sexta-feira, 28 de abril de 2023
quinta-feira, 27 de abril de 2023
Eleições para o CA - A candidata apoiada pela ADCAP é a Tânia Munari - 44
Boa Tarde!
Estou aqui para falar sobre um assunto muito importante: A Eleição do nosso representante no Conselho de Administração.
A candidata apoiada pela ADCAP é a Tânia Munari - 44.
Vote agora! É rápido e fácil.
TÂNIA MUNARI - 44
https://ca.eleja.com.br/login.action
Para ter o apoio da ADCAP a pessoa deve ter a capacidade técnica e a isenção necessária para representar os interesses dos empregados dos Correios. E ser mais votado nas prévias que a Associação sempre realiza.
Tânia Munari - 44, já assumiu inúmeras atribuições ao longo de várias gestões, desempenhando-as com louvor.
Para quem não lembra, o Conselho de Administração dos Correios é composto por 7 integrantes: 4, indicados pelo Ministro das Comunicações; o Presidente da Empresa; um indicado pelo Ministro da Economia e um representante dos empregados, que é quem estamos escolhendo.
Muitas decisões estratégicas para a empresa passam pelo Conselho de Administração, onde há o voto do representante dos empregados. O conhecimento técnico tem que ser bastante apurado. E a Tânia Munari - 44 tem este conhecimento. Ela tem a mesma estatura profissional do Marcos César e do Maurício Lorenzo, seus antecessores, que fizeram um brilhante trabalho no Conselho de Administração.
Outro requisito imprescindível que ela tem é a integridade.
Com a Tânia Munari - 44 teremos a tranquilidade de saber que estamos bem representados e tudo que ela puder fazer para defender nossa empresa, ela fará.
Portanto, eu peço a você na ativa, que exerça o seu direito de voto no Conselho de Administração e vote na Tânia Munari - 44.
Não se omita no exercício do voto.
Você não vai escolher o seu amigo e, sim, eleger o seu representante. Pense nisso e vote com consciência.
Obrigado. Compartilhe esta mensagem para todos os seus amigos. Participe desta campanha vitoriosa.
Tânia Munari - 44
Votação em curso para o conselho de administração dos Correios
Como é do conhecimento geral, estamos em período de votação nas eleições para o membro do conselho de administração dos Correios escolhido pelos trabalhadores.
Nesse ano, como em oportunidades anteriores, a ADCAP realizou prévias, para escolher o candidato que receberia o apoio da associação nesse pleito. TÂNIA REGINA TEIXEIRA MUNARI logrou êxito e é a candidata apoiada pela ADCAP.
Como é salutar que ocorra em qualquer processo democrático, Tânia conta também com o apoio dos demais candidatos que participaram da prévia: JOÃO PINHEIRO DE BARROS NETO e CARLOS EDUARDO GUEDES VALENTE. (Foto)
No contexto dos Correios, os votos dos associados da ADCAP são extremamente importantes para eleger o membro do Conselho de Administração; por esta razão, pedimos a todos os que ainda não votaram que o façam, para assegurar a representatividade do pleito e a eleição da candidata apoiada. Além de votarem na Tania 44, pedimos também que peçam o voto para a mesma candidata para seus colegas e contatos que ainda estão na ativa, mesmo os que não são associados da ADCAP, pois a eleição dela é muito importante para todos!
Então, se você está na ATIVA, exerça seu direito de votar!
➡️ Acesse o site https://ca.eleja.com.br/ e clique no ícone acesso e votação, destacado na cor laranja.
Contamos com a sua efetiva participação, para termos uma representação forte no conselho de administração dos Correios. Juntos somos mais fortes!!!
Direção Nacional da ADCAP.
quarta-feira, 26 de abril de 2023
HOJE, 26/04, às 19h30: LIVE - Como consultar as ações judiciais, documentos e informações da ADCAP
segunda-feira, 24 de abril de 2023
Mensagem da Candidata Tânia Munari
Prezados Colegas, trabalhadoras e trabalhadores dos Correios,
Chegou o momento!
É hora de escolher uma representante digna, que será a nossa voz no Conselho de Administração dos Correios.
As eleições começam dia 25/04/2023 e se estendem até o dia 02/05/2023, por meio do site https://ca.eleja.com.br/
Queremos um CA que esteja alinhado aos valores dos Correios, que observe o bem-estar de seus empregados, a sustentabilidade financeira, ambiental e social para a perenidade da empresa, pública e da confiança do povo brasileiro.
O seu voto permitirá que possamos construir juntos uma empresa mais forte e inovadora.
Estou comprometida em ouvir as demandas e buscar soluções que beneficiem a todos os empregados, do administrativo e do operacional, e, dos aposentados.
Estou convencida de que a experiência de meus 25 anos de atuação nas diversas atividades, áreas e funções, contribuirão para a tomada de decisões estratégicas e assertivas nos Correios.
Conto com seu voto para fazer a diferença.
Me conheça melhor. Siga no Instagram: @taniamunaricacorreios2023
No link a seguir o currículo da candidata e sua plataforma de trabalho na íntegra. Clique e conheça tudo sobre Tânia Munari: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Sobre-a-Tania.pdf
quinta-feira, 20 de abril de 2023
Conheça os compromissos da Candidata Tânia Munari ao CA dos Correios
🔊 Lembramos que podem votar nas eleições do CA os empregados que estejam na ATIVA. Aposentados, ainda que tenham podido fazer isso nas prévias da ADCAP, não podem votar, face estatuto da empresa. No entanto, podem contribuir muito neste momento de campanha.
Acompanhe a candidata em seu Instagram: https://www.instagram.com/p/CqbRVKwu65D/?igshid=MDJmNzVkMjY=
Informações sobre as Eleições no: https://ca.eleja.com.br/
Direção Nacional da ADCAP.
terça-feira, 18 de abril de 2023
Declaração de Imposto de Renda 2023/2022 – Empregados na Ativa
Nº 204 – 18/04/2023
Para facilitar a elaboração da declaração de imposto de renda 2023, ano base 2022, apresentamos abaixo, algumas informações e orientações que poderão ajudar no momento do ajuste com a Receita Federal do Brasil – RFB.
1) TAXA EXTRA DE EQUACIONAMENTO – O valor da taxa extra de equacionamento foi apresentado no informe de rendimentos somada a contribuição a previdência privada no item 3.03. Se quiser saber os valores que descontou como contribuição extra para o plano BD e contribuição a previdência privada, acesse o sua Ficha Financeira de 2022.
No sistema da Receita Federal, esse valor deve ser lançado como PAGAMENTOS EFETUADOS – Linha 36 – Previdência Complementar (inclusive FAPI)
2) INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES – campo 7 do informe de rendimentos.
Os valores apresentados nesse campo não devem ser lançados no sistema da receita federal, pois servem apenas para esclarecer detalhes dos valores informados nos demais campos do formulário.
3) OUTROS ESCLARECIMENTOS
a) Não faça alteração nos valores apresentados no informe de rendimento. Caso entenda que há diferenças, faça contato com a fonte pagadora e solicite a correção, antes de entregar a declaração para a RFB.
b) Se encontrar alguma divergência no informe de rendimentos, solicite análise e revisão junto ao canal disponibilizado pelos Correios para esse fim.
c) O prazo para entrega da declaração é 31/05/2023.
4) MALHA FINA – Se a sua declaração ficar retida na malha fina e estiver amparado pelas liminares dos processos de 2017 e 2020, terá as alternativas abaixo:
a) Fazer uma declaração retificadora lançando os valores aceitos pelo sistema da Receita Federal. Com isso pagará mais imposto ou receberá uma restituição menor, mas a sua declaração será liberada da malha fina.
b) Poderá agendar um atendimento presencial na RFB e apresentar ao Auditor Fiscal, as decisões judiciais que comprovam que o valor da taxa extra é isenta de IR.
c) Aguardar até 02/01/2024, quando a RFB abrirá a possibilidade de antecipação dos documentos, onde será anexado no próprio e-CAC, as decisões judiciais sobre a isenção da taxa extra do imposto de renda. Com isso pagará menos imposto e ou terá uma maior restituição. A RFB demora aproximadamente 180 dias, para analisar o processo e liberar a declaração da malha fina, dependendo da agilidade da Delegacia Estadual da RFB.
5) NOTIFICAÇÃO FISCAL – Se receber uma notificação fiscal da Receita Federal, proceda da seguinte forma:
a) Leia atentamente o documento para identificar o motivo da notificação.
b) Fique atento ao prazo de resposta para não sofrer sansões pecuniárias.
c) Encaminhe para o endereço eletrônico indicado, na notificação, os documentos solicitados além das decisões judiciais sobre o tema.
d) Depois das análises dos documentos se a RFB não aceitar as justificativas, faça a sua defesa e posterior impugnação, pela internet no próprio e-CAC. (endereço indicado na notificação).
e) Ações judiciais contra a RFB, sobre débitos tributários apenas em ultimo caso.
6) PROCESSO E LIMINAR: Para identificar o processo em que você está incluído proceda conforme orientado abaixo:
a) A ADCAP impetrou três ações contra a RFB, sobre isenção de imposto de renda sobre a taxa extra de equacionamento do Postalis. A primeira em 2017, que beneficia os associados filiados até setembro de 2017, a segunda em 2020, que beneficia os associados até maio de 2020 e a terceira que beneficia os associados até novembro de 2022.
b) Para identificar em qual processo você faz parte acesse o site da ADCAP e clique CONSULTAR PROCESSO: https://associado.adcap.org.br/app/#/ Todos os processos que aparecerem na tela do seu equipamento, você faz parte. Anote o numero do processo e baixe as decisões e lista dos participantes nos links abaixo:
c) Link dos processos:
Primeiro processo / Decisões: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Decisoes-1-processo-1013677-07.2017.4.01.3400.pdf
Lista: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Lista-de-associados-1-Processo-1013677-07.2017.4.01.3400.pdf
Segundo processo / Decisões: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Decisoes-2-processo-1030703-13.2020.4.01.3400.pdf
Lista: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Lista-de-associados-2-Processo-1030703-13.2020.4.01.3400.pdf
Terceiro processo / Decisões: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Decisoes-3-Processo-1074308-38.2022.4.01.3400.pdf
Lista: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Lista-de-associados-3-Processo-1074308-38.2022.4.01.3400.pdf
Caso reste alguma dúvida sobre este ou sobre outros temas relacionados ao preenchimento da declaração de imposto de renda, os associados podem enviar suas questões para: apoioimpostoderenda@adcap.org.br
Direção Nacional da ADCAP.
ADCAP entrevista candidata ao Conselho de Administração
Tânia Munari trabalha nos Correios há 25 anos, onde sempre se destacou nas mais variadas áreas, seja numa função técnica ou seja como gestora. Conhece bem as diversas realidades dos trabalhadores da estatal, tanto no âmbito administrativo quanto no operacional. Sua trajetória possibilitou que ela tivesse uma visão sistêmica da empresa, das condições de trabalho e anseios de todos os empregados dos Correios. Na entrevista abaixo, você, leitor, vai conhecer um pouco mais dessa profissional que agora está pronta para encarar mais um grande desafio, caso consiga a vaga para o Conselho Administrativo dos Correios.
ADCAP - O que a motivou a se candidatar para um cargo no conselho de administração dos Correios?
Tânia Munari - Eu sou trabalhadora, empregada dos Correios há 25 anos. Já passei por diversas áreas, atividades e funções. Vim da SE Santa Catarina e estou na Sede. Trabalhei como técnica e como gestora. Fui gestora das áreas de licitações e contratos, da rede de agências próprias e terceirizadas (AC, Agf, Acc e Agc), área de suprimento, mentora do novo uniforme para os carteiros, atendentes e OTT. Conheço as diversas realidades dos empregados dos Correios e minha trajetória me possibilitou uma visão sistêmica da empresa, das condições de trabalho e anseios dos empregados. Sou movida a desafios e absolutamente apaixonada por essa empresa. Daqui tiro o meu sustento e de toda a minha família. Dentro deste contexto, me sinto animada e preparada para contribuir na defesa dos anseios dos empregados junto ao Conselho Administrativo.
ADCAP - De que maneira sua gestão no conselho de administração pretende valorizar os empregados dos Correios?
TM - Pretendo não me limitar às votações, mas propor à Presidência e às Diretorias, pautas importantes para a valorização e melhoria das condições de trabalho dos empregados da operação e administrativo.
Uma empresa é viva e vive do engajamento dos seus empregados.
Precisamos reaver direitos que foram perdidos nos últimos anos e garantir uma carreira transparente e aplicada. Vou manter canais de comunicação com todos os trabalhadores (blog, Instagram, e-mail). E será neste diálogo aberto e franco entre os trabalhadores, eu, o CA e a empresa que poderemos (re) conquistar o protagonismo dos empregados. Precisamos de ações para resgatar o sentimento de pertencimento dos empregados. O "Orgulho de ser Correios".
ADCAP - Os Correios passaram por uma fase delicada recentemente, quando esteve na mira das privatizações. Qual sua avaliação desses últimos anos?
TM - Muito triste e de um grande alerta para todos nós. Ficamos à mercê de uma campanha de inverdades sobre esta empresa que é gigante e de importância fundamental para o Brasil e os brasileiros. Precisamos rever nossa forma de atuar e nos unir para construir uma base ainda mais sólida da importante presença dos Correios na inclusão postal do cidadão brasileiro, na integração e no desenvolvimento econômico do nosso País.
ADCAP - Você considera o tema privatização página virada?
TM - Acredito que ganhamos um fôlego. Mas o tema pode renascer, caso nos tornemos dependentes do tesouro. Por isso, a importância de trabalharmos para o fortalecimento da empresa e valorização de seus empregados. Precisamos nos manter independentes financeiramente, com todos os empregados respeitados e engajados, e sermos cada vez mais relevantes no mercado logístico nacional.
ADCAP- Qual a importância de um serviço postal público para o nosso país?
TM - Fundamental. Neste enorme país apenas nós chegamos a todos os longínquos recantos. A inclusão postal é um direito básico, traz cidadania e desenvolvimento à população e aos pequenos negócios. O serviço de correios tem que ser acessível a toda a população brasileira. Nós somos a empresa líder e de referência para o mercado logístico privado. Se deixarmos de existir, o mercado privado irá atender apenas as 500 cidades rentáveis e as demais ficarão no apagão postal. Assim, a empresa Correios deve ser pública pois é essencial ao Brasil e aos brasileiros.
ADCAP- Quais os caminhos para que os Correios voltem a ter sua imagem cada vez mais valorizada pelos usuários?
TM - Ser essencial e confiável. Só nós chegamos a todos os municípios e distritos com mais de 500 habitantes. Isto é ser uma empresa cidadã. Contribuímos para a inclusão e desenvolvimento de todo território. Mas precisamos usar toda esta presença para sermos também o balcão de atendimento do cidadão brasileiro e o braço logístico da União, Estados e Municípios. O carteiro é símbolo de confiança, chega à porta de todas as casas e toca as mãos de todos os brasileiros. Este é um valor inestimável e deve ser reforçado, inclusive para criação de novos serviços.
ADCAP- Qual sua visão de futuro para a empresa?
TM - Uma empresa sustentável financeiramente, ambientalmente e socialmente. Moderna e inovadora. Essencial e confiável. Com empregados valorizados e honrados por pertencer a esta grande empresa. O sangue amarelo e azul correndo orgulhosamente pelas veias dos trabalhadores e nossa atuação aplaudida pela população brasileira em todos os recantos deste imenso Brasil.
ADACP - Por que votar em Tânia Munari para o Conselho de Administração dos Correios?
TM - Porque conheço a empresa e suas coligadas, Postalis e Postal Saúde. Porque vivo igualmente os anseios de ter uma carreira e de valorização dos empregados, tanto do administrativo, quanto do operacional. Tanto da ativa, quanto os aposentados. Porque os trabalhadores estarão junto a mim no Conselho de Administração. Porque estou animada, qualificada e preparada para este importante trabalho. E a ele me dedicarei como uma missão, assim como foi quando fui eleita por 3.712 votos dos trabalhadores para o Conselho Deliberativo do Postalis.
Direção Nacional da ADCAP.
Declaração de Imposto de Renda 2023/2022 – Aposentados do Postalis
Nº 203 – 18/04/2023
Para facilitar a elaboração da declaração de imposto de renda 2023, ano base 2022, apresentamos abaixo, algumas informações e orientações que poderão ajudar no momento do ajuste com a Receita Federal do Brasil – RFB.
1) RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS – No campo 3.01, do informe de rendimentos, a fonte pagadora (Postalis) apresentou o valor total dos rendimentos de 2022, menos o valor da taxa extra de equacionamento, para quem faz parte das liminares da ADCAP, que continuam em vigor.
No sistema da Receita Federal, o valor apresentado no campo 3.01 deverá ser lançado em: Rendimentos Tributáveis Recebidos de pessoas jurídicas pelo titular.
2) TAXA EXTRA DE EQUACIONAMENTO – O valor da taxa de equacionamento foi apresentado no informe de rendimentos como rendimentos isentos e não tributáveis, (item 4.10) e separado tanto de rendimentos tributáveis como da contribuição à previdência privada ordinária.
No sistema da Receita Federal, esse valor deve ser lançado como Rendimentos Isentos e Não tributáveis – linha 99 “Outros” – Descrição: “Taxa de equacionamento isenta de IR, Processo 1012520-14.2017.4.01.0000”.
OBS: O valor da taxa de equacionamento não pode ser lançado como Contribuição à Previdência Privada, visto que se trata de recomposição do fundo de pensão e não contribuição ordinária, além de ser isenta de imposto de renda (não pode ser abatida como dedução).
3) CONTRIBUIÇÃO À PREVIDÊNCIA PRIVADA – Esse valor é apresentado no informe de rendimento do Postalis no item 3.02.
No sistema da Receita Federal, lançar em Pagamentos Efetuados – Código 36 “Previdência Complementar”.
4) INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES – campo 7 do informe de rendimentos.
Os valores apresentados nesse campo não devem ser lançados no sistema da receita federal, pois servem apenas para esclarecer detalhes dos valores informados nos demais campos do formulário.
5) OUTROS ESCLARECIMENTOS
a) Os associados que são beneficiados pela liminar da ADCAP, ao receber os seus informes de rendimentos, devem realizar uma conferência dos valores apresentados com os contracheques de 2022, para se certificar que estão de acordo com o requerido no processo de isenção da taxa de equacionamento, caso achem necessário.
b) Não faça alteração nos valores apresentados no informe de rendimento. Caso entenda que existam diferenças, faça contato com a fonte pagadora e solicite a correção, antes de entregar a declaração para a RFB.
c) Se encontrar alguma divergência no comprovante de rendimentos do Postalis, solicite análise e revisão junto a Central de Atendimento (0800 879 0300) ou via Fale Conosco do Postalis, antes de entregar declaração à Receita Federal, para evitar a malha fina.
d) O prazo para entrega da declaração é 31/05/2023.
6) MALHA FINA – Se a sua declaração ficar retida na malha fina e estiver amparado pelas liminares dos processos de 2017 e 2020, terá as alternativas abaixo:
a) Fazer uma declaração retificadora lançando os valores aceitos pelo sistema da Receita Federal. Com isso pagará mais imposto ou receberá uma restituição menor, mas a sua declaração será liberada da malha fina.
b) Poderá agendar um atendimento presencial na RFB e apresentar ao Auditor Fiscal, as decisões judiciais que comprovam que o valor da taxa extra é isenta de IR.
c) Aguardar até 02/01/2024, quando a RFB abrirá a possibilidade de antecipação dos documentos, onde será anexado no próprio e-CAC, as decisões judiciais sobre a isenção da taxa extra do imposto de renda. Com isso pagará menos imposto e ou terá uma maior restituição. A RFB demora aproximadamente 180 dias, para analisar o processo e liberar a declaração da malha fina, dependendo da agilidade da Delegacia Estadual da RFB.
7) NOTIFICAÇÃO FISCAL – Se receber uma notificação fiscal da Receita Federal, proceda da seguinte forma:
a) Leia atentamente o documento para identificar o motivo da notificação.
b) Fique atento ao prazo de resposta para não sofrer sansões pecuniárias.
c) Encaminhe para o endereço eletrônico indicado, na notificação, os documentos solicitados além das decisões judiciais sobre o tema.
d) Depois das análises dos documentos se a RFB não aceitar as justificativas, faça a sua defesa e posterior impugnação, pela internet no próprio e-CAC. (endereço indicado na notificação).
e) Ações judiciais contra a RFB, sobre débitos tributários apenas em ultimo caso.
8) PROCESSO E LIMINAR: Para identificar o processo em que você está incluído proceda conforme orientado abaixo:
a) A ADCAP impetrou três ações contra a RFB, sobre isenção de imposto de renda sobre a taxa extra de equacionamento do Postalis. A primeira em 2017, que beneficia os associados filiados até setembro de 2017, a segunda em 2020, que beneficia os associados até maio de 2020 e a terceira que beneficia os associados até novembro de 2022.
b) Para identificar em qual processo você faz parte acesse o site da ADCAP e clique CONSULTAR PROCESSO: https://associado.adcap.org.br/app/#/. Todos os processos que aparecerem na tela do seu equipamento, você faz parte. Anote o numero do processo e baixe as decisões e lista dos participantes nos links abaixo:
c) Link dos processos:
Primeiro processo / Decisões: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Decisoes-1-processo-1013677-07.2017.4.01.3400.pdf
Lista: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Lista-de-associados-1-Processo-1013677-07.2017.4.01.3400.pdf
Segundo processo / Decisões: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Decisoes-2-processo-1030703-13.2020.4.01.3400.pdf
Lista: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Lista-de-associados-2-Processo-1030703-13.2020.4.01.3400.pdf
Terceiro processo / Decisões: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Decisoes-3-Processo-1074308-38.2022.4.01.3400.pdf
Lista: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Lista-de-associados-3-Processo-1074308-38.2022.4.01.3400.pdf
Caso reste alguma dúvida sobre este ou sobre outros temas relacionados ao preenchimento da declaração de imposto de renda, os associados podem enviar suas questões para: apoioimpostoderenda@adcap.org.br
Direção Nacional da ADCAP.
segunda-feira, 17 de abril de 2023
sexta-feira, 14 de abril de 2023
Prévias da ADCAP para o Conselho de Administração dos Correios
"Homologação do resultado"
Live Imposto de Renda
A ADCAP realizou ontem, 13/04, uma live para tratar e esclarecer diversos fatores sobre Imposto de Renda, além de informar sobre as ações movidas pela Associação sobre este tema. Com a mediação da Diretora Sheyla Belissimo, participaram como expositores o Dr. Arthur Calaça e Jorge Ribeiro - especialista em IRPF.
Direção Nacional da ADCAP.
quinta-feira, 13 de abril de 2023
Informe de Rendimento dos Correios recebido pelos associados ativos e aposentados no ano de 2023
Para conhecimento de todos os associados publicamos comunicado recebido dos Correios sobre orientações do Informe de Rendimento.
Direção Nacional da ADCAP.
Prezado(a),
"Informamos que o Informe de Rendimentos 2023 está disponível no link https://servicosrh.correios.com.br , além de: ficha cadastral, ficha financeira e contracheque.
O login deve ser realizado com o CPF e senha ID correios. Caso não recorde a senha, basta clicar em "esqueci minha senha" para proceder com a redefinição, conforme passo a passo anexo.
Se o CPF não estiver cadastrado, gentileza realizar o cadastro conforme abaixo:
1.Cadastrar senha de acesso:
a) Clicar em Cadastrar
b) Selecionar a opção Pessoa Física e clique em PROSSEGUIR.
c) Informar os dados solicitados.
d) Após a conclusão do cadastro, retornar à página inicial (https://servicosrh.correios.com.br) e informar o Usuário (CPF) e senha cadastrada.
Caso encontre alguma dificuldade no acesso, gentileza encaminhar um "print" da tela de erro e detalhar o impedimento para concluir o acesso para que possamos auxiliá-lo(a).
Ressaltamos que o link acima está disponível para acesso à pensionistas e empregados em férias, desligados e afastados".
Atte.
Equipe GCAT
CS/DIRAD/SULIC/DEPEC/GCAT
Nova gestão dos Correios aprova retorno de dois importantes benefícios
No Primeira Hora de ontem, 14/04, a nova Diretoria Executiva dos Correios divulgou a aprovação do retorno de dois importantes benefícios que haviam sido retirados na gestão anterior: a licença-maternidade de seis meses e o auxílio para Dependentes com Deficiência (Auxílio Especial).
Na oportunidade, a ADCAP gostaria de reafirmar a importância destes benefícios aos empregados dos Correios e parabenizar a Diretoria da empresa pelo avanço.
Lembramos, que a Associação possui ações judiciais coletivas com esses temas e inclusive, com decisões favoráveis aos associados.
Após muitos pedidos de associados para inclusão destes temas no ACT, agora com essa decisão da empresa, a ADCAP considera importante avanço no restabelecimento de direitos históricos dos trabalhadores.
Veja a nota do Primeira Hora: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Primeira-Hora-Volta-de-beneficios.pdf
Direção Nacional da ADCAP.
quarta-feira, 12 de abril de 2023
Eleições para o CA - Candidata Tânia Munari é recebida na ADCAP
A candidata nas Eleições do Conselho de Administração que venceu as prévias da ADCAP foi recebida na sede da Associação hoje. O encontro contou com a presença do ex-conselheiro Marcos César. Na oportunidade, os dois puderam conversar sobre os desafios e a importância de participar do Conselho de Administração dos Correios.
Marcos César, manifestou seu integral apoio à Tânia Munari:
“Conheço a Tânia há mais de 20 anos e tenho muito respeito e admiração por esta profissional competente, correta e comprometida. Tânia é mulher aguerrida sempre em defesa dos direitos dos trabalhadores dos Correios. Age de modo transparente e firme. Basta vez suas decisões quando foi Conselheira do Postalis. Confio que ela é a pessoa certa para atuar no Conselho Deliberativo dos Correios. Ela fez uma linda carreira nos Correios, já atuou em diversas áreas e conhece profundamente a empresa e os anseios dos empregados dos Correios. Tânia não tem medo de desafios e vai representar dignamente todos os trabalhadores dos Correios. Por isto tem todo meu apoio. Desejo todo o Sucesso, Tânia. Vamos juntos para o Conselho de Administração.”
Como o tempo de campanha será bem exíguo, apenas 12 a 18 de abril, a direção da ADCAP conta com o engajamento de todos os núcleos regionais para divulgarem a candidatura de Tânia, de forma que tenhamos no Conselho de Administração a associada que venceu as prévias.
Mais informações serão divulgadas diariamente nos canais de comunicação da ADCAP.
Acompanhe a candidata em seu Instagram: https://www.instagram.com/p/CqbRVKwu65D/?igshid=MDJmNzVkMjY=
Informações sobre as Eleições no: https://ca.eleja.com.br/
terça-feira, 11 de abril de 2023
Live da ADCAP - Imposto de Renda
Excepcionalmente nesta quinta-feira, 13/04, às 19h30, a ADCAP realizará live com o tema Imposto de Renda. Com a mediação da Diretora Sheyla Belissimo, participarão como expositores o Dr. Arthur Calaça e Jorge Ribeiro - especialista em IRPF.
📌Anote em sua agenda!
Prévias da ADCAP para o CA – Encerramento da votação
Conforme divulgado ontem, 10/04, após a apuração da votação, a candidata Tânia Munari, venceu as eleições Prévias da ADCAP com 1043 votos.
segunda-feira, 10 de abril de 2023
Prévias da ADCAP para o CA – Últimas orientações
Prévias da ADCAP para o CA – A Votação será encerrada HOJE, às 18h30
No link a seguir vai direto ao palanque eleitoral, onde além de votar, você poderá verificar todas as informações sobre o seu candidato: https://sis.adcap.org.br/votacao/previas-adcap-eleicao-conselho-de-administracao-dos-correios-2023
ATENÇÃO
O Sistema está funcionando normalmente, mas alguns associados encontram dificuldade na hora da votação. Diante disso, abaixo algumas observações:
1. Verifique se a senha está na sua caixa de entrada ou no SPAM (lixeira) do seu e-mail. E se não receber solicite pelo sistema, no link acima.
2. Se for recuperar a senha pelo celular, em bem poucos modelos de aparelho, o espaço fica sobreposto na vertical, dificultando a digitação. Nesses casos orientamos que vire o celular para a horizontal e aí terão todos os campos habilitados.
3. A senha deve ser digitada com as letras maiúsculas.
4. Siga os passos solicitados pelo sistema e conclua o seu voto.
5. No sistema de votação é possível chamar no CHAT (no canto inferior direito), para dúvidas e orientações.
🔊 Temos muito tempo ainda para votar! Contamos com sua participação!
quinta-feira, 6 de abril de 2023
Prévias da ADCAP e Eleição para o CA – Esclarecimentos
A ADCAP tem recebido questionamentos dos seus associados sobre as prévias, que estão sendo realizas para a escolha do seu representante no CA.
Esse conflito não pode ocorrer, pois são dois eventos distintos, apesar de estar ocorrendo praticamente no mesmo período, conforme esclarecemos abaixo.
PRÉVIAS DA ADCAP
A Associação está realizando as prévias para escolher o candidato que vai se inscrever para concorrer às eleições do CA, representando os empregados.
. Período De Votação: 8 a 10/04/2023
. Quem poderá votar: Todos os associados da ADCAP, aposentados e empregados na ativa.
. Link para votação das Prévias: https://sis.adcap.org.br/votacao/previas-adcap-eleicao-conselho-de-administracao-dos-correios-2023
Senhas para Votação: Já encaminhada para os e-mails de cada um. Quem não recebeu poderá solicitar na hora da votação, no mesmo link acima.
ELEIÇÃO PARA O CA – CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
O candidato escolhido, com o resultado, das prévias da ADCAP, será o representante nas eleições para o CA.
. Data da votação: A ser divulgada pelos Correios
. Quem poderá votar: Apenas os empregados dos Correios em atividade
. Link para votação: Será divulgado pelos Correios
Como esclarecido acima, são dois eventos: um realizado pela ADCAP de 08 a 10/04 e outro que ainda terá o período divulgado pelos Correios.
Portanto, convidamos a todos os associados para votar no período de 08 a 10/04/2023, objetivando escolher o candidato que representará a ADCAP no CA.
Aguarde as informações dos Correios, para que os empregados da ativa, votem para conselheiro do CA no período que será definido.
Contamos com a participação de todos!
Comissão Eleitoral.
Prévias da ADCAP para o CA - Orientações de Como Votar de 08 a 10 de abril
⚠️ O dia de votar está chegando! No link a seguir você pode conferir todo processo de SOLICITAR A SENHA e COMO VOTAR!: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Orientacao-para-Votar.pdf
➡️ Lembramos que todos os associados aposentados e empregados na ativa podem votar. É simples e rápido.
E aqui vai direto ao palanque eleitoral, onde além de votar, você poderá verificar todas as informações sobre o seu candidato: https://sis.adcap.org.br/votacao/previas-adcap-eleicao-conselho-de-administracao-dos-correios-2023
Compartilhe com seus colegas. Sua participação é muito importante. Não deixe de exercer o seu direito!!!
ADCAP se reúne com o Presidente dos Correios
A ADCAP participou, junto com Dirigentes da FINDECT, dia 03/04, em São Paulo/SP, de reunião com o Presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, na qual foram apresentadas, tanto a situação dos empregados frente ao Postalis e à Postal Saúde, quanto propostas relacionadas à necessidade dos Correios criarem comissões permanentes que visem discutir e implantar, com celeridade, ações voltadas à oferta de assistência médica financeiramente suportável aos beneficiários, a recuperação de prejuízos acumulados no Postalis e o fortalecimento da governança nessas entidades mediante a efetiva participação dos beneficiários/participantes, em seus órgãos colegiados.
O encontro contou com a participação dos diretores da ADCAP, Rogiero Victor de Andrade, Carlos Roberto De Santa’Ana Melo, Sheyla De Brito Belissimo Zanini e Luiz Alberto Menezes Barreto. E com a presença dos membros do Conselho Deliberativo do Postalis, eleitos pelos participantes, Edgard de Aguiar Cordeiro e Anézio Rodrigues.
Conforme temos noticiado, a ADCAP tem atuado em várias frentes, para defender os interesses de seus associados, seja os que estão na ativa ou os aposentados, sendo o diálogo o primeiro caminho antes de se adotar qualquer outra medida administrativa ou judicial. Esperamos que essa oportunidade junto à nova direção dos Correios, traga bons frutos a todos os representados.
Direção Nacional da ADCAP.
quarta-feira, 5 de abril de 2023
Prévias da ADCAP: Período de Votação de 08 a 10 de abril
⚠️ Caso não tenha recebido a senha, basta solicitar pelo sistema de votação e receberá em seu e-mail.
➡️ Leia atentamente o currículo e proposta de campanha de todos os candidatos no link: https://sis.adcap.org.br/votacao/previas-adcap-eleicao-conselho-de-administracao-dos-correios-2023
Lembramos que todos os associados aposentados e empregados na ativa podem votar. É simples e rápido. Sua participação é muito importante. Não deixe de exercer o seu direito!!!
Prévias da ADCAP ao CA - Live de apresentação dos candidatos
Realizou-se ontem, 04/04, a live de apresentação dos candidatos às prévias da ADCAP, para o CA dos Correios. Caso não tenha assistido é só clicar no link.
É importante que todos os associados conheçam os candidatos inscritos e façam um voto consciente.
Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=VUB4c_w5d80
terça-feira, 4 de abril de 2023
ADCAP ingressa com ação coletiva visando regularizar aplicação do Diferencial de Mercado
Nº 202 - 04/04/2023
Considerando que o diferencial de mercado consta do PCCS 2008 e visa corrigir distorções entre o salário pago pelos Correios e os praticados pelo mercado para um mesmo cargo (atividades e complexidades compatíveis).
E considerando a suspensão da sua aplicação por parte dos Correios, com prejuízos aos associados da ADCAP, ingressamos com ação coletiva visando restabelecer sua aplicação integral nos termos do regulamento interno.
Para conhecer os detalhes da ação, consulte o site da ADCAP www.adcap.org.br no botão “Ações Judiciais – Consultar Processos”.
Direção Nacional da ADCAP.
segunda-feira, 3 de abril de 2023
Prévias da ADCAP para o CA - Início da Campanha
Conforme calendário eleitoral, divulgado em 31/03/2023, a campanha, para as prévias da ADCAP, ao Conselho de Administração dos Correios, começará a partir de 04/04/2023, incluindo a realização de live, às 19h30, que já foi divulgada, onde serão apresentados os candidatos inscritos e homologados.
Portanto, campanha eleitoral antes dessa data poderá caracterizar descumprimento do edital, gerando as penalidades previstas.
Como é de conhecimento de todos, a ADCAP como instituição (incluindo-se todos os órgãos estatutários) não pode adotar posição institucional, a favor ou contra qualquer candidato, sob pena de ofensa ao Estatuto social.
Isso não impede que, individualmente, como pessoa física, as lideranças possam fazer campanha em suas redes de relacionamento, mas nunca em nome da instituição, nem se utilizando dos recursos da associação ou mesmo de suas bases de dados.
Comissão Eleitoral das Prévias.