quinta-feira, 28 de julho de 2022

Resultado da Pesquisa de Opinião Realizada em 2021 – Bloco Jurídico

Dando prosseguimento à divulgação da Pesquisa de Opinião realizada pela ADCAP com seus associados, esta edição traz os resultados obtidos com as respostas ao Bloco Jurídico, que foi composto por cinco questões, com o objetivo de conhecer a opinião dos respondentes sobre a facilidade e a utilidade das informações jurídicas disponibilizadas pela ADCAP Nacional, bem como avaliar o suporte jurídico para sanar as dúvidas sobre as demandas trabalhistas e de outras áreas de interesse dos associados.

A tabela abaixo apresenta o resumo das respostas obtidas para cada uma delas.

ATENÇÃO: Cada bloco apresentou afirmações para os quais os respondentes assinalaram o grau de concordância com elas, a saber: DT (Discordo Totalmente), D (Discordo), CP (Concordo Parcialmente), C (Concordo) e CT (Concordo Totalmente).


Percebe-se que a grande maioria dos associados que responderam à pesquisa estão satisfeitos com a atuação da ADCAP no que tange às questões jurídicas, pois as avaliações “Concordo” e “Concordo Totalmente”, juntas representaram 65% da concordância dos respondentes com as questões relativas de natureza jurídica.

Na comparação com a pesquisa de 2019, o percentual de concordância foi o mesmo, porém, em 2021 ocorreu uma migração das respostas para a avaliação “Concordo Totalmente”, que havia apresentado 35% de votos naquela época, o que pode ser considerado um aspecto positivo para a Associação.

Destaca-se os 44% de avaliações “Concordo Totalmente” na afirmação que são úteis e adequadas as informações jurídicas disponibilizadas pela ADCAP Nacional, o que ratificou o comportamento apresentado no ciclo anterior.

Vale ressaltar os 22% de respostas de associados que discordam de alguma forma ou apenas concordam em parte com a efetividade do suporte jurídico ofertado para sanar dúvidas e/ou atender as demandas, especialmente no quesito de aprimorar a comunicação das ações judiciais em andamento.

Nesse sentido, ressaltamos que a ADCAP já disponibiliza aos associados, o espaço das "Ações Judiciais". Uma melhoria implementada justamente para facilitar e agilizar a consulta de processos. Basta clicar em primeiro acesso para se cadastrar e ficar por dentro de todas as ações e seus andamentos que, a ADCAP possui e que o associado faz parte. Veja abaixo:


Lembre-se:
Toda e qualquer dúvida sobre o tema jurídico pode ser esclarecida pelo e-mail apoiojuridico@adcap.org.br 

Os insumos desta pesquisa, realizada no final de 2021, serão considerados pela nova diretoria da ADCAP Nacional no decorrer da sua gestão e nas suas ações futuras.

No próximo News, abordaremos o resultado BLOCO COMUNICAÇÃO.

 

Direção Nacional da ADCAP.

 

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Sistema E-Patri - mensagens recebidas pelos associados aposentados

Considerando informações de diversos associados aposentados de terem recebido mensagem eletrônica do sistema E-Patri do Governo Federal e, ainda orientando caso o destinatário seja aposentado para manter contato com a administração dos Correios, informamos que a ADCAP já enviou solicitação ao Presidente dos Correios para excluir os aposentados da base de dados do E-Patri. Veja carta abaixo:


 

Direção Nacional da ADCAP.

Imposto de Renda - Malha Fina - Informações atualizadas

 Nº 172 – 25/07/2022

 

A ADCAP por meio dos Informativos Nº 167 e 170, de 03 e 15/06/2022, respectivamente, solicitou aos associados com declaração na malha fina, que encaminhassem as informações, para que fosse elaborada uma planilha e juntada ao processo na Justiça Federal.

Terminado o prazo estipulado, em 15/06/2022, a planilha foi consolidada e os advogados juntaram ao processo no final de junho/22.

Por meio do e-mail apoioimpostoderenda@adcap.org.br temos recebido notícias que vários associados já tiveram as suas declarações liberadas da malha fina.

Na maioria dos casos a liberação foi decorrente das providências adotadas por cada um, com base nas orientações da ADCAP, bem como por intermédio das determinações, para a RFB, contidas nas decisões da Justiça Federal.

Outro ponto que gostaríamos de relatar é sobre a reclamação de muitos associados que nunca tiveram as suas declarações, retidas na malha fina, e que agora estão se deparando com esse problema.

Aproveitamos a oportunidade para esclarecer, mais uma vez, que a ADCAP, para beneficiar os seus associados, ingressou com duas ações, na Justiça Federal, uma em 2017 e outra em 2020, para isentar o pagamento de imposto de renda sobre a taxa de equacionamento paga ao Postalis.

A retenção das declarações na malha fina ocorre porque, mesmo não conseguindo derrubar essas liminares até hoje, a RFB, insiste em auditar, individualmente, as declarações dos contribuintes, que pagam taxa de equacionamento para fundos de previdência privada, com o objetivo de constatar se realmente o contribuinte tem esse direito.

Finalizando, solicitamos que quem ainda possui declaração retida na malha fina, que atendam as orientações divulgadas pela ADCAP, que consultem periodicamente o site da receita federal para verificar se a sua declaração foi liberada e acompanhem os nossos informativos sobre o tema, para se for o caso, adotarem as providências indicadas.

Este assunto está sendo tratado unicamente pelo e-mail: apoioimpostoderenda@adcap.org.br

 

Direção Nacional da ADCAP.

ADCAP Nacional – Resultado da Pesquisa de Opinião 2021

A ADCAP Nacional, com o objetivo em saber qual o nível de satisfação dos associados com as atividades desempenhadas pela equipe da Associação, bem como a atuação de seus Núcleos Regionais, realizou mais uma vez a Pesquisa de Opinião – Ano 2021.

A coleta dos dados feita de modo eletrônico, realizada no período de 18 a 28 de abril de 2022, por meio do Informativo “ADCAP News”, era constituída de trinta e duas questões distribuídas em oito blocos: Administrativo, Jurídico, Comunicação, Representatividade, Benefícios, Núcleo Regional, Temas de Interesse e Sugestões.

A pesquisa obteve 1.896 respondentes, o que corresponde a 15% de índice de participação, considerando o total de 12.372 associados, de acordo com o cadastro fornecido pela ADCAP Nacional no mês de fevereiro/2022.

A participação na edição 2021 superou em 186% o número de respondentes da edição 2019 – 662 participantes, o que elevou para 98% o nível de confiança para o resultado geral da pesquisa, na visão nacional, o qual havia sido calculado em 95% no ciclo anterior.

Agradecemos a todos aqueles 1.896 associados que contribuíram com a sua opinião. Ressaltamos que tal pesquisa já está sendo um consistente insumo para a melhoria constante de nossos processos e ações.

Ressaltamos que, independentemente da pesquisa, a ADCAP Nacional segue disponível para esclarecer suas dúvidas, receber suas contribuições ou críticas, FALE CONOSCO por meio dos seguintes canais de comunicação:

Telefone: (61) 3327-3109
E-mail: contatoadcap@adcap.org.br
Endereço Sede: SCN Quadra 01 – Bloco E, Edifício Central Park, 1901/1913 – Brasília-DF – CEP: 70711-903

A partir da edição de hoje vamos divulgar para nossos associados os resultados obtidos pela pesquisa em cada bloco respectivo.

ATENÇÃO: Cada bloco apresentou afirmações para os quais os respondentes assinalaram o grau de concordância com elas, a saber: DT (Discordo Totalmente), D (Discordo), CP (Concordo Parcialmente), C (Concordo) e CT (Concordo Totalmente).

O primeiro a ser divulgado será o BLOCO ADMINISTRATIVO, que foi composto por três questões, com o objetivo de conhecer a avaliação dos associados em relação a facilidade para obter informações e a praticidade no atendimento de questões administrativas pela ADCAP Nacional.

A tabela 3 apresenta o quantitativo das respostas obtidas:

Constatou-se que 74% dos respondentes indicaram que estão satisfeitos com as facilidades que a ADCAP Nacional disponibiliza para as questões administrativas, pois 27% concordam e 47% concordam totalmente com as afirmativas.

Apesar de aproximadamente a metade dos respondentes terem informado que concordam totalmente com a afirmativa de que é fácil pagar os compromissos com a ADCAP, esse foi o item que apresentou a maior quantidade de citações como oportunidade de melhoria para a Diretoria Nacional da Associação no que se refere ao Bloco Administrativo. Sendo assim, a nova gestão, que iniciou neste ano de 2022, dará continuidade ao trabalho buscando avançar com as melhorias, sempre em prol de uma Associação atuante e acessível.

Na próxima publicação, divulgaremos o resultado BLOCO JURÍDICO.

 


Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Mensalidade da ADCAP - Formas de Pagamento e Inadimplência


As entidades sem fins lucrativos sobrevivem com o auxílio de beneméritos, da comunidade, de grandes corporações e do recebimento de mensalidade.

No caso da ADCAP, a única fonte de receita é o recebimento das mensalidades e esses recursos são aplicados na prestação de serviços e benefícios para os seus associados.

Assim, é imprescindível que as mensalidades sejam pagas até o seu vencimento, para que não sejam prejudicadas a prestação dos serviços, os benefícios e o consequente cumprimento dos contratos e dos compromissos assumidos pela entidade.

Atualmente, os associados têm, à disposição, as seguintes formas de pagamentos:

1. ASSOCIADOS DA ATIVA 

Os associados da ativa têm a mensalidade descontada em folha de pagamento, pelos Correios.

2. ASSOCIADOS APOSENTADOS E OUTROS 

Para os associados aposentados, institucionais e outros, são oferecidas duas modalidades:

a) PAGSEGURO: Nesta modalidade o valor da mensalidade é debitado no cartão de crédito do associado. Basta cadastrar a modalidade uma única vez e o débito ocorre mensalmente até a validade do cartão. Se mudar a validade do cartão e parar de descontar, basta encaminhar um e-mail para mensalidade@adcap.org.br, que será orientado como proceder para cadastrar um novo cartão.

b) PAGAMENTO POR BOLETO: Os boletos que estão sendo cobrado atualmente foram emitidos de abril a dezembro/2022. A partir de 2023 os boletos serão emitidos uma vez por ano, em janeiro, e valerão para pagamento até o último dia útil de dezembro.

Os boletos são emitidos e encaminhados para o e-mail do associado constante do nosso cadastro, mas alguns reclamam do não recebimento. Na maioria desses casos, o e-mail caiu na caixa de spam.

Quem não recebeu os boletos, tem duas opções:

OBS.: é importante que todos os associados atualizem o cadastro e o número do celular. Isto possibilita que boletos, informações e notícias sejam enviados pelo WhatsApp.

3. INADIMPLÊNCIA 

A inadimplência causa diversos problemas para a associação, pelo risco de impedir que compromissos assumidos sejam honrados, além de atrapalhar as ações e o trabalho da ADCAP em defesa dos associados.

Além disso, o associado que ficar inadimplente pode ser excluído do quadro de sócios, como prevê o Estatuto (Artigo 6, Item II). Com a exclusão, perde, inclusive, o direito aos benefícios das ações judiciais em curso.

4. ALTERAÇÃO DA FORMA DE PAGAMENTO 

Se você paga a mensalidade da ADCAP através de boleto e quiser alterar a modalidade de pagamento para PagSeguro, para evitar o esquecimento e a consequente inadimplência, basta encaminhar um e-mail manifestando este interesse para mensalidade@adcap.org.br

Se você está inadimplente, faça contato com a Associação para regularizar a sua situação.

Dúvidas sobre mensalidade e pagamento entrar em contato pelo mensalidade@adcap.org.br

IMPORTANTE: Mantenha seu cadastro atualizado.

Acesse o Portal do Associado em www.adcap.org.br e/ou envie um e-mail para cadastro@adcap.org.br

 


Direção Nacional da ADCAP.

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Acesse o site da ADCAP Nacional

Grande parte das informações de interesse dos associados pode ser obtida acessando o portal da ADCAP Nacional www.adcap.org.br

O site, de fácil acesso e manuseio, está no ar com todas as notícias que a Associação divulga aos seus associados.

Além das notas publicadas diariamente, estão disponíveis serviços que o próprio associado pode ter ao seu alcance, como a Consulta de Processos Judiciais, Atualização de Dados Cadastrais, Pag Seguro, Atualização de Moções, Prestação de Contas, Estatuto atualizado, Emissão de Boleto, Plano de Saúde Alternativo, informações dos Núcleos Regionais e Filiação Online.

CONHEÇA O PORTAL

Cabeçalho do site com o MENU na faixa abaixo e suas principais informações. Basta passar o mouse e navegar. Ao lado a lupa, local para escrever seu assunto de interesse e pesquisar.  E acima nossos contatos no Fale Conosco e todas nossas redes sociais.


ADCAP News com as principais notícias sobre todos os temas de interesses dos associados.


ADCAP Net com as principais notícias da imprensa sobre os Correios e a Associação.


Portal do Associado – um espaço aberto para atualização de dados, filiação online, consultas de ações judiciais e cadastramento para recebimento de notícias.


E ainda Links Úteis que direcionarão ao seu tema de interesse.


No Fale Conosco e-mails de contato especializados

mensalidade@adcap.org.br | apoiojuridico@adcap.org.br | apoioimpostoderenda@adcap.org.br | contatoadcap@adcap.org.br | previdencia@adcap.org.br | cadastro@adcap.org.br | bancopostal@adcap.org.br | adcapperdafuncao@adcap.org.br | adcapreducaofuncao@adcap.org.br

Endereço: SCN Quadra 01 – Bloco E, Edifício Central Park, 1901/1913 – Brasília-DF – CEP: 70711-903

 

Fácil e prático. Não tem como ficar desinformado. Acesse www.adcap.org.br para navegar no seu Portal de notícias. Ainda assim, se não encontrar o que precisa, envie uma mensagem para contatoadcap@adcap.org.br ou ligue 61 3327 3109.


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Você conhece os Canais de Atendimento do Postalis?

O modelo de atendimento que vem sendo construído, além de oferecer um serviço mais ágil, uniforme e de qualidade, tem como meta dar mais autonomia ao participante por meio do autoatendimento.

De forma a melhorar a utilização dos canais de atendimento aos participantes ativos, assistidos e pensionistas, o Postalis reforça que possui atualmente as seguintes opções disponíveis:

Central de Atendimento: 0800 879 0300.

Telefone exclusivo para as Entidades/Associações: 3003-3664 (apenas demandas coletivas).

Autoatendimento no Postalis Online: acessar por meio do link https://postalisonline.postalis.org.br/index.action .

Fale Conosco: registro de  solicitações, elogios ou reclamações – link  https://postalisonline.postalis.org.br/manterFaleConosco!carregarTelaAbrirChamado.action .

Aplicativo Postalis: disponível nas versões Android e iOS.

Matéria sobre a assunto está disponível no link: http://www.postalis.org.br/2022/07/07/canais-de-atendimento-do-postalis/  

 
 
Fonte: Postalis

terça-feira, 12 de julho de 2022

Mensalidade da ADCAP - Nossas formas de envio

Informamos que a ADCAP Nacional além de disponibilizar os boletos para pagamento da mensalidade pelo site, no Portal do Associado e por e-mail, também está enviando pelo WhatsApp do Sistema de Cobrança.

Mais um canal de acesso para facilitar o recebimento dos boletos, uma vez que muitos não recebem os e-mails da ADCAP. Mas para que funcione é preciso estar com o cadastro atualizado.

Na oportunidade lembramos que a empesa SAFETOPEY, que aparece nos boletos, é a intermediadora de cobrança da ADCAP. Portanto, caso se depare com esse nome, fique tranquilo, pois o boleto pertence a Associação.

Dúvidas sobre mensalidade e pagamento entrar em contato pelo mensalidade@adcap.org.br

Mantenha seu cadastro atualizado. Acesse o Portal do Associado em www.adcap.org.br e/ou envie um e-mail para cadastro@adcap.org.br


Direção Nacional da ADCAP.