terça-feira, 30 de abril de 2019

ELEIÇÕES ADCAP NACIONAL E
NÚCLEOS REGIONAIS
 

ATENÇÃO
NOVO PERÍODO DE VOTAÇÃO
02 A 10/05/19


Conforme divulgado no Informativo do dia 23 de abril, a Junta Eleitoral suspendeu temporariamente as Eleições para ADCAP Nacional e Núcleos Regionais, em virtude de problemas técnicos identificados por associados e pela empresa contratada e gestora do sistema de votação.

Informamos que a Comissão Eleitoral acionou imediatamente a empresa, que identificou todas as falhas ocorridas e em seguida procedeu com as correções. Vários testes foram realizados para comprovação e garantia do perfeito funcionamento do processo de votação.

Diante disso, confirmamos a nova data do período de votação, que terá início às 08h do dia 02 de maio e será encerrada às 18h do dia 10 de maio. 

 
PROCESSO DE VOTAÇÃO

O processo de votação será o mesmo e as senhas já começaram a ser enviadas. Basta acessar o sistema pelo site da ADCAP – www.adcap.org.br , clicar no banner "ELEIÇÕES ADCAP NACIONAL - VOTE AQUI". Entrar com a matrícula da ECT e senha recebida. O sistema apresentará, então, as opções de voto para as chapas inscritas para Diretoria Executiva e respectivos candidatos ao Conselho Fiscal da ADCAP Nacional e dos Núcleos Regionais que optaram por eleição simultânea.Veja o passo a passo para votar:

1. Acessar o site da ADCAP pelo endereço www.adcap.org.br 
2. Clicar no banner "ELEIÇÕES ADCAP NACIONAL - VOTE AQUI".
3. Na área “VOTE AQUI” digitar nos respectivos campos a matrícula na ECT e a senha abaixo informada: Obs.: A matrícula deverá ser digitada SEM os pontos e traço – ex. 80001112
4. Clicar no botão “Entrar”.
5. Na página “Efetivação do Voto”, fazer a opção de voto clicando no campo correspondente, escolhendo uma Chapa e somente um dos candidatos ao Conselho Fiscal da ADCAP Nacional e, caso haja opção para seu Núcleo Regional, fazer as opções correspondentes ao Núcleo.
6. Para confirmar o voto, clicar em “Votar”.
7. A mensagem “Seu voto foi efetuado com sucesso” indicará que o seu voto foi confirmado.
8. O sistema não permite a utilização da mesma matrícula/senha para uma segunda votação, nessa situação aparecerá a mensagem: “O seu voto já foi efetuado”.

ATENÇÃO

Caso NÃO receba a senha, por falta de atualização de cadastro e/ou bloqueio de e-mail dos Correios, orientamos proceder da seguinte forma:
 
Clicar no banner "ELEIÇÕES ADCAP NACIONAL - VOTE AQUI".
Em seguida SOLICITAR SENHA.

Prossiga informando sua Matrícula dos Correios, CPF, Data de Nascimento e E-mail, que deseja receber a senha (preferência para e-mail particular, devido ao bloqueio do e-mail dos Correios). Não deixe de verificar a caixa de SPAM.

E se ainda não receber a senha envie um e-mail: adcapnacional@adcap.org.br (já com seus dados) ou entre em contato no 61 3327 3109, que resolveremos o mais breve possível.



Atenciosamente,
ANTÔNIO CARLOS FRANÇA KRUEL
Presidente da Junta


1º DE MAIO
DIA DO TRABALHO

O dia 1º de maio é dedicado à comemoração do Trabalho. E do Trabalhador.

Hoje, além de enaltecer a importância do trabalho para o desenvolvimento do ser humano, da família, da sociedade e sua relevância para a dignidade da pessoa, e parabenizar todos os trabalhadores do Brasil, rendemos nossas homenagens, de forma especial, aos trabalhadores dos Correios.

Homens e Mulheres que, com muita dedicação e suor, construíram uma Empresa eficiente, respeitada e querida por toda a sociedade. Trabalhadores que sempre se esforçaram para integrar mais todo o Brasil. E para entregar melhor, em todo o Brasil.

Nesta data tão especial, a ADCAP leva uma mensagem de força e esperança a todos os trabalhadores dos Correios. A nossa homenagem segue em forma de poema, numa pequena variação do Poeminho do Contra, de Mário Quintana:
Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho
Eles passarão...
Eu (Correios) passarinho!

PARABÉNS!

 
Direção Nacional da ADCAP.

DECLARAÇÃO DE IMPORTO DE RENDA
2019/2018 
 
Notícias Finais


Hoje é o último dia para a entrega da declaração de imposto de renda 2019/2018, junto a Receita Federal. Informamos abaixo a situação referente as providências do Postalis e dos Correios:

1 – POSTALIS
a) Corrigiu todos os informes de rendimentos;
b) DIRF foi encaminhada para Receita Federal nesta data;
c) Informes de rendimentos disponibilizados no site.
 
2 – CORREIOS
a) Ainda não atendeu a intimação da RFB, para corrigir o informe de rendimentos;
b) Em 25/04/2019 a ADCAP protocolou mais uma petição no processo, pedindo que a ECT seja intimada mais uma vez pela RFB;
c) Devemos aguardar os desdobramentos.

 
OBSERVAÇÕES

• Para quem já entregou a declaração, verifique por meio do CAC – https://cav.receita.fazenda.gov.br/ecac/, se existe inconsistência de dados, providenciando a retificadora.
• Quem ainda está na ativa faça a declaração com o informe de rendimentos disponibilizado pelos Correios. Quando a liminar for atendida, informaremos para retificação da declaração.
• Para quem ainda não transmitiu a declaração, faça hoje, 30/04/2019, que é o prazo final para apresentação sem multa.

Continuaremos acompanhando toda a situação e mantendo os associados informados sobre o andamento das providências corretivas necessárias, pelos Correios e Postalis, para que a declaração de cada um seja processada corretamente pela RFB.

 
Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 25 de abril de 2019

POSTALIS
NOVA DECISÃO JUDICIAL


Em nova decisão judicial do dia 23/04/2019, na Ação Civil Pública 071520-73.2018.8.07.0001, o juiz julgou procedente o pedido formulado pela ADCAP e condenou o POSTALIS a apresentar, no prazo de cinco dias, todas as informações atinentes à reprecificação dos planos BD Saldado e PostalPrev. A sentença completa pode ser lida no AQUI.

A busca de informações sobre a obscura e brutal reprecificação de ativos promovida pelo interventor, que reduziu em mais de 1,5 bilhões os ativos do Fundo BD, em razão de rentabilidade de - 45,8% no ano de 2017, se insere no contexto de atuação da ADCAP, que tem priorizado nos últimos anos o tema POSTALIS, como reportaremos resumidamente neste informe, para que os associados tenham uma visão do conjunto de iniciativas adotadas.

A ADCAP começou a denunciar que havia algo errado no POSTALIS em 2011 (há exatos oito anos). Até o ano de 2014, o POSTALIS era uma verdadeira “caixa preta” para os participantes e assistidos, de forma que nada se podia fazer para conter a dilapidação patrimonial que se encontrava em curso. O POSTALIS, politicamente aparelhado pelo governo, alocava seus recursos a partir de decisões sobre as quais os participantes e assistidos não tinham nenhuma possibilidade de interferência.

Percebendo a gravidade do quadro do instituto, a ADCAP iniciou seus movimentos para modificar essa história.

A primeira ação mais incisiva da Associação foi a entrega de correspondência à PREVIC, em conjunto com outras entidades, postulando uma intervenção no POSTALIS. Isso se deu em 2014, quando os sinais de que os recursos do POSTALIS estavam sendo mal aplicados eram cada vez mais evidentes.

A ação não resultou na demandada intervenção, o que motivou a associação a buscar outro fórum para “abrir a caixa preta do POSTALIS”. A ADCAP procurou, então, o Congresso Nacional, com a proposta de que fosse criada uma CPI para investigar o POSTALIS. A estratégia montada pela diretoria da ADCAP foi: 1 - Procurou parlamentares (um deputado federal e um senador) que topassem assinar os requerimentos das CPIs (uma, no Senado; outra, na Câmara dos Deputados). 2 - Montou um grupo de associados para atuar no Congresso, em busca de assinaturas. 3 - Após conseguir o número suficiente, a diretoria da ADCAP atuou diretamente no Congresso, para que as CPIs fossem instaladas. Só conseguiu na Câmara porque, no Senado Federal, o presidente Renan Calheiros impediu a instalação. 4 - A diretoria da ADCAP começou a municiar os parlamentares de documentos, antes até da abertura da própria CPI. 5 - A ADCAP fez o primeiro depoimento da CPI. 6 - A diretoria da ADCAP continuou fornecendo documentos e subsídios durante todo o tempo que durou a CPI. Assim, o que era inicialmente um sonho distante se concretizou e a CPI dos Fundos de Pensão foi instalada.  Como resultado, a CPI dos Fundos de Pensão produziu um extenso relatório que é ainda hoje a principal peça para nortear as ações subsequentes adotadas no âmbito do Ministério Público Federal, materializadas em operações como Greenfield, Rizoma, Pausare, etc.

A ADCAP esteve também presente na Associação Nacional Independente dos Dirigentes Eleitos das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - FIDEF, desde a sua criação, atuando em conjunto com os dirigentes eleitos para os principais fundos de pensão brasileiros.

Na esfera jurídica, após cuidadosos estudos preliminares que contaram com a participação de especialistas na matéria específica de fundos de pensão, a ADCAP impetrou ações judiciais buscando a responsabilização de diversos atores que contribuíram para a situação instalada no POSTALIS. Nesse primeiro momento, as ações judiciais não miraram a União, pois os especialistas não viam essa possibilidade, naquele instante. O momento ideal, segundo os vários especialistas consultados, seria na fase de execução. Também se considerou que a escolha desse caminho, naquela ocasião, poderia levar a expectativa de solução provavelmente para depois do período de vida dos participantes e assistidos que se queria proteger. Foram acionados, então, os Correios, o POSTALIS, o Banco BNY Mellon e a consultoria KPMG.

Nesse interim, a ADCAP buscou o fortalecimento eleitoral, através de parcerias com outras entidades representativas, como Findect e FAACO. A ação conjunta possibilitou a reversão do fato de que somente os representantes da Fentect eram eleitos. Depois da adoção dessa estratégia, conseguimos vencer todas as eleições para a Postal Saúde, para o CA e para o POSTALIS. Neste último, as eleições de Sérgio Bleasby, Donga, Luiz Alberto, Maurício, Marcos Sant´Aguida e Edgard Cordeiro só foram possíveis graças à parceria. Importante observar que 80% dos eleitos são associados da ADCAP. 

As conquistas e avanços havidos até então não foram pequenos, pois passamos da total ignorância do que acontecia no POSTALIS, na fase da “caixa preta”, para uma situação em que havíamos conseguido colocar de pé uma CPI, processar judicialmente entidades de porte, incluindo um dos maiores bancos de investimento do mundo e eleger pessoas  para os órgãos estatutários do POSTALIS. Isso tudo só foi possível porque a ADCAP priorizou o tema POSTALIS e não esmoreceu mesmo diante do ceticismo de muitos e dos desafios gigantescos que cada iniciativa dessas trazia.

Mais recentemente, uma intervenção extemporânea no POSTALIS, decretada às vésperas do início de uma operação do MPF que alcançaria o instituto, mudou o quadro geral. Os integrantes dos colegiados superiores do POSTALIS foram afastados ou nem puderam tomar posse, e, entre outras consequências, a ADCAP temia que temas como a cobrança do BNY Mellon e da retomada de pagamentos da RTSA deixassem de ter a atenção e a priorização que vinham recebendo. Os mais de 560 dias já transcorridos sob intervenção sem que se tenha avanços concretos nesses dois temas demonstram que os temores da ADCAP tinham base. Além disso, a mal explicada reprecificação de ativos, sem a transparência necessária, imputou enormes prejuízos aos participantes e assistidos dos fundos BD e PostalPREV, motivando a Ação Civil Pública que demanda a apresentação dos documentos que teriam baseado tal reprecificação. 

Se a reprecificação foi bem feita, se tem laudos técnicos  que a justifiquem, por que não mostrar esses documentos?  A lei, como bem disse o juiz em sua decisão, obriga o instituto a fornecer documentos aos participantes.

A posição oficial da ADCAP sobre os temas ligados ao POSTALIS sempre foi muito clara e consistente, conforme demonstram os informativos distribuídos aos associados. A ADCAP não concorda com uma reprecificação de ativos que coloca o Fundo BD Saldado em total insolvência, “exigindo, por conseguinte, medidas urgentes e extremas”. E essas medidas prejudicam imensamente os nossos associados e todos os participantes do POSTALIS, que são obrigados a pagar por algo que não têm culpa. Por um rombo ao qual não deram causa. Mas pode vir a concordar, mediante a apresentação de estudos técnicos e laudos de empresas especializadas. Hoje, há dúvida de que esses documentos existam.

No presente, além do exame dos documentos judicialmente demandados ao POSTALIS sobre a reprecificação de ativos, a ADCAP continuará cobrando nos vários fóruns a retomada do pagamento da RTSA pelos Correios e a efetiva cobrança do Banco BNY Mellon, que tinha responsabilidade fiduciária em grande parte dos rombos imputados ao instituto. E, também, assumiu responsabilidades em cláusula contratual. Ainda na esfera judicial, além do acompanhamento das ações em curso, estão em avaliação outras medidas também cabíveis, abrangendo os atores já alcançados pelas demais ações e outros, pois acompanhamos com atenção todas as ações judiciais sobre o tema, além de realizarmos reuniões periódicas de avaliação, com os escritórios de advocacia que atendem a Adcap. Sempre visando a preservação dos interesses dos associados.

A ADCAP teve, portanto, papel de protagonista na história recente do POSTALIS. Não fossem as ações adotadas pela associação nos vários campos, especialmente legislativo, judiciário e imprensa, talvez estivéssemos hoje no fundo do poço, sem ter conseguido abrir um pouco essa “caixa preta” que nos era apresentada quando começamos essa jornada. Felizmente, a situação é hoje bem diferente e a ADCAP continuará priorizando a busca de soluções para o POSTALIS, em benefício de seus associados.
 

 

Direção Nacional da ADCAP.

DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA
2019/2018 
Últimas notícias


                                                                                         Nº 34 – 25/04/2019


1. POSTALIS
a. Ainda não corrigiu todas as Declarações de Rendimentos.
b. Existem muitas exceções que estão sendo corrigidas individualmente.
c. Nem todas as informações da DIRF foram encaminhas para a Receita Federal e esse é o motivo do sistema estar fora do ar para alguns beneficiários.
d. Prometem terminar as correções o mais rápido possível.
2. CORREIOS
a. Ainda não atendeu a intimação da RFB, para corrigir a declaração.
b. Hoje pela manhã a ADCAP protocolou mais uma petição no processo, pedido que a ECT seja intimada mais uma vez pela RFB.
c. Vamos aguardar os desdobramentos.

 
OBSERVAÇÕES

• Para quem já entregou a declaração, verifique por meio do CAC - https://cav.receita.fazenda.gov.br/ecac/, se existe inconsistência de dados.
• Caso existam inconsistências aguarde que Postalis e Correios, terminem de encaminhar a DIRF, para a Receita Federal, para posteriormente fazer uma declaração retificadora.
• Para quem ainda não transmitiu a declaração, deixe para fazê-lo, no dia 29 ou 30/04/2019, pois até lá esses problemas, ora apresentados, poderão estar resolvidos.

Finalizando, esclarecemos que continuaremos acompanhando toda a situação e mantendo os associados informados sobre o andamento das providências corretivas necessárias, para que a declaração de cada um seja processada corretamente pela RFB.

Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 24 de abril de 2019

ADCAP PARTICIPA DE REUNIÃO

COM INTERVENTOR


A ADCAP, na pessoa de seu Diretor de Relações Funcionais José Maria dos Santos Silva, participou de reunião no Postalis, realizada no último dia 23/04/19, que tinha como objetivo a apresentação das principais realizações (inclusive resultados) efetivadas durante o atual processo de intervenção.

A predominância da reunião se baseou no processo de reorganização administrativa do POSTALIS, com redução de despesas administrativas, que incluiu a extinção de núcleos regionais do POSTALIS e a reestruturação organizacional (organograma) do Instituto com a criação de Manual de Controle Interno, revisão do manual de investimentos, política de compliance, revisão de contratos, etc., ações com pouco impacto no déficit.

No que se refere aos resultados financeiros, o Interventor informou aos presentes que de 2017 a 2019 recuperou, em dinheiro, R$ 102,5 milhões, sendo R$ 74 milhões no BD e R$ 27,5 milhões no POSTALPREV. Recuperação ínfima em relação ao déficit da ordem de R$ 13 bilhões. Quando indagado, falou sobre o RTSA que está em entendimentos com os Correios para regularizar essa situação, ou seja, nada de concreto.

Apesar da ADCAP ter questionado na reunião sobre quais ativos tinham sido recuperados e como foi feita essa recuperação ou negociação, o interventor disse que não poderia responder por questões estratégicas e que outras recuperações estariam em andamento. Deve existir estratégia para a negociação, mas, depois de receber, qual estratégia existirá? Ou seja, a transparência das ações segue somente no discurso.

Continuamos acompanhando, na certeza de fazer tudo o que for necessário para a preservação dos interesses dos nossos associados.



Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 23 de abril de 2019

Eleições ADCAP Nacional 2019

Adiamento do período de votação


A Junta Eleitoral, no exercício de suas atribuições, vem por meio do presente instrumento informar que em virtude de problemas identificados pela empresa contratada e gestora do sistema, como também, informações oriundas de alguns associados, essa Junta Eleitoral vem comunicar que o período eleitoral para a votação foi adiado para que as devidas correções sejam realizadas.

Face a situação apresentada, segue abaixo novo cronograma.

Votação
02 a 10/05/19
Resultado da Eleição
10/05/2019
Impugnação de Resultado
Até 27/05/19
Posse dos eleitos
07/06/19

Assim, esta Junta destaca que os votos computados até hoje 23/04/2019, serão expurgados da base do sistema de forma a garantir a lisura e transparência de todo o processo eleitoral!

Informamos que para o novo período de votação novas senhas serão geradas e enviadas por e-mail aos associados.
 
Comissão da Junta Eleitoral.

segunda-feira, 22 de abril de 2019


ELEIÇÕES ADCAP NACIONAL

COMO VOTAR E SOLICITAR A SENHA


Aqueles que já receberam a sua senha basta acessar o sistema pelo site da ADCAP – www.adcap.org.br , clicar no banner "ELEIÇÕES ADCAP NACIONAL" e em seguida VOTE AQUI. Entrar com a matrícula da ECT e senha recebida. O sistema apresentará, então, as opções de voto para as chapas inscritas para Diretoria Executiva e respectivos candidatos ao Conselho Fiscal da ADCAP Nacional e dos Núcleos Regionais que optaram por eleição simultânea.

Veja o passo a passo para votar:

1. Na área “VOTE AQUI” digitar nos respectivos campos a matrícula na ECT e a senha recebida por e-mail.
2. Clicar no botão “Entrar”.
3. Na página “Efetivação do Voto”, fazer a opção de voto clicando no campo correspondente, escolhendo uma Chapa e somente um dos candidatos ao Conselho Fiscal Nacional e caso haja opção para seu Núcleo Regional fazer as opções correspondes ao núcleo.
4. Para confirmar o voto, clicar em “Votar”.
5. A mensagem “Seu voto foi efetuado com sucesso” indicará que o seu voto foi confirmado.
6. O sistema não permite o voto para uma mesma matrícula/senha, situação em que aparecerá a mensagem “O seu voto já foi efetuado”.

 
ATENÇÃO

Para quem NÃO recebeu a senha, por falta de atualização de cadastro e/ou bloqueio de e-mail dos Correios orientamos proceder da seguinte forma:
 
Clicar no banner "ELEIÇÕES ADCAP NACIONAL" e em VOTE AQUI.

Em seguida SOLICITAR SENHA.

Prossiga informando sua Matrícula dos Correios, CPF, Data de Nascimento e E-mail, que deseja receber a senha (preferência para e-mail particular, devido ao bloqueio do e-mail dos Correios). Não deixe de verificar a caixa de SPAM.

E se ainda não receber a senha enviei um e-mail: adcapnacional@adcap.org.br (já com seus dados) ou entre em contato no 61 3327 3109, que resolveremos o mais breve possível.



Atenciosamente,
ANTÔNIO CARLOS FRANÇA KRUEL
Presidente da Junta.

quinta-feira, 18 de abril de 2019

ADCAP REALIZA MAIS UM ENCONTRO
NACIONAL EM SÃO PAULO





De acordo com o previsto no Capítulo V, Seção I, Artigo 19 do Estatuto da ADCAP e conforme edital de convocação publicado no Diário Oficial da União – Seção 3 – Nº 47 página 131 de 11 de março de 2019 realizou-se no dia 13/04/19, em São Paulo a Assembleia Nacional da ADCAP 2019. O Encontro contou com a participação da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal Nacional, Presidentes de Núcleos Regionais, associados além dos advogados conveniados com a Associação.

Inicialmente, gostaríamos de ressaltar e parabenizar a acolhida do Núcleo Regional de SPM e seu imprescindível apoio para garantir o êxito dos eventos programados, trabalhando em parceria direta com a nossa competente equipe administrativa. Nossos agradecimentos.

Na pauta do dia estavam temas de extrema importância para o atual momento, como: Apresentação e aprovação das contas 2018, do ajuste orçamentário e do orçamento para 2019; apresentação de proposta orçamentária e plano de ações para 2020; aprovação de propositura de ações judiciais discutindo os objetos: inaplicabilidade da sentença normativa no que tange ao valor da base de cálculo da mensalidade do plano de saúde; déficit do plano de saúde anterior a sentença normativa e seus desdobramentos; atuação judicial e /ou extrajudicial concernente à ACP 0010062-39.2018.5.03.0009 em trâmite perante o MPT3; ação civil pública que discutirá a não implantação de itens previstos no PCCS -2008 da ECT.

Também contamos com a presença dos escritórios conveniados Cezar Brito & Reis Figueiredo Advogados, representado pelo Dr. Diego Aragão, e Cypriano Advogados na pessoa do próprio Dr. Ademar Cypriano. Foram apresentadas todas as ações que estão sendo conduzidas, respectivamente, por cada escritório, com a importante oportunidade, aos participantes, de esclarecimentos e questionamentos pertinentes aos assuntos abordados, principalmente Postalis e Postal Saúde.
Os presentes também tiveram a oportunidade de não somente ouvir, mas também interagir com o nosso competente conselheiro eleito, Maurício Lorenzo. Temas diversos foram trazidos, reportando, principalmente, a atual situação da empresa.

Com o intuito de esclarecimentos e igualar as informações juntos aos presidentes dos Núcleos Regionais, o convidado Luiz Alberto Menezes abordou os seguintes assuntos a respeito do Postalis: Situação da Intervenção e Ações Judiciais.

O mesmo ocorreu em relação a Postal Saúde, onde foram apresentadas todas as ações judiciais em andamento, principalmente aquela que pede a manutenção do plano de saúde sem cobrança de mensalidade, com base no direito adquirido. Foi explanado pelo Conselheiro Suplente Jorge Ribeiro, os principais problemas que afligem o plano de saúde atualmente e entre o principal está a dívida de aproximadamente R$ 500 milhões, com os credenciados, de responsabilidade dos Correios.

Embora a extensa pauta, todos os assuntos deliberados foram democraticamente discutidos e, àqueles que exigiam votação, foram em sua grande maioria, aprovados por unanimidade.

A ADCAP Nacional ratifica sua satisfação com o envolvimento e seriedade dos participantes e também daqueles associados que, embora não presentes, se fizeram representar por procuração. O engajamento e a participação são fundamentais para garantir o êxito de nossas ações.


NÓS ACREDITAMOS NO PODER DA UNIÃO.


Clique AQUI e veja todas as fotos do evento.



Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 17 de abril de 2019


IMPOSTO DE RENDA 2019/2018
Correção da DIRF


                                                                                                                               Nº 32 – 17/04/2019


A ADCAP atuou na justiça para que a cobrança extra de taxa de equacionamento, realizada pelo POSTALIS e Correios, no Fundo BD Saldado não sofresse a incidência do IR como define as normas da Receita Federal.

Em razão do sucesso dessa medida seus associados tiveram a exclusão dessa cobrança do IR nos pagamentos dos benefícios mensais.

Entretanto, apesar dessa determinação judicial, a administração do POSTALIS e da ECT, na emissão do informe do IR de 2018 não adotou os lançamentos relativos a essa isenção onerando os associados beneficiários dessa medida.

A decisão de ontem dia 16/04/2019, da Desembargadora ÂNGELA CATÃO, que anexamos abaixo, deixa claro o que deve ser providenciado pelo Postalis e pela ECT com urgência.


 
Vejam como é clara a determinação da Desembargadora. É incompreensível o seu descumprimento por parte da empresa e Postalis.

Continuaremos acompanhando esse assunto de perto e só daremos por satisfeitos, quando as declarações de rendimentos forem disponibilizadas com as devidas correções.

 

Direção Nacional da ADCAP.

Eleições ADCAP - Triênio 2019/2022

Comunicado de não impugnação
das candidaturas


Vencidos os prazos de impugnação da Junta Eleitoral em 01/04/2019 e de impugnação das chapas em 05/04/2019, comunicamos que não houve pedidos de impugnação à Junta Eleitoral e às candidaturas das Chapa 1  - ADCAP – JUNTOS POR VOCÊ  e Chapa 2 - NOVOS RUMOS,  dos integrantes, para a Diretoria Executiva,  bem como dos candidatos ao Conselho Fiscal.

A votação ocorrerá no período de 22 a 29/04/2019, com início às 08h do dia 22 e término às 18h do dia 29/04/2019, horário de Brasília.

Em breve V.Sª  receberá em seu e-mail o login e senha, que permitirão o acesso ao painel de votação. As informações também estarão disponibilizadas no portal da ADCAP: www.adcap.org.br
Chapas inscritas que concorrerão à Diretoria Executiva:


        

 
Presidente - Maria Inês Capelli Fulginiti – RS
Vice-Presidente - Marcos César Alves Silva – BSB

Secretário-Geral - Maurício Fortes Garcia Lorenzo - BA
Diretor Administrativo e Financeiro – Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro – SC
Diretor de Comunicação e Desenvolvimento – Maria Laurência Santos Mendonça - BSB
Diretor de Relações Funcionais – José Maria dos Santos Silva - BSB
Diretor de Relações Externas – Luiz Alberto Menezes Barreto – BSB
Diretor Jurídico – Roberval Borges Correa – PR
Diretor de Aposentados e Previdência – Carlos Roberto de Santa Ana Melo - SPM



 
Presidente - José Olibério Alves - BSB
Vice-Presidente - Walton Pontes Carpes Junior – RS
Secretário-Geral – Felipe Viana Alves - BSB
Diretor Administrativo e Financeiro – Carolina Mary de Abreu – MG
Diretor de Comunicação e Desenvolvimento – John Macêdo - BSB
Diretor de Relações Funcionais – Denise Anne Braga dos Santos - RJ
Diretor de Relações Externas – Joaquim Edeval Regis Magalhães - BSB
Diretor Jurídico – José Osvaldo Fontoura de Carvalho Sobrinho – BSB
Diretor de Aposentados e Previdência – Jayme Aranha Chacon Junior - AM



Dilson Levi Madeira – BSB
Gilberto Matos Sobrinho - MG
Milton Lucas Mendes – BSB
Luiz Tadeu dos Santos - SPI
Reinaldo Antonio Castro – RS
Sandra Moreira – RJ
 

Atenciosamente,
ANTÔNIO CARLOS FRANÇA KRUEL 
Presidente da Junta

quarta-feira, 10 de abril de 2019


ELEIÇÕES ADCAP NACIONAL
TRIÊNIO 2019/2022


Estamos no período de campanha para as Eleições da ADCAP Nacional. A seguir, reapresentamos as chapas inscritas que concorrem à Diretoria Executiva, como também as candidaturas ao Conselho Fiscal Nacional. 
ATENÇÃO: Está disponível no portal da ADCAP, no banner “ELEIÇÕES DA ADCAP NACIONAL – TRIÊNIO 2019-2022, as fotos e currículos de todos os candidatos. O período de votação será de 22 a 29 de abril e ocorrerá na página da Associação.


Presidente – Maria Inês Capelli Fulginiti – RS
Vice-Presidente – Marcos Cesar Alves da Silva – BSB
Secretário-Geral – Maurício Fortes Garcia Lorenzo – BA
Diretor Administrativo e Financeiro – Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro – SC
Diretor de Comunicação e Desenvolvimento – Maria Laurência Santos Mendonça – BSB
Diretor de Relações Funcionais – José Maria dos Santos Silva – BSB
Diretor de Relações Externas – Luiz Alberto Menezes Barreto – BSB
Diretor Jurídico – Roberval Borges – PR
Diretor de Aposentados e Previdência – Carlos Roberto de Santa’ana Melo – SPM

Clique em: PLATAFORMA

• Desenvolver ações em defesa dos interesses dos associados.
• Desenvolver ações em defesa dos interesses institucionais e da sustentabilidade da ECT e de suas ligadas Postalis e Postal Saúde.
• Atuar para que a Diretoria Executiva da ECT seja formada por profissionais qualificados da empresa e com autonomia de gestão. Fim do aparelhamento político!
• Atuar para que a gestão dos POSTALIS seja voltada para os interesses dos participantes e sustentabilidade do instituto.
• Dar continuidade às ações protetivas e garantidoras dos direitos a que fazem jus participantes e assistidos do Postalis, nas esferas jurídica, política e administrativa.
• Atuar para que a gestão da Postal Saúde seja voltada para os interesses dos empregados ativos e aposentados.
• Atuar para a eleição dos associados da ADCAP para os Conselhos do Postalis, da Postal Saúde e para o Conselho de Administração da ECT, bem como buscar parcerias para garantir a representatividade almejada.
• Manter ações na busca da representação sindical, objetivando defender os interesses dos associados.
• Buscar inserir a ADCAP nas negociações dos acordos coletivos de trabalho da ECT e nas discussões de políticas profissionais junto a ECT, tais como: revisão do PCCS, critério para ocupação de funções na ECT, PLR, revisão das tabelas salariais e de funções, reposição de vagas e a retomada dos cursos de formação profissional voltados para os processos da empresa.
• Promover ações para o bom relacionamento com outras instituições representativas dos empregados e aposentados.
• Defender a aplicação das Leis das Profissões.

Ao longo do tempo, a ADCAP tem assumido crescente protagonismo, em função das inúmeras iniciativas da associação para defender os interesses dos associados nos mais diferentes palcos. Das ações judiciais para assegurar direitos até a interlocução qualificada com órgãos de controle e de representação, como o Ministério Público Federal, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, e com a Imprensa, a ADCAP tem se consolidado como legítima representante de seus associados.

Neste contexto, é importante que a ADCAP seja comandada por uma Diretoria qualificada e experiente, capaz de prosseguir e de aprofundar as ações e medidas em curso, em busca de solução para os problemas que afligem os trabalhadores dos Correios, incluindo os relativos ao Postalis e à Postal Saúde.

A Chapa nº 1 vem, então, para oferecer aos associados a possibilidade de contar, na Diretoria da ADCAP, com uma equipe capaz de tornar a associação ainda mais relevante, em benefício dos associados.

Presidente - José Oliberio Alves - BSB
Vice-Presidente - Walton Capes Júnior - RS
Secretário-Geral – Felipe Viana Alves - BSB
Diretor Administrativo e Financeiro – Carolina Mary de Abreu - MG
Diretor de Comunicação e Desenvolvimento – John Macêdo - BSB
Diretor de Relações Funcionais – Denise Anne Braga dos Santos - RJ
Diretor de Relações Externas – Joaquim Edeval Regis Magalhães - BSB
Diretor Jurídico – José Osvaldo Fontoura de Carvalho Sobrinho - BSB
Diretor de Aposentados e Previdência – Jayme Aranha Chacon Junior - AM
Os empregados e aposentados dos Correios vêm colecionando derrotas nos últimos anos, dentre as quais destacamos: as perdas de benefícios no plano saúde (Postalsaúde); o equacionamento do plano de aposentadoria (Postalis) para cobrir prejuízos que não deram causa; e a falta de prestígio e espaço para participar da elaboração das estratégias da organização.

Como as entidades representativas vêm atuando de forma isolada, o que dificulta a obtenção de êxito nas suas reivindicações e ciente de que “Não se obtém resultados diferentes mantendo as mesmas Ações e Pessoas”, restou evidenciada a necessidade de ação forte no sentido de unir os esforços em torno dos interesses dos Associados e do fortalecimento dos Correios, Postalis e Postal Saúde, para que possam cumprir os seus papeis com efetividade, prezando pela qualidade na prestação de seus serviços.

Diante deste cenário, decidimos formar a CHAPA NOVOS RUMOS para concorrer às eleições para a Diretoria da ADCAP NACIONAL - Triênio 2019/2022 com a finalidade de mudar essa realidade.  A Plataforma da CHAPA é composta das seguintes ações:

Clique em: PLATAFORMA

• Adotar nova postura para atender os interesses coletivos dos Associados;
• Defender os Correios, Postalis e Postal Saúde junto aos Órgãos Governamentais, Ministério Público, Judiciário e Parlamentares;
• Adotar novo modelo de relacionamento com os Correios, Postalis e Postal Saúde;
• Acompanhar as diretrizes e ações da Diretoria dos Correios, Postalis e Postal Saúde;
• Propor melhorias para tornar mais eficientes e eficazes os processos dos Correios;
• Modernizar e democratizar a gestão da ADCAP, com maior participação e autonomia dos Núcleos Regionais;
• Reavaliar os processos judiciais em curso, dando mais consistência às demandas de interesses dos Associados;
• Democratizar a atuação da ADCAP, criando fóruns de discussão com os Associados em todos os Núcleos Regionais e na sede da Nacional; e
• Adotar novo modelo de comunicação na ADCAP, com maior agilidade e transparência.

Contamos com o seu voto de confiança!



1) Dilson Levi Madeira – BSB
2) Gilberto Matos Sobrinho - MG
3) Milton Lucas Mendes – BSB
4) Luiz Tadeu dos Santos - SPI
5) Reinaldo Antonio Castro – RS
6) Sandra Moreira – RJ




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Atenciosamente,
ANTÔNIO CARLOS FRANÇA KRUEL
Presidente da Junta Eleitoral