Amanhã - 31/05, às 20h
terça-feira, 30 de maio de 2023
Live da ADCAP sobre o futuro do Postalis - Amanhã - 31/05, às 20h
sexta-feira, 26 de maio de 2023
ADCAP Net 26/05/2023 - Correios preveem bases na Ásia e na América do Sul - Leia mais!
⇒ Correios preveem bases na Ásia e na América do Sul
Planos até 2025 também preveem a instalação de um centro de triagem internacional de encomendas no Nordeste
Valor
24/05/2023
A diretoria dos Correios fechou a estratégia para reposicionar a estatal no mercado de encomendas até 2025 e buscar sobrevivência frente ao avanço de gigantes do comércio eletrônico, que aumentam os investimentos na rede própria de logística.
O plano estratégico e o de ações prioritárias - este com execução até o fim de 2023 - indicam medidas que vão da instalação de bases operacionais da estatal na Ásia e na América do Sul até a constituição de uma empresa de participações, uma espécie de “CorreiosPAR”, para garantir a inserção em mercados estratégicos, como os setores de logística e de comunicações.
Os planos foram apresentados ao público interno dos Correios pelo presidente Fabiano dos Santos. O executivo completou cem dias no cargo na quinta-feira e aproveitou o evento, em Brasília, na segunda-feira, para anunciar o novo momento da estatal, que fazia parte da lista de empresas públicas a serem privatizadas no governo Jair Bolsonaro.
A abertura do centro de operações no exterior é um dos dez projetos estratégicos para sair do papel até o fim de 2025. Deverão ser escolhidos um país asiático e um sul-americano para a estatal melhor se articular no fluxo internacional de encomendas.
A ideia dos Correios de se tornar um “hub” de encomendas na América do Sul já havia sido anunciada pela gestão anterior. Em abril, após a viagem da delegação brasileira à China, a companhia anunciou acordo de cooperação com a Cainiao Network, braço de logística do Alibaba Group Holding Limited.
O mercado internacional representa 16% da receita total dos Correios. A diretoria ainda enxerga a possibilidade de “crescimento exponencial” desse nicho nos próximos anos, ainda impulsionado pelo comércio eletrônico.
Outra iniciativa dos Correios para recepcionar encomendas do exterior é instalar um “centro de operações internacionais” no Nordeste até o fim de 2025.
Impulsionados pelo boom do e-commerce, os produtos que chegam à região têm crescido e já respondem por 23% do total de importações recebidas pelos Correios. Ainda não foi batido o martelo sobre o Estado que vai receber o novo centro de triagem.
A criação de subsidiária para entrar em ramos estratégicos remete à proposta de gestões anteriores do PT. Em 2011, o governo apoiou a aprovação da Lei 12.490 para permitir parcerias com companhias aéreas interessadas em aproveitar a ociosidade dos porões de aviões em voos noturnos para transportar encomendas.
A entrada dos Correios em novos mercados já ocorreu com serviços bancários, por meio do Banco Postal, e em telecomunicações, no serviço de celular na modalidade de operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês). Se confirmada a criação de uma subsidiária, o setor de comunicações é um dos alvos, mas a estratégia ainda não foi aberta pelo comando da empresa.
Como meta para 2023, a diretoria dos Correios quer revisar a política comercial, com novos produtos e serviços voltados para e-commerce, modernizar centros de triagem, investir em tecnologia da informação (TI), buscar fontes de captação de recurso no mercado financeiro com custo atrativo e adequar a estrutura de funcionamento da estatal à nova proposta.
⇒ Presidente dos Correios cria grupo de trabalho para combater assédio e racismo na estatal
Objetivo é também implementar políticas voltadas para a igualdade de gênero e raça
Folha SP
19/05/2023
Os Correios vão adotar medidas para combater o assédio moral e sexual e o racismo dentro da empresa. O presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, assinou na quinta (18) portarias para a criação de dois grupos de trabalho que irão tratar dos temas.
Fabiano afirma que, desde que assumiu a gestão dos Correios, ele e sua equipe têm recebido relatos de casos de assédio ocorridos em anos anteriores. "Estabelecer mecanismos eficazes de prevenção, apuração e punição do assédio e do racismo é nossa prioridade, pois entendemos que esse é o caminho para a construção de um ambiente de trabalho sadio e de uma sociedade justa", disse.
A iniciativa atende a dispositivos de acordo de trabalho vigente, que foi mediado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Os dois grupos de trabalho terão a participação das entidades que representam os funcionários da estatal, a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telegrafos e Similares (Fentect).
O objetivo é que sejam realizados estudos e propostas ações para a implementação de políticas voltadas à igualdade de gênero e raça e ao respeito à diversidade.
Os atores Giovani Tozi e Anderson Müller receberam convidados na sessão VIP da peça "Quarto Minguante", na noite de quarta (17), no Teatro Faap, em São Paulo. A diretora do espetáculo, Neyde Veneziano, prestigiou o evento. O ator Flávio Tolezani também passou por lá.
com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH
⇒ Correios amplia capilaridade com a abertura de Pontos de Coleta
A ampliação da capilaridade dos Correios ganhou um reforço com a inauguração dos primeiros Pontos de Coleta do país, sendo um na cidade de São Paulo e outros três em Brasília. Outros 17 pontos devem entrar em funcionamento até junho e estarão localizados nos estados de São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal.
Correios do Brasil
25/05/2023
O Ponto de Coleta de São Paulo fica na Parada XV de Novembro, na zona oeste da cidade. Em Brasília, há dois Pontos no Paranoá, um no Sudoeste e outro no Itapoã.
O objetivo da estatal é ampliar a oferta de pontos de captação e entrega de encomendas, proporcionando, assim, uma experiência mais prática na utilização de serviços de Correios. Para que essa ampliação aconteça de forma ágil, os Pontos de Coleta funcionam em parceria com lojistas que, após credenciamento junto aos Correios, passam a receber e entregar encomendas em seus estabelecimentos comerciais.
Além de beneficiar a população, que ganha um Ponto de Correios mais próximo de onde estiver, funcionando em horários mais flexíveis, a parceria também é vantajosa para os comerciantes, que serão remunerados por cada encomenda recebida ou entregue. Segundo a chefe do Departamento de Estratégia e Desenvolvimento de Canais Físicos dos Correios, Talita Martins Ferreira, os Pontos de Coleta trazem vantagens também para os comerciantes.
“Considerando que os Correios entregam milhares de encomendas diariamente em todo o país, ser ponto de captação e entrega de encomendas significa aumentar o fluxo de clientes no estabelecimento comercial, o que contribui para um aumento nas vendas”, disse a gestora.
Para saber os endereços e o horário de funcionamento da rede de agências, inclusive dos pontos de coletas, basta acessar a página ou app Correios, no serviço Busca Agência.
Como se credenciar – O credenciamento de lojistas que querem funcionar como Pontos de Coleta segue até junho. Podem se inscrever comerciantes do Distrito Federal, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo, localizados nas regiões listadas abaixo. Mais informações sobre credenciamento estão disponíveis no site www.correios.com.br/pontodecoleta
Ponto de Coleta dos Correios – Varejistas dessas regiões podem fazer o credenciamento
Distrito Federal
Lago Sul, Lago Norte, Asa Sul, Vila Telebrasília, Setor Rádio e TV, Setor de Clubes Sul, Sudoeste, Cruzeiro, Octogonal, Jardim Botânico, Paranoá, Taquari, Itapoã I e II, Varjão e Fazendinha.
Minas Gerais
Todos os bairros de Belo Horizonte/DF.
São Paulo
Locais da capital paulista e região metropolitana de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Guarujá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mauá, Moji das Cruzes, Praia Grande, Ribeirão Pires, Santana do Parnaíba, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Vicente, Suzano e Taboão da Serra.
Rio de Janeiro
Flamengo, Glória, Laranjeiras, Botafogo, Barra da Tijuca, Itanhangá, Copacabana, Ipanema, Jardim Botânico, Praça Mauá.
Direção Nacional da ADCAP.
terça-feira, 23 de maio de 2023
Resultado das Eleições para o Conselho de Administração dos Correios
A Comissão Eleitoral divulgou o resultado da Eleição para o representante dos empregados junto ao Conselho de Administração dos Correios.
Foram 11.401 votos válidos sendo 5.715 para o candidato Luíz Carlos Gomes e 5.686 para Tânia Munari.
Agradecemos todos os eleitores que participaram democraticamente da eleição, em especial a candidata Tânia Munari por sua disponibilidade, empatia, coragem e determinação.
Tânia representa, seguramente, o desejo de inúmeros trabalhadores por uma empresa sustentável, com ambiente saudável de trabalho, com respeito as diversidades e, principalmente, humana e transparente.
Veja no link o resultado por localidade: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Resultado-por-localidade.pdf
Direção Nacional da ADCAP.
sexta-feira, 19 de maio de 2023
Eleições CA - Votação em andamento e a escolha é Tânia Munari - 44
🔊 ⚠️ Empregados da ATIVA, escolha Tânia Munari - 44 para representar você!
quinta-feira, 18 de maio de 2023
➡️ 2º Turno das Eleições para o CA
⚠️ Se você está na ATIVA:
1. Acesse: https://ca.eleja.com.br
2. Na página, clique em ACESSO E VOTAÇÃO: https://ca.eleja.com.br/login.action
3. Insira seu CPF e clique em GERAR SENHA
4. Insira novamente os dados pedidos (CPF e data de nascimento)
5. Insira dos dados para receber a senha de votação (telefone ou e-mail)
6. Volte à pagina e acesse com a senha gerada que chegará pelo canal indicado
Após o processo escolha e vote Tânia Munari - 44
🔊 Acompanhe a candidata em seu Instagram: https://www.instagram.com/p/CqbRVKwu65D/?igshid=MDJmNzVkMjY=
@taniamunaricacorreios2023
quarta-feira, 17 de maio de 2023
terça-feira, 16 de maio de 2023
Eleições CA - A partir de amanhã, 17/05 vote Tânia Munari - 44
Trabalhadores dos Correios,
A partir de amanhã, 17/05 teremos as votações do segundo turno das eleições para membro do Conselho de Administração dos Correios.
Se você ainda não se decidiu, pode fazê-lo agora e se preparar para votar em Tânia Munari – 44, a candidata que reúne as melhores qualidades para desempenhar bem o cargo de conselheira.
Se quiser também, pode apoiar a candidatura de Tânia, compartilhando as peças e informações da candidata, que podem ser encontradas nos seguintes locais:
- Instagram da candidata: https://www.instagram.com/p/CqbRVKwu65D/?igshid=MDJmNzVkMjY
- Facebook da ADCAP Nacional: https://www.facebook.com/adcapoficialnacional
Você quer fazer a diferença no Conselho de Administração? Então participe votando em Tânia Munari – 44. Juntos, podemos construir uma empresa mais eficiente, mais justa e mais unida.
#VEMCOMIGOPARAOCA
domingo, 14 de maio de 2023
sexta-feira, 12 de maio de 2023
quinta-feira, 11 de maio de 2023
Entrevista da ADCAP com Tânia Munari, candidata ao CA dos Correios - 2º Turno
Nos próximos dias 17 e 18 de maio acontece o segundo turno das eleições para o Conselho Administrativo dos Correios. No primeiro turno, a candidata Tânia Munari (44), apoiada pela ADCAP e pela FINDECT, teve 3288 votos e agora, na reta final da campanha, ela está de volta para apresentar suas propostas. Na entrevista abaixo, você, que é eleitor e empregado dos Correios, terá mais uma oportunidade para conhecer melhor a plataforma da candidata que, entre outras tantas coisas, quer valorizar o seu trabalho, viabilizar novos negócios, resgatar a imagem institucional da empresa, além de fortalecer o Postalis e consolidar o Postal Saúde como um plano e assistência médica de excelência.
O cargo de membro do conselho de administração tem uma grande responsabilidade. Por que você se considera pronta encarar essa responsabilidade?
Porque a minha história nos Correios demonstra que eu tenho competência tanto técnica quanto relacional para cumprir bem esta importante missão.
Minha biografia conta com mais de 25 anos de trabalho em Superintendência Estadual e Correios Sede. Tenho também conhecimento sistêmico e estratégico da empresa por ter atuado em diversas áreas: jurídica, administrativa, recursos humanos, comercial, dentre outras. Atuei nas diversas funções técnicas e de gestão, seja como assessora de departamento, subchefe de departamento, presidente da comissão permanente de licitação, analista XI e XII, Gerente Corporativo, Chefe de 3 Departamentos (DATER, CESUP e DEFIS) e Superintendente de Licitações e Contratos Administrativos.
Ademais, já fui Conselheira do Conselho Deliberativo do Postalis, tendo sido eleita com 3.712 votos dos trabalhadores.
Já demonstrei, com sólida formação, experiência, ética e competência, a capacidade de ser conselheira negociadora, mas combativa quando se trata dos interesses dos trabalhadores dos Correios.
Para você o que é independência? Qual a importância de ser independente e de manter a independência no caso de um membro eleito para o CA?
O Conselheiro eleito tem um mandato de representação dos empregados. A independência é ser fiel aos anseios de toda a categoria, do operacional e do administrativo. E a missão é representar os anseios de mais de 87 mil empregados.
O Conselheiro eleito é um empregado que tem seu trabalho técnico de rotina, como todos os demais, o que não se confunde com a honrosa missão de representar os trabalhadores junto ao Conselho de Administração.
No Conselho, todos os Conselheiros têm a mesma importância e voz. A independência é fundamental para manter a confiança estabelecida com todos os empregados.
Eu já fui Conselheira Eleita do Conselho Deliberativo do Postalis e à época era Chefe de Departamento. Em nenhum momento minha atuação como Conselheira foi mitigada, ofuscada, suavizada, por conta de eu ter uma função.
Muito ao contrário, este fato só trouxe mais vigor para meus posicionamentos em prol dos trabalhadores e do fortalecimento do Postalis.
Minha atuação demonstra que sou do diálogo e conciliadora, mas firme, independente e intransigente quando se trata dos direitos dos trabalhadores.
E assim será minha atuação no Conselho de Administração dos Correios.
Os membros do CA, em geral, são pessoas bem preparadas, ocupantes de elevados cargos na administração dos Correios, incluindo o próprio Presidente da estatal. Como você lidaria com situações em que teria que discordar dos votos de outros membros? Você se considera independente ao ponto de votar contra o Presidente e outros membros?
O CA é formado por sete conselheiros: cinco indicados (pelos Ministérios, da Economia e das Comunicações); o Presidente dos Correios e o Conselheiro Eleito.
Sim, nosso Conselho é formado por pessoas bem preparadas e com experiência. O Presidente dos Correios é advogado muito conceituado, com grande experiência em Previdência Complementar (nosso Postalis). Eu também sou advogada (trabalhista) e, como já disse, fui Conselheira do Conselho Deliberativo do Postalis.
Eu também estou muito bem preparada: formação muito sólida (advogada com pós-graduação em Direito Público e Gestão); experiência de 25 anos em todos os setores da empresa; liderança de equipes; Conselheira eleita do Postalis. Enfim, são 25 anos vivendo o dia a dia desta empresa que é minha paixão.
Entendo que poderei contribuir muito com os demais conselheiros para o fortalecimento da empresa porque conheço bem a nossa missão, o nosso negócio e os nossos desafios.
Vivenciei os tempos da segurança do monopólio postal e vivo esta era da forte concorrência logística.
Vivi os áureos tempos dos direitos conquistados pelos trabalhadores e os últimos tempos de perda de muitos dos nossos direitos. Os tempos do Postalis saudável e o atual do Plano BD em situação crítica; o período de plano de saúde para todos e o de agora, quando poucos podem permanecer no plano. Enfim, penso reunir a ética, formação, experiência e vivência, além da energia e entusiasmo para o exercício desta nobre missão.
Penso que o Conselho deverá trabalhar em conjunto para o fortalecimento e modernização dos Correios e a valorização de todos os empregados. Entendo que esta é a visão de todos. Mas, se em algum momento, os interesses dos trabalhadores não se coadunam com alguma decisão submetida ao Conselho, fiquem certos que meu voto sempre será em prol dos interesses dos trabalhadores. Até porque eu serei sua representante. Por vezes, divergir nos leva mais longe. Isto é a democracia.
Como você planeja comunicar aos empregados seus posicionamentos e votos no conselho de administração dos Correios?
Pretendo manter alguns canais de comunicação:
- o blog que já está ativo – https://taniamunarinoconselho.blogspot.com/
- lista de WhatsApp
Além disso, também está prevista a realização de “live” com a Conselheira.
Uma Conselheira eleita tem que ouvir seu público para que todos fiquem cientes das matérias que são discutidas no CA e toda a atuação da Conselheira.
Não se preocupem, a Conselheira e os mais de 87 mil trabalhadores dos Correios estarão sempre conectados.
Quais desafios você enxerga para o futuro dos Correios? De que maneira você pretende colaborar para ajudar a vencê-los?
Antes de mais nada, nunca podemos perder o maior sentido de nossa existência de ser público e promover a inclusão postal de todos os cidadãos deste país, estejam eles nas cidades, nas comunidades urbanas e regiões periféricas, rurais e ribeirinhas. Enfim, em todos os recantos onde eles estiverem.
Todos os cidadãos merecem um endereço. A falta de um CEP segrega a população, social e financeiramente, porque restringe a oportunidade de um emprego ou a possibilidade de um empreendimento.
Esta é a missão que nos distancia dos privados e nos torna verdadeiramente públicos.
Ademais, com certeza, precisamos inovar e nos modernizar para nos sermos fortes no mercado comercial e no mantermos autônomos, independentes do tesouro.
Minha atuação será no apoio às iniciativas estratégicas que visam um Correios forte e público.
A proximidade de candidatos com entidades representativas dos trabalhadores não tira a independência do candidato? Por quê?
Não percebo desta maneira. Aliás, sou uma incentivadora do associativismo e sindicalismo. Acho que os trabalhadores unidos têm mais força que iniciativas individuais.
Você foi para o segundo turno da eleição do CA. Qual a expectativa agora nessa reta final?
A expectativa é permanecer fazendo uma campanha de esclarecimento e propositiva. Veja que em nenhum momento fiquei impugnando as eleições ou desfazendo de algum candidato. Isto não é do meu feitio.
Quero discutir as melhores propostas para a empresa e seus empregados, ampliar a base de votação, ouvir a todos, inclusive os candidatos que não participarão do segundo turno. Todos têm propostas valiosas e vamos trabalhar juntos. Estejam certos, no Conselho vou atuar na defesa permanente de todos os mais de 87 mil empregados.
Qual mensagem você gostaria de deixar para os trabalhadores dos Correios?
Gostaria de agradecer aos colegas pelo apoio recebido e reafirmar minha firme disposição de exercer na plenitude o mandato de conselheira no conselho de administração dos Correios.
Estou muito honrada e feliz com a possibilidade de contribuir para a construção de um futuro de sucesso para a nossa empresa, com respeito e valorização dos empregados.
Conto com a participação de todos os colegas no segundo turno das eleições, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio.
Quero ser a voz dos trabalhadores no conselho de administração.
Vamos juntos construir essa vitória.
Direção Nacional da ADCAP.
quarta-feira, 10 de maio de 2023
Live ADCAP - Conversa com Tânia Munari sobre o futuro dos Correios, do Postalis e da Postal Saúde
quarta-feira, 3 de maio de 2023
Resultado das Eleições para o Conselho de Administração – Primeiro Turno
Para conhecimento dos associados divulgamos, a seguir, o resultado do primeiro turno da Eleição para o representante dos empregados junto ao Conselho de Administração dos Correios.
A candidata apoiada pela ADCAP Tânia Munari - 44, obteve 3288 votos, representando 40,6% dos votos válidos. Como a eleição exige, para vitória no primeiro turno, 50% mais um dos votos válidos, o resultado implicará em realização de segundo turno entre a Tânia e o candidato em segundo colocado.
Assim, a campanha segue para seu segundo turno. Agradecemos a participação dos associados, os votos feitos, a colaboração, o empenho e a confiança de todos.
Seguimos com o trabalho, para nova campanha a partir de 10/05/2023.
Vamos à luta!
Direção Nacional da ADCAP.
terça-feira, 2 de maio de 2023
Eleições para o CA – Último dia de votação: Vamos eleger nossa candidata Tânia Munari 44
Bom Dia, colega dos Correios,