostumamos ao longo da história recebermos o reconhecimento e elogios da população brasileira, isso gerava em cada profissional dos Correios profundo orgulho e satisfação.

Mas os tempos mudaram, os trabalhadores e aposentados dos Correios tem vivido a angústia de conviver com reclamações constantes dos clientes, usuários, fornecedores e dos próprios colegas.

E qual a razão para essa triste realidade? Podem-se identificar muitas causas, questões de mercado, ausência de modernização dos processos e produtos, atuação do governo x ou y, mas todas essas questões estão interligadas à atuação das lideranças da Empresa.

Na atuação preventiva aos problemas, na busca de soluções efetivas, na articulação e coordenação dos trabalhos, infelizmente o que se repete na empresa é que as lideranças são escolhidas pelo compadrio, pela indicação político partidária, de pessoas despreparadas e sem experiência ou formação necessárias. 

Avalie seu chefe! Na realidade de hoje quando você leva a dura realidade que a empresa enfrenta ele aponta caminhos que você efetivamente acredita? Ou é apenas discurso? Pura narrativa? O seu chefe pode ser uma exceção!

A mudança dessa realidade começa por você. Diga não a hipocrisia, diga não para o falso líder! Participe da eleição ao representante dos trabalhadores no Conselho de Administração e vote para a mudança. Vote em quem tem preparo e coragem para lhe representar.


➡️ Para votar é simples e rápido:


1 - Acesso o site: https://ca.eleja.com.br;

2 - Clique no botão laranja “Acesso e Votação”

3 - Na próxima página, o empregado (somente da ativa) deverá fornecer:

. o número de CPF;

. resolver a validação do Captcha, e

. Clicar no botão “Gerar Senha”.

4 - Na próxima página, o empregado deverá fornecer:

. o número de CPF;

. A data de nascimento; e

. Clicar no botão “Gerar Senha”.

5 - Aparecerá um pop-up, informando sobre a Lei Carolina Dieckmann (12.737/2012), referente a utilização de informações de eleitores em processos eleitorais;

. Clique no botão “Concordo”.

6 - Aparecerá um novo pop-up. dessa vez, para gerar a senha você terá que concordar com o Termo: Eu concordo que o sistema Eleja registre informações do meu acesso, para efeito de auditoria, tais como: IP, MAC ADRESS, LOCALIZAÇÃO, PERFIL DO COMPUTADOR, E- MAIL, TELEFONE, MATRICULA, DATA, HORA e HOST.

. Clique no botão “Concordo”.

7 - Na próxima etapa, o empregado optará a forma de recebimento da senha; Clique na opção que achar mais segura, E-mail ou SMS.

. Clicar no botão “Gerar Senha”.


✔️ Confira também o passo a passo ilustrativo pelo link: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Passo-a-Passo.pdf



Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 22 de maio de 2025

Eleições para o Conselho de Administração dos Correios - Exerça o seu direito de votar

Caro Associado,

Participar da eleição de escolha do representante dos empregados no Conselho de Administração é uma oportunidade para você manifestar sua insatisfação com tudo que está acontecendo na empresa.

Se omitir e não participar, ou participar e escolher candidato que esteja comprometido com a situação presente, não permitirá que as mudanças necessárias ocorram.

Como todos sabem, a empresa está aprisionada num processo de vínculo entre a gestão e os interesses político-partidários e sindicais. Circunstância que já ocorreu no passado e comprovou que não funciona! E pior, coloca sobre os ombros dos trabalhadores o ônus dos desacertos como está ocorrendo agora: suspensão de férias, fim do teletrabalho, redução de salário com redução de jornada, medidas que constrangem o trabalhador e geram insegurança sobre o futuro.

Se você não concorda com essa realidade e quer mudar vote e escolha bem o seu representante.

➡️ Para votar é simples e rápido:

1 - Acesso o site: https://ca.eleja.com.br;

2 - Clique no botão laranja “Acesso e Votação”

3 - Na próxima página, o empregado (somente da ativa) deverá fornecer:

. o número de CPF;

. resolver a validação do Captcha, e

. Clicar no botão “Gerar Senha”.

4 - Na próxima página, o empregado deverá fornecer:

. o número de CPF;

. A data de nascimento; e

. Clicar no botão “Gerar Senha”.

5 - Aparecerá um pop-up, informando sobre a Lei Carolina Dieckmann (12.737/2012), referente a utilização de informações de eleitores em processos eleitorais;

. Clique no botão “Concordo”.

6 - Aparecerá um novo pop-up. dessa vez, para gerar a senha você terá que concordar com o Termo: Eu concordo que o sistema Eleja registre informações do meu acesso, para efeito de auditoria, tais como: IP, MAC ADRESS, LOCALIZAÇÃO, PERFIL DO COMPUTADOR, E- MAIL, TELEFONE, MATRICULA, DATA, HORA e HOST.

. Clique no botão “Concordo”.

7 - Na próxima etapa, o empregado optará a forma de recebimento da senha; Clique na opção que achar mais segura, E-mail ou SMS.

. Clicar no botão “Gerar Senha”.


✔️ Confira também o passo a passo ilustrativo pelo link: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Passo-a-Passo.pdf



Direção Nacional da ADCAP.

Eleições CA: Voto livre e secreto

Para termos sociedade livre é necessário eleições livres. o voto na eleição do representante dos trabalhadores é
facultativo livre e secreto


O voto facultativo, livre e secreto é crucial para a democracia, pois assegura que cada indivíduo possa realizar as suas escolhas sem receio de represálias. Temos recebido informações acerca da interferência no processo eleitoral, como a realização de propaganda eleitoral e captura de votos por pessoas estranhas dentro das unidades no período de votação para a eleição do representante dos empregados no Conselho de Administração, em desacordo ao estabelecido no calendário eleitoral e nas orientações contidas no Ofício Circular n 57916099/2025 - Comissão Eleitoral CA, de 19/05/2025. 

Neste sentido, se o associado presenciou alguma irregularidade dessa natureza, pode utilizar o endereço eletrônico contatoadcap@adcap.org.br para o envio das seguintes informações: nome da unidade/SE; data e horário de ocorrência: natureza da ocorrência (propaganda eleitoral; captura de votos; interferência de gestores; coação ou outra irregularidade); pessoas envolvidas (pessoas que praticaram os atos irregulares; gestores que permitiram); imagens obtidas (se estiverem disponíveis) e outras informações consideradas relevantes. A ADCAP preservará o sigilo da fonte.

Importante compreender que atividade de campanha, estímulo forçado, imposição ou constrangimentos, além de afrontar o regulamento eleitoral configura crime, sujeitando os infratores a apuração administrativa e a instauração de notícia crime no âmbito da polícia federal.


Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 20 de maio de 2025

Eleições para o Conselho de Administração dos Correios: Passo a Passo para votar

✅ Fase de Votação: 1º Turno

Período de votação (on-line): 20 à 26/05


➡️ Você que está na ativa, não deixe de votar!

É só clicar no link e conferir o passo a passo:
https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Passo-a-Passo.pdf


Ou diretamente pelo site:
https://ca.eleja.com.br/login.action



Direção Nacional da ADCAP.

Resposta da ADCAP à Veja ao artigo "Crise nos Correios: Uso e abuso"

Divulgamos abaixo, resposta da ADCAP à Veja, sobre o artigo "Crise nos Correios: Uso e abuso", publicado em 16/05/25. Confira:


Resposta da ADCAP à Veja

Prezado jornalista,

Lemos com grande interesse o seu artigo "Crise nos Correios: Uso e abuso" publicado na VEJA (https://veja.abril.com.br/coluna/jose-casado/uso-e-abuso-2/), e gostaríamos de compartilhar algumas reflexões sobre a abordagem apresentada. 

O texto oferece um panorama detalhado e, em muitos aspectos, preciso da grave situação enfrentada pelos Correios.

É inegável, como bem apontado no artigo, que a empresa enfrenta sérios problemas. 

Alguns pontos, como a dimensão nacional da crise, dada a presença dos Correios em 5.570 municípios, e os números financeiros alarmantes – faturamento de R$ 20 bilhões contra despesas de R$ 24 bilhões no ano passado - reforçam a gravidade do quadro, como detalhado no artigo.

A análise sobre o "uso e abuso político de empresas públicas e seus fundos de pensão" como fonte de negócios para dirigentes partidários e operadores financeiros, e a menção aos Correios como um "caso exemplar das sequelas deixadas numa empresa estatal pelo loteamento político por longo período", são pontos cruciais a serem investigados pelos órgãos de controle para comprovação da prática e responsabilização dos responsáveis e, infelizmente, recorrente na história recente da empresa. 

A imobilidade do governo e do Congresso em decidir o futuro da empresa, aprisionados no debate entre estatização e privatização é um outro aspecto que o artigo aborda e que merece atenção.

No entanto, ao ponderar sobre o desfecho previsível de que "outra vez, quem vai pagar é a sociedade", talvez haja espaço para uma análise mais aprofundada sobre fatores que, se devidamente enfrentados, poderiam oferecer um alternativa à existência e funcionamento da centenária organização, mesmo diante do cenário desafiador. Além disso, cabe pontuar que o contribuinte paga por problemas em empresas privadas, como aconteceu com o PROER, programa criado para salvar bancos privados da falência, com os jabutis inseridos na CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) para viabilizar a privatização da Eletrobrás e também através da renúncia fiscal, estimada em R$ 543 bilhões para 2025.

Um ponto que merece ser ressaltado é o impacto da descapitalização da empresa pelo próprio governo em anos recentes, através da retirada excessiva de dividendos, medida inadequada que estrangularia qualquer empresa, mesmo privada. Embora o artigo mencione a má gestão e a corrupção como fatores que inflaram as dívidas, a prática de retirar lucros de estatais para reforçar o caixa do Tesouro, muitas vezes em patamares ilegais ( foi o que ocorreu no caso dos Correios), pode minar a capacidade de investimento da empresa em modernização, renovação tecnológica e atualização da infraestrutura. Sem recursos para esses investimentos, torna-se ainda mais difícil para os Correios competir em um mercado dinâmico e exigente. Essa descapitalização, superior a 5 bilhões de reais, embora não detalhada no artigo, é um fator externo relevante imposto à gestão da empresa que originou suas dificuldades financeiras e operacionais.

Adicionalmente, é fundamental considerar o contexto do principal setor de atuação dos Correios: o comércio eletrônico. O artigo foca na perda de participação no mercado de entregas tipo Sedex, que é um segmento específico. Contudo, o mercado de e-commerce como um todo tem apresentado um crescimento exponencial no Brasil nos últimos anos. Esse crescimento representa uma vasta oportunidade para os Correios, dada a sua capilaridade única em todo o território nacional.

Enquanto concorrentes privados podem ter maior eficiência em grandes centros urbanos ou rotas de alto volume, a capacidade dos Correios de chegar a todos os municípios, mesmo aqueles onde a operação é deficitária, é um diferencial estratégico, aliado a força e reconhecimento da sua marca. Se a empresa conseguir superar os problemas de gestão, eficiência e investimento (possivelmente mitigando o impacto da retirada de dividendos e combatendo o uso político), ela estaria posicionada de forma privilegiada para capturar uma fatia significativa desse mercado em expansão. A crise atual pode ser vista não apenas como um sintoma de decadência, mas também como um ponto de inflexão onde, com as reformas e investimentos corretos, a empresa poderia se reestruturar para atender à crescente demanda do e-commerce.

Portanto, embora o seu artigo apresente uma análise rigorosa e necessária dos problemas que assolam os Correios, e o desfecho de uma nova conta para a sociedade seja um risco real e provável se nada mudar, acredito que a narrativa pode ser complementada ao se considerar o impacto da descapitalização imposta pelo acionista controlador (o governo) e, paradoxalmente, o imenso potencial de mercado representado pelo crescimento do comércio eletrônico. Enfrentar a crise exige, sim, combater o uso político e a ineficiência, como o artigo sugere, mas também passa por permitir que a empresa retome programas de desenvolvimento dos seus recursos humanos e capital para investir e se posicione estrategicamente para aproveitar as oportunidades de um mercado em franca expansão.

A situação é complexa, e a solução não é simples, mas talvez o fôlego dos Correios ainda não tenha se esgotado completamente. Dependerá, em grande parte, da capacidade de se promover uma gestão verdadeiramente profissional, livre das amarras da ingerência político-partidária e com foco na eficiência e no aproveitamento das oportunidades de mercado, algo que, como o artigo demonstra, tem sido um desafio histórico para a empresa.

Só há um responsável pela salvação ou derrocada dos Correios - seu acionista o Governo Federal.

Agradecemos a oportunidade de compartilhar essas reflexões e parabenizo-o(a) pela relevância do tema abordado.

Direção Nacional da ADCAP.


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Leia matéria na íntegra:

Uso e abuso

Desfecho da crise dos Correios é previsível: outra vez, quem vai pagar é a sociedade 

Publicado em VEJA
de 16 de maio de 2025, edição nº 2944 

Depois de 362 anos de monopólio, os Correios perderam o fôlego. Já nem conseguem cumprir o antigo compromisso de entregar em até 72 horas documentos despachados pelo serviço expresso na região Sudeste.

A empresa continua cobrando 40 reais para transportar uma folha de papel até um endereço a 800 quilômetros de distância da Avenida Paulista. O prazo, porém, mudou. O tempo agora é incerto como bilhete de loteria: um envelope Sedex de 50 gramas pode demorar três, dez, quinze dias ou mais para chegar ao destino. 

Assiste-se ao derretimento de uma corporação estatal singular pela longevidade e, também, pela presença em 5 570 municípios, o que dá dimensão nacional à crise. 

Os Correios faturam 20 bilhões de reais por ano, mas gastam 24 bilhões para manter as portas abertas de segunda a sexta-feira — aumento de 8% nas despesas no ano passado. Acumulam dívidas ainda imprecisas nos balanços contábeis, infladas em parte por corrupção e agravadas por má gestão. 

O uso e abuso político de empresas públicas e seus fundos de pensão se tornou uma fonte de negócios para dirigentes de partidos e operadores financeiros, nas últimas três décadas, invariavelmente com altas taxas de lucratividade. 

Os Correios são caso exemplar das sequelas deixadas numa empresa estatal pelo loteamento político por longo período para usufruto no espectro partidário — do PT de Lula ao PL de Jair Bolsonaro, entre outros. 

Na época das investigações sobre o mensalão, no primeiro governo Lula, a empresa chegou a ter 525 categorias de irregularidades auditadas em dois terços de seus contratos comerciais, todas classificadas como graves e de alto risco para os cofres públicos. 

Na década passada, delinquências em série levaram o fundo de pensão Postalis à quebra, com perdas bilionárias e irreversíveis para a estatal e seus empregados. 

Aos abalos financeiros somou-se o declínio no mercado. A empresa era responsável por quase metade dos serviços postais no país em 2019 e hoje domina menos de um terço do mercado de entregas do tipo Sedex. O despacho expresso de encomendas e documentos é o “filé” do setor e, até agora, permitia à empresa pública financiar uma rede de 10 000 agências, das quais apenas 1 500 não dão prejuízo. 

A decadência empresarial acabou acelerada pela imobilidade do governo e do Congresso, que não conseguem chegar a uma conclusão sobre o que é melhor para o país: reconstruir a estatal ou simplesmente se livrar dos Correios. 

O debate é rarefeito e, quando ocorre, acaba aprisionado na esgrima retórica sobre estatização ou privatização. Por conveniência política, a discussão fica distanciada de aspectos relevantes da vida da empresa e sua relação com os clientes. Por exemplo, os Correios não sabem, porque não têm controle, quanta encomenda ou correspondência efetivamente entregam em casa ou guardam em depósito até que o destinatário retire. Não há preocupação com eficiência e qualidade na prestação de serviços postais ao público pagante. 

Em contrapartida, interesses corporativos e sindicais prevalecem. Raras são as empresas que sobrevivem a uma greve por ano durante uma década e meia. Os Correios conseguiram e seguem existindo apenas porque pertencem ao Estado brasileiro. A rotina do grevismo numa das maiores empregadoras do país virou meio de vida para uma parte da burocracia que governa quatro dezenas de organizações sindicais.

A conta chegou. O primeiro trimestre foi pontuado por intermitências nos pagamentos do plano de saúde, em aluguéis de imóveis em alguns estados e nos depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Na semana passada as transportadoras terceirizadas suspenderam serviços depois de três meses sem receber. Então, os Correios se declararam à beira do abismo. Anunciaram cortes salariais, redução da jornada de trabalho, incentivo a demissões voluntárias e suspensão do pagamento de férias. 

A reação dos sindicalistas foi inusitada. Antes de procurar a empresa para negociação, uma federação setorial e seus 31 sindicatos filiados pediu uma audiência a Lula, no Palácio do Planalto, e divulgou uma carta com advertências ao governo: “Não aceitaremos retrocessos ou retirada de direitos, elegemos este governo com a esperança de reconstruir tudo o que foi desmontado”. 

É uma nova crise na velha empresa estatal com o desfecho previsível de sempre: vai sobrar mais uma conta para a sociedade.

segunda-feira, 19 de maio de 2025

Associados em teletrabalho devem ingressar com processo no SEI

 Nº 265 - 19/05/2025

Aos associados que estão em teletrabalho, como antecipado, além das medidas judiciais em andamento, em contato com a área de gestão de pessoas, recebemos informação que para os trabalhadores que possuem situações especiais, devem ingressar com processo no SEI, explicando sua situação específica: por exemplo, acompanhamento de filhos ou genitores que exigem cuidados especiais e encaminhá-lo à DIGEP diretamente. 

Cada caso será analisado conforme cada situação. É importante que os associados, que tenham situações especiais, ingressem com seus pedidos o quanto antes.

Quanto a suspensão e o cancelamento do retorno ao trabalho presencial de modo geral, além da medida judicial em nome de todos os associados, estamos dialogando com a direção dos Correios no sentido da revisão da iniciativa, dada as vantagens de economicidade para a empresa com a manutenção do teletrabalho.

Importante que na Eleição para o Conselho de Administração, de 20 a 26 de maio, os trabalhadores votem Maurício Lorenzo número - 37 para fortalecer nossa luta.


Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 15 de maio de 2025

ADCAP decidiu ingressar com medidas contra o fim do teletrabalho, suspensão de férias, redução de jornada e salários dentre outros

A Associação definiu que além de abrir negociação em nome dos seus associados junto a diretoria de pessoas ingressará com ações coletivas em todos os temas em que houver
ofensa a direitos consolidados.

Nº 264 - 15/05/2025

Em atenção às solicitações e contatos dos associados com relação as medidas de redução de custos na gestão de pessoal, informamos que a ADCAP concluiu a adoção de diversas medidas no âmbito administrativo e judicial visando preservar direitos dos trabalhadores.

Lembramos que todos os estudos internos e externos, de conhecimento da ADCAP, demonstram que a adoção do teletrabalho reduz custos e aumenta a produtividade, considerando as atividades passiveis desse tipo de atuação.

O uso de espaços físicos, equipamentos e serviços de rede pessoais, custeados pelos trabalhadores, são alguns exemplos, objetivos, de redução de custos para a Empresa, além dos tempos de deslocamento e custos de transporte. A flexibilidade e a fixação de metas de trabalho são elementos motivacionais importantes também a serem considerados.

Da mesma forma, medidas de suspensão de férias devem respeitar limites legais e compromissos já assumidos pelos trabalhadores, em garantia, inclusive , da harmonia familiar. 

A redução da jornada com redução de salários deve ser medida que respeite o interesse e direitos dos trabalhadores e não pode ser objeto de pressão ou assédio.

Lembramos, ainda, que não devem ser assinados documentos pelos trabalhadores sem prévia análise e, caso necessário, procurem orientação jurídica específica, por meio do endereço apoiojuridico@adcap.org.br 

Por fim, importante compreender que em ações individuais o associado ingressa em juízo em nome próprio, sem representação da ADCAP, enquanto nas ações coletivas a ADCAP substitui o conjunto de associados. O ingresso de ação individual implica renúncia tácita à ação coletiva.

Manteremos os associados informados da evolução das medidas.


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 14 de maio de 2025

ADCAP apoia medidas de recuperação dos Correios

A ADCAP participou de matéria jornalística onde foi questionada sobre a extensão do PDV promovido pelos Correios como medida para recuperação financeira. Sobre esse tema o presidente da ADCAP informou que entende ser importante programas de renovação do quadro de colaboradores, mas que além de medidas para redução de gastos, é necessário divulgar, com clareza o planejamento e iniciativas de modernização dos Correios para que os colaboradores tenham confiança no futuro da Empresa.

A ADCAP enfatizou que, considerando a divulgação dos resultados do balanço de 2024, com prejuízo de mais 2,6 bilhões os trabalhadores estão inseguros e apreensivos com relação ao futuro dos Correios e dos empregos.

Quanto aos resultados de prejuízos acumulados nos últimos anos, apesar de reconhecer a perda de eficiência pelos baixos investimentos dos últimos anos, a ADCAP chamou a atenção para que não se pode limitar o entendimento de que isso se deve, exclusivamente, a esses fatores ou a redução da remessa de correspondências, que fatores ligados a ineficiência do planejamento e implementação de medidas de melhoria dos negócios e de produtividade são razões relevantes e influentes para os números apresentados.

A ADCAP tem insistido que é preciso adotar medidas emergenciais para resolver o problema de fluxo de caixa dos Correios. Para tanto, há necessidade de posicionamento político do Governo Federal no sentido de capitalizar a empresa com recursos substanciais para sua modernização, seja via aporte direto como acionista único ou via recursos inclusos no orçamento da União. 

A literatura registra que todos os grandes Correios do mundo passaram por esse momento de transição e a maioria superou esse estágio utilizando seus ativos imobiliários e ativos intangíveis para financiar essa modernização e hoje são empresas competitivas e lucrativas nos mercados em que atuam.

Na entrevista realizada, e que por questões de edição não foi apresentada, a ADCAP esclareceu que acredita no futuro promissor para os Correios pois ele atua em segmento da economia em forte expansão. O sucesso dos Correios depende de investimento expressivo em novas tecnologias, que pode ser feito por seu acionista ou por parceiros privados.

Entretanto, para que esses investimentos sejam realizados há necessidade de o Governo Federal reconhecer e acreditar nas lideranças da empresa e na capacidade de implementá-las, bem como dessas lideranças levarem ao mercado projetos de negócios, consistentes, que garantam retornos para os investimentos.

Os trabalhadores dos Correios têm dado seguidamente sua cota de contribuição, com grande sacrifício em suas vidas. A ADCAP espera que mais uma vez não sejam os únicos a pagar uma pesada conta.


➡️ Assista a matéria na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=F6ocJFR9QaY


Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 13 de maio de 2025

ADCAP analisa medidas de contenção de custos dos Correios

Nº 263 - 13/05/2025

Em atenção às solicitações e contatos dos associados com relação as medidas de redução de custos na gestão de pessoal, informamos que a ADCAP está analisando as medidas adotadas para atuar com as providências cabíveis.

Inicialmente, esclarecemos que todos os recentes estudos internos e externos, de conhecimento da ADCAP, demonstram que a adoção do teletrabalho reduz custos e aumenta a produtividade, considerando as atividades passiveis desse tipo de atuação.

O uso de espaços físicos, equipamentos e serviços de rede pessoais, custeados pelos trabalhadores, são alguns exemplos, objetivos, de redução de custos para a Empresa, além dos tempos de deslocamento e custos de transporte. A flexibilidade e a fixação de metas de trabalho são elementos motivacionais importantes também a serem considerados.

Desta forma, e também em relação as medidas de suspensão de férias e redução da jornada com redução de salários, a ADCAP está avaliando medidas administrativas e jurídicas pertinentes a cada situação.

Em caso da adoção de medida judicial, esta será em caráter coletivo visando salvaguardar os direitos e interesses dos associados atingidos com tais restrições.

Pedimos aguardar novas informações sobre o tema.


Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 9 de maio de 2025

Um Feliz Dia das Mães!

 


Processo eleitoral da Postal Saúde

Para conhecimento de todos, divulgamos abaixo, carta da ADCAP enviada ao Presidente da Postal Saúde e ao Presidente dos Correios solicitando esclarecimentos sobre o Processo eleitoral em curso na Postal Saúde. Leia a seguir.

Direção Nacional da ADCAP.




CT/ADCAP – 046/2025
Brasília, 08 de maio de 2025.                                         


À Diretoria da Postal Saúde – Caixa de Assistência e Saúde dos Empregados dos Correios

Excelentíssimo Senhor
Eli Pinto de Melo Júnior
Presidente da Postal Saúde
Setor Hoteleiro Sul (SHS), Quadra 2, Bloco B
Edifício Telex Asa Sul – Brasília/DF – CEP 70312-970

Assunto: Processo eleitoral em curso na Postal Saúde

Senhores Diretores,

A ADCAP – Associação dos Profissionais dos Correios, entidade nacional representativa dos empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), vem, por meio desta, manifestar sua mais veemente discordância e repúdio ao processo eleitoral em curso na Postal Saúde, conforme disciplinado no Edital de Convocação e no Regulamento Eleitoral recentemente divulgados.

A condução das eleições para o Conselho Fiscal, por meio de Assembleia Geral restrita e com atribuição de voto de maior peso à Mantenedora, afronta os princípios de uma governança democrática, transparente e participativa. O modelo de eleição indireta, no qual os votos dos beneficiários são relativizados frente à desproporcionalidade do peso conferido aos representantes da patrocinadora, dos beneficiários e da mantenedora, representa uma falsa sensação de participação social, esvaziando o propósito de representatividade efetiva dos usuários no colegiado fiscalizador.

Tal estrutura de poder, concentrada e blindada, compromete gravemente a legitimidade dos representantes eleitos e fere os preceitos de boas práticas de governança, especialmente no contexto de uma operadora de plano de saúde de autogestão, cujos beneficiários devem participar ativamente da gestão estratégica do plano.

Adicionalmente, esta associação ressalta que qualquer conselheiro que venha a tomar posse sob este modelo viciado de governança deverá estar ciente de que, em caso de decretação de regime especial pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), poderá ser pessoalmente responsabilizado. A eventual instauração de Direção Técnica ou Direção Fiscal, nos termos das Resoluções Normativas nº 417/2016 e nº 522/2022 da ANS, poderá ensejar apurações quanto à conduta, omissões e responsabilidade dos membros dos órgãos estatutários, conforme já amplamente reconhecido pelo próprio órgão regulador.

Diante da gravidade da situação financeira e assistencial da Postal Saúde, amplamente noticiada e confirmada pelo rebaixamento da operadora à Faixa 3 do Monitoramento da Garantia de Atendimento da ANS, reiteramos que a implementação de um processo eleitoral democrático e transparente é não apenas recomendável, mas essencial para a restauração da credibilidade institucional.

Assim, a ADCAP requer a revisão imediata do modelo eleitoral ora adotado e a adoção de providências para garantir a participação direta e ampla dos beneficiários na escolha de seus representantes.

Atenciosamente,
Roberval Borges Correa.
Presidente.

C/Cópia: Diretoria dos Correios

quinta-feira, 8 de maio de 2025

Associados que residem fora do Brasil

A ADCAP, considerando algumas atividades importantes do seu planejamento, está realizando uma pesquisa para identificar os associados que mantém residência regular, em países distintos do Brasil.

Portanto, solicitamos aos associados residentes em outros países, que informem pelo e-mail adcap@adcap.org.br os seguintes dados: país, telefone e e-mail.


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 7 de maio de 2025

Incorporação de Função - Ações Coletivas da ADCAP

Nº 262 - 07/05/2025

Considerando consultas de associados, esclarecemos que com relação ao tema incorporação de função, a ADCAP possui duas ações coletivas que atendem situações distintas dos seus associados.

A primeira ação garante a incorporação aos associados que completaram mais de 10 anos de exercício de funções, iguais ou diferentes, contínuas ou descontínuas, até 18/11/2017.

Considerando que, além desse aspecto temporal, há outros requisitos a serem atendidos a ADCAP disponibiliza o endereço adcapperdafuncao@adcap.org.br para receber a Ficha Cadastral do associado e análise da possibilidade de incorporação da função com base nessa decisão judicial.

A segunda ação coletiva permite aos associados receberem a verba FAT, garantida aqueles contratados pelos Correios até 30/04/2012. Que exerceram mais de 5 anos de função gratificada, de modo contínuo ou descontínuo, nos últimos 15 anos anteriores a data da dispensa. Como há necessidade de avaliar outros requisitos, a ADCAP disponibiliza o e-mail fat@adcap.org.br  para receber a Ficha Cadastral do associado e avaliar as condições para recebimento dessa verba.

Diversos associados já estão se beneficiando desses resultados, caso você se enquadre em uma dessas situações e tenha sido dispensado da função envie sua Ficha Cadastral e receba as orientações pertinentes, sem qualquer custo.


Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 6 de maio de 2025

Live Eleições CA: Dialogando com o candidato ao Conselho de Administração


⚠️ Live com o candidato apoiado pela ADCAP, Maurício Lorenzo, para conhecer seu currículo, ideias e debater as perspectivas de futuro dos Correios.

 

🗓️ 08/05
⏰ 19h30

📍 Pelo Youtube da ADCAP Nacional: https://www.youtube.com/watch?v=7lSXyaweU_4


Direção Nacional da ADCAP.

ADCAP ingressa na justiça para que Correios mantenham repasses a Postal Saúde

Nº 261 - 06/05/2025

A ADCAP tem recebido constantes e continuadas denúncias de associados, tanto da ativa como aposentados, de interrupção de atendimentos ambulatoriais e hospitalares por parte da Postal Saúde.

Apesar de regularmente pagarem suas mensalidades, os associados têm sido prejudicados no cuidado e tratamento da saúde, tanto dos titulares como de seus dependentes, fato ainda mais grave em situações de continuidade de tratamento e, até mesmo internações.

As informações de suspensão e cancelamento de atendimentos por parte da rede credenciada se dá em razão da falta de pagamentos pela Postal Saúde.

Assim, considerando as obrigações legais e de Acordo Coletivo de Trabalho, a ADCAP ingressou com medida judicial objetivando ao restabelecimento regular dos atendimentos por toda a rede credenciada da Postal Saúde, inclusive com responsabilização da União Federal, como acionista único dos Correios.


Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 2 de maio de 2025

Revisão de Aposentadoria - Tese Revisão da Vida Toda

 Tendo em vista a decisão do STF em abril de 2025, esclarecemos aos associados da ADCAP sobre Revisão da Aposentadoria denominada: Revisão da Vida Toda


Nº 260 - 02/05/2025


A Revisão da Vida Toda foi uma tese jurídica que possibilitava recalcular o benefício da aposentadoria do INSS acrescentando todos os valores de contribuição ao período ao longo da vida ativa do trabalhador. Considerando que reforma previdenciária de 1998 limitou os cálculos às contribuições após 1994, a tese jurídica beneficiava quem havia contribuído com maiores salários antes de julho de 1994.

Em 2019, o STJ aprovou e pacificou a possibilidade de aplicação da revisão da Vida Toda de forma unânime, garantindo aos Segurados o melhor benefício. Após recurso, o processo foi analisado pelo STF que em dezembro de 2022, por 6 votos a 5, ratificou o entendimento do STJ, garantindo aos trabalhadores o direito à revisão da Vida Toda.

Porém em 2024, o STF mudou seu entendimento, gerando insegurança jurídica em todos os processos. E deixando uma percepção contraditória quanto a validade ou não do direito à revisão da vida toda.

Finalmente, em abril deste ano, o STF definiu a inaplicabilidade da citada revisão e modulou seus efeitos, considerando o longo tempo de decisões favoráveis aos aposentados. Na modulação ficou definido que: aqueles segurados que haviam recebido decisão de tutela de urgência, não precisarão devolver valores recebidos; bem como ficarão isentos de custas, honorários e perícias.

Assim, após anos trabalhando no processo e apesar de duas decisões favoráveis (STJ e STF), a decisão definitiva do STF foi em negar o direito ao Segurado a optar pelo melhor benefício de aposentadoria. E, todos os processos serão baixados e arquivados.


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 30 de abril de 2025

Parabéns Trabalhador, pelo seu dia!

 


🙌🏻 Felicitamos todos os trabalhadores, em especial os dos Correios, que com garra e muita determinação, exercem suas funções por todo este país.

A todos, desejamos a conquista do respeito, da dignidade, do reconhecimento e da oportunidade de realizar todos os seus sonhos. 


Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Resultado da Eleição ADCAP: Conselho Fiscal Nacional – Triênio 2025/2028

Em cumprimento ao cronograma eleitoral, divulgamos para conhecimento dos associados, a composição do Conselho Fiscal Nacional, para a ADCAP Nacional, que irá atuar no triênio 2025/2028. 

Conselho Fiscal Nacional

1) Sandra Moreira – RJ  /  730 Votos - Presidente
2) Gilberto Matos Sobrinho – MG /  649 Votos – Vice-Presidente
3) Reinaldo Antônio Castro – /RS /  495 Votos – Secretário
4) Fabiano Mathias – SPI /  460 Votos – Membro Efetivo
5) Wagner Catarino – SPM /  266 Votos –Membro Efetivo
6) Paulo Cesar Bezerra de Lima – PB /  258 Votos – 1º Suplente
7) Jayme Aranha Chacon Junior – AM /  175 Votos – 2º Suplente

Não consta da relação de eleitos, o candidato Márcio Varallo Ribeiro da Silva/BSB - 643 votos, que teve a sua eleição impugnada pela JUNTA ELEITORAL NACIONAL, por descumprimento das regras eleitorais pré-estabelecidas.

Desta decisão, cabe recurso ao Conselho Nacional, de acordo com o Art. 68 do Estatuto da ADCAP.


Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro,
Presidente da Junta Eleitoral.

NÃO é hora de falar em greve! É hora de cobrar do governo sua responsabilidade na construção dos caminhos de solução

 Colega dos Correios,

Todos sabemos do processo de privatização do governo passado, que chegou a ser aprovado na Câmara dos Deputados. 

Sabemos também que, enquanto muitas entidades que representam os empregados ficaram caladas, com medo, a ADCAP iniciou a Campanha Todos pelos Correios, que conseguiu reunir mais de 40.000 seguidores nas redes sociais, inclusive de não ecetistas, que foram sensibilizados contra a privatização. 

Além disso, distribuiu manifestos, atuou ativamente no Congresso Nacional, fez campanhas públicas tanto na mídia quanto nas redes sociais, sendo referência no assunto, e até ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal, que depois foi apoiada por vários partidos políticos e outras entidades. 

A ADCAP foi a entidade que conseguiu mobilizar mais de 1.000 municípios brasileiros a aprovarem Moções contra a privatização, representando mais de 20% das Câmaras Municipais do país se posicionando contra o processo de privatização.

A ADCAP fez lives sobre o impacto da privatização para os empregados e aposentados dos Correios, se reuniu e entregou a todos os candidatos à Presidência em 2022, um Termo de Compromisso contra a privatização da empresa e, mais que isso, com a orientação da necessidade de gestão técnica/profissional, sem viés político ideológico, visando a sustentabilidade da empresa e a recuperação da sua imagem perante a população.

Vimos a empresa sair da fila da privatização, retirada pelo Presidente Lula e, agora, assistimos a Empresa, em razão do aparelhamento político em situação de caos, com notícias de atraso de pagamento à fornecedores (inclusive transportadoras), franqueados recebendo apenas trinta por cento dos valores devidos e, pior, calote na Postal Saúde (nosso plano de saúde), gerando problemas diversos e até risco de morte para beneficiários em tratamentos, devido à suspensão do atendimento pela falta de pagamento.

Ao invés de buscar soluções, assistimos a divulgação de inverdades e terceirização da responsabilidade, que é exclusiva da direção dos Correios e das autoridades que se omitem e enganam os trabalhadores.

A ADCAP mais uma vez assume o lado dos trabalhadores e aposentados e vai à luta com objetivo de dar transparência a real situação dos Correios e cobrar das autoridades soluções efetivas para a situação econômico-financeira da Empresa cobrando transparência e informações concretas de soluções para os problemas.

Sabemos como os trabalhadores estão sendo sobrecarregados em razão das ausências dos terceirizados nas unidades e nos transportes, com problemas no plano de saúde, mas agora é hora de união, de mostrarmos a força dos profissionais dos Correios. 

É hora de cobrar do governo sua responsabilidade na construção dos caminhos de solução.

NÃO é hora de falar em greve! 

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 23 de abril de 2025

Resultado final da Eleição ADCAP Nacional – Triênio 2025/2028

Em cumprimento ao cronograma eleitoral e complementando o informativo anterior, divulgamos para conhecimento dos associados, o resultado final da eleição, que elegeu a Chapa Única: ADCAP JUNTOS SOMOS MAIS FORTES, à Diretoria Executiva da ADCAP Nacional, para atuar no triênio 2025/2028, com 3.676 votos, representando 96,458% dos votos válidos. 


Chapa Única ADCAP Nacional – Juntos Somos Mais Fortes

Presidente: Roberval Borges Correa – PR
Vice-Presidente: Maurício Fortes Garcia Lorenzo – BA
Secretário-Geral: Rogiero Victor De Andrade – SPI
Diretor Administrativo e Financeiro: Luiz Alberto Menezes Barreto – GO
Diretor de Comunicação e Desenvolvimento: Sheyla de Brito Belíssimo Zanini – SPI
Diretor Jurídico: Claudio de Souza Quaresma – RJ
Diretor de Relações Funcionais: Mirta Maria Gomez Uliana – RS
Diretor de Relações Externas: José Maria dos Santos Silva – BSB
Diretor de Aposentados e Previdência: Carlos Roberto de Santa’Ana Melo – SPM

Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro,
Presidente da Junta Eleitoral.

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Uma Feliz Páscoa!

 


ADCAP Net 17/04/2025 – Audiência emergencial vai discutir a quebradeira nos Correios - Saiu na mídia!

Portal Novo Norte
Por: Pablo Carvalho
17/04/2025

“A sobrecarga e a incerteza estão afetando a saúde dos trabalhadores.”


O deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP) apresentou na quarta-feira (16) um requerimento para realização de audiência pública, em caráter emergencial, na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados.

A iniciativa tem como objetivo debater a grave situação enfrentada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), incluindo denúncias de precarização das relações de trabalho e inadimplência de contribuições legais.

“É inaceitável que uma empresa pública dessa relevância esteja descumprindo obrigações básicas com seus empregados”, criticou Motta ao justificar o pedido.

Segundo o parlamentar, a estatal enfrenta um cenário preocupante de ingerência administrativa, comprometimento financeiro e risco à governança, afetando diretamente seus mais de 84 mil trabalhadores.

Informações recebidas da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP), que representa mais de 20 mil empregados da ativa e aposentados, alertam para atrasos em pagamentos e descredenciamento de prestadores de saúde.

O plano de saúde dos funcionários, operado pela Postal Saúde, tem sido alvo de denúncias de calotes milionários a hospitais, segundo reportagens publicadas pela revista Veja.

Além disso, há relatos de inadimplência quanto às contribuições previdenciárias e fundiárias de responsabilidade da empresa — o que coloca em risco a seguridade dos trabalhadores e gera passivos preocupantes.

A ADCAP classificou a situação como de “pré-insolvência” e cobrou medidas urgentes para evitar um colapso da estatal e a perda de direitos históricos da categoria.

Motta destacou que a instabilidade e os atrasos têm gerado um ambiente de estresse entre os funcionários, com aumento dos casos de adoecimento físico e mental. “A sobrecarga e a incerteza estão afetando a saúde dos trabalhadores.”

O parlamentar alertou que, além de prejudicar os empregados, esse cenário compromete a qualidade dos serviços prestados à população e onera a Previdência com licenças e afastamentos por doenças ocupacionais.

Para compor a mesa da audiência, Motta propôs a presença de representantes da presidência dos Correios, do Postalis, da Postal Saúde, da ADCAP, da CGU e do TCU.

Entre os nomes citados estão o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, o presidente da Postal Saúde, Eli Pinto de Melo Júnior, e o subprocurador do TCU, Lucas Rocha Furtado.

Também deverão participar a diretora de auditoria de estatais da CGU, Conceição Mourão de Oliveira, e os presidentes do Postalis e da ADCAP, Camilo Fernandes dos Santos e Roberval Borges Correa, respectivamente.

A audiência, ainda sem data definida, visa garantir transparência, buscar soluções concretas e ouvir todas as partes envolvidas, segundo o deputado. “Precisamos preservar os direitos dos trabalhadores e recuperar a credibilidade institucional dos Correios.”

Luiz Carlos Motta também se colocou à disposição da comissão para sugerir outros nomes e entidades que possam enriquecer o debate, assegurando pluralidade e aprofundamento técnico.

“O papel da Comissão de Trabalho é zelar pelas relações laborais, especialmente em empresas públicas de grande relevância social. Não podemos nos omitir diante dessa crise.”


➡️ Requerimento de Audiência Pública: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Requerimento-audiencia-publica.pdf


➡️ Solicitação de Informação Correios: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Solicitacao-de-Informacoes-Correios.pdf

Postal Saúde - Solicitação de Esclarecimentos sobre a atual situação da Caixa de Assistência dos Correios

Para conhecimento de todos, divulgamos abaixo, carta da ADCAP enviada ao Presidente da Postal Saúde e ao Presidente dos Correios solicitando esclarecimentos, principalmente sobre a suspensão de atendimentos, causando enorme transtorno aos seus beneficiários. Leia a seguir.

Direção Nacional da ADCAP.



CT/ADCAP – 040/2025             Brasília, 09 de abril de 2025.

À Diretoria da Postal Saúde – Caixa de Assistência e Saúde dos Empregados dos Correios

Excelentíssimo Senhor
Eli Pinto de Melo Júnior
Presidente da Postal Saúde
Setor Hoteleiro Sul (SHS), Quadra 2, Bloco B
Edifício Telex Asa Sul – Brasília/DF – CEP 70312-970

Assunto: Solicitação de Esclarecimentos sobre interrupção de atendimentos, inadimplência com prestadores e ausência de informações sobre novos produtos da Postal Saúde

Referência: 

https://veja.abril.com.br/coluna/radar/hospitais-deixam-de-atender-plano-dos-correios-apos-calote-milionario/

https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/beneficiario/garantia-de-atendimento-ans-divulga-resultados-do-4o-trimestre-de-2024


Senhores Diretores,

A ADCAP – Associação dos Profissionais dos Correios, inscrita no CNPJ sob o nº 56.990.567/0001-07, entidade nacional representativa dos empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), vem, por meio deste ofício, registrar formalmente sua indignação e exigir providências imediatas diante dos fatos gravíssimos recentemente veiculados pela imprensa nacional. Destacamos, em especial, a matéria publicada pela Revista Veja, que relata atrasos nos repasses financeiros dos Correios à Postal Saúde, resultando na suspensão de atendimentos e inadimplemento generalizado com prestadores de serviços assistenciais.

O cenário descrito é extremamente alarmante. A interrupção de atendimentos e o colapso nas relações com a rede credenciada representam flagrante violação ao direito fundamental à saúde (artigos 6º e 196 da Constituição Federal), além de configurarem descumprimento das obrigações contratuais assumidas tanto pela Operadora quanto pela Mantenedora perante seus Credenciados e Beneficiários — estes, inclusive, contribuem mensalmente para manter o plano de assistência médico-hospitalar e odontológico.

A inadimplência com prestadores, além de afetar diretamente os usuários, compromete a credibilidade institucional da Postal Saúde, com possíveis repercussões jurídicas e administrativas graves.

Destacamos que a situação descrita afronta os dispositivos da Lei nº 9.656/98, especialmente no que diz respeito à garantia de cobertura integral, continuidade dos atendimentos e manutenção da rede credenciada. Da mesma forma, levanta preocupações quanto ao cumprimento das normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, notadamente a Resolução Normativa nº 566/2022, que assegura aos beneficiários prazos máximos para a realização de atendimentos.

Em consequência, alerta-nos ainda mais o fato de a Postal Saúde ter sido classificada pela ANS na terceira faixa – a pior faixa – no Monitoramento da Garantia de Atendimento (MGA) no último trimestre de 2024, conforme divulgado pela própria agência no dia 07/04/2024. Tal classificação evidencia que os problemas relatados já se refletem diretamente nos indicadores regulatórios da Operadora, com impactos concretos no acesso à assistência pelos beneficiários.

Diante desse contexto, requeremos os seguintes esclarecimentos, imediatos:

1. A veracidade e extensão dos atrasos nos repasses financeiros dos Correios à Postal Saúde;

2. O valor total da dívida acumulada com prestadores de serviços assistenciais e o plano de regularização;

3. As medidas emergenciais adotadas para a retomada integral dos atendimentos paralisados;

4. Os impactos esperados nos contratos vigentes e na sustentabilidade do plano de saúde.

Adicionalmente, reiteramos a necessidade urgente de garantir a participação efetiva dos representantes dos trabalhadores na governança da Postal Saúde, conforme previsto na Resolução Normativa nº 518/2022 da ANS. A ausência dessa representação afasta a gestão das reais necessidades dos beneficiários e compromete o controle social sobre os recursos que lhes pertencem.

Diante de todo o exposto, a ADCAP requer:

• Resposta, urgente, com todos os esclarecimentos solicitados;

• Agendamento de reunião entre a Diretoria da Postal Saúde, a Diretoria dos Correios e representantes da ADCAP, com pauta dedicada exclusivamente à crise instalada;

• Disponibilização de informações precisas sobre a comercialização de novos produtos.

A ADCAP acompanhará atentamente os desdobramentos deste episódio, inclusive acionando, se necessário, os órgãos de controle e fiscalização competentes.


Atenciosamente,
Roberval Borges Correa,
Presidente


C/Cópia: Diretoria dos Correios

quarta-feira, 16 de abril de 2025

Ação coletiva da ADCAP para integração do auxílio alimentação como salário no benefício previdenciário

 Nº 259 - 16/04/2025

Considerando consulta de associados e tendo em vista, que os trabalhadores dos Correios recebiam de forma habitual verba de caráter remuneratório a título de Vale Alimentação/Vale Refeição e os valores NÃO sendo considerados no cálculo da Renda Mensal Inicial – RMI do benefício, a  ADCAP decidiu ingressar em nome de todos os associados, ativos e aposentados,  com ação que objetiva  revisar benefícios previdenciários, para que seja incluído como salário contribuição as verbas pagas mensalmente a título de Vale Alimentação e/ou Vale Refeição, garantindo o direito ao melhor benefício previdenciário.  

Nesse sentido, tais parcelas remuneratórias devem integrar a base de cálculo do benefício, como salário de contribuição, impondo-se a revisão do benefício com pagamento das diferenças que se formaram em parcelas vencidas. 

Como se trata de ação de revisão de aposentadoria não interfere se o Segurado se aposentou e continuou trabalhando, por isso a medida se aplica aos associados com contrato ativo também. 

Importante destacar que a revisão da aposentadoria tem prazo limite para ser realizada de 10 (dez) anos contados a partir da data da concessão do benefício previdenciário, quando ocorre a decadência do direito.

No entanto, em razão da Ação coletiva da ADCAP ocorre, exclusivamente para os associados, a chamada interrupção de decadência, assim, associados que se aposentaram, a partir de 04/08/2011, podem ter os cálculos realizados para verificar se há vantagem financeira.

A ADCAP disponibiliza sem custos os cálculos para saber se o associado possui vantagem na incorporação dos vales ao seu benefício, bastando enviar e-mail para: valealimentacao@adcap.org.br solicitando avaliação.


 

Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 15 de abril de 2025

Plano de Demissão Voluntário-PDV: Permanência de vínculo com ADCAP

O associado que optar por sair no PDV dos Correios, pode ficar tranquilo, pois seus direitos sobre as ações coletivas impetradas pela ADCAP Nacional, que tramitam na justiça, serão mantidos mesmo com o seu desligamento dos Correios.

Importante, que logo após o desligamento dos Correios, o sócio procure a Associação e atualize as informações, conforme passo a passo a seguir:

1) Comunicar à ADCAP o desligamento pelo PDV por meio dos contatos abaixo:

ADCAP NACIONAL

(61) 3327-3109
(61) 3327-3650
cadastro@adcap.org.br
mensalidade@adcap.org.br

2) Acessar o Portal do Associado pelo endereço:

https://associado.adcap.org.br/app/#/filiacao

3) Preencher o formulário de Autorização – filiação de sócio aposentado, informar dados pessoais e finalizar o cadastro com sucesso.

O valor da contribuição mensal do sócio aposentado será de R$ 40,10 (quarenta reais e dez centavos). Devendo o desconto ser feito junto ao benefício Postalis ou pelo Cartão de Crédito via PagSeguro.


✅ ADCAP em defesa dos direitos dos seus sócios e dependentes!


Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Debate sobre a Realidade e Perspectiva Postal na live da ADCAP


Nesta quarta-feira, 09/04, a ADCAP realizou uma importante live, com o objetivo de debater sobre a atual situação dos Correios seus desafios. Com Mediação da Diretora de Comunicação Sheyla Belíssimo, a live contou com a participação de grandes convidados, experientes e entendedores do Serviço Postal Nacional:

➡️ Marcos César - Ex integrante do Conselho de Administração dos Correios de 2013 a 2018, executivo com especialização em serviços postais e atualmente empresário varejista; ➡️ Prof. Doutor João Pinheiro - Pesquisador do tema Postal Administrador e Sociólogo, com Doutorado e Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde realiza pesquisas e estudos sobre o Comportamento Organizacional. Possui mais de 60 livros e e-books publicados como autor, coautor e organizador. Sua Tese de Doutorado versa sobre o desenvolvimento do Estado Brasileiro, com foco no Serviço Postal Nacional e ➡️ Luiz Nassif - Jornalista Econômico, Diretor do Jornal GGN e desde 1996 prevendo a importância dos Correios para a economia e ainda Roberval Borges - Presidente da ADCAP.

Um diálogo com abordagens diferentes sobre as perspectivas do setor postal e dos Correios. Visões complementares do ponto de vista da economia nacional, da pesquisa sociológica e do empreendedor brasileiro foram apresentadas pelos palestrantes. Os arranjos produtivos digitais, a vertebração do Estado e os desafios e oportunidades para o setor postal foram temas de excelência debatidos na live.

➡️ Se você perdeu a live, assista na íntegra pelo Youtube da ADCAP Nacional: https://www.youtube.com/watch?v=V1Ok7gDTunI 

 

Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Atualize seus dados para votar nas eleições do Conselho de Administração dos Correios - CA Gestão 2025-2027

 ⚠️ Associado ADCAP que ainda está na ativa dos Correios, atenção!

Para estar apto a votar nas eleições do Conselho de Administração dos Correios que acontecerão entre os dias 12 e 19/5 é importante que os empregados estejam com seus dados atualizados junto aos Correios.

Verifique agora seu cadastro e atualize, se necessário, seu e-mail pessoal e número de celular no app Sou Correios, na opção Dados Pessoais. Para outras atualizações cadastrais, abra um chamado no Help Desk dos Correios pelo link https://itsm.correios.com.br e utilize o formulário “8.36 - Atualização Cadastral – Dados funcionais e pessoais”.

Se tiver dúvidas sobre o acesso à plataforma de votação que ocorrerá pelo site ca.eleja.com.br, fale com os membros da subcomissão eleitoral de sua Superintendência Estadual, indicados na PRT/DIGEP-033/2025, disponível no site: https://ca.eleja.com.br/index!download.action?documentoSelecionado.id=3149.

Esteja preparado para o momento de escolher de forma consciente e efetiva o seu representante no CA dos Correios. Atualize seus dados!


Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 8 de abril de 2025

Ação coletiva para os aposentados e trabalhadores dos Fundos BD e PostalPrev

 Nº 258 - 08/04/2025


Considerando consulta de associados, informamos que a ADCAP ingressou com ação coletiva no sentido de discutir o direito de opção pelo regime tributário regressivo para os aposentados e trabalhadores dos Correios vinculados aos Fundos BD e PostalPrev. 

Desta forma, esclarecemos aos associados que não há necessidade de ingresso com ação individual relativa a esse tema, pois todos associados estão representados nessa ação coletiva.


Direção Nacional da ADCAP.