segunda-feira, 20 de julho de 2015

POSTAL SAÚDE - RECLAMAÇÕES

0800 ANS


Em decorrência da publicação, em 15/07/2015, do ADCAP NEWS "POSTAL SAÚDE EM MIAMI",  recebemos centenas de manifestações dos nossos associados, dando conta de uma série de problemas que estão enfrentando no atendimento dos serviços prestados pelo plano de saúde. Relacionamos, abaixo,  aqueles que mais foram mencionados: 

· Suspensão da prestação de serviço pelos credenciados por falta de pagamento pela Postal Saúde; 
· Pedidos de descredenciamento de clínicas, hospitais e profissionais por falta de pagamento pela Postal Saúde;
· Dificuldade de encontrar farmácia credenciada no programa de BPM; 
· Burocracia excessiva na liberação de procedimentos médicos; 
· Fechamento dos ambulatório sem solução similar (logo em um momento em que os credenciados não querem prestar serviço)
· Realização de Exame periódico em precárias condições e faltando alguns tipos de exames; 
· Cancelamento de cirurgias; 
· Não autorização de procedimentos médicos e odontológicos; 
· Dificuldade na marcação de consulta para especialista (para o convênio Postal Saúde a demora chega até a 60 (sessenta) dias); 

Informamos que a ADCAP tem repassado esses assuntos para os Conselheiros eleitos pelos trabalhadores, para que discutam e cobrem as soluções nos fóruns adequados. Entretanto, a quantidade de problemas é tão significativa que, além das providências adotadas pela ADCAP, e quando o beneficiário não conseguir resolver seu problema na Postal Saúde, sugerimos que as denúncias sejam levadas  diretamente à ANS – Agencia Nacional de Saúde Suplementar, pelo fone:


0800 701 9656 

Anote este número porque você ainda vai precisar dele.



Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Fundos de Pensão em foco


Ontem, 16 de julho tivemos duas notícias destacadas a respeito de fundos de pensão.

Uma das notícias trouxe mais detalhes sobre o caso de Cajamar, envolvendo o Postalis. Na noticia, cujo link é apresentado abaixo, são trazidas mais informações sobre a ação do MPF e links para as peças relativas (MPF e Justiça Federal).



A outra notícia refere-se à indicação dos nomes para compor a CPI dos Fundos de Pensão no Senado. Com a indicação, a CPI poderá ser instalada já em agosto, na volta do recesso parlamentar.  Integrarão a CPI os senadores Humberto Costa (PT-PE), José Pimentel (PT-CE); Gleisi Hoffmann (PT-PR); Lídice da Mata (PSB-BA); João Alberto Souza (PMDB-MA); Sandra Braga (PMDB-AM); Otto Alencar (PSD-BA); Sérgio Petecão (PSD-AC); Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP); Antonio Anastasia (PSDB-MG); Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Fernando Collor (PTB-AL).  E, como suplentes, foram indicados os senadores Paulo Bauer (PSDB-SC), João Capiberibe (PSB-AP) e Blairo Maggi (PR-MT).



Boa Leitura!



Diretoria da ADCAP Nacional.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

REESTRUTURAÇÃO
Solenidade em vez de Explicação



Caro Associado,

Com surpresa vemos, no blog dos Correios ( http://blog.correios.com.br/correios/ ), a notícia cujo título é "Correios apresenta nova estrutura e modelo empresarial", que começa assim: "Os Correios divulgaram a todos os seus trabalhadores nesta quarta-feira (15), a nova estrutura organizacional da empresa."

Ora, quem assistiu à videoconferência saiu extremamente frustrado pois, na verdade, nada foi efetivamente apresentado. Tratou-se de uma mera solenidade, quando os trabalhadores esperavam saber mais afinal sobre a reestruturação, sobre as mudanças advindas, a situação específica das áreas onde estão lotados, enfim, obter alguma nova informação que amenizasse as expectativas até então geradas.

O presidente entoou os mesmos discursos de sempre, que desconsideram  a queda vertiginosa dos lucros, o aumento considerável das reclamações e das indenizações pagas aos clientes, os abalos na credibilidade e na confiabilidade dos Correios, a destruição da área de educação  e consequente extinção dos cursos que preparavam os técnicos da empresa, a incompetência para realizar concursos públicos, o aumento exponencial de ações trabalhistas (e do passivo associado), a condenação ao ostracismo de profissionais competentes para abrir "funções" para os companheiros, num aparelhamento sem limites onde o critério prioritário para a indicação é a filiação partidária (e isto aumentou significativamente as despesas com pessoal), a incapacidade de criar um plano de carreiras que estimule os empregados a se desenvolverem, a projetarem seu crescimento dentro da área de seus interesses e a permanecerem na Organização.

O fato concreto, porém, é que nenhum empregado dos Correios jamais viu a Empresa na situação que se encontra hoje.

Prosseguindo a solenidade, o Ministro Berzoini afirmou: “Essa nova estrutura vai garantir a sustentabilidade dos Correios ao longo das próximas décadas e a eficiência na prestação dos serviços exclusivos e concorrenciais, preparando a empresa para os desafios futuros."

Ao Ministro, perguntamos: será que a Empresa ainda tem futuro? Com o atual quadro instalado, certamente que não!

O Ministro conclui seu pensamento: "Buscamos assim garantir que os Correios continuem uma empresa pública, estratégica para o Brasil, afastando aquele fantasma de privatização que chegou a se desenhar nos anos 90 no interior do Estado brasileiro”. 

Lamentamos informar, senhor Ministro, que o fantasma voltou muito mais assustador. Depois da privatização de aeroportos, portos, estádios, estradas, pré-sal e diante do quadro aqui produzido nos últimos anos, o que podemos esperar?

O que o presidente e o Ministro têm a dizer sobre a criação de oito novos cargos especiais, com salários de 30 mil reais? Quais as atribuições desses assessores “mais que especiais”? Existem critérios para a ocupação dessas funções? Ou serão "dadas" aos “seres iluminados” próximos do centro do poder? Devem ser muito importantes, pois a despesa anual com esses "assessores" passará dos 6 milhões de reais, ou seja, será quase igual ao lucro dos Correios em 2014.

Será que tudo isso está alinhado aos valores estabelecidos na Identidade Corporativa dos Correios?

1. Ética, pautada na transparência em seus relacionamentos e em boas práticas de governança;
2. Meritocracia, pela valorização dos empregados por seu conhecimento e competência;
3. Respeito às pessoas, com tratamento justo e correto à força de trabalho;
4. Compromisso com o cliente, garantindo o cumprimento da promessa de eficiência de seus produtos e serviços; e
5. Sustentabilidade, buscando sempre o equilíbrio entre os aspectos social, ambiental e econômico, para garantir a lucratividade, respeitando as pessoas, a sociedade e o meio ambiente.

Informamos, finalmente, que, até a presente data, a presidência dos Correios não respondeu carta da ADCAP, enviada em 09/06/2015, que solicitou maiores informações sobre a reestruturação.


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

POSTAL SAÚDE EM MIAMI


a criação da Postal Saúde, a ADCAP se manifestou contrária, não a melhoria dos serviços que era prometida, mas à forma da criação e a grande parte dos objetivos pretendidos.

Uma das principais Bandeiras para a criação da Postal Saúde foi a redução de custos do serviço médico, mas parece que isso não está sendo bem observado, quando se tem notícias que os seus empregados, conselheiros e Diretores estão fazendo cursos de Gestão de Saúde em Miami, nos Estados Unidos, e em Coimbra, Portugal.

Será que não seria mais fácil e barato a realização desses cursos no Brasil, nas ótimas Universidades aqui instaladas?

Se fizermos uma pesquisa rápida temos cursos de gestão de saúde oferecidos por diversas entidades de ensino, de todos os tipos: intensivo, extensivo, especialização e pós-graduação.

Entre as instituições, poderemos citar: FGV, Albert Einstein, FIOCRUZ, Universidade Estácio de Sá e etc.

Além disso,   ainda se poderia criar, em conjunto com uma dessas entidades, um curso “in company”, para esses empregados da postal saúde, o que resultaria certamente em valor gasto bem menor do que o custo das turmas que foram para o exterior. O curso custa quase 4 mil dólares, por pessoa. Se acrescentarmos, passagens, hospedagem e diárias...

No link:  https://www.postalsaude.com.br/sala-de-imprensa/releases/postal-saude-participa-de-especializacao-em-universidade-de-miami,  os interessados poderão acessar os dados, bem como identificar as pessoas que participaram das turmas.


A ADCAP continuará de olho nas gestões da ECT, POSTALIS e POSTAL SAÚDE e denunciará aos beneficiários, MP e Órgãos de Controle as ações em desacordo com o bom senso e com os regulamentos e estatutos.

Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Novo Modelo Organizacional





Nesta quarta-feira, 15 de julho será dada a partida na implantação do novo modelo organizacional dos Correios. 

A ADCAP tem acompanhado com atenção as poucas informações a respeito do assunto divulgadas pela Empresa até hoje. Infelizmente, foi mais um processo conduzido com pouca transparência e com informações incompletas para os trabalhadores, o que dificulta o adequado posicionamento da associação para seus associados. 

Tomada a decisão e implementada a nova estrutura, a ADCAP espera que a Empresa tenha maior agilidade para desenvolver seus negócios e, assim, recuperar o terreno que tem sido perdido para a concorrência. 

ADCAP espera também que, na nova estrutura, os trabalhadores sejam respeitados e valorizados, com a correção dos inúmeros e nefastos problemas hoje existentes na gestão das pessoas que fazem os Correios. E ainda que nenhum trabalhador seja prejudicado nessa implantação, como afirmou o Presidente reiteradas vezes. 

A ADCAP estará vigilante e denunciará eventuais desvios que ocorram no processo de implementação da nova estrutura.

Direção Nacional da ADCAP.
Descaso, incompetência ou proposital desestruturação?

Foto: Joá Souza – Agência A Tarde



Às vésperas de implantar sua nova estrutura, a Empresa convive com situações que nos deixam em dúvida se aí temos descaso da direção, incompetência ou se faz parte de um plano de desestruturação, para, quem sabe, justificar a contratação intensiva de MOTs ou até a privatização da ECT, a preço de banana.

Afinal, que empresa com as características da ECT deixa de contratar pessoal por tanto tempo? A quem interessam os contratos de MOT? São muitos perguntas sem resposta e uma única certeza – a falta de concurso público tem minado ainda mais a qualidade dos serviços da Empresa, além de sacrificar, indevidamente, inúmeros trabalhadores, que se vêm obrigados a cobrir as ausências dos que saem dos Correios.

De quem é a culpa por essa irresponsabilidade? Dos trabalhadores, certamente não é. Mas são eles que sempre pagam a conta do descaso, da incompetência ou de outras intenções que levam a direção da Empresa a não fazer o mínimo que se espera de qualquer diretoria – manter a Empresa em funcionamento.

Para os ecetistas, que viram a Empresa funcionar bem por décadas, com adequada reposição de pessoal e dando lucro, o quadro atual é preocupante. E a ADCAP espera que a direção da Empresa perceba o mal que as nefastas políticas de gestão de pessoas implementadas nos últimos anos tem feito para a ECT e para seus trabalhadores e corrija o quanto antes esse rumo. Não dá para errar tanto e continuar errando assim, dia após dia, sem que ninguém se mexa para corrigir o problema!


Diretoria Nacional da ADCAP.




Fonte: A foto que abre o News é da matéria “Concursados protestam em frente aos Correios da Pituba”, do jornal A Tarde, de Salvador/BA, e pode ser lida neste link

segunda-feira, 13 de julho de 2015

TREs inocentam os Correios


Na semana passada, em dois julgamentos os Correios foram inocentados pelos TREs. Um dos casos referia-se a MG e o outro a Brasília.

Nos links a seguir as respectivas notícias:


E mais:



Boa Leitura!

Direção Nacional da ADCAP.
POSTALIS


Após todas ações coordenadas pela ADCAP no sentido de proteger os participantes do Postalis dos resultados desastrosos provocados por uma gestão temerária e duvidosa daquele Instituto, entendemos que, em respeito a todos os seus associados, vale resgatarmos um resumo do que foi realizado e quais são os próximos passos com o objetivo de reestabelecer a justiça nessa questão de fundamental interesse de todos.

Conforme tem sido noticiado, o plano de equacionamento do déficit do Postalis foi suspenso.

Há muito a  ADCAP vem atuando nesta luta chamada POSTALIS, intensificada a partir do plano de equacionamento de 2012 (3,94%).

Chegamos, em agosto/2014, a pedir, em conjunto com a FINDECT e a ANAPOST, que fosse feita intervenção no instituto, por termos convicção dos graves riscos que os participantes estavam correndo. Após esse pedido de intervenção, a PREVIC determinou nova fiscalização no Postalis, identificando reincidência de inconformidades, além de novos e graves  problemas, conforme seus relatórios demonstram.

Em março de 2015, fomos oficialmente informados do montante do rombo no Instituto e dos valores que nos cabiam no equacionamento: para os participantes ativos, 25,98%; para os participantes assistidos, 34,98% (25,98% + 9%, que já pagam mensalmente), estando, inclusive, a folha de pagamento já processada com tais descontos. De imediato, a ADCAP agiu e a cobrança não foi feita graças a uma liminar concedida pela justiça, que suspendeu o referido plano de equacionamento. O Postalis recorreu e conseguiu derrubar a liminar, porém já não havia mais condições e tempo de aplicar os referidos descontos naquela oportunidade.

A obtenção da liminar pela ADCAP repercutiu amplamente na mídia e reforçou a percepção da gravidade da situação do Postalis e dos graves impactos para os participantes.

A partir destes desdobramentos, começaram tratativas junto ao Ministério das Comunicações, que culminaram em um TAC - Termo de Ajuste de Conduta - assinado pela PREVIC e Postalis, com a interveniência da ECT, cancelando o plano de equacionamento então proposto, estabelecendo a sua revisão em novas bases e determinando a apresentação de um novo plano até dezembro/2015, com aplicação dos descontos a partir de abril/2016.

Importante destacar que hoje não existe nenhum plano de equacionamento que imponha, neste momento, responsabilidades aos participantes. Há, sim, estudos sendo realizados para estruturação de um novo plano, nos quais estamos sendo representados pelos conselheiros recentemente eleitos pelos empregados para os Conselhos Fiscal e Deliberativo do Postalis, colegas Angelo Donga e Sergio Bleasby,  e pelo Conselheiro também eleito para o Conselho de Administração da ECT, colega Marcos Cesar Alves Silva.

Assim, temos que a ADCAP, na defesa dos interesses dos seus associados, tem atuado em várias frentes: política, jurídica, midiática e administrativa, para fazer com que tenhamos preservados os interesses de seus associados. Com tal atuação, contribuímos para a criação de quatro comissões especiais no Congresso Nacional, para a criação de uma Frente Parlamentar específica e para o pedido de duas CPIs. Além disto, temos participado de audiências públicas, tanto na Câmara Federal quanto no Senado, expondo a situação dos participantes e do Postalis e exigindo a apuração dos atos de gestão que deram causa ao atual déficit do fundo BD saldado.

O escritório de advocacia contratado para conduzir as questões relativas ao déficit está permanentemente assessorando a direção da ADCAP com reuniões semanais, para constante balanço das atividades desenvolvidas e estruturação das etapas seguintes. Além da ação já empreendida, o escritório tem reunido informações e produzido pareceres e outros insumos de extrema importância para as ações subsequentes, a respeito do RTSA e dos prejuízos financeiros do Postalis, as quais serão impetradas em tempo oportuno, de acordo com a estratégia geral traçada, que abrange também ações junto ao Congresso, ao Postalis, à ECT, à PREVIC e outras instâncias.

Para que esses movimentos tenham o sucesso desejado, contaremos com o empenho e a ativa participação dos associados nas atividades e ações relacionadas ao tema POSTALIS.

                                                                                        Direção Nacional da ADCAP.


Reunião da Diretoria com Dr. Ademar





Participação do Presidente da ADCAP, Luiz Alberto na Audiência Pública dia 8 de julho onde
discutiu a crise dos Fundos de Pensão.



sexta-feira, 10 de julho de 2015

Prezado Associado,

Reforçando nossos movimentos junto ao Congresso Nacional, no que se refere a situação dos Fundos de Pensão, principalmente o Postalis, segue, para conhecimento, Carta Aberta enviada pela ADCAP aos nossos deputados e senadores .

Direção Nacional da ADCAP.


Carta aberta aos deputados e senadores

brasileiros, a respeito dos fundos de pensão


A relutância das lideranças da Câmara e do Senado de colocarem em funcionamento CPIs para tratar dos Fundos de Pensão e a omissão de senadores da base aliada, ao utilizarem despudoradamente o recurso torpe de não indicar os membros das comissões, para protelar a instalação dessas, mostram o quanto essas lideranças políticas se afastaram de suas próprias bases, dos milhares de trabalhadores afetados por esse quadro instalado em alguns fundos, entre os quais o Postalis é a referência mais crítica.

Se a preocupação de suas excelências fosse com o bem estar dos trabalhadores, teriam já indicado os nomes, instalado a CPI e buscado corrigir os desvios eventualmente constatados.

Em vez disso, numa estratégia suicida de autoproteção política, se omitem, para protelar a CPI, ou até inviabilizá-la. Parece que a prioridade não é o povo, mas sim o governo, o partido.

Agindo assim, alguns parlamentares colocam em xeque as atuações das próprias casas que habitam, afinal Senado e Câmara, como instituições, têm o dever de fiscalizar questões graves como os prejuízos bilionários que pipocam nos fundos de pensão brasileiros, com ênfase nos casos mais críticos. Se não o fazem, são omissas como instituições.

ADCAP espera que os senadores e deputados federais façam jus aos milhares de votos que receberam de trabalhadores que hoje perdem o sono com os malfeitos perpetrados contra seus fundos de pensão, muitas vezes, como noticia a imprensa, em aparente associação com excelências que se afastaram do bom caminho. Se isso não precisa ser investigado, o que precisaria ser?

Pela CPI dos Fundos de Pensão !

Luiz Alberto Menezes Barreto,
Presidente da ADCAP Nacional.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Presidente da ADCAP participa de audiência 
pública sobre crise nos fundos de pensão




O Presidente da ADCAP, Luiz Alberto Menezes Barreto participou nesta quarta-feira, 08 de julho, de audiência pública na Câmara dos Deputados para debater a crise nos fundos de pensão.

Neste link, veja a apresentação do Presidente da Associação.

Além da ADCAP, estiveram na mesa o Presidente do Postalis, Antônio Conquista, representantes da FUNCEF e PETROS, e também dos participantes desses dois fundos.

A ADCAP espera que o Congresso Nacional, a partir dos elementos colhidos em audiências públicas das comissões que estão analisando os problemas hoje enfrentados pelos fundos de pensão, consiga aperfeiçoar a legislação para assegurar melhor governança para essas entidades e maior proteção aos participantes e assistidos.

Maiores informações sobre a audiência podem ser encontradas no link.


Algumas matérias a respeito da audiência: 


 
Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Justiça bloqueia bens de executivos do 
fundo e pensão Postalis, dos Correios


O Estado de S. Paulo
08/07/2015

São Paulo, 08 - A Justiça Federal de São Paulo determinou o bloqueio dos bens de 20 pessoas ligadas ao Postalis, fundo de pensão dos funcionários dos Correios, e a empresas do setor imobiliário que negociaram a venda de um terreno para o fundo no valor de R$ 196 milhões. As suspeitas são de que o negócio tenha sido feito de forma irregular.

A determinação do bloqueio dos bens, que será feito até atingir o valor total da compra do terreno, foi dada em um processo de improbidade administrativa movido pelo Ministério Público Federal de São Paulo. O processo corre desde meados de junho em segredo de Justiça. O MP pede na ação que seja anulada a compra do terreno de 117 mil metros quadrados em Cajamar (SP), que abriga hoje um centro logístico dos Correios, feita pelo Postalis em 2012.

As suspeitas em torno da operação se deram porque uma empresa com sede na Nova Zelândia, a Latam Real State, atravessou o negócio do Postalis. O fundo de pensão estava negociando a área em Cajamar diretamente com o empresário Luiz Fernando Pires. De acordo com reportagem da revista Época de novembro do ano passado, o Postalis estava disposto a pagar R$ 194 milhões pelo terreno. Mas Pires o vendeu por R$ 150 milhões à Latam, que três meses depois o revendeu ao Postalis pelo valor inicial oferecido pelo fundo.

Entre os executivos do Postalis que tiveram os bens bloqueados está o atual presidente do fundo, Antonio Carlos Conquista, que já foi do fundo de pensão da Petrobras e foi indicado ao cargo pelo PT, a convite do presidente dos Correios, Wagner Pinheiro. A lista ainda inclui o presidente do Conselho, Ernani Coelho, também indicado pelos Correios ao cargo, e o diretor administrativo, Roberto Macedo de Siqueira Filho. Também fazem parte da lista ex-diretores como Ricardo Oliveira Azevedo, da área financeira, que foi indicação do PMDB, e Sinécio Greve, da área de seguridade.

Obras

Os empresários que fizeram o negócio imobiliário também tiveram seus bens bloqueados. Um deles é Luiz Fernando Pires, sócio da construtora mineira Mascarenhas Barbosa Roscoe e proprietário original do terreno. Outro nome é o do advogado Marcelo Bicudo, representante da Latam Real State, e a própria Latam.

O advogado Rubens Bombini, sócio de Marcelo Bicudo, explica que a diferença entre o valor de compra do terreno e o da sua venda ao Postalis se deu porque a Latam Real State construiu o galpão hoje usado pelos Correios. Mas não soube dizer quem são os sócios da empresa da Nova Zelândia e explicou que Bicudo estava em férias e por isso não poderia responder.

Os envolvidos não foram ainda notificados pela Justiça, nem mesmo de que estão envolvidos em um processo de improbidade administrativa. Por telefone, o presidente do Postalis, Antonio Carlos Conquista, disse que a negociação da área em Cajamar começou em 2010, portanto, antes de ele assumir a presidência do fundo. A aprovação do negócio se deu na sua gestão, mas calcada, segundo ele, em laudos que confirmavam o valor justo do negócios. "E, como ultrapassava 5% do patrimônio do fundo, foi levado à apreciação do conselho", disse ele.

O presidente do Conselho do Postalis, Ernani Carneiro, disse que o negócio tem um bom rendimento para o fundo, apesar do atraso. O fundo estimou que o centro logístico entraria em operação em 2013, mas só neste ano o complexo foi entregue. Em resposta à revista Época, em novembro do ano passado, os Correios afirmaram que o atraso se deu por causa de ajustes pedidos pela estatal.

Os ex-diretores do Postalis não foram encontrados pela reportagem para comentar o caso e o empresário Luiz Fernando Pires não respondeu às ligações. Os presidentes da diretoria e do conselho do fundo não souberam informar se o imóvel está registrado com ganhos ou perdas no balanço de 2014, que ainda não foi divulgado.

Maus negócios

A compra do terreno é apenas mais uma das negociações colocadas sob suspeita feitas pelo fundo Postalis nos últimos anos. Também fazem parte dessa lista aplicações em bancos que seriam posteriormente liquidados, como o Cruzeiro do Sul e o BVA, e também investimentos atrelados à dívida de países com problemas, como a Argentina e a Venezuela.

Como resultado dessa equação, o Postalis registrou um rombo de R$ 5,6 bilhões no plano de benefício definido do fundo. A Previc chegou à conclusão, depois de seis meses de investigações, que os diretores e conselheiros do fundo eram responsáveis por uma parte desse rombo. As informações são do jornal. 

terça-feira, 7 de julho de 2015

CONVITE
Audiência Pública – Fundos de Pensão


A ADCAP convida seus associados, aposentados ou na ativa, e demais trabalhadores dos Correios para participarem da audiência pública que será realizada amanhã, 08/07/2015 na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, conforme pauta abaixo.

Participe! Lute por seus direitos, por um POSTALIS bem administrado, sem prejuízos!



Diretoria Nacional da ADCAP.

CÂMARA DOS DEPUTADOS
COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
55ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa Ordinária 
PAUTA DE REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA
AUDIÊNCIA PÚBLICA

DIA 08/07/2015
LOCAL: Anexo II, Ala das ComissõesSala a confirmar.
HORÁRIO: 14h30min

A -
Audiência Pública:

Audiência Pública para discutir a crise dos Fundos de Pensão
Requerimento nº 23/2015, dos Senhores Deputados Celso Russomanno, Márcio Marinho, Eliziane Gama, Carlos Henrique Gaguim e Chico Lopes. 

Convidados:
Sr. Jaime Mariz de Faria Junior (CONFIRMADO)
Secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social

Representante da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc)

Sr. Marcelo Andreetto Perillo (CONFIRMADO)
Assessor da Presidência da Petros
Representante da Postalis

Sr. Geraldo Aparecido da Silva (CONFIRMADO)
Secretário-Geral da Funcef 

Sr. Sergio Salgado ( CONFIRMADO)
Representante da Associação dos Mantenedores e Beneficiários da Petros (Ambep)

Dr. Luiz Cazetta, advogado representante dos beneficiários da Funcef (CONFIRMADO)
Sr. Luiz Alberto Menezes Barreto (CONFIRMADO)
Presidente da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP).

sexta-feira, 3 de julho de 2015

ADCAP solicita que Presidente do BNY Mellon explique negócios com o Postalis



Em decorrência da expressividade dos negócios mantidos entre o BNY Mellon e o Postalis e das diversas notícias reportando irregularidades envolvendo as aplicações supervisionadas por aquele banco, a ADCAP enviou, ontem, a carta abaixo transcrita à nova comissão instituída na Câmara dos Deputados, para tratar do processo de fiscalização dos fundos de pensão. A proposta da associação é de que o Presidente do BNY Mellon seja convidado a vir à comissão explicar os negócios mantidos com o Postalis que encontram-se em litígio judicial e que montam em cifras bilionárias.


Direção Nacional da ADCAP.



quinta-feira, 2 de julho de 2015

Estatuto das estatais em pauta


Em audiência pública realizada neste dia 1º/07, no Senado, a comissão mista que cuida do denominado marco regulatório das estatais ouviu representantes do Banco do Brasil e do IBGC.

A matéria publicada pela agência Senado, que pode ser lida neste link, traz um resumo da audiência.
A ADCAP espera que a Comissão produza realmente uma nova Lei que melhore a governança das estatais, passando, especialmente, por:

- profissionalização da gestão executiva dessas empresas, com dirigentes preferencialmente oriundos do quadro próprio e com formação, desempenho e experiência adequados;

-  profissionalização do conselho de administração, com a eliminação da indicação política de conselheiros e a participação de conselheiros independentes;

- contratualização da gestão, permitindo a aferição objetiva do desempenho dos dirigentes.

As apresentações ocorridas na audiência já estão disponíveis na página da Comissão - link
E foi disponibilizado também um vídeo resumindo o evento - link.

Fundos de Pensão em foco no Congresso Nacional


Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados instalou comissão especial para fiscalizar os fundos de pensão.

A decisão coloca foco na fiscalização dessas entidades e se soma à criação de CPIs, em andamento nas duas casas do Congresso.

No link, matéria a respeito da iniciativa da Câmara.

Senado

O Presidente do Senado dá sinais de que em breve teremos instalada finalmente a CPI dos Fundos de Pensão naquela casa.

No link, matéria a respeito.

Boa Leitura!

Direção da ADCAP Nacional.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Lei de Responsabilidade das Estatais


O Congresso Nacional estuda neste momento uma Lei de Responsabilidade das Estatais

O objetivo principal da nova lei seria melhorar a governança das empresas públicas e de economia mista. Para tanto, já foi instalada a CMLRE - Comissão mista destinada a apresentar o Projeto de Lei de Responsabilidade das Estatais, que já fez uma audiência no dia 24/06/15, ocasião em que o TCU fez a sua apresentação. Hoje, dia 01/07, está agendada a segunda audiência, desta feita com a presença de presidentes de grandes empresas (Banco do Brasil, Petrobrás e VALEC convidados), da CNI e Gerdau.

No site do Senado, além das informações a respeito do tema, há uma enquete que traz diversas questões, dentre as quais destacamos, abaixo, uma que tem grande importância para a ADCAP e que tem provocado constantes intervenções, inclusive judicias.

 
Em sua opinião, quem pode ocupar cargos de direção em empresas públicas e sociedades de economia mista?
 
( ) Apenas profissionais de carreira
 ( ) Apenas profissionais com perfil técnico, sendo da carreira ou não
 ( ) Qualquer profissional
 ( ) Não sei ou prefiro não responder 

 
Convidamos os associados a participarem da enquete, o que pode ser feito acessando o link:

http://sepoppesquisa.senado.gov.br/mrIWeb/mrIWeb.dll?I.Project=ADMIN1506111740


Para  melhor conhecer o assunto, seguem: 


Direção Nacional da ADCAP.