sábado, 5 de abril de 2025

Resultados das Eleições ADCAP Nacional e Núcleos Regionais – Triênio 2025 – 2028

Neste dia 05 de abril de 2025, às 17h conforme cronograma divulgado, ocorreu apuração das Eleições para Diretoria Executiva e Conselho Fiscal Nacional da ADCAP, bem como dos Núcleos Regionais. Divulgamos a seguir o resultado final obtido.

Chapa Única ADCAP Nacional – Juntos Somos Mais Fortes

➡️ Confira o resultado Nacional: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-nacional-trienio-2025-28


3.676 Votos
137 Votos Nulos  

Conselho Fiscal Nacional

1) Sandra Moreira – DR/RJ  /  730 Votos
2) Gilberto Matos Sobrinho – MG /  649 Votos
3) Marcio Varallo Ribeiro da Silva - BSB /  643 Votos
4) Reinaldo Antonio Castro – DR/RS /  495 Votos
5) Fabiano Mathias - SPI /  460 Votos
6) Wagner Catarino – SPM /  266 Votos
7) Paulo Cesar Bezerra de Lima - PB /  258 Votos
8) Jayme Aranha Chacon Junior - AM /  175 Votos

135 Votos Nulos 

➡️ Confira o resultado dos Núcleos Regionais

AL: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-al-trienio-2025-2028 

AM/RR: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-am-rr-trienio-2025-2028 

BA: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-ba-trienio-2025-2028 

BSB: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-bsb-trienio-2025-2028 

CE: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-ce-trienio-2025-28

MG: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-mg-trienio-2025-2028 

MS: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-ms-trienio-2025-2028 

PA/AP: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-pa-ap-trienio-2025-2028 

PE: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-pe-trienio-2025-2028 

PI: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-pi-trienio-2025-2028 

PR: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-pr-trienio-2025-2028 

RJ: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-rj-trienio-2025-2028 

RO/ACR: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-ro-acr-trienio-2025-2028 

RS: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-rs-trienio-2025-2028 

SC: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-sc-trienio-2025-2028 

SE: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-se-trienio-2025-2028 

SPI: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-spi-trienio-2025-2028 

SPM : https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-spm-trienio-2025-2028  


Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro
Presidente da Junta Eleitoral

quarta-feira, 2 de abril de 2025

ALERTA! Cuidado com mensagens em nome de escritórios de advocacia tratando de ações coletivas da ADCAP

Alguns associados nos relataram, que receberam contato de supostos escritórios de advocacia tratando de ações coletivas da ADCAP, para prestar informações sobre eventuais processos ganhos e solicitando que os associados entrem em contato para prosseguimento ou mesmo, para esclarecimentos de dúvidas, colocando canais à disposição (WhatsApp, e-mail ou telefone. Em dois casos recentes, seriam representantes dos escritórios Cezar Britto Advogados Associados e/ou Azevedo Advocacia. 

Tratam-se de GOLPES, pois nenhum escritório de advocacia está autorizado a contatar diretamente nossos associados para tratar de ações coletivas da ADCAP, visto que todo contato acontece através da própria ADCAP ou após informação específica da Associação aos seus associados.

Dessa forma, alertamos que a ADCAP e os escritórios mencionados desconhecem as pessoas que estão realizando esses contatos e orientam os associados a não fornecerem qualquer tipo de documento, informação pessoal ou efetuar qualquer tipo de pagamento para essa pessoa.

Informações sobre o andamento dos processos são realizados pela ADCAP ou podem ser confirmadas mediante consulta na respectiva ação coletiva, por meio de acesso com login pessoal ao sistema de consulta dos processos judiciais da ADCAP: https://sis.adcap.org.br/

A ADCAP ressalta a importância de que os associados não forneçam documentos e tampouco dados pessoais para supostas ações judiciais da ADCAP de remetentes desconhecidos os quais não sejam os parceiros oficiais da Associação. Em caso de dúvidas, sempre consulte a ADCAP pelo fone  +55 61 3327-3109    /   0800 600 3650 ou e-mails adcap@adcap.org.br ou apoiojuridico@adcap.org.br


Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 1 de abril de 2025

Prévias da ADCAP - Eleição ao Conselho de Administração dos Correios

“ADCAP lança prévias para escolher associado, em atividade nos Correios, para ser apoiado na Eleição ao Conselho de
Administração dos Correios”


Os Correios divulgaram dia 31/03/25, o Regulamento Eleitoral para eleição do representante dos trabalhadores no Conselho de Administração dos Correios - veja documento no link: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Regulamento.pdf 

A ADCAP, dentro de um processo democrático e transparente, sempre realiza prévias dentre seus associados para definir o candidato que apoiará no pleito organizado pelos Correios.

O cronograma das prévias, em razão do curto espaço de tempo definido no Regulamento dos Correios (a inscrição ao pleito dos Correios se encerrará dia 09/04/2025), consta no Edital que pode ser visto no link abaixo. Os requisitos para participar das prévias também constam no Edital.

Temos enorme orgulho de ao longo do processo de participação dos trabalhadores no Conselho de Administração dos Correios contarmos sempre com representantes capazes, influentes e muito bem-preparados, que contribuíram com resultados destacados dos Correios, situação distinta vivida atualmente.

Esperamos nestas prévias contar com profissionais comprometidos com os Correios, sua sustentabilidade e com visão estratégica para recolocar a empresa em novo rumo.

➡️ Confira o Edital: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Edital-de-convocacao-previas-CA.pdf 

➡️ Termo de Compromisso: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Termo-de-Compromisso-Previas-CA-1.pdf 

➡️ Ficha Cadastro de Administrador:  https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Cadastro-de-Administrador.pdf

 


Direção Nacional da ADCAP.

ADCAP encaminha questionamento a Postal Saúde e Correios

Temos recebido reiteradas informações de suspensão de atendimento pela rede credenciada da Postal Saúde.

Considerando a gravidade e riscos a qualidade de vida dos associados, a ADCAP enviou carta à Direção da Postal Saúde e dos Correios solicitando informações e providências imediatas visando restabelecer os atendimentos aos participantes.

Abaixo a transcrição da carta enviada:


CT/ADCAP – 012/2025
Brasília, 01 de abril de 2025.


Ao Senhor
Eli Pinto de Melo Junior
Diretor Presidente do Postal Saúde
Setor Hoteleiro Sul (SHS), Quadra 2, Bloco B
Edifício Telex Asa Sul – Brasília/DF – CEP 70312-970

Assunto: Suspensão Generalizada de Atendimentos Médicos – Solicitação de Esclarecimentos Urgentes

Prezado Presidente,

A Associação dos Profissionais dos Correios - ADCAP, representante de milhares de trabalhadores dos Correios, vem manifestar veementemente nossa profunda indignação e absoluto repúdio diante da situação grave e inaceitável que se instaurou nesta data, envolvendo a suspensão de atendimentos aos beneficiários da Postal Saúde em clínicas, hospitais, laboratórios e cooperativas médicas por todo o país.

Fomos surpreendidos, por meio de inúmeras denúncias de nossos associados, com o bloqueio generalizado de atendimentos, sem qualquer aviso prévio ou comunicação formal por parte dessa operadora de saúde. Consultas, exames e inclusive procedimentos cirúrgicos previamente agendados foram sumariamente cancelados ou negados, gerando caos, insegurança e revolta entre os beneficiários, que se viram completamente desamparados no momento em que mais precisavam do plano de saúde ao qual contribuem regularmente.

É inadmissível que trabalhadores e seus dependentes – todos rigorosamente adimplentes com suas mensalidades – sejam tratados com tamanho descaso e desrespeito. A ausência de transparência e de informação oficial agrava ainda mais o cenário, ampliando a angústia e a sensação de abandono entre os beneficiários.

Diante disso, requeremos esclarecimentos imediatos e formais por parte da Postal Saúde, a respeito:

1. Das razões concretas que motivaram a suspensão de atendimentos por parte de prestadores em diversas regiões do país;

2. Dos esforços e medidas que estão sendo adotadas para a regularização urgente da situação;

3. Da previsão realista e formal para o restabelecimento integral dos serviços prestados à nossa base de associados e a todos os beneficiários do plano.

A saúde e a dignidade dos trabalhadores dos Correios não podem ser tratadas com improviso e negligência. A Postal Saúde tem o dever contratual, ético e moral de prestar os devidos esclarecimentos e, acima de tudo, garantir a continuidade e a confiabilidade no atendimento médico de seus beneficiários.

Certos de sua atenção, aguardamos um posicionamento claro e urgente, sob pena de adotarmos as medidas legais cabíveis para assegurar os direitos dos nossos associados.


Atenciosamente,
Roberval Borges Correa,
Presidente.

Eleições da ADCAP Nacional e Núcleos Regionais – Senhas e Período de Votação

O período de votação para as Eleições da ADCAP Nacional e Núcleos Regionais terá início às 12h de hoje, 01 de abril e finalizado em 05 de abril, às 17h, horário de Brasília. O associado receberá duas senhas por e-mail: uma para votação da ADCAP Nacional e outra para votação dos Núcleos Regionais. O processo é simples e rápido para que todos os associados possam participar e exercer o seu direito de votar. Basta informar seus dados com atenção, avaliar as chapas e candidatos e clicar para votar.

Como Votar - (Nacional e Regional)

As senhas já foram enviadas por e-mail. (Não deixe de verificar no spam). Mas caso não receba, você poderá recuperá-la, somente após a abertura da votação, dia 01, acessando o link abaixo e clicando em “Solicitar Senha”, que será encaminhada para o e-mail informado, bem como por meio de SMS para o seu celular.

Clique no link para Votar na Nacional: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-nacional-trienio-2025-28   (Disponível para votar e solicitar senha, a partir das 12h de 01 de abril). 


Chapa Nacional, Conselho Fiscal Nacional e Núcleos Regionais


➡️ Chapa Única – ADCAP Juntos Somos Mais Fortes

Presidente: Roberval Borges Correa – PR
Vice-Presidente: Maurício Fortes Garcia Lorenzo – BA
Secretário-Geral: Rogiero Victor De Andrade – SPI
Diretor Administrativo e Financeiro: Luiz Alberto Menezes Barreto – GO
Diretor de Comunicação e Desenvolvimento: Sheyla de Brito Belíssimo Zanini – SPI
Diretor Jurídico: Claudio de Souza Quaresma – RJ
Diretor de Relações Funcionais: Mirta Maria Gomez Uliana – RS
Diretor de Relações Externas: José Maria dos Santos Silva – BSB
Diretor de Aposentados e Previdência: Carlos Roberto de Santa’Ana Melo – SPM

Plataforma

 • Desenvolver ações em defesa dos interesses dos associados.

 • Desenvolver ações em defesa dos interesses institucionais e da sustentabilidade da ECT e de suas ligadas Postalis e Postal Saúde.

 • Atuar para que a Diretoria Executiva da ECT seja formada por profissionais qualificados da empresa e com autonomia de gestão. Fim do aparelhamento político.

 • Atuar para que a gestão dos POSTALIS seja voltada para os interesses dos participantes e sustentabilidade do instituto.

 • Dar continuidade as ações protetivas e garantidoras dos direitos a que fazem jus participantes e assistidos do Postalis, nas esferas jurídica, política e administrativa.

 • Atuar para que a gestão da Postal Saúde seja voltada para os interesses dos empregados ativos e aposentados.

 • Atuar para a eleição dos associados da ADCAP para os Conselhos do Postalis, da Postal Saúde e para o Conselho de Administração da ECT, bem como buscar parcerias para garantir a representatividade almejada.

 • Buscar inserir a ADCAP nas negociações dos acordos coletivos de trabalho da ECT e nas discussões de políticas profissionais junto a ECT, tais como: revisão do PCCS, critério para ocupação de funções na ECT, PLR, revisão das tabelas salariais e de funções, reposição de vagas e a retomada dos cursos de formação profissional voltados para os processos da empresa.

 • Promover ações para o bom relacionamento com outras instituições representativas dos empregados e aposentados.

 • Defender a aplicação das Leis das Profissões.

 • Fortalecer a luta contra a profissionalização da gestão dos Correios.

 • Melhorar as opções da plataforma ADCAP Benefícios, especialmente com soluções de lazer.

 • Implementar a solução ADCAP Assistência Saúde.

 • Lutar pelo veto (1712).

 • Modernizar e informatizar a gestão da ADCAP.

 • Fortalecer a presença da ADCAP Nacional em eventos informativos dos núcleos.

 • Implantar a ADCAP Itinerante nos Núcleos Regionais.

 • Modernizar e melhorar o processo de comunicação com os associados.


➡️ A seguir, apresentamos as candidaturas ao Conselho Fiscal Nacional:


1) Fabiano Mathias - SPI

2) Gilberto Matos Sobrinho – MG       

3) Jayme Aranha Chacon Junior – AM

4) Marcio Varallo Ribeiro da Silva - BSB  

5) Paulo Cesar Bezerra de Lima - PB     

6) Reinaldo Antonio Castro – DR/RS

7) Sandra Moreira – DR/RJ

8) Wagner Catarino – SPM


Para conhecer cada candidato da Nacional, Conselho Fiscal Nacional e seus respectivos currículos basta acessar o seguinte link: https://adcap.org.br/index.php/eleicoes-adcap-nacional-trienio-2022-2025-3/  


Núcleos Regionais

Alguns Núcleos Regionais também estão promovendo eleições para a troca de suas diretorias e conselhos fiscais. Clique e conheça todos e também orientações de votação.

AL: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-al-trienio-2025-2028 

AM/RR: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-am-rr-trienio-2025-2028 

BA: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-ba-trienio-2025-2028 

BSB: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-bsb-trienio-2025-2028 

CE: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-ce-trienio-2025-28

MG: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-mg-trienio-2025-2028 

MS: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-ms-trienio-2025-2028 

PA/AP: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-pa-ap-trienio-2025-2028 

PE: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-pe-trienio-2025-2028 

PI: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-pi-trienio-2025-2028 

PR: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-pr-trienio-2025-2028 

RJ: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-rj-trienio-2025-2028 

RO/ACR: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-ro-acr-trienio-2025-2028 

RS: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-rs-trienio-2025-2028 

SC: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-sc-trienio-2025-2028 

SE: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-se-trienio-2025-2028 

SPI: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-spi-trienio-2025-2028 

SPM : https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-spm-trienio-2025-2028  


Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 27 de março de 2025

Perdeu a live sobre Imposto de Renda? Assista na íntegra aqui e tire todas as suas dúvidas!


Ontem, 26 de março, a ADCAP realizou uma importante Live de interesse dos associados, sobre o tema atual, Imposto de Renda, com todos os esclarecimentos e orientações. A live contou com a apresentação de Jorge Ribeiro - Contador e Especialista no tema, Mediação de Sheyla Belíssimo - Diretora de Comunicação da ADCAP e participação de Roberval Borges - Presidente da ADCAP.

Dúvidas de como o aposentado deve declarar as contribuições extraordinárias do fundo BD; como fazer o lançamento dos descontos para maiores de 65 anos de quem recebe de duas fontes; por que todo ano a declaração cai em malha fina pelo mesmo motivo: contribuição Postalis divergente; a partir de que idade precisa fazer a declaração? quando o contribuinte faz 65 anos no exercício fiscal ele pode utilizar todo o valor dedutível? Ou será proporcional? entre outras questões, estão esclarecidas na live.
 

📍 Se perdeu a live assista na íntegra aqui: https://www.youtube.com/watch?v=4PWB0V7PF-c


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 26 de março de 2025

Correios do Brasil – Confiança no Futuro

Os Correios do Brasil, durante décadas. foi a instituição de maior confiança do brasileiro, ao lado da família e dos bombeiros. Do mesmo modo, durante vários anos foi a empresa pública melhor gerida, conquistando prêmios nacionais e internacionais de eficiência e inovação.

“Os Correios venceram o prêmio Marcas de Confiança 2012 — Categoria Institucional, da Revista Seleções. Essa é a 11ª vez consecutiva que a empresa recebe o prêmio, fruto de uma das mais respeitadas pesquisas de opinião do País, realizada pela revista Seleções em parceria com o Ibope Inteligência.

Na avaliação, feita pela internet, 1.500 participantes identificaram os campeões de confiança em diversas categorias de produtos, marcas, instituições, profissões e personalidades brasileiras. Os Correios ganharam na categoria “Instituições”, com 79% dos votos, seguido pela moeda Real.

Os Correios também estão entre as 20 maiores empresas do Brasil de acordo com a classificação feita pela Melhores e Maiores da Revista Exame. Ficaram ainda entre as 30 primeiras empresas do ranking Valor 1000, do jornal Valor Econômico.”. (disponível em https://www.acritica.net/editorias/geral/correios-e-a%20instituicao-mais-confiavel-do-brasil/65653/ )

Na gestão do governo Bolsonaro, de 2018 a 2022, a orientação do Governo Federal, único acionista da empresa pública, foi no sentido de privatizar a empresa, iniciativa rejeitada pela sociedade civil e pelo Congresso Nacional. Entretanto, houve significativos prejuízos aos negócios da Empresa, com redução de investimentos e “sucateamento” da sua infraestrutura operacional.

Iniciado o novo governo, o Presidente Lula retirou os Correios da lista de empresas submetidas ao processo de desestatização.

A ADCAP, Associação dos Profissionais dos Correios que congrega mais de 20.000 associados em todo o País, ainda no período eleitoral, apresentou a todos os candidatos CARTA COMPROMISSO por meio da qual apontava as premissas, a realidade, as perspectivas e os compromissos que o novo governo deveria ter com os serviços de Correios. 

COMPROMISSOS

Os compromissos dos candidatos devem ser assertivos em reconhecer a relevância dos serviços postais para a sociedade e o desenvolvimento do Brasil, apoiando e defendendo a continuidade do Correio como empresa pública, de qualidade, presente em todo o território nacional, contribuindo para a integração e desenvolvimento nacional.

Relevante, também, manifestação afirmativa de apoio à modernização, gestão técnica e desenvolvimento dos Correios, orientando sua liderança para adoção de medidas necessárias para que o Correio se constitua em referência mundial no setor em que atua, mantendo e aperfeiçoando sua, importante e fundamental, participação na vida de milhões de brasileiros, desde os grandes centros até os rincões mais remotos do país.

Indispensável que o candidato manifeste concordância com a manutenção da autossustentabilidade dos Correios, garantindo tarifas atualizadas, disponibilidade de recursos para investimento e autonomia de gestão para cumprir seu papel na universalização dos serviços e competitividade nos segmentos concorrenciais.

As indicações da necessidade de modernização da empresa, de gestão técnica e de manutenção rigorosa das contas para preservar a autossustentabilidade dos Correios, se constituíam em elementos centrais para a reafirmação da empresa admirada e reconhecida, historicamente, pelos brasileiros.

De modo diverso, o que se constata, após mais de dois anos do atual governo, é a escolha de lideranças despreparadas, que utilizam o compadrio e indicações meramente políticas e partidárias como medida de escolha e designação nas posições de comando nos Correios e que levaram a empresa à situação de “fundo do poço”.

As informações correntes, e que estarão lançadas nas contas anuais da empresa de 2024, comprovam que a empresa gasta mais que arrecada, não tem projetos de produtos para o presente nem de desenvolvimento sustentável para seu futuro. 

A administração repete discurso que novas iniciativas de modernização irão ocorrer em breve, mas não aponta como garantirá o pagamento dos fornecedores no corrente mês, os compromissos de investimento assumidos e, principalmente, os salários dos trabalhadores do mês seguinte. 

Como empresa de logística, os Correios dependem das rotas contratadas para transportar as comunicações e mercadorias confiadas aos seus serviços, e o que os fornecedores manifestam é estarrecedor:

“Brasília, 20 de Março de 2025.

Excelentíssimo Senhor, Presidente dos Correios e Telégrafos

As empresas de transportes arroladas abaixo com sede em diversas regiões do Brasil, vêm através de seus representantes legais, perante Vossa Excelência, informar que iremos suspender a execução dos transportes de Cargas em âmbito nacional, em virtude da falta de pagamentos, e, ainda do corte abrupto do valor presente.

Os pagamentos não estão sendo regulares, conforme relatos de cada empresa em particular, além do descumprimento da data prevista para pagamento, conforme previsão contratual, o que torna inadmissível, a continuidade das execuções dos serviços.

No entanto, informamos que iremos executar as linhas de transportes até a data do dia 21/03/2025, e, caso os pagamentos não sejam retomados até essa data, iremos paralisar a execução dos transportes de cargas em todo o Brasil, dos fornecedores prestadores de transportes dos Correios.

Assim, reivindicamos também o retorno imediato do valor presente, pois o corte abrupto tem prejudicado as empresas que costumeiramente fazem uso desse adiantamento.

Diante do exposto, requeremos regularidades de pagamentos dos fornecedores de transportes, pois a execução é bem dispendiosa, e retorno imediato do valor presente, sob pena de suspensão geral dos transportes de cargas no Brasil dos fornecedores arrolados abaixo, com data prevista para o dia 24/03/2025.”

Os associados da ADCAP, profissionais da ativa e aposentados, tem diversas sugestões para retirar a empresa dessa situação caótica, mas nenhuma sugestão terá qualquer possibilidade de sucesso sem gestão profissional, que tenha conhecimento da natureza e complexidade dos serviços de Correios e que tenha compromisso, verdadeiro, com a sociedade brasileira, com os trabalhadores dos Correios e, principalmente, com a eficiência da gestão pública.

➡️ Conhecer Carta Compromisso: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Carta-Compromisso-candidatos.pdf

➡️ Conhecer Carta Fornecedores: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Carta-Assinado.pdf


Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 24 de março de 2025

Live: Imposto de Renda


➡️ Nessa quarta-feira: Live do tema atual, Imposto de Renda, com todos os esclarecimentos e orientações. 

🗓️ 26/03
⏰ 19h30

📍 Pelo Youtube da ADCAP Nacional: https://www.youtube.com/watch?v=4PWB0V7PF-c


Direção Nacional da ADCAP.

ADCAP busca explicação para suspensão do PDV

Considerando demanda de diversos associados enviamos carta ao Presidente dos Correios explicitando a indignação dos trabalhadores com a abrupta interrupção do cronograma de desligamentos de trabalhadores que aderiram ao PDV, bem como, buscando informações sobre a retomada do processo.

Leia carta na íntegra aqui: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/CT-009-desligamentos-no-PDV2024.pdf 



Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 21 de março de 2025

Eleições ADCAP Nacional e Núcleos Regionais - Triênio 2025/2028

Conheça os candidatos da Chapa Única para direção Nacional da ADCAP, seu Conselho Fiscal e Plataforma de campanha, bem como os candidatos aos Núcleos Regionais pelos links logo abaixo.

➡️ Chapa Única – ADCAP Juntos Somos Mais Fortes

Presidente: Roberval Borges Correa – PR
Vice-Presidente: Maurício Fortes Garcia Lorenzo – BA
Secretário-Geral: Rogiero Victor De Andrade – SPI
Diretor Administrativo/Financeiro: Luiz Alberto Menezes Barreto – GO
Diretor de Comunicação e Desenvolvimento: Sheyla de Brito Belíssimo Zanini – SPI
Diretor Jurídico: Claudio de Souza Quaresma – RJ
Diretor de Relações Funcionais: Mirta Maria Gomez Uliana – RS
Diretor de Relações Externas: José Maria dos Santos Silva – BSB
Diretor de Aposentados e Previdência: Carlos Roberto de Santa’Ana Melo – SPM

Plataforma

 • Desenvolver ações em defesa dos interesses dos associados.

 • Desenvolver ações em defesa dos interesses institucionais e da sustentabilidade da ECT e de suas ligadas Postalis e Postal Saúde.

 • Atuar para que a Diretoria Executiva da ECT seja formada por profissionais qualificados da empresa e com autonomia de gestão. Fim do aparelhamento político.

 • Atuar para que a gestão dos POSTALIS seja voltada para os interesses dos participantes e sustentabilidade do instituto.

 • Dar continuidade as ações protetivas e garantidoras dos direitos a que fazem jus participantes e assistidos do Postalis, nas esferas jurídica, política e administrativa.

 • Atuar para que a gestão da Postal Saúde seja voltada para os interesses dos empregados ativos e aposentados.

 • Atuar para a eleição dos associados da ADCAP para os Conselhos do Postalis, da Postal Saúde e para o Conselho de Administração da ECT, bem como buscar parcerias para garantir a representatividade almejada.

 • Buscar inserir a ADCAP nas negociações dos acordos coletivos de trabalho da ECT e nas discussões de políticas profissionais junto a ECT, tais como: revisão do PCCS, critério para ocupação de funções na ECT, PLR, revisão das tabelas salariais e de funções, reposição de vagas e a retomada dos cursos de formação profissional voltados para os processos da empresa.

 • Promover ações para o bom relacionamento com outras instituições representativas dos empregados e aposentados.

 • Defender a aplicação das Leis das Profissões.

 • Fortalecer a luta contra a profissionalização da gestão dos Correios.

 • Melhorar as opções da plataforma ADCAP Benefícios, especialmente com soluções de lazer.

 • Implementar a solução ADCAP Assistência Saúde.

 • Lutar pelo veto (1712).

 • Modernizar e informatizar a gestão da ADCAP.

 • Fortalecer a presença da ADCAP Nacional em eventos informativos dos núcleos.

 • Implantar a ADCAP Itinerante nos Núcleos Regionais.

 • Modernizar e melhorar o processo de comunicação com os associados.


➡️ A seguir, apresentamos as candidaturas ao Conselho Fiscal Nacional:

1) Fabiano Mathias - SPI
2) Gilberto Matos Sobrinho – MG
3) Jayme Aranha Chacon Junior – AM
4) Marcio Varallo Ribeiro da Silva - BSB
5) Paulo Cesar Bezerra de Lima - PB
6) Reinaldo Antonio Castro – DR/RS
7) Sandra Moreira – DR/RJ
8) Wagner Catarino – SPM

Para conhecer cada candidato da Nacional e seu respectivo currículo basta acessar o seguinte link: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-nacional-trienio-2025-28  

Núcleos Regionais

Paralelamente a Eleição da ADCAP Nacional, 17 (dezessete) Núcleos Regionais também irão promover eleições para a troca de suas diretorias e conselhos fiscais. Para conhecimento de todos disponibilizamos aqui os links de suas chapas. Clique e conheça todos.

NACIONAL:  https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-nacional-trienio-2025-28 

AL: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-al-trienio-2025-2028 

AM/RR: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-am-rr-trienio-2025-2028 

BA: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-ba-trienio-2025-2028 

BSB: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-bsb-trienio-2025-2028 

MG: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-mg-trienio-2025-2028 

MS: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-ms-trienio-2025-2028 

PA/AP: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-pa-ap-trienio-2025-2028 

PE: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-pe-trienio-2025-2028 

PI: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-pi-trienio-2025-2028 

PR: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-pr-trienio-2025-2028 

RJ: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-rj-trienio-2025-2028 

RO/ACR: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-ro-acr-trienio-2025-2028 

RS: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-rs-trienio-2025-2028 

SC: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-sc-trienio-2025-2028 

SE: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-se-trienio-2025-2028 

SPI: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-spi-trienio-2025-2028 

SPM : https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-spm-trienio-2025-2028 


O período de votação terá início às 12h do dia 01 de abril e finalizado em 05 de abril, às 17h, horário de Brasília. Duas senhas serão enviadas por e-mail: uma para votação da ADCAP Nacional e outra para votação dos Núcleos Regionais. 

Os links para votar e solicitar senha, caso não receba, serão os mesmos acima e deverá ser solicitada no período de votação (01 a 05/04, das 12h às 17h). 

 

Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 19 de março de 2025

Assembleia Geral Ordinária da ADCAP Nacional – Aprovação das Contas Exercício de 2024

A ADCAP, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Artigo 19 do Estatuto vigente, convoca todos os associados, que estejam em dia com as suas obrigações sociais, para Assembleia Geral Ordinária, que será realizada no dia 25 de março, das 14h às 17h, para a seguinte ordem do dia:

➡️ A Aprovação das Contas Gerais relativas ao exercício de 2024, que será a pauta da Assembleia e estará disponível para votação dos associados de forma mista, por meio remoto ou presencial na sede da ADCAP Nacional, em Brasília.

Como votar pelo sistema de assembleia remoto:

a) Acessar o link para conferir o material das contas gerais: https://sis.adcap.org.br/votacao/assembleia-geral-ordinaria-adcap-nacional-25-03-2025

b) As senhas serão enviadas entre os dias 20 a 22 para seu e-mail e caso não receba você deverá SOLCITAR SENHA no link acima, no período de votação (25 de março, das 14h às 17h). Preencha os dados solicitados e receba a sua senha do sistema.

c) Finalmente escolha APROVO, NÃO APROVO ou NULO e clique em OK para dar o seu voto, em cada item da pauta.

Qualquer dúvida ou problema encontrado para o exercício do voto, encaminhar para o e-mail: contatoadcap@adcap.org.br , que será respondido de imediato.


Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 18 de março de 2025

ADCAP condena processo eleitoral da Postal Saúde

Recentemente a Postal Saúde lançou edital para a eleição de representante dos empregados na Assembleia Geral, órgão máximo decisório da instituição.

Por entender que esta forma de representação não atende aos anseios dos associados, nem terá força para defender os interesses dos beneficiários, a ADCAP não apoia esta iniciativa!

Tal situação se torna clara quando levamos em consideração o fato de que conforme o estatuto o voto do representante eleito tem peso 3 no ato das votações e a mantenedora, Postalis e Postal Saúde tem peso 7, ou seja, as Assembleias Gerais são reuniões meramente homologatórias dos interesses da mantenedora. 

Posto isto, a ADCAP tem posição de não apoiar esta iniciativa, de outro modo a ADCAP quer um estatuto moderno, um regulamento que dê garantias de acesso aos beneficiários, qualidade na rede credenciada, transparência com a apresentação de balanços anuais e uma governança participativa e em defesa dos interesses dos beneficiários da Postal Saúde. 

Reafirmamos a necessidade de um novo estatuto que venha proporcionar uma gestão participativa e com compromisso com o beneficiário e seus dependentes.



Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 14 de março de 2025

Programa para preenchimento do Imposto de Renda 2025

A Receita Federal liberou na manhã da última quinta-feira, 13, o programa para preenchimento do Imposto de Renda 2025. Importante destacar, porém, que o prazo para envio da declaração começa na segunda-feira, 17, e se estenderá até 30 de maio.

Clique aqui para fazer o download, do programa:


Pelo computador, o contribuinte poderá baixar programas para os sistemas operacionais Windows, MacOS, Linux e Multi acessando a página da Receita Federal em Programas de Declaração. Basta clicar na opção Programa IRPF 2025, Ano-calendário 2024.

Já a declaração pré-preenchida só será disponibilizada a partir de 1º de abril. A partir dessa data a declaração do Imposto de Renda também poderá ser preenchida de forma online, pelo e-CAC, sem precisar baixar ou instalar nenhum programa, ou, ainda, pelo app Receita para celulares e tablets.

Uma das principais mudanças foi a alteração no valor de rendimentos tributáveis anuais que obrigam a entrega da declaração, de R$ 30.639,90 para R$ 33.888,00. A Receita também alterou o limite da receita bruta de obrigatoriedade para atividade rural, de R$ 153.999,50 para R$ 169.440,00.

Cronograma do Imposto de Renda 2025

• 13/março – Publicação da Instrução Normativa IRPF
• 13/março – Liberação do programa (PGD IRPF) para preenchimento
• 17/março – Início das transmissões pelo programa (PGD IRPF) 2025
• 01/abril – Implantação da solução online (MIR) preenchimento e entrega e liberação da declaração pré-preenchida
• 9/maio – Opção pelo débito automático da 1ª quota de pagamento ou quota única
• 30/maio – Vencimento da 1ª quota de pagamento ou quota única

Quem é obrigado a declarar em 2025

Rendimentos Tributáveis: Contribuintes que receberam em 2024 acima do limite estipulado pela Receita Federal, de R$ 33.888,00, como salários e aluguéis, aposentadoria e pensão;
Rendimentos Isentos ou tributados na fonte: Aqueles que receberam valores superiores a R$ 200 mil, mesmo que isentos, como indenizações trabalhistas ou rendimentos de poupança;
Atividade na Bolsa de Valores: Quem realizou operações na Bolsa com soma superior a R$ 40 mil ou obteve qualquer ganho sujeito à tributação;
Bens e Direitos: A posse ou propriedade de bens com valor superior a R$ 800 mil; além disso, realizar a venda de imóveis com isenção de IR condicionada à aquisição de outro imóvel também torna a declaração obrigatória;
Atividade Rural: Contribuintes com receita bruta acima de R$ 169.440,00 em atividades rurais durante 2024 devem incluir essas informações no documento;
Quem passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês e nessa condição encontrava-se em 31 de dezembro;
Em razão da Lei das Offshores, também é obrigatória a declaração referente à bens e direitos no exterior para quem optou por detalhar bens da entidade controlada como se fossem da pessoa física; possuir trust no exterior ou deseja atualizar bens no exterior;
Quem realizou a atualização de bens imóveis pagando ganho de capital diferenciado em dezembro/2024;
Quem auferiu rendimentos no exterior de aplicações financeiras e de lucros e dividendos.

Principais mudanças

A principal mudança nas regras de obrigatoriedade em relação ao ano passado foi a elevação limite anual de rendimentos tributáveis para ficar desobrigado de fazer a declaração, que passou de R$ 30.639,90 para R$ 33.888,00. O ajuste se deve a ampliação da faixa de isenção na tabela do IR anunciada em fevereiro de 2024.

Outra atualização ocorreu nos limites de renda bruta da atividade rural. Neste ano, a obrigatoriedade de declaração é para os contribuintes com receita bruta acima de R$ 169.440,00 em 2024, contra R$ 153.199,50 no ano anterior.

Também foram incluídas duas novas situações que torna obrigatória a declaração. A primeira é para quem participou do programa da Receita que permitiu a atualização de valor de bens imóveis sob condições especiais. A medida aceitou atualizações até 16 de dezembro de 2024. A segunda situação é para ganhos em investimentos financeiros no exterior, como lucros e dividendos. A tributação foi instituída no começo do ano passado.

A Receita também anunciou uma novidade nos critérios de prioridade no recebimento da restituição. O contribuinte que utilizar declaração pré-preenchida para o Imposto de Renda 2025 e optar pelo recebimento da restituição via Pix terá maior prioridade nos lotes de pagamento.

Para facilitar o preenchimento, a Receita também excluiu do programa do IR os campos:

Título de eleitor
Consulado/embaixada (quando residente no exterior)
Número do recibo da declaração anterior (quando declaração online)

Limites de dedução não mudam

Os limites não sofreram alteração em relação ao ano passado e são os seguintes:

Valor de dedução por dependente: R$ 2.275,08
Limite anual das despesas com instrução: R$ 3.561,50
Desconto simplificado: quem optar pela declaração simplificada, terá um desconto de 20% na renda tributável, limitado a R$ 16.754,34, mesmo valor do ano passado
Despesas médicas: as deduções continuam sem limite; contribuinte pode declarar todo o valor gasto e deduzi-lo do cálculo do Imposto de Renda

Nova regra de prioridade para receber a restituição

Contribuintes Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
Contribuintes Idosos com idade igual/superior a 60 anos, Deficientes e Portadores de Moléstia Grave;
Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e optaram por receber a restituição por PIX;
Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por PIX;
Demais Contribuintes.

Segundo a Receita, em todos os casos, o critério de desempate para receber primeiro a restituição será a data da entrega da declaração.

Quanto mais cedo o contribuinte enviar a declaração, maior a chance de entrar nos primeiros lotes de restituição. Mas se houver erros ou omissões na entrega, perde a posição na fila e corre o risco de cair em malha fina.

Calendário de pagamento de restituição em 2025

Primeiro lote: 30 de maio;
Segundo lote: 30 de junho;
Terceiro lote: 31 de julho;
Quarto lote: 29 de agosto;
Quinto e último lote: 30 de setembro


➡️ A ADCAP, por meio do endereço: apoioimpostoderenda@adcap.org.br , orientará os associados no caso de dúvida.


Fonte: https://istoedinheiro.com.br/receita-libera-programa-da-declaracao-do-imposto-de-renda-2025-veja-como-baixar/



Direção Nacional da ADCAP.

Redução da alíquota do IR para participantes do Fundo BD e PostalPrev

 Nº 256 - 14/03/2025

Após consultas de diversos associados sobre a possibilidade de redução da alíquota do IRPF aplicada sobre os recebimentos dos benefícios do Postalis e PostalPrev, em razão da mudança do regime de tributação do Progressivo para Regressivo, esclarecemos o seguinte:

1. A ADCAP possui ações para inibir a cobrança do IRPF sobre a parcela extraordinária do fundo BD, relativa aos equacionamentos de déficit;

2. ⁠Quanto ao regime de tributação aplicado, a legislação que trata da opção pelo regime de tributação: Progressivo ou Regressivo, teve recente alteração que permitiu que a opção de regime fosse feita no momento do início do benefício. Assim, quem ingressar em benefício atualmente pode fazer a opção pelo regime que melhor lhe interessar;

3. ⁠Quanto a alteração de regime de beneficiários e pensionista que já estão em gozo de benefício, a ADCAP está pesquisando junto a diversos especialistas para definir sobre possibilidade e viabilidade de ingresso com ação coletiva sobre esse tema, ou seja, sobre a possibilidade de mudança do regime de tributação tanto para o Postalis - BD Saldado, como para o POSTALPREV.



Direção Nacional da ADCAP.

Eleições ADCAP Triênio 2025/2028 – Homologação das candidaturas

Vencidos os prazos de impugnação das chapas, comunicamos a homologação das candidaturas, já que não houve pedidos de contestação da CHAPA Única – ADCAP Juntos Somos Mais Fortes, para a Diretoria Executiva, bem como dos candidatos ao Conselho Fiscal.

Conforme divulgado, a campanha eleitoral será de 16/03 a 05/04/25. Lembramos que as informações gerais das eleições da ADCAP Nacional e dos Núcleos Regionais estão disponibilizadas no portal da ADCAP: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-nacional-trienio-2025-28   

A seguir, apresentamos a única chapa inscrita que concorre à Diretoria Executiva:

➡️ CHAPA Única – ADCAP Juntos Somos Mais Fortes

Presidente: Roberval Borges Correa – PR
Vice-Presidente: Maurício Fortes Garcia Lorenzo – BA
Secretário-Geral: Rogiero Victor De Andrade – SPI
Diretor Administrativo e Financeiro: Luiz Alberto Menezes Barreto – GO
Diretor de Comunicação e Desenvolvimento: Sheyla de Brito Belissimo Zanini – SPI
Diretor Jurídico: Claudio de Souza Quaresma – RJ
Diretor de Relações Funcionais: Mirta Maria Gomez Uliana – RS
Diretor de Relações Externas: José Maria Dos Santos Silva – BSB
Diretor de Aposentados e Previdência: Carlos Roberto De Santa’Ana Melo – SPM

➡️ A seguir, apresentamos as candidaturas ao Conselho Fiscal Nacional:

1) Fabiano Mathias - SPI
2) Gilberto Matos Sobrinho – MG
3) Jayme Aranha Chacon Junior – AM
4) Marcio Varallo Ribeiro da Silva - BSB
5) Paulo Cesar Bezerra de Lima - PB
6) Reinaldo Antonio Castro – DR/RS
7) Sandra Moreira – DR/RJ
8) Wagner Catarino – SPM


Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro
Presidente da Junta Eleitoral

sexta-feira, 7 de março de 2025

Participe da Pesquisa sobre a Revisão do Estatuto da ADCAP!

A ADCAP está conduzindo um importante processo de revisão e atualização do seu Estatuto, com o objetivo de torná-lo mais moderno, transparente e alinhado às necessidades dos associados. Sua opinião é essencial para construirmos, juntos, uma ADCAP ainda mais forte e representativa.

🗓️Período da pesquisa: 07 à 17/03/2025

🔗Como participar?  Basta acessar o link: https://forms.gle/YmSg7npRzQ6puPNu5

Não deixe de contribuir com suas opiniões e sugestões. Contamos com você para essa construção coletiva!

Para incentivar a participação, todos os associados que responderem à pesquisa irão concorrer a um sorteio de brindes.  Logo divulgaremos mais detalhes!


Fique atento aos nossos comunicados e participe!



Grupo de Trabalho
Revisão Estatutária da ADCAP

Um maravilhoso dia a todas as mulheres!

 


Eleições ADCAP Nacional Triênio 2025/2028 – Candidatos ao Conselho Fiscal Inscritos - Retificação

Só agora, após a reclamação do candidato, é que foi constatado uma falha por parte da Secretaria da Junta Eleitoral, pois não foram juntados aos demais processos, a documentação da candidatura de FABIANO MATHIAS, para o Conselho Fiscal Nacional da ADCAP, remetida no prazo previsto no cronograma eleitoral.

Portanto, a junta eleitoral decidiu, incluir o nome do candidato na lista com os demais e dar um prazo de três (3) dias para impugnação da respectiva candidatura, que se encerará em  10/03/25.

Ficou assim então os candidatos ao Conselho Fiscal Nacional:

1) Fabiano Mathias - SPI
2) Gilberto Matos Sobrinho – MG
3) Jayme Aranha Chacon Junior – AM
4) Marcio Varallo Ribeiro da Silva - BSB 
5) Paulo Cesar Bezerra de Lima - PB
6) Reinaldo Antonio Castro – DR/RS
7) Sandra Moreira – DR/RJ
8) Wagner Catarino – SPM


Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro
Presidente da Junta Eleitoral

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Fluxo da execução dos processos 70% do Abono Pecuniário e Dependentes Especiais

 Nº 255 - 28/02/2025


Considerando pedidos de associados, informamos o fluxo adotado pelo escritório que está recebendo os documentos para execução individual das ações coletivas da ADCAP relativas, exclusivamente, ao abono pecuniário e aos dependentes especiais.

Fluxo:

1. Associado envia e-mail, manifestando interesse na execução;
2. Escritório responde e-mail com informações completas e link para preenchimento de formulário;
3. Associado preenche o formulário e envia os documentos;
4. Escritório cria pasta e arquiva os documentos para análise;
5. Escritório analisa os documentos e responde o e-mail;
6. Escritório envia contrato e demais documentos pelo D4sign para assinatura;
7. Associado e escritórios assinam os documentos pelo e-mail;
8. Escritório baixa os documentos assinados por todas as partes e arquiva na pasta do cliente;
9. Escritório distribui a ação;
10. Associado é informado que seu processo foi distribuído, através de e-mail encaminhado pelo sistema RDStation;
11. ⁠Durante o curso do processo de execução visando a apuração e recebimento dos valores devidos ao associado, as consultas sobre andamento devem ser enviadas para o mesmo e-mail de relacionamento, conforme o tema: abono pecuniário ou dependente especial.

Para ação do Abono Pecuniário: execucaoabonoadcap@cbrf.adv.br

Para ação dos Dependentes Especiais: execucaoauxilioespecialadcap@cbrf.adv.br



Direção Nacional da ADCAP.

ADCAP prestigia posse da nova diretoria do SindiLegis


O Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) é a organização sindical representativa dos servidores da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, do Tribunal de Contas da União, da Secretaria de Informática e Processamento de Dados (Prodasen) e da Secretaria Especial de Editoração e Publicação (Seep), esses dois últimos ligados ao Senado. Tem base nacional e mais de 11.600 filiados. 

A ADCAP e o SindiLegis, junto com outras instituições integram o Instituto Servir Brasil, que tem por missão defender os direitos dos servidores e empregados públicos.

O Secretário Geral da ADCAP - Rogiero Andrade e a Diretora de Relações Funcionais - Mirta Uliana representaram a Associação, no dia 25/02, na cerimônia de posse da nova diretoria do SindiLegis, sob a presidência de Alison Aparecido Martins de Souza para a gestão 2025-2028, no Salão Negro do Senado Federal.

A solenidade  contou com as presenças de várias autoridades, como o presidente e o vice-presidente do TCU, ministros Vital do Rêgo e Jorge Oliveira, a vice-governadora do DF, Celina Leão, o secretário de relações institucionais do GDF, Agaciel Maia, os senadores Izalci Lucas (PL-DF) e Rogério Carvalho (PT-SE), os deputados Cléber Verde (MDB-MA), Rafael Prudente (MDB-DF), Reginaldo Lopes (PT-MG) e André Figueiredo (PDT-CE), o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Celso de Barros; a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, o secretário-geral da Mesa do Senado, Danilo Aguiar, o secretário-geral de Administração do TCU, Alessandro Laranja, a secretária-geral da presidência do TCU, Claudia Jordão, bem como vários representantes do Congresso.

O fortalecimento da parceria da ADCAP com as demais entidades participantes do Instituto Servir Brasil, entre eles o SindiLegis, reforça ainda mais a nossa representatividade e potencializa o acesso aos entes políticos e públicos que podem ajudar ou contribuir em nossas causas.


Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Live Postal Saúde - Soluções para aposentados, familiares e quem saiu nos últimos PDV

 


Aconteceu ontem, 26/02, a primeira live da ADCAP de 2025, com o tema Postal Saúde - Soluções para aposentados, familiares e quem saiu nos últimos PDV e ainda muitas informações relevantes para os trabalhadores e aposentados dos Correios.

A live contou com a participação de Eli Pinto de Melo Junior - Presidente da Postal Saúde, Pablo Castro - Diretor de Produtos, Mercado e Relacionamento, Daniele Vasconcelos – Consultora da ADCAP, Roberval Borges – Presidente da ADCAP, Sheyla Belíssimo – Diretora de Comunicação da ADCAP, Carlos Sant´Ana - Diretor de Aposentados da ADCAP.

Veja no link a seguir, a apresentação disponibilizada pela Diretoria da Postal Saúde, com as informações do novo serviço de atendimento à saúde médica e odontológica que será implementado: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Apresentacao-Postal-Saude.pdf


📍 E se você perdeu a live, assista na íntegra aqui: https://www.youtube.com/watch?v=FDYCdAGkZzM 



Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Nova ação coletiva da ADCAP

 ADCAP ingressará com ação coletiva para garantir reajuste dos salários dos associados engenheiros e arquitetos


Nº 253  - 24/02/2025


Após contato de diversos associados, informando que os Correios não estavam aplicando a correção salarial aos pisos salariais de engenheiros e arquitetos, a ADCAP realizou estudo jurídico, identificando tal medida como ilegal.

Assim, para restabelecer o direito à correção salarial plena dos associados enquadrados nos cargos de engenheiro e arquitetos, a ADCAP decidiu ingressar com ação coletiva em substituição processual a esses associados.

Portanto, profissionais dos Correios enquadrados nos cargos de engenheiros e arquitetos, que não sejam associados, terão até o dia 15/03/25 para se filiarem e participar, sem ônus, dessa ação coletiva.

Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Primeira Live da ADCAP 2025: Postal Saúde - Soluções para aposentados, familiares e quem saiu nos últimos PDV



Participação de Eli Pinto de Melo Junior - Presidente da Postal Saúde, Pablo Castro - Diretor de Produtos, Mercado e Relacionamento, Sheyla Belíssimo – Diretora de Comunicação da ADCAP, Carlos Sant´Ana - Diretor de Aposentados da ADCAP.

🗓️ 26/02
⏰ 19h30

📍 Pelo Youtube da ADCAP Nacional: https://www.youtube.com/watch?v=FDYCdAGkZzM



Direção Nacional da ADCAP.

AGE para aprovação da proposta orçamentária para 2025

De acordo com o edital publicado no DOU, em 31/01/2025, será realizada, hoje, dia 17/02/2025, a Assembleia Geral Extraordinária, para a aprovação da proposta orçamentária da ADCAP Nacional para 2025. A votação terá início às 14h em primeira chamada e 14h:30 em segunda chamada e será encerrada às 17h.

A assembleia será realizada no sistema misto conforme prevê o art. 21 e 22, Parágrafo 1º, do estatuto social da ADCAP, ou seja, presencial e remoto, onde todos os associados em dia com as mensalidades e com cadastro atualizados, poderão participar.

Para participar da AGE, basta seguir o roteiro abaixo:

PRESENCIAL – A AGE, será aberta em primeira chamada às 14h na sede da ADCAP em Brasília e quem tiver em possibilidade de comparecer ao local, poderá exercer seu voto presencialmente.

REMOTA – Para os associados que estiverem fora da sede poderão exercer o seu voto por meio do sistema de votação, que estará disponível no site da ADCAP, desde a abertura às 14h até às 17h.

COMO VOTAR PELO SISTEMA DE ASSEMBLEIA REMOTO

a) Acessar o link: https://sis.adcap.org.br/votacao/assembleia-geral-extraordinaria-adcap-nacional-17-02-2025 

b) O sistema de eleição da ADCAP já enviou a senha de votação para seu e-mail. Caso não tenha recebido, clique em  SOLICITAR SENHA e preencha os campos para recebê-la. (Matrícula, CPF, E-mail).

c)  Em VOTE AQUI, digite sua MATRÍCULA  e a SENHA  Agora é só ENTRAR e VOTAR. De posse da senha poderá entrar e verificar edital e a proposta orçamentária.

d) Se tiver dúvidas sobre o conteúdo da proposta questione no espaço ?AJUDA, que será respondido pela mesa da AGE.

f) Finalmente escolha APROVO ou NÃO APROVO e clique em OK para dar o seu voto.

Qualquer dúvida ou problema encontrado para o exercício do voto, encaminhar para o e-mail: contatoadcap@adcap.org.br , que será respondido de imediato.

Contamos com a sua participação.



Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

ADCAP Net 14/02/2025 – Saiu na mídia! Atrás do prejuízo

O déficit de 3,2 bilhões de reais em 2024 atiça os defensores da privatização dos Correios, mas o rombo é uma herança
do governo Bolsonaro

Carta Capital
13/02/2025

Quando o carteiro chegou e o meu nome gritou/ Com uma carta na mão/ Ante surpresa tão rude/ Nem sei como pude chegar ao portão. Os versos de Mensagem, canção imortalizada nas vozes de Isaurinha Garcia e Maria Bethânia, remetem ao tempo em que o serviço postal fazia parte do imaginário e do cotidiano da população brasileira. Fundada em 1969 com o objetivo de padronizar o atendimento e estender por todo o País a possibilidade de envio e recebimento de correspondências e encomendas, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) viveu décadas de glória, mas hoje enfrenta a necessidade de se adaptar a um mercado em transformação e sofre com o assédio dos setores que desejam sua privatização.

Embora rechaçada pelo presidente Lula, a proposta voltou à tona desde que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que os Correios apresentaram um déficit de 3,2 bilhões de reais em 2024, correspondente à metade do buraco de 6,3 bilhões apontado pelo Banco Central para um conjunto de 20 empresas federais. 

Tanto o governo quanto a direção dos Correios afirmam que o déficit é circunstancial e se deve, entre outras coisas, aos investimentos feitos nos últimos dois anos para reverter o sucateamento da empresa durante o governo Bolsonaro, quando chegou a ser incluída no Plano Nacional de Desestatização. Após o anúncio da lista de estatais deficitárias, a secretária de Empresas Estatais do MGI, Elisa Leonel, disse que o caso dos Correios demanda a atenção do governo: “É uma empresa que está em um setor, o serviço postal, que enfrenta crise no mundo inteiro. Temos discutido medidas de sustentabilidade”. A ministra Esther Dweck, por sua vez, avalia que “o déficit não representa nenhum problema” e que o Tesouro não terá de aportar dinheiro nos Correios. 

O presidente da estatal, Fabiano Silva esteve com Lula para discutir formas de acabar com o déficit no prazo mais curto possível: “Desde que assumimos os Correios, trabalhamos duro para recuperar a empresa. Foram dois anos de medidas estruturantes, de saneamento financeiro e de preparação para um novo ciclo de crescimento. Apresentamos esse plano robusto que está sendo executado ao governo federal e iremos intensificar a sua implementação em 2025. Estamos prontos para virar essa página”, diz. Segundo o MGI, os investimentos na estatal somaram 830 milhões de reais em 2024, aumento de 9,2% em relação ao ano anterior. Embora não adiante valores, Silva afirma que este ano haverá novos investimentos e projetos: “Nossa estratégia é inovação, modernização operacional e entrada em novos mercados. Vamos lançar o banco digital, expandir a atuação na logística para saúde, criar um marketplace próprio e investir em outras frentes estratégicas”. 

Silva afirma que as transformações deveriam ter começado quando a receita dos Correios cresceu durante a pandemia, mas a gestão anterior interrompeu os investimentos: “Agora estamos correndo para recuperar o tempo perdido e colocar os Correios de volta no caminho do crescimento. Trabalhamos para que isso apareça já em 2025”. A empresa, acrescenta seu presidente, “foi duramente sucateada no governo anterior”, numa estratégia para justificar sua privatização. “Entre 2019 e 2022, vimos o fechamento de centenas de agências, cortes de investimentos em tecnologia e segurança, perda de clientes e queda na qualidade dos serviços. Além disso, os trabalhadores sofreram com a retirada de 40 cláusulas do Acordo Coletivo, aumentando a insegurança na categoria.”

O desmonte, segundo Silva, gerou um prejuízo de quase 1 bilhão de reais, agravado por condenações judiciais trabalhistas. Houve ainda defasagem no reajuste tarifário acumulada em 74,12%, entre 2018 e 2023, o que impactou a receita da empresa. Outra contribuição ao déficit dos Correios foi o programa Remessa Controlada, popularmente conhecido como “taxa das blusinhas”, que desaqueceu o comércio eletrônico e provocou uma queda de 2 bilhões de reais na arrecadação do segmento postal. “Estamos virando esta página. O governo Lula tem garantido condições para recuperar a estatal, com investimentos estratégicos para sua modernização, ampliação de receitas e impacto social.” Formada por aposentados e empregados ativos que ocuparam ou ocupam posições estratégicas e operacionais nos Correios, a Associação dos Profissionais dos Correios (Adcap) enviou uma carta à ministra Dweck, na qual pede “respeito” e afirma que a empresa é de elevado interesse para a população brasileira. O documento afirma que os Correios sustentam uma cadeia de negócios que gera, para cada emprego direto, três empregos indiretos, segundo um estudo da União Postal Universal (UPU), agência das Nações Unidas para o setor. “Assim, se os Correios brasileiros empregam cerca de 90 mil trabalhadores, sua cadeia produtiva oferta mais de 350 mil postos de trabalho.” 

A carta afirma que o papel estratégico dos Correios para a integração do território nacional, o desenvolvimento social e econômico, o combate às desigualdades regionais e a segurança nacional saiu vitorioso durante os debates públicos que discutiram o projeto de privatização da empresa: “Vencido esse período, surge o desafio de avaliar os rumos que o atual governo e a gestão dos Correios estão dando para essa importante estrutura estatal federal”. 

Presidente da Adcap, Roberval Borges avalia que orientar o debate sobre a privatização dos Correios única e exclusivamente em razão do desempenho econômico é um erro: “Superávits e déficits são questões circunstanciais e não enfrentam os fundamentos que caracterizam os serviços como públicos e de interesse social”. A sustentabilidade econômica da empresa, diz Borges, decorre do modelo de financiamento de seus serviços, que, no caso do Brasil, é definido pelo chamado subsídio cruzado, sistema pelo qual as regiões de maior poder econômico financiam as áreas mais carentes. 

Além do modelo brasileiro, há basicamente outros dois modelos de financiamento postal praticados no mundo: o norte-americano, em que o Tesouro Nacional banca os déficits correntes e de investimentos; e o europeu, em que os operadores privados do segmento de logística fracionada pagam taxa sobre seus faturamentos para constituir um fundo de universalização e financiar a atividade pública postal. “Para o modelo brasileiro funcionar, há necessidade de gestão profissional e qualificada em todos os níveis, desde a administração estratégica até o chão de fábrica, mas isso não ocorre atualmente.” Borges afirma que o processo de restrição ao investimento e à modernização ocorrido no governo Bolsonaro afetou o desempenho financeiro dos Correios em razão das perdas de produtividade e da falta de oferta de novos produtos e serviços. Ele acrescenta, porém, que não podemos atribuir os atuais déficits exclusivamente à gestão anterior. “Apesar de os Correios possuírem autorização para formar parcerias, inclusive no exterior, passados mais de dois anos do atual governo nenhuma parceria em novos negócios foi implementada nem a atuação internacional, que se constituiu em forte base para o aumento de receitas, ocorreu.”

Secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), Emerson Marinho afirma que grande parte do déficit dá-se por conta do sucateamento, mas lembra que Bolsonaro também promoveu um calote no pagamento de dívidas determinado pela Justiça: “No governo anterior, não se pagaram as ações de precatórios e o governo atual decidiu pela sua liberação, o que também impactou significativamente o balanço da empresa”. A direção dos Correios informa que, além dos precatórios, também foram pagos no ano passado 800 mil reais em “remuneração compensatória” a dirigentes da estatal que atuaram no governo Bolsonaro. 

“O governo anterior tentou destruir os Correios. Quis privatizar a qualquer custo, mas não conseguiu, devido à resistência dos trabalhadores mobilizados em todo o Brasil e dentro do Congresso Nacional”, diz Marinho. O sindicalista avalia que falta ao atual governo uma política de negócios mais incisiva, para buscar novos clientes e ir atrás da construção e consolidação de uma proposta da federação. “Com a criação do marketplace, os Correios disputariam com grandes players nacionais e internacionais, como Mercado Livre, Magalu e Amazon. Seria uma maneira de, devido à capacidade logística e à capilaridade dos Correios, estar em todo território nacional buscando uma recomposição de negócios e receita rápida. Mas, até agora, nem o governo nem a direção da empresa colocaram isso para andar.”

O déficit de 3,2 bilhões de reais reacendeu a chama entre os setores que defendem a privatização dos Correios: “A taxa das blusinhas justifica em parte o mau desempenho, mas o maior problema é que a empresa é inchada e ineficiente. Faz uma entrega boa, mas o serviço está decaindo. Ainda tem de melhorar muito para se tornar uma empresa lucrativa”, disse o economista Alexandre Chaia ao jornal O Globo. A tese é refutada por Marinho: “Os Correios não têm uma estrutura inchada, embora ela precise ser otimizada e mais objetiva com aquilo que se quer. As diretorias são as mesmas do governo anterior, os departamentos são os mesmos e alguns foram até extintos”. O secretário-geral da Fentect diz que as críticas por ineficiência “buscam justificar o injustificável”, que é tentar trazer de volta o debate sobre a privatização. “O que é preciso para que os Correios voltem a ser uma empresa que não só dê lucro, mas também continue garantindo a qualidade do serviço à população, é uma melhor estratégia de otimização dos seus recursos de negócio.” 

Os Correios têm atualmente 85 mil funcionários contratados via CLT, uma frota com 23 mil veículos, 10 linhas de transporte aéreo de carga, 8 mil unidades operacionais e mais de 10 mil agências espalhadas por todo o Brasil. A empresa é responsável por operações como a entrega de urnas eletrônicas, medicamentos, fraldas, leite em pó e provas de concursos públicos. Após a catástrofe ambiental que vitimou o Rio Grande do Sul em maio do ano passado, a estatal foi responsável pela entrega de 30 mil toneladas de donativos em todo o estado. “Os Correios ocupam um posto estratégico enquanto empresa pública, posição confirmada pelo presidente Lula em seu primeiro dia de governo ao retirar a estatal da lista de privatizações”, ressalta Fabiano Silva. 

Manter essa posição após o governo Bolsonaro, acrescenta o presidente dos Correios, demanda esforço: “Estamos investindo fortemente em infraestrutura, segurança, renovação da frota e tecnologia, para consolidar a empresa como o principal provedor logístico para o setor público e privado. Em dois anos, já aplicamos mais de 2 bilhões de reais em melhorias”. Silva garante que os resultados já começaram a aparecer: “Recuperamos contratos com grandes clientes do comércio eletrônico, ampliamos nossa presença na logística de governo e seguimos avançando para tornar os Correios cada vez mais sustentáveis”. 

Silva ressalta que a empresa não é dependente de recursos do Tesouro Nacional e tem suas operações custeadas por receita própria. Ele reconhece que medidas para o aumento da arrecadação, como a taxa das blusinhas, atrapalharam, mas observa que os Correios têm de dar sua cota de sacrifício para o sucesso do governo. “As mudanças nas remessas internacionais fazem parte de um processo natural de reacomodação do mercado, impulsionado por regras mais claras de transparência na importação. Todo o setor passou por ajustes e os Correios também se adaptaram para seguirmos competitivos.” 

Além dos Correios, integram a lista de empresas estatais deficitárias, em 2024, a Infraero, a Casa da Moeda e o Serpro, entre outras. A ministra Esther Dweck afirma que não existe rombo: “Essas empresas estão gastando o dinheiro que têm em caixa e aumentaram seus investimentos. Foi um aumento de 44% sobre 2023 e de quase 100% sobre 2022”. Ela acrescenta que as estatais devem ser avaliadas pelo resultado de suas contabilidades empresariais: “Aí se consideram a realização do investimento e seu tempo de amortização. Ele não entra como despesa cheia”. Dweck diz que “a metodologia do Banco Central não é a mais adequada para compreender as estatais porque “é apurada mensalmente e leva em conta apenas as despesas e receitas daquele ano”. 

A mesma linha foi seguida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad: “Não é verdade que haja um rombo. Às vezes, a contabilidade das estatais não é a mesma da contabilidade pública. Então, quando você faz investimento, às vezes isso aparece como déficit, mas não é”. Na semana passada, Lula reuniu-se com os ministros e com os presidentes de Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia, ocasião em que foi apresentado pelas instituições um panorama dos resultados das linhas de financiamento e de crédito público. “O presidente Lula está muito preocupado e prestando muita atenção nas estatais”, disse a ministra da Gestão ao final da reunião.

Roberval Borges lembra que a prestação dos Correios como serviço público é definida pela Constituição Federal: “O Supremo Tribunal Federal por diversas oportunidades reafirmou que os serviços postais são públicos e de interesse social. Assim está definida, organizada e delimitada a atuação dos Correios”. Ele reafirma a função primordial da empresa: “Os Correios atuam em diversos fatores de ordem estratégica nacional, como, por exemplo, a integração do território, ao garantir a todos os brasileiros, em especial àqueles que vivem nas cidades mais longínquas, a possibilidade de enviar e receber comunicação, bens e serviços”. Além disso, diz o presidente da Adcap, a manutenção do serviço postal como público garante que o envio de objetos proibidos como drogas, animais silvestres, obras de arte sacra e outros não ocorra no território nacional, em razão da adoção de sistemas de segurança com raios X e espectrômetros de massa. “Só um serviço estatal pode dar conta disso”, destaca.



Direção Nacional da ADCAP.

Postalis lança campanha de quitação de empréstimos

 ➡️ Atenção Associados


Como já divulgado, o Postalis lançou a campanha “Quita Fácil”, dando oportunidade aos participantes de quitar dívidas de empréstimos com desconto de 100% nos encargos de inadimplência e nos honorários advocatícios.

Esclarecemos aos associados, que a ADCAP se empenhou junto a Administração do Postalis no sentido de promover essa facilitação, assim, os participantes que se encontram nessa situação de dívida, estimulamos a fazerem o possível para não perderem essa oportunidade, pois, de outra forma, as dívidas voltarão a ser cobradas com incidência de todos os encargos, o que dificulta a quitação.

Pelo Postalis Online, no site ou aplicativo do Instituto, os participantes podem aderir à campanha e consultar seu saldo devedor em valores atualizados. 


Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Incorporação de valores aos salários

 “Dispensa de encarregados de tesouraria, quebra de caixa e gerente de agência”

Nº 252  - 13/02/2025

Recebemos de diversos associados informações de dispensa em massa de trabalhadores que atuam em agências nas funções de gerência, tesouraria e quebra de caixa.

Sobre esse tema, objetivando auxiliar a avaliação da possibilidade de incorporação dos valores recebidos como função ao salário do empregado, solicitamos que o interessado envie sua ficha cadastral dos Correios atualizada para o e-mail adcapperdafuncao@adcap.org.br


Direção Nacional da ADCAP.

Ação da Postal Saúde – Julgamento concluído

 Nº 251 - 13/02/2025


A ADCAP comunica, que a ação 0000333-47.2021.5.10.0022, sobre o restabelecimento do plano de saúde a aposentados sem custeio, ou, subsidiariamente, em custeio paritário, teve seu julgamento concluído no Tribunal Superior do Trabalho hoje, com manutenção da decisão desfavorável, que havia sido dada no Tribunal Regional da 10ª Região.

A ação em questão obteve liminar de antecipação de tutela favorável em seu início, garantindo custeio até abril de 2022 e vedação de cobrança retroativa até o fim da ação.

A 7ª Turma do TST manteve decisão, justificando que em casos similares e mais recentes na SDI-1 (órgão interno que uniformiza as decisões) assentou-se que o custeio para aposentados da ECT pode ser diferente dos ativos e na base de 100%. 

A decisão do TST ainda não foi publicada. No entanto, já considerando que a ação discute direitos de paridade de aposentados e há discussão sobre temas de repercussão geral julgados no STF, há possibilidade de recurso à Suprema Corte, sem prejuízos de outras medidas já em estudo pela ADCAP, neste e em outros casos para restabelecer o direito à paridade de custeio.


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

ADCAP ingressa com novas ações coletivas e continua a execução de ações vitoriosas

Nº 250 - 12/02/2025


A ADCAP ingressou com diversas ações coletivas, que estão disponíveis para consulta pelo link https://associado.adcap.org.br/app/#/ no portal do associado. Cadastre-se para saber qual ação você faz parte.

Dentre as novas ações destacamos: 

1. Ação para reconhecimento de vínculo durante o período de curso de formação - CAP;

2. ⁠Ação para redução da jornada sem redução de salário para associados com dependentes especiais;

3. Ação para garantir reajuste salarial das gratificações de função, incorporadas ou não;

4. ⁠Ação para recebimento dos 70% da gratificação de férias;

5. ⁠Ação para recebimento dos 70% para o abono pecuniário.

Do mesmo modo, a ADCAP continua  recebendo documentação para execução das ações vitoriosas por intermédio dos escritórios parceiros, conforme os e-mails a seguir:

1. Ação para recebimento da gratificação de 70% do abono pecuniário: execucaoabonoadcap@cbrf.adv.br

2. ⁠Ação para recebimento do auxílio dependente especial: execucaoauxilioespecialadcap@cbrf.adv.br

3. ⁠Ação para incorporação de função para associados que tinham mais de 10 anos de função até novembro de 2017: adcapperdafuncao@adcap.org.br

4. ⁠Ação para recebimento da verba FAT para associados contratados pelos Correios antes de 01/05/2012: fat@adcap.org.br

5. ⁠Ação para revisão da aposentadoria, dos associados aposentados após 2011, em razão da incorporação dos valores dos vales refeição e alimentação: valealimentacao@adcap.org.br


Esses são os canais oficiais da ADCAP para orientar os associados sobre seus direitos nesses temas.


Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

ADCAP Net 10/02/2025 – Saiu na mídia! Postalis lança campanha de quitação de empréstimos

Participantes com parcelas de consignado em atraso poderão se inscrever e ter 100% de desconto em encargos de inadimplência e nos honorários advocatícios

Correios do Brasil
07/02/2025

O Instituto lança hoje (07/02) a campanha “Quita Fácil” para oferecer aos seus participantes ativos e assistidos a oportunidade de quitar dívidas de empréstimos, independente do tempo de atraso, com condições especiais: desconto de 100% nos encargos de inadimplência e nos honorários advocatícios. Para fazer a adesão à campanha basta entrar em contato com os canais oficiais do Postalis.

Cerca de 20,4 mil participantes e assistidos poderão se beneficiar da campanha.

A campanha estimula a regularização em benefício do equilíbrio financeiro dos participantes e assistidos, ao mesmo tempo em que amplia a oferta de crédito. Ao quitar os contratos, os participantes e assistidos com margem consignável passam a ter direito a novos empréstimos com o Postalis.

O intuito da ação é promover a recuperação do crédito de contratos inadimplentes com mais de 18 meses de atraso, ofertar aos participantes inadimplentes, independentemente do tempo de atraso, descontos de 100% nos encargos de inadimplência, além de redução de 100% nos honorários advocatícios para contratos judicializados; e evitar a judicialização dos contratos habilitados, com custos judiciais que podem variar de 20% a 40% do valor da negociação final.

Embora o foco esteja nos contratos com mais de 18 meses, as condições especiais para quitação de dívidas serão oferecidas a todos os participantes inadimplentes. Esta é uma oportunidade única para regularizar a dívida e possibilitar a obtenção de um novo empréstimo para aqueles que atendem às demais condições previstas no Regulamento de Empréstimos. Pelo Postalis Online, no site ou aplicativo do Instituto, os participantes podem consultar seu saldo devedor em valores atualizados.


Direção Nacional da ADCAP.