sexta-feira, 17 de maio de 2024

Vamos ajudar os amigos de RS!



As águas estão baixando e estamos próximos ao momento de reconstruir. Para isso, contamos com sua ajuda para alcançarmos nossa meta de arrecadação para que possamos, realmente, fazer diferença na vida dos nossos colegas associados que tiveram perda total ou parcial dos seus bens e suas casas.

Até o momento, arrecadamos R$42.885,00 com contribuições de todo Brasil!

Sabemos que todos estão ajudando com diversas campanhas, mas salientamos que todo valor é bem-vindo e nos ajudará a chegarmos em nosso objetivo.

  • PIX da Adcap/RS é adcaprs@adcaprs.org.br
  • TED para Banco Sicredi, Agência 0116 Conta 33380-3 – Associação dos Profissionais dos Correios NR/RS.
  • CNPJ 04618924/0001-07

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

quarta-feira, 15 de maio de 2024

O ADCAP BENEFÍCIOS segue on!


São mais de 20 mil lojas para você usufruir de descontos e benefícios exclusivos. 

Encontre tudo que precisa em um só lugar: produtos e serviços para casa, saúde, lazer, educação, cuidados pessoais e entretenimento.

Acesse o site da ADCAP www.adcap.org.br e no portal do associado entre no ADCAP BENEFÍCIOS. Se preferir, baixe o app ADCAP BENEFÍCIOS na loja de aplicativos, do seu dispositivo.

É a ADCAP oferecendo o que há de melhor a você. Ative o seu cadastro e comece a economizar!


Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Imposto de Renda 2024/2023 – Malha Fina

 Nº 235 - 13/05/2024

Atentos às demandas recebidas e considerando que algumas declarações de imposto de renda dos associados beneficiados pelas liminares, que isentam a taxa de equacionamento de IR retidas na malha fina – da RFB, a Associação se antecipou republicando os informativos nº 203 e 204 (https://adcap.org.br/index.php/orientacoes-imposto-de-renda-2024-2023/), com diversas orientações e, entre elas, como proceder com a malha fina.

A ADCAP está em contato direto com a Receita Federal do Brasil – RFB e com a Justiça Federal, objetivando a liberação dessas declarações, da malha fina, o mais rápido possível.

Temos uma equipe de profissionais atuando, quase que diariamente, na solução dessas pendências, junto aos órgãos competentes, da RFB.

Portanto, como nos anos anteriores vamos aguardar o encerramento do prazo de entrega das declarações, 2024/2023, em 31/05/2024, mais 30 dias para que todas as declarações sejam processadas, e recebida a primeira análise individual, dos Auditores Fiscais.

Nessa avaliação inicial, muitas declarações serão liberadas da malha fina, sem a necessidade de outras providências.

No início da primeira quinzena de julho, como já fizemos em anos anteriores, vamos solicitar os dados aos associados, que após essas análises, ainda permanecerem na malha fina, para posteriormente, encaminhar a listagem para RFB, adotar as providências, antes que seja aberto o prazo para a antecipação de documentos.

Para tanto, divulgaremos informativo orientando, quais dados deverão ser encaminhados e para que endereço.

No caso de dúvidas sobre imposto de renda, encaminhe e-mail para o canal que trata exclusivamente deste assunto: apoioimpostoderenda@adcap.org.br



Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Mamãe...tenha um feliz domingo!

 


ADCAP se reúne com a AGU para tratar de questões relacionadas ao Postalis


O Presidente da ADCAP – Roberval Borges e o Diretor de Relações Externas – José Maria dos Santos estiveram em reunião na Coordenadoria Geral de Demandas Judiciais Trabalhistas da AGU, que contou com a participação da Dra. Caroline de Melo e Torres, Coordenadora Geral substituta.

Na oportunidade foram expostas as questões centrais relativas as dívidas dos Correios por ocasião do fechamento e salvamento do Plano BD, denominada RTSA, bem como do caso do banco BNY e os esforços que têm sido empreendidos pelos participantes e assistidos, no sentido de recuperar os recursos financeiros do Postalis.

A boa receptividade aos elementos apresentados pela ADCAP sinaliza para o acolhimento e possível atuação da AGU em favor dos associados.


Direção Nacional da ADCAP.

Manifestação contra BNY em São Paulo


Comunicamos os associados da ADCAP, que ocorrerá manifestação contra o BNY MELLON, dia 22/05/2024 das 10h às 12h, em frente à sede do banco americano, na cidade de São Paulo.

Convidamos, em especial, aos associados da ADCAP SPM e aos associados dos outros Núcleos da ADCAP para participarem da manifestação. 

A ADCAP SPM divulgará aos seus associados as facilidades disponíveis para aqueles que desejarem participar. Os associados de outros Núcleos que tiverem interesse ou possibilidade de participar podem fazer contato com a organização da manifestação, ADCAP SPM, pelo telefone (11) 3228.3662 ou WhatsApp (11) 96187-1635 ou diretamente com seu núcleo de vínculo.



Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Mais um associado da ADCAP teve vitória na Revisão da Aposentadoria em julgamento pelo TRF da 3ª Região - SP

Nº 234 - 09/05/2024

A 4ª Turma do TRF 3 - São Paulo, analisando recurso do INSS, ratificou sentença de primeiro grau, que reconheceu o direito à revisão da aposentadoria e ao pagamento das diferenças em razão da inclusão dos valores do vale alimentação recebidos durante a vigência do contrato de trabalho.

A decisão foi dada nos seguintes termos:

RECORRENTE: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS
PROCURADOR: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS
D E C I S Ã O:

Trata-se de recurso interposto pelo INSS em face de sentença que julgou "PROCEDENTE o pedido da parte autora, resolvendo o mérito nos termos do art. 487, inciso I, do Código de Processo Civil, para condenar o Instituto Nacional do Seguro Social a: a) revisar o benefício de aposentadoria de titularidade do autor mediante a inclusão no PBC dos valores recebidos de auxílio-alimentação como salário de contribuição do período de 06/2002 a 11/2017, fixando-lhe a renda mensal inicial RMI em R$ 3.164,38 e renda mensal atual RMA em R$ 4.118,24 (QUATRO MIL CENTO E DEZOITO REAIS E VINTE E QUATRO CENTAVOS), em 02/2024; b) pagar, após o transito em julgado, as diferenças em atraso desde a data de início do benefício (DIB), no montante de R$ 18.205,88 (DEZOITO MIL DUZENTOS E CINCO REAIS E OITENTA E OITO CENTAVOS), em 03/2024, conforme cálculos da Contadoria Judicial, em consonância com a Resolução 784/2022-CJF. (...)." Recurso do réu sustentando que a autora não faz jus a revisão pretendida Vieram estes autos a esta 10ª cadeira da 4ª Turma Recursal. E o relatório. Nos termos do disposto no artigo 932, IV e V, do Código de Processo Civil de 2015, estão presentes os requisitos para a prolação de decisão monocrática, porque as questões controvertidas já estão consolidadas nos tribunais, havendo entendimento dominante sobre o tema (vide sumula nº 568 do Superior Tribunal de Justiça). Tal qual o pretérito 557 do CPC de 1973, a regra do artigo 932, IV e V, do Novo CPC reveste-se de plena constitucionalidade, ressaltando-se que alegações de descabimento da decisão monocrática ou nulidade perdem o objeto com a mera submissão do agravo ao crivo da Turma (mutatis mutandis, vide STJ-Corte Especial, REsp 1.049.974, Min. Luiz Fux, j. 2.6.10, DJ 3.8910). Aplica-se a regra do artigo 2º, § 2º, da Resolução 347/2015 (CJF), com a redação dada pela Resolução 417/2016. Conheço do recurso porque presentes os requisitos de admissibilidade. A TNU, ao fixar a tese no Tema 244, estabeleceu o seguinte: "I) Anteriormente a vigência da Lei n. 13.416/2017, o auxílio-alimentação, pago em espécie e com habitualidade ou por meio de vale-alimentação/cartão ou tíquete-refeição/alimentação ou equivalente, integra a remuneração, constitui base de incidência da contribuição previdenciária patronal e do segurado, refletindo no cálculo da renda mensal inicial do benefício, esteja a empresa inscrita ou não no Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT; II) A partir de 11/11/2017, com a vigência da Lei n. 13.416/2017, que conferiu nova redação ao § 2º do art. 457 da CLT, somente o pagamento do auxílio-alimentação em dinheiro integra a remuneração, constitui base de incidência da contribuição previdenciária patronal e do segurado, refletindo no cálculo da renda mensal inicial do benefício, esteja a empresa inscrita ou não no Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT." Apurado que os valores foram pagos em dinheiro, viável se mostra a pretensão. Assim, a matéria suscitada em sede recursal já foi exaustivamente analisada pelo juízo de origem. Utilizando-me do disposto no artigo 46 da Lei n. 9.099/95, combinado com o artigo 1º da Lei n. 10.259/01, entendo que a decisão recorrida deve ser mantida por seus próprios fundamentos, os quais adoto como razoes de decidir, dando-os por transcritos. Diante do exposto, nos termos do art. 932, IV, "b" do CPC c/c art. 2º, § 2º, da Resolução 347/2015 (CJF), com a redação dada pela Resolução 417/2016, nego seguimento ao recurso inominado. Publique-se. Intimem-se. São Paulo, 3 de maio de 2024.”


Lembramos aos associados que desejarem avaliar se tem benefício com a inclusão do Vale nas contribuições do INSS devem enviar os seguintes documentos para o e-mail valealimentacao@adcap.org.br

- Carta de concessão com resumo de cálculo;
- CNIS baixado diretamente pelo site MEU INSS;
- Relatório emitido pelos Correios com os pagamentos, mês a mês, desde julho/1994 até novembro/2017 (ou até a data da aposentadoria, se anterior), dos valores a título de Vale Alimentação (rubrica 057060) e Vale Alimentação 2 (rubrica 057040). Este relatório deve ser solicitados pelo endereço: gcat-atendeempregado@correios.com.br  


➡️ Dúvidas devem ser enviadas também para valealimentacao@adcap.org.br



Direção Nacional da ADCAP.

Redução e Perda de Função

 “Associados da ADCAP que atuam em agências e tiveram redução ou retirada da função em razão da retirada das atividades do banco postal, têm direito de restabelecer valor da gratificação”

Nº 233 - 09/05/2024

Em razão de consulta de associados com contrato vigente com os Correios - que estão na ativa, informamos que a retirada das atividades do Banco Postal não permite reduzir o valor da função recebida ou, mesmo, sua retirada.

Caso você tenha sofrido uma dessas medidas pedimos enviar e-mail para adcapperdafuncao@adcap.org.br  e enviar em anexo sua ficha cadastral atualizada para análise.


Direção Nacional da ADCAP.

ADCAP tem reunião no Ministério das Comunicações para tratar da Regulação e do desenvolvimento do Setor Postal


A ADCAP reuniu-se com o Secretário Adjunto do Ministério das Comunicações, João Aloísio Vieira, que estava acompanhado da Secretária de Acompanhamento das Entidades Vinculadas ao ministério, Lumárya Souza de Sousa e do Coordenador de Serviços Postais, Francklin Andrade Mattar Furtado.

Na reunião, foram abordados diversos temas como a regulação postal, criação do FUSP, desenvolvimento do setor, onde a ADCAP apresentou diversas sugestões de temas relevantes para os Correios, para o processo de supervisão e para o atendimento dos cidadãos.

A ADCAP se colocou à disposição para atuar em diversas atividades de interesse do ministério e conheceu as iniciativas do Ministério das Comunicações com relação ao setor. Na oportunidade conheceu o Projeto 914BRZ5019 - Edital 02/2024 - da UNESCO, que busca selecionar especialista no setor postal. 

Considerando a oportunidade para os associados que se enquadrem no perfil demandado, informamos os termos do edital publicado. O edital, a seguir, (https://app3.brasilia.unesco.org/vagasubo/index.php?option=com_phocadownload&view=category&download=7334:projeto-914brz5019-edital-02-2024&id=1:vagas-em-projetos&Itemid=5) oferece 01 (uma) vaga para Contratação, na modalidade de consultor(a) por produto, de profissional qualificado em serviços de consultoria para a regulação de serviços públicos para estudo e avaliação de alternativas de modernização do setor postal.

É obrigatório que possua, formação superior, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação, em uma das seguintes áreas: Administração, Economia, Ciências Políticas, Direito ou áreas correlatas. 

ATENÇÃO: O Responsável Técnico pela Seleção é a UNESCO e os interessados deverão enviar o CV até o dia 13/05/2024 para o e-mail prodoc.unesco@mcom.gov.br, indicando o número do edital (02/2024) e o nome do perfil em que se candidata no e-mail. Serão desconsiderados os CVs remetidos após a data limite indicada neste edital. 


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Incorporação do Vale Alimentação

Associados da ADCAP podem incorporar valor recebido como Vale Alimentação ao longo de todo contrato de trabalho para fins de aposentadoria 

Nº 232 - 08/05/2024

A ADCAP está realizando, sem ônus, para os associados aposentados, estejam ainda na ativa ou já desligados dos Correios, cálculos para avaliar a vantagem na revisão da aposentadoria.

Os associados devem enviar os seguintes documentos:

1. CNIS;
2. ⁠Carta de concessão;
3. ⁠Relatório dos Correios com os pagamentos mês a mês, desde junho de 1994 até novembro de 2017 ou data da aposentadoria.

Os documentos devem ser enviados em arquivo PDF para o e-mail valealimentacao@adcap.org.br


Direção Nacional da ADCAP.

Novas Regras de Empréstimo Postalis anunciadas em Reunião com Entidades Representativas

Há pouco foi realizada reunião do Postalis com as Associações para apresentar o novo Regulamento de Empréstimos do Instituto, com a participação do presidente da ADCAP Nacional e do secretário geral da Associação, sendo verificadas algumas informações muito importantes:

a) Os colegas do Rio Grande do Sul, da ativa e aposentados, terão uma carência emergencial de 4 meses, tanto para quem já possui empréstimo como para os colegas gaúchos que venham a solicitar empréstimo, em um período emergencial, em virtude da situação crítica que está ocorrendo naquele estado que vem afligindo nossos colegas ecetistas;

b) Haverá também alteração na política de concessão de empréstimo para os beneficiários e participantes que tenham protesto no SERASA ou em outras instituições;

c) No novo modelo, para a negativação por falta de pagamento, essa ação ocorrerá após 3 meses de parcelas em aberto e não mais 2 meses como ocorre atualmente;

d) No novo modelo, para protestar por falta de pagamento, o valor estabelecido da dívida será de R$ 1.000,00, após esse limite haverá o protesto;

e) A cobrança é consignada, com prazo de até 120 meses de parcelas e sem limite de idade do credor, com quitação por morte ou invalidez, embora ocorra diminuição gradativa no prazo máximo de quitação conforme o aumento da idade de quem solicita o empréstimo.

Por fim, o Postalis entende que as condições de empréstimo do Instituto são as melhores do mercado, inclusive com as melhores taxas, considerando as informações acima, sendo solicitado o acompanhamento e divulgação dessas novas regras também no site do Postalis.

A ADCAP vinha mantendo frequentes contatos com o Postalis e solicitando alterações nas regras de Empréstimo e, mais recentemente, em alguma forma de ajuda aos nossos colegas gaúchos que vêm passando por uma situação emergencial e de calamidade pública. Dessa forma, entendemos que muitas das nossas solicitações foram contempladas e continuaremos atuando firmemente na defesa dos associados da ADCAP e dos ecetistas de uma maneira geral.


Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 7 de maio de 2024

Eleição no Postalis - A Campanha e o Resultado

Foi divulgado pela Comissão Eleitoral o resultado da eleição aos Conselhos do Postalis. Para o Conselho Deliberativo foram mais votados: Amanda Gomes Corcino Garcia - 8273 votos e Edgard de Aguiar Cordeiro - 7986 votos. Para o Conselho Fiscal foi eleito Milton Lucas Mendes - 7610 votos.

Inicialmente, importante destacar a parceria entre as instituições: ADCAP, FINDECT e FAACO, pela convergência de propósitos e unidade de atuação. Parcerias são construídas com ideais e objetivos comuns - neste caso o objetivo comum era, com base em candidaturas de representantes preparados e capacitados, fiscalizar e atuar no sentido de que o Postalis cumpra seu papel precípuo de garantir benefícios previdenciários aos trabalhadores e aposentados dos Correios. Saímos dessa campanha mais fortes e mais unidos.

Agradecimento especial aos candidatos: Edgard Cordeiro, Fábio Conde, terceiro mais votado ao Conselho Deliberativo com 7893 votos e Ana Paranhos, segunda mais votada ao Conselho Fiscal com 7.604 votos. Associados da ADCAP que acolheram e sintetizaram em suas candidaturas nossos ideais de controle e desenvolvimento do Postalis representando nossa voz e nossos interesses. Vocês estarão eternamente em nossos corações.

Destaque relevante às lideranças da ADCAP, pela dedicação, empenho, luta, garra, disponibilidade e engajamento. Foi lindo! 

Aos associados, que mesmo com toda dificuldade, pela falta de senha, erros de cadastros, uso da tecnologia, mesmo assim, exerceram seu direito de voto e participação da campanha, nossos efusivos agradecimentos.

A campanha foi fantástica! A sinergia e vibração foram contagiantes! Atuamos de maneira ética, sem ataques pessoais a qualquer candidato. Identificamos questões sérias de desvios de conduta graves, desde ataques pessoais, discriminatórios, irresponsáveis, até atuação de gestores que não sabem distinguir o papel de líder nos Correios, inclusive como ordenador de despesas, e o de militante político partidário. Todos os desvios foram levados as autoridades que tem responsabilidade pelo pleito e pela empresa. 

Queremos por fim, parabenizar aos mais votados e possivelmente eleitos, desejando que atuem na correta representação que receberam dos participantes e assistidos do Postalis.

Da ADCAP continuaremos no nosso trabalho de apoio aos nossos representantes e acompanhando para que os responsáveis pelas dívidas com os fundos paguem o que devem, que os maus gestores sejam devidamente penalizados e que nossos benefícios sejam honrados até o último centavo.


Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Assembleia Geral Ordinária da ADCAP Nacional – Aprovação das Contas Exercício de 2023

A ADCAP, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Artigo 19 do Estatuto vigente, convoca todos os associados, que estejam em dia com as suas obrigações sociais, para Assembleia Geral Ordinária, que será realizada no dia 10 de maio, das 12h às 17h, para a seguinte ordem do dia:

➡️ A Aprovação das Contas Gerais relativas ao exercício de 2023, que será a pauta da Assembleia e estará disponível para votação dos associados de forma mista, por meio remoto ou presencial na sede da ADCAP Nacional, em Brasília.

Como votar pelo sistema de assembleia remoto:

a) Acessar o link para conferir o material das contas gerais: https://sis.adcap.org.br/votacao/assembleia-geral-ordinaria-adcap-nacional-10-05-2024
b) As senhas serão enviadas para seu e-mail e caso não receba você deverá SOLCITAR SENHA no link acima. Preencha os dados solicitados e receba a sua senha do sistema.
c) Finalmente escolha APROVO, NÃO APROVO ou NULO e clique em OK para dar o seu voto, em cada item da pauta.

Qualquer dúvida ou problema encontrado para o exercício do voto, encaminhar para o e-mail: contatoadcap@adcap.org.br , que será respondido de imediato.


Direção Nacional da ADCAP.

Uma mensagem do Ex-conselheiro do Conselho de Administração dos Correios


Prezados Participantes es Assistidos do Postalis,

É com grande responsabilidade que me dirijo a você neste momento crucial para o futuro do Postalis. Como sabe, as eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal do Postalis estão em curso, e a sua participação ativa neste processo é fundamental para garantir que tenhamos naqueles colegiados representantes à altura dos desafios que estão colocados e que não são poucos. 

Os Conselhos Deliberativo e Fiscal ocupam um papel central na governança do Postalis, sendo responsáveis por deliberar sobre os rumos do Instituto, fiscalizar a gestão da Diretoria Executiva e zelar pelos interesses de todos os participantes e assistidos. A escolha de conselheiros competentes, experientes e comprometidos tão somente com os participantes e assistidos é, portanto, essencial para assegurar a segurança dos nossos recursos, a transparência na gestão e a eficiência do Instituto.

Considere as seguintes candidaturas, de pessoas que, em minha opinião, podem desempenhar os cargos de conselheiros com independência e determinação:

- Conselho Deliberativo: Chapa 224 - Edgar Cordeiro e Chapa 227 - Fábio Conde
- Conselho Fiscal: Chapa 232 - Ana Paranhos

E, por que sua participação é importante?

Seu voto define o futuro do Postalis: Ao votar, você escolhe quem representará seus interesses nos Conselhos e terá a oportunidade de influenciar diretamente as decisões que impactarão o seu futuro e o de sua família.

Representatividade: A participação nas eleições é um direito e um dever de todos os participantes e assistidos. Através do seu voto, você contribui para fortalecer a representatividade dos conselhos no Postalis e garante que a gestão do Fundo seja confiada a pessoas que, por suas qualidades, mereceram sua escolha.

Construindo um futuro melhor: Juntos, podemos contribuir para termos um Postalis mais sólido, sustentável e voltado exclusivamente ao bem-estar dos participantes e assistidos, afastando do cenário outros interesses. 

Como votar?

O processo de votação é simples. Você pode votar online, através do site das eleições do Postalis diretamente na plataforma ELEJA: https://postalis2024.eleja.com.br/ 

Não perca a oportunidade de fazer a diferença!

Vote nas eleições dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do Postalis e contribua para construir um futuro mais seguro para todos os participantes e assistidos.


Marcos César Alves Silva
Ex-conselheiro do Conselho de Administração dos Correios

Campanha Solidária: Vamos ajudar nossos amigos do Rio Grande!


O Brasil todo está acompanhando e assistindo o triste momento que o Rio Grande do Sul está passando, com a chuva castigando, atualmente, 138 municípios do Estado. 

Os impactos desse desastre são muitos: mortes, desaparecidos, milhares de desabrigados, destruição de estradas e pontes que deixam a população isolada, sem energia, sem comunicação. Praticamente cidades deixando de existir pela força das águas.

Nesse momento percebemos o quanto precisamos nos unir para tentar amenizar, o pouco que seja, o sofrimento de tantos, dentre os quais estão muitos colegas, amigos e familiares.

Diante deste cenário de destruição e tristeza, a ADCAP NACIONAL não poderia deixar de apelar aos associados do todo Brasil no sentido de minimizar o sofrimento dos nossos colegas e familiares, contribuindo para a campanha solidária chamada VAMOS AJUDAR OS AMIGOS DO RIO GRANDE.

A campanha visa angariar fundos para atender as necessidades dos flagelados, sobretudo dos nossos colegas.

A campanha será realizada no período de 03 a 31/05/2024.

A campanha será nacional sob a coordenação do Núcleo da ADCAP do Rio Grande do Sul.

A ADCAP Nacional prestará contas tanto do valor arrecadado quanto da destinação das doações.

Com esse pouco, diante de tanto sofrimento, vamos tentar fazer a diferença na vida desses nossos irmãos!

As doações solidárias poderão ser feitas por meio de: 

PIX chave e-mail: adcaprs@adcaprs.org.br  

TED para Banco Sicredi, Agência 0116 Conta 33380-3 - Associação dos Profissionais dos Correios NR/RS.



Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Live: Eleições Postalis 2024 - Dialogando com quem entende do assunto



Excepcionalmente, amanhã, 03/05, live com os candidatos apoiados pela Associação, Edgard Cordeiro, Fábio Conde e Ana Paranhos, para tratar da importância de todos votarem nas eleições do Postalis e ajudarem a defender nosso fundo de pensão e nossa aposentadoria.

➡️ Não perca!

🗓️ 03/05
⏰ 19h30

📍 Pelo Youtube da ADCAP Nacional:  
https://www.youtube.com/watch?v=yIGMk9i1eIs


Direção Nacional da ADCAP.

Associados que pagam a contribuição social por boleto – Competência Abril

Dando seguimento ao novo processo de pagamento das contribuições sociais para os associados que pagam por boleto, informamos que foram enviados no dia, 30/04/2024, os boletos relativos ao mês de competência de abril com data de vencimento em 10/05/2024.

Lembramos, que caso o associado não receba e-mail com o boleto em seu e-mail, inclusive na caixa de SPAM, pedimos entrar em contato com departamento de mensalidade da ADCAP Nacional pelo endereço: mensalidade@adcap.org.br ou, ainda, contate o seu núcleo regional.

Atenção: Em virtude do feriado, os boletos ainda estão sendo registrados. Sugerimos que deixem para pagar a partir de amanhã.


Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 30 de abril de 2024

Parabéns a todos trabalhadores!!!

 


A Eleição no Postalis e a Privatização dos Correios

Os mesmos que lutaram contra a privatização dos Correios, ingressando no STF para declarar inconstitucional o projeto de lei da privatização, atuando em todas as audiências públicas no Congresso com informações qualificadas para dar clareza ao debate sobre a importância do serviço público postal.

Promovendo milhares de moções, em todos os municípios, em favor dos Correios públicos. Criando diálogo direto com a sociedade através da comunidade “Todos Pelos Correios”. Esses mesmos, agora estão lutando para consertar o Postalis.

Se você reconhece que a luta contra a privatização foi vitoriosa e importante, agora ajude a eleger para o Conselho Deliberativo: Edgard Cordeiro chapa 224, Fábio Conde chapa 227 e para o Conselho Fiscal: Ana Paranhos Chapa 232.

⚠️ Caso não tenha recebido a senha, você poderá votar e gerar uma nova diretamente na plataforma ELEJA: https://postalis2024.eleja.com.br/

Vamos continuar juntos construindo uma bela história!


Direção Nacional da ADCAP.

Eleição para os Conselhos do Postalis o que está em disputa

Nessa eleição o objetivo é escolher bons representantes que tenham conhecimento e independência para bem cuidar do seu patrimônio investido no Postalprev e no Postalis.

Os candidatos Edgar Cordeiro, Fábio Conde e Ana Paranhos são aposentados e sem vínculos político partidário, assim, são independentes e imunes as influências da Patrocinadora e das lideranças políticas de plantão. 

Desta forma, nesta eleição do Postalis os votos dos lulistas são bem-vindos, dos bolsonaristas são bem-vidos, daqueles que não gostam de nenhum dos dois, também, são bem-vindos.

Aqui o que importa não é a opção política ou partidária do assistido ou participante do Postalis, o que importa são os seus representantes terem conhecimento, coragem e independência para defender o seu direito e o seu interesse no Postalis.

Quem pensa assim, vota para o Conselho Deliberativo: Edgard Cordeiro chapa 224, Fábio Conde chapa 227 e para o Conselho Fiscal: Ana Paranhos Chapa 232.

⚠️ Caso não tenha recebido a senha, você poderá votar e gerar uma nova diretamente na plataforma ELEJA: https://postalis2024.eleja.com.br/



Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Orientações Imposto de Renda 2024/2023

 Nº 231 - 26/04/2024


Muitos associados estão com dúvidas sobre como elaborar a declaração de Imposto de Renda 2024/2023.

Reiteramos que não ocorreu nenhuma mudança este ano, para os associados que são beneficiados pelas liminares, que isentam a taxa extra de equacionamento para o Postalis, de imposto de renda.

Diante disso, para auxiliar na hora da declaração, pedimos que acesse os links abaixo, para obter as informações necessárias e sanar as possíveis dúvidas que surgirem.

➡️ Declaração de Imposto de Renda Aposentados: https://adcap.org.br/index.php/declaracao-de-imposto-de-renda-2023-2022-aposentados-do-postalis/ 

➡️ Declaração de Imposto de Renda na Ativa: https://adcap.org.br/index.php/declaracao-de-imposto-de-renda-2023-2022-empregados-na-ativa/ 


Atenção: 
Dúvidas sobre este assunto somente no
apoioimpostoderenda@adcap.org.br


Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Eleições Postalis 2024 - Passo a passo para votar! Votação de 29/04 a 06/05/24 até 18h




A) Utilizando a senha recebida por carta, SMS ou e-mail.

1. Acesse a plataforma Eleja em https://postalis2024.eleja.com.br/ 

2. No canto superior esquerdo da tela Clique em ACESSO E VOTAÇÃO.

3. Coloque seu CPF, senha recebida e preencha as letras que aparecem no campo “validação”. Clique em ENTRAR, responda as duas perguntas que aparecerem sobre data e ano de nascimento ou CPF e clique em “ENTRAR”.

4. Para a 1ª vaga no Conselho Deliberativo vote selecionando a chapa 224 Edgard Cordeiro/Moyses Leme.

5. Para a 2ª vaga no Conselho Deliberativo vote selecionando a chapa 227 Fábio Conde/Ronaldo Cidade.

6. Para a vaga no Conselho Fiscal vote selecionando a chapa 232 Ana Maria Paranhos/Manoel Feitoza.

7. Em seguida Clique em “VOTAR” e depois em “CONFIRMA”, que a votação irá se completar.

B) Caso não receba a senha até dia 29/04, tenha mudado de endereço ou esteja fora de sua residência ou queira mudar a senha recebida por carta, proceda da seguinte forma para gerar uma nova senha:

1. Acesse a plataforma Eleja  https://postalis2024.eleja.com.br/ 

2. Clique em ACESSO E VOTAÇÃO.

3. Coloque seu CPF e data de nascimento e, clique em GERAR SENHA e depois clic em “Concordo” e mais uma vez em “Concordo” e, escolha por qual contato quer receber a senha, se por SMS ou email, conferindo se estão atualizados.

4. Verifique o recebimento da senha no meio de contato escolhido (SMS ou e-mail). De posse da nova senha, realize os passos 1 a 7 da instrução A. 

Havendo dúvidas sobre como proceder, entre em contato com: 

Edgard Cordeiro (16) 99458.0216.
Fábio Conde (14) 98101.1426.
Ana Maria Paranhos (11) 99914.1427.


Direção Nacional da ADCAP.

Live: Eleições Postalis 2024 - Dialogando com os Candidatos - Assista


Ontem, 24/04, aconteceu a live Eleições Postalis 2024 - Dialogando com os Candidatos. Live muito importante, de interesse não só dos associados como de todos os participantes e assistidos do POSTALIS. A mediação foi de Sheyla Belíssimo, com participação do presidente Roberval Borges e apresentação dos candidatos ao Postalis, Edgar Cordeiro (chapa 224), Fábio Conde (chapa 227) e Ana Paranhos (chapa 232).

Na oportunidade, os candidatos responderam questões relevantes sobre o Instituo de Previdência dos Correios, especificadamente, sobre o que farão caso eleitos. Questões como: BNY! Equacionamento! RTSA! Como os candidatos enxergam o futuro do Postalis. Sobre o que acham da iniciativa de implantar um plano CD. Ainda sobre a possibilidade de retirada de patrocínio. E como garantir rendimentos acima da meta atuarial neste ano de 2024. Não parou por aí. Muito mais questões foram debatidas e constam na live.

Portanto, se você não conseguiu participar, terá a chance de ficar por dentro de todos os esclarecimentos que os candidatos fizeram na live. Clique no link e assista: https://www.youtube.com/watch?v=KUMQmFqr_7s

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Conheça mais sobre os Candidatos no link https://postalis2024.eleja.com.br/ 

O período de votação vai de 29/04 até o 06/05/2024, às 18h. (horário de Brasília).

⚠️ As senhas foram enviadas por carta, posteriormente por e-mail e SMS. Caso não tenha recebido a senha, você poderá requerer uma nova diretamente na plataforma ELEJA: https://postalis2024.eleja.com.br/

➡️ Contamos com o seu voto nos candidatos apoiados pela ADCAP.


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Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Associados da ADCAP ganham na justiça direito ao Benefício Especial para Dependentes com Deficiência

 Nº 230 - 24/04/2024


A ADCAP ganhou na justiça do trabalho a manutenção do benefício especial de auxílio aos dependentes com deficiências.

Essa decisão retroage a agosto de 2020, ou mesmo antes, se o benefício tenha sido negado ao associado pelos Correios em período anterior.

Assim, os associados que se encontram na ativa e se enquadrem nas regras do MANPES - MÓDULO 2, CAPÍTULO 002, ANEXO 35 tem direito a receber os valores passados e de agora para frente.

Pedimos aos associados que se enquadrem nessa condição que enviem os seguintes documentos em PDF para a caixa postal adcap@adcap.org.br

  1. Cópia do RG e CPF;
  2. ⁠Cópia do comprovante de endereço;
  3. ⁠Declaração de que se enquadra nos requisitos do benefício;
  4. ⁠Requerimento apresentado aos Correios (qualquer época);
  5. ⁠Comprovante de resposta negativa dos Correios;
  6. ⁠Comprovantes das despesas com dependente, conforme regra do MANPES.

Para facilitar, publicamos no link o resumo do previsto no referido manual: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Manual-Beneficio-Especial.pdf


Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 23 de abril de 2024

Eleições Postalis 2024 - Candidatos ao Conselho Fiscal



Conheça mais sobre os Candidatos no link https://postalis2024.eleja.com.br/ 

O período de votação vai de 29/04 até o 06/05/2024, às 18h. (horário de Brasília).

⚠️ Senhas digitais serão encaminhadas por e-mail e SMS aos contatos atualizados até HOJE, 23 de abril.

➡️ Contamos com o seu voto nos candidatos apoiados pela ADCAP.



Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Live: Eleições Postalis 2024 - Dialogando com os Candidatos


Como já é de conhecimento, já estamos em campanha para as Eleições do Postalis 2024. E a ADCAP vai promover a próxima live, para que os candidatos apoiados pela Associação, possam falar sobre seus objetivos e responder as dúvidas dos associados que estiverem participando da live.

Mediação de Sheyla Belíssimo, apresentação dos candidatos Edgar Cordeiro, Fábio Conde e Ana Paranhos.

➡️ Não perca!

🗓️ 24/04
⏰ 19h30

📍 Pelo Youtube da ADCAP Nacional:  

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=KUMQmFqr_7s



Direção Nacional da ADCAP.

Eleições Postalis 2024 - Candidatos ao Deliberativo



 Conheça mais sobre os Candidatos no link https://postalis2024.eleja.com.br/ 

O período de votação vai de 29/04 até o 06/05/2024,
 às 18h. (horário de Brasília).

➡️ Contamos com o seu voto nos candidatos apoiados pela ADCAP.



Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Eleições Postalis 2024 - Candidatos ao Deliberativo


Conheça mais sobre os Candidatos no link https://postalis2024.eleja.com.br/ 

O período de votação vai de 29/04 até o 06/05/2024, às 18h.
 (horário de Brasília).

➡️ Contamos com o seu voto nos candidatos
 apoiados pela ADCAP.


Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Eleições Postalis 2024 - Conheça as Chapas apoiadas pela ADCAP




Na aba PALANQUE da plataforma ELEJA (https://postalis2024.eleja.com.br/), já se encontram publicadas as chapas concorrentes, com as fotos dos seus componentes (titular e suplente), bem como os mini currículos e as propostas de campanha.

O período de votação vai de 29/04 até o 06/05/2024, às 18h. (horário de Brasília).

➡️ Contamos com o seu voto nos candidatos apoiados pela ADCAP.



Direção Nacional da ADCAP.

Conselho Nacional da ADCAP conhece ERP TOTVS em implantação na Associação


Ao tempo que estuda a revisão de seus macroprocessos com foco no atendimento às necessidades dos associados e, também, a formação e desenvolvimento de lideranças, a ADCAP implementa sistema integrado - ERP.

Iniciando pelos módulos financeiros e de gestão de documentos, a automação de processos incluirá gestão eletrônica de documentos, portal dos associados e intranet para otimizar a comunicação. 

A apresentação esclareceu que a implementação do ERP se inicia pelos processos da ADCAP Nacional e se consolidará com os processos dos Núcleos Regionais.

Com a implantação do ERP a qualidade, agilidade e transparência das informações aos associados estará reforçada e o compromisso de atuar em direção aos interesses dos participantes garantida.


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Grupo de Trabalho apresenta estudos para aplicar modelo de formação e desenvolvimento de lideranças na ADCAP


Na Reunião do Conselho Nacional da ADCAP, ocorrido no dia 13/04/2024, foi feita a apresentação do Grupo de Trabalho, que está realizando estudos para desenvolver e aplicar modelo de formação de lideranças na ADCAP, visando o fortalecimento da Associação, seus valores, princípios e objetivos.

O GT compartilhou a evolução dos estudos e os resultados preliminares, bem como colheu as percepções e contribuição dos presentes.

Os estudos já realizados se debruçaram em várias direções:  a história da ADCAP, o associativismo, o papel do líder, maneiras para a formação e desenvolvimento da liderança, benchmarking com outras Associações (para conhecer as iniciativas do segmento), pesquisa com a atual liderança e pesquisa com os associados, dentre outras.

As conclusões preliminares indicaram: 

a) Que a atuação da ADCAP, fundada em 1986, com mais de 20 mil Associados, contribui de maneira significativa na representatividade e defesa dos interesses de seus Associados;

b) Que independência e autonomia são premissas fundamentais para o Associativismo e tem o apreço dos associados da ADCAP;

c) Que nenhuma abordagem sobre liderança estará adequada sem considerar a figura do líder, dos liderados e a própria situação ou contexto, o que se aproxima da teoria Liderança Situacional;

d) Que a liderança pode ser aprendida ou desenvolvida, não estando restrita a um determinado perfil ou estilo de atuação;

e) Que a busca é por líderes éticos e capazes de apresentar competências não somente técnicas, mas também comportamentais, como abertura, humildade, humor e intuição;

f) Que eleição é o método democrático convalidado para a identificação de novos líderes;

g) Que há necessidade de renovação e aprimoramento na qualificação da liderança;

h) Que as principais dificuldades para assumir a liderança são: falta de tempo, preparo, estímulo e comunicação com os Associados;


Neste contexto, a composição do modelo a ser desenvolvido deve considerar: 

1) Instituir o Programa de fomento, formação e desenvolvimento de lideranças;

2) Criar rede de apoio à gestão e à liderança;

3) Aprimorar os canais de comunicação com os associados.

Não foram encontrados modelos de liderança instituídos ou aplicados nas Associações pesquisadas, ensejando concluir que a ADCAP está na vanguarda desta importante ação.

Os estudos serão concluídos e os resultados serão amplamente comunicados.

Caso algum Associado queira fazer alguma sugestão pode remeter e-mail para contatoadcap@adcap.org.br até 22/04/2024.



Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 16 de abril de 2024

Pesquisa de Satisfação ADCAP 2024

A ADCAP acabou de lançar a pesquisa Satisfação ADCAP 2024. Essa pesquisa se propõe a conhecer a satisfação dos associados com as atividades desempenhadas pela equipe da ADCAP Nacional, bem como a atuação dos seus Núcleos Regionais.

Sua opinião é muito importante para que possamos cada vez melhor representá-lo na defesa dos interesses coletivos e individuais, atuando na proteção dos Correios como empresa pública competitiva e autossustentável, na manutenção dos planos de previdência e saúde, agindo em todos os ambientes, visando ao benefício dos associados e da sociedade brasileira.

Por favor, responda a esta pesquisa rápida e conte-nos sua opinião. As respostas são anônimas e conhecidas apenas pela equipe organizadora.

O questionário ficará disponível para resposta até o dia 26/04/2024.

Desde já agradecemos a sua participação!

➡️ Acesse o link e responda: https://forms.gle/Dg7Gzza6rJLtLNTQ7 



Direção Nacional da ADCAP.

Pesquisa de Satisfação ADCAP 2024

A ADCAP acabou de lançar a pesquisa Satisfação ADCAP 2024. Essa pesquisa se propõe a conhecer a satisfação dos associados com as atividades desempenhadas pela equipe da ADCAP Nacional, bem como a atuação dos seus Núcleos Regionais.

Sua opinião é muito importante para que possamos cada vez melhor representá-lo na defesa dos interesses coletivos e individuais, atuando na proteção dos Correios como empresa pública competitiva e autossustentável, na manutenção dos planos de previdência e saúde, agindo em todos os ambientes, visando ao benefício dos associados e da sociedade brasileira.

Por favor, responda a esta pesquisa rápida e conte-nos sua opinião. As respostas são anônimas e conhecidas apenas pela equipe organizadora.

O questionário ficará disponível para resposta até o dia 26/04/2024.

Desde já agradecemos a sua participação!

➡️ Acesse o link e responda: https://forms.gle/Dg7Gzza6rJLtLNTQ7



Direção Nacional da ADCAP.

ADCAP divulga resultados do Relatório final do Grupo de Trabalho de Reestruturação


O Grupo de Trabalho – GT designado pela Portaria 003/23 – 01/10/2023 (https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Portaria-Grupo-Reestruturacao.pdf) compartilhou o Diagnóstico e Recomendações para a reorganização estratégica da ADCAP, uma iniciativa crucial para otimizar a estrutura da Associação e promover a excelência em todas as áreas, conforme previsto no Projeto ADCAP 2030.

Após meses de análise minuciosa e colaboração entre vários núcleos e associados, as principais conclusões revelaram insights valiosos sobre as lacunas existentes e as oportunidades de melhoria nos processos operacionais, na estrutura organizacional e no modelo de gestão, a fim de simplificar fluxos de trabalho, fortalecer a comunicação (interna/externa) e aprimorar os serviços disponibilizados aos Associados.

Com base nas recomendações apresentadas pelo GT, que visam impulsionar uma transformação abrangente e orientada para o futuro da Associação, tendo o Associado como foco central em sua atuação, o Conselho Nacional da ADCAP deliberará em seguida sobre o processo de implementação de estratégias inovadoras para promover uma cultura de colaboração, agilidade e excelência em todos os níveis, investindo em tecnologias de ponta (ERP, plataforma em nuvem para integrar, unificar acessos e facilitar a gestão de processos etc.) capacitação de equipe e práticas de gestão de mudanças para garantir uma transição suave e bem-sucedida para o novo modelo de gestão.

A ADCAP convida todos os associados, colaboradores, parceiros e stakeholders a se unirem nessa jornada em direção à transformação digital, com crescimento sustentável e novos serviços, que já começou com a implantação do ADCAP Benefícios: https://adcapbeneficios.adcap.org.br/login 

Estamos confiantes de que, juntos, podemos transformar desafios em oportunidades e elevar a ADCAP a novos patamares de excelência e impacto, tornando-a ainda mais relevante para os Associados e para a sociedade.

Venha conosco, porque JUNTOS SOMOS MAIS FORTES E MELHORES!

Saiba mais sobre o relatório de reorganização e as próximas etapas no link: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Relatorio-GT.pdf


Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 15 de abril de 2024

ADCAP promove Encontro do Conselho Nacional para debater futuro da Associação


No último dia 13/04/2024 foi realizada Reunião do Conselho Nacional da ADCAP, que discutiu temas importantes para os associados, como andamento das ações coletivas e estudos de grupos de trabalho vinculados ao projeto ADCAP 2030.

Foram apresentadas três iniciativas importantes para o desenvolvimento da Associação: 1. Formação e desenvolvimento de lideranças na ADCAP; 2. Reestruturação do modelo organizacional da ADCAP e 3. Implantação do ERP na ADCAP Nacional e Núcleos Regionais.

A qualidade dos estudos realizados pelos diferentes grupos de trabalho, tanto relativo à Liderança, sob coordenação da associada Tânia Munari, bem como Reestruturação, sob coordenação do associado Prof. João Pinheiro foi atestada, reconhecida e elogiada por todos.

Também houve apresentação por parte dos candidatos ao Conselho Deliberativo do Postalis, Edgar Cordeiro (chapa 224) e Fábio Conde (chapa 227). Para o Conselho Fiscal, a parceria apoia a chapa 232, liderada por Ana Paranhos, associada da ADCAP. As três chapas são apoiadas por todos na ADCAP. 

A reunião ocorreu em clima de total cooperação e união das lideranças da ADCAP, com efetiva participação dos Presidentes de Núcleos Regionais e da Diretoria Nacional.

ADCAP UNIDA E SINTONIZADA COM A REALIDADE E COM O FUTURO.

Veja no link as fotos da reunião: https://adcapnacional.blogspot.com/2024/04/reuniao-do-conselho-nacional-da-adcap.html



Direção Nacional da ADCAP.

Reunião do Conselho Nacional da ADCAP 2024

 












































quinta-feira, 11 de abril de 2024

Carta da ADCAP à Postal Saúde

Para conhecimento, divulgamos carta enviada aos Presidentes da Postal Saúde e dos Correios sobre o Desligamento de aposentados do Plano Correios II.




Veja carta no link: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/CT-018-Postal-Saude-desligamento-aposentados-PS.pdf 



Direção Nacional da ADCAP.