Resposta da ADCAP ao Primeira Hora Extra de 24/10/2014
24/10/2014
Esclarecimentos sobre a mensagem encaminhada pela ADCAP aos empregados dos Correios – Resposta da ADCAP ao Primeira Hora Extra
de 24/10/2014
A ADCAP reproduz ao final o teor do “Primeira Hora Extra” distribuído nesta data e apresenta seus comentários a respeito.
A ADCAP está segura quanto a seu posicionamento, expresso de forma cristalina nas inúmeras publicações e matérias já divulgadas e disponíveis no site da associação (visite http://www.adcap.org.br e leia tudo sobre as críticas relativas à realidade da gestão da Empresa).
Esta convicção se baseia na vivência e na observação prática da realidade da Empresa, materializada em fatos concretos e não em pesquisas, premiações ou proselitismo.
A posição da ADCAP é de intransigente defesa da Empresa e de seus trabalhadores.
Diferentemente do que alega a direção da Empresa, a ADCAP não enxerga melhoria na qualidade dos serviços, mas sim queda, expressa nos próprios números oficiais, em função especialmente da falta de condições de trabalho, decorrente da não realização de concurso público para reposição de vagas nas unidades operacionais, gerando sobrecarga para os trabalhadores, da falta de materiais operacionais para a correta execução dos serviços etc.
Será que a direção da Empresa não sabe desses problemas?
Será que a direção da Empresa conhece o gráfico de reclamações, cuja curva só sobe?
Será que a direção da Empresa poderá continuar negando que haja aparelhamento político-partidário na Empresa, quando as dimensões endêmicas desse problema são conhecidas na pele pelos ecetistas, que enfrentam diariamente os problemas decorrentes da atuação de chefes despreparados, mas politicamente alinhados?
Será que a direção da Empresa poderá negar que, depois de a ECT já ter obtido lucro anual de mais de um bilhão de reais, caminha agora para um resultado negativo em 2014, talvez o pior de toda a história da empresa?
Será que a direção da Empresa poderá negar que a PLR pífia de 2013, e ainda não paga, representa queda vertiginosa nos resultados econômicos e caracteriza o maior descaso com o trabalhador?
Será que a direção da Empresa poderá negar que os prejuízos do POSTALIS continuam acontecendo a cada mês sem que se perceba concreta tendência de reversão? Negará o que traz o próprio boletim do Postalis? Negará que teremos aumento nas contribuições dos trabalhadores e aposentados para cobrir os rombos ocorridos em 2013 e 2014?
Será que a direção da Empresa poderá negar que os trabalhadores estejam enfrentando hoje dificuldades para acessar o serviço médico, em função do fechamento de ambulatórios médicos em todo o Brasil e do atraso nos pagamentos dos médicos e hospitais credenciados?
A ECT possui uma enorme capacidade de resiliência. Sobreviveu ao mensalão, onde foi lançada às feras como “boi de piranha” e deu nome à CPMI instituída em 2005. Tem sobrevivido, a duras penas, ao quadro caótico da gestão atual, mas já respira com dificuldade, como demonstram seus indicadores de qualidade, que não melhoram, seus resultados econômicos, que já transitam pelo vermelho, e o clima organizacional, sempre piorando.
É nesta empresa que os ecetistas lutam diariamente para tentar dar sentido a seu trabalho e não na empresa que, por inércia, a opinião pública ainda percebe como uma referência. Mas não sabemos até quando esta reputação irá durar se o quadro atual permanecer.
A apresentação de números descontextualizados, sem a respectiva série histórica, e de declarações propagandísticas pode servir para iludir a imprensa, mas não serve para convencer os trabalhadores, que conhecem em profundidade a realidade da Empresa em que trabalham e se preocupam com seus atuais rumos.
A verdade é uma só. E os trabalhadores dos Correios a conhecem! Censura, perseguição são práticas da ditadura. Há motivos para sermos intimidados?
E, finalmente, com relação ao envio de e-mails, a ADCAP informa que utiliza ferramentas e mailings próprios para a remessa de suas comunicações, as quais sempre possuem, nos rodapés, dispositivo de opt out para os que desejarem deixar de receber mensagens da associação.
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Primeira Hora Extra - 24/10/2014
Esclarecimentos sobre mensagem encaminhada pela ADCAP aos empregados dos Correios
Com relação à mensagem enviada pela Diretoria-Executiva da Associação dos Profissionais dos Correios — ADCAP Nacional aos empregados na quinta-feira (23), os Correios esclarecem que:
1) A prestação de serviços e os resultados empresariais não estão comprometidos e os Correios continuam sendo empresa referência de qualidade de serviços públicos. Este fato é comprovado por inúmeras pesquisas, nacionais e internacionais, entre as quais citamos:
• Pesquisa CNI/Ibope em julho de 2013, em que os Correios foram o serviço público mais bem avaliado pela população brasileira (78% da população considerou a qualidade dos serviços dos Correios muito alta, alta ou adequada).
• Pesquisa internacional da Accenture, em 2013, que colocou os Correios entre os 10 melhores operadores postais do mundo.
• Prêmio de melhor empresa no setor Serviços do anuário Época Negócios 360º, da Revista Época Negócios, em 2014.
• Anuário Valor 1000, do jornal Valor Econômico, que colocou os Correios entre as 30 maiores empresas do Brasil, em 2014.
• Prêmio Marcas de Confiança, com pesquisa da Revista Seleções e Ibope Inteligência, que elegeu os Correios pela 12ª vez consecutiva como instituição mais confiável do Brasil em 2014.
2) As receitas de produtos e serviços crescem anualmente, bem como os investimentos e o índice de qualidade operacional. O lucro obtido no ano passado foi de R$ 325 milhões. Em 2013, o índice de qualidade operacional foi de 93% e o percentual de reclamações sobre objetos registrados foi de 0,018%. Em 2013 foram investidos R$ 575 milhões, valor 35% superior ao realizado em 2012 e 194% maior que o realizado em 2011.
3) Os trabalhadores são respeitados e valorizados. A empresa hoje mantém diálogo com os empregados, por meio da Mesa Nacional de Negociação Permanente. O acordo coletivo de trabalho 2014-2015 trouxe diversos benefícios para todas as categorias dos Correios. O reajuste deste ano, em forma de gratificação de incentivo à produtividade, representou um aumento de quase 20% sobre o salário base dos agentes de Correios e abrangeu 91 mil pessoas. O reajuste médio dos empregados dos Correios no período 2011-2014 foi de 36% (sendo até maior para os agentes de Correios), para uma inflação de 27,3% no mesmo período.
4) Os Correios estão tomando todas as medidas necessárias para assegurar o futuro de seus trabalhadores, como patrocinadores do Postalis. Em 2013, a direção da empresa indicou um novo diretor para a área de investimentos do fundo e tem realizado reuniões periódicas com a diretoria do fundo de pensão, para acompanhar o plano de ação de reversão de déficit. Todos os investimentos feitos pela atual diretoria do Postalis vêm obtendo retorno acima da meta atuarial — as aplicações que estavam em desacordo com a regulamentação do setor foram realizadas antes de 2011 e os procedimentos legais e regulamentares foram tomados.
5) A empresa passa hoje por um profundo processo de revitalização e diversificação de produtos e serviços, com o objetivo de ampliar o atendimento de qualidade à população brasileira e melhorar seus resultados. Este processo tem sido acompanhado por todos os trabalhadores dos Correios por meio de nossos meios internos e públicos de comunicação.
Por todo o exposto, repudiamos as afirmações emitidas pela Diretoria-Executiva da ADCAP Nacional, bem como a promoção de propaganda político-partidária com uso indevido e ilegal do mailing de empregados dos Correios e do e-mail corporativo da empresa. Os Correios já estão adotando as medidas legais cabíveis a respeito.
Atenciosamente,
Diretoria Executiva da ADCAP Nacional.