quinta-feira, 27 de março de 2025

Perdeu a live sobre Imposto de Renda? Assista na íntegra aqui e tire todas as suas dúvidas!


Ontem, 26 de março, a ADCAP realizou uma importante Live de interesse dos associados, sobre o tema atual, Imposto de Renda, com todos os esclarecimentos e orientações. A live contou com a apresentação de Jorge Ribeiro - Contador e Especialista no tema, Mediação de Sheyla Belíssimo - Diretora de Comunicação da ADCAP e participação de Roberval Borges - Presidente da ADCAP.

Dúvidas de como o aposentado deve declarar as contribuições extraordinárias do fundo BD; como fazer o lançamento dos descontos para maiores de 65 anos de quem recebe de duas fontes; por que todo ano a declaração cai em malha fina pelo mesmo motivo: contribuição Postalis divergente; a partir de que idade precisa fazer a declaração? quando o contribuinte faz 65 anos no exercício fiscal ele pode utilizar todo o valor dedutível? Ou será proporcional? entre outras questões, estão esclarecidas na live.
 

📍 Se perdeu a live assista na íntegra aqui: https://www.youtube.com/watch?v=4PWB0V7PF-c


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 26 de março de 2025

Correios do Brasil – Confiança no Futuro

Os Correios do Brasil, durante décadas. foi a instituição de maior confiança do brasileiro, ao lado da família e dos bombeiros. Do mesmo modo, durante vários anos foi a empresa pública melhor gerida, conquistando prêmios nacionais e internacionais de eficiência e inovação.

“Os Correios venceram o prêmio Marcas de Confiança 2012 — Categoria Institucional, da Revista Seleções. Essa é a 11ª vez consecutiva que a empresa recebe o prêmio, fruto de uma das mais respeitadas pesquisas de opinião do País, realizada pela revista Seleções em parceria com o Ibope Inteligência.

Na avaliação, feita pela internet, 1.500 participantes identificaram os campeões de confiança em diversas categorias de produtos, marcas, instituições, profissões e personalidades brasileiras. Os Correios ganharam na categoria “Instituições”, com 79% dos votos, seguido pela moeda Real.

Os Correios também estão entre as 20 maiores empresas do Brasil de acordo com a classificação feita pela Melhores e Maiores da Revista Exame. Ficaram ainda entre as 30 primeiras empresas do ranking Valor 1000, do jornal Valor Econômico.”. (disponível em https://www.acritica.net/editorias/geral/correios-e-a%20instituicao-mais-confiavel-do-brasil/65653/ )

Na gestão do governo Bolsonaro, de 2018 a 2022, a orientação do Governo Federal, único acionista da empresa pública, foi no sentido de privatizar a empresa, iniciativa rejeitada pela sociedade civil e pelo Congresso Nacional. Entretanto, houve significativos prejuízos aos negócios da Empresa, com redução de investimentos e “sucateamento” da sua infraestrutura operacional.

Iniciado o novo governo, o Presidente Lula retirou os Correios da lista de empresas submetidas ao processo de desestatização.

A ADCAP, Associação dos Profissionais dos Correios que congrega mais de 20.000 associados em todo o País, ainda no período eleitoral, apresentou a todos os candidatos CARTA COMPROMISSO por meio da qual apontava as premissas, a realidade, as perspectivas e os compromissos que o novo governo deveria ter com os serviços de Correios. 

COMPROMISSOS

Os compromissos dos candidatos devem ser assertivos em reconhecer a relevância dos serviços postais para a sociedade e o desenvolvimento do Brasil, apoiando e defendendo a continuidade do Correio como empresa pública, de qualidade, presente em todo o território nacional, contribuindo para a integração e desenvolvimento nacional.

Relevante, também, manifestação afirmativa de apoio à modernização, gestão técnica e desenvolvimento dos Correios, orientando sua liderança para adoção de medidas necessárias para que o Correio se constitua em referência mundial no setor em que atua, mantendo e aperfeiçoando sua, importante e fundamental, participação na vida de milhões de brasileiros, desde os grandes centros até os rincões mais remotos do país.

Indispensável que o candidato manifeste concordância com a manutenção da autossustentabilidade dos Correios, garantindo tarifas atualizadas, disponibilidade de recursos para investimento e autonomia de gestão para cumprir seu papel na universalização dos serviços e competitividade nos segmentos concorrenciais.

As indicações da necessidade de modernização da empresa, de gestão técnica e de manutenção rigorosa das contas para preservar a autossustentabilidade dos Correios, se constituíam em elementos centrais para a reafirmação da empresa admirada e reconhecida, historicamente, pelos brasileiros.

De modo diverso, o que se constata, após mais de dois anos do atual governo, é a escolha de lideranças despreparadas, que utilizam o compadrio e indicações meramente políticas e partidárias como medida de escolha e designação nas posições de comando nos Correios e que levaram a empresa à situação de “fundo do poço”.

As informações correntes, e que estarão lançadas nas contas anuais da empresa de 2024, comprovam que a empresa gasta mais que arrecada, não tem projetos de produtos para o presente nem de desenvolvimento sustentável para seu futuro. 

A administração repete discurso que novas iniciativas de modernização irão ocorrer em breve, mas não aponta como garantirá o pagamento dos fornecedores no corrente mês, os compromissos de investimento assumidos e, principalmente, os salários dos trabalhadores do mês seguinte. 

Como empresa de logística, os Correios dependem das rotas contratadas para transportar as comunicações e mercadorias confiadas aos seus serviços, e o que os fornecedores manifestam é estarrecedor:

“Brasília, 20 de Março de 2025.

Excelentíssimo Senhor, Presidente dos Correios e Telégrafos

As empresas de transportes arroladas abaixo com sede em diversas regiões do Brasil, vêm através de seus representantes legais, perante Vossa Excelência, informar que iremos suspender a execução dos transportes de Cargas em âmbito nacional, em virtude da falta de pagamentos, e, ainda do corte abrupto do valor presente.

Os pagamentos não estão sendo regulares, conforme relatos de cada empresa em particular, além do descumprimento da data prevista para pagamento, conforme previsão contratual, o que torna inadmissível, a continuidade das execuções dos serviços.

No entanto, informamos que iremos executar as linhas de transportes até a data do dia 21/03/2025, e, caso os pagamentos não sejam retomados até essa data, iremos paralisar a execução dos transportes de cargas em todo o Brasil, dos fornecedores prestadores de transportes dos Correios.

Assim, reivindicamos também o retorno imediato do valor presente, pois o corte abrupto tem prejudicado as empresas que costumeiramente fazem uso desse adiantamento.

Diante do exposto, requeremos regularidades de pagamentos dos fornecedores de transportes, pois a execução é bem dispendiosa, e retorno imediato do valor presente, sob pena de suspensão geral dos transportes de cargas no Brasil dos fornecedores arrolados abaixo, com data prevista para o dia 24/03/2025.”

Os associados da ADCAP, profissionais da ativa e aposentados, tem diversas sugestões para retirar a empresa dessa situação caótica, mas nenhuma sugestão terá qualquer possibilidade de sucesso sem gestão profissional, que tenha conhecimento da natureza e complexidade dos serviços de Correios e que tenha compromisso, verdadeiro, com a sociedade brasileira, com os trabalhadores dos Correios e, principalmente, com a eficiência da gestão pública.

➡️ Conhecer Carta Compromisso: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Carta-Compromisso-candidatos.pdf

➡️ Conhecer Carta Fornecedores: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/Carta-Assinado.pdf


Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 24 de março de 2025

Live: Imposto de Renda


➡️ Nessa quarta-feira: Live do tema atual, Imposto de Renda, com todos os esclarecimentos e orientações. 

🗓️ 26/03
⏰ 19h30

📍 Pelo Youtube da ADCAP Nacional: https://www.youtube.com/watch?v=4PWB0V7PF-c


Direção Nacional da ADCAP.

ADCAP busca explicação para suspensão do PDV

Considerando demanda de diversos associados enviamos carta ao Presidente dos Correios explicitando a indignação dos trabalhadores com a abrupta interrupção do cronograma de desligamentos de trabalhadores que aderiram ao PDV, bem como, buscando informações sobre a retomada do processo.

Leia carta na íntegra aqui: https://adcap.org.br/wp-content/uploads/CT-009-desligamentos-no-PDV2024.pdf 



Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 21 de março de 2025

Eleições ADCAP Nacional e Núcleos Regionais - Triênio 2025/2028

Conheça os candidatos da Chapa Única para direção Nacional da ADCAP, seu Conselho Fiscal e Plataforma de campanha, bem como os candidatos aos Núcleos Regionais pelos links logo abaixo.

➡️ Chapa Única – ADCAP Juntos Somos Mais Fortes

Presidente: Roberval Borges Correa – PR
Vice-Presidente: Maurício Fortes Garcia Lorenzo – BA
Secretário-Geral: Rogiero Victor De Andrade – SPI
Diretor Administrativo/Financeiro: Luiz Alberto Menezes Barreto – GO
Diretor de Comunicação e Desenvolvimento: Sheyla de Brito Belíssimo Zanini – SPI
Diretor Jurídico: Claudio de Souza Quaresma – RJ
Diretor de Relações Funcionais: Mirta Maria Gomez Uliana – RS
Diretor de Relações Externas: José Maria dos Santos Silva – BSB
Diretor de Aposentados e Previdência: Carlos Roberto de Santa’Ana Melo – SPM

Plataforma

 • Desenvolver ações em defesa dos interesses dos associados.

 • Desenvolver ações em defesa dos interesses institucionais e da sustentabilidade da ECT e de suas ligadas Postalis e Postal Saúde.

 • Atuar para que a Diretoria Executiva da ECT seja formada por profissionais qualificados da empresa e com autonomia de gestão. Fim do aparelhamento político.

 • Atuar para que a gestão dos POSTALIS seja voltada para os interesses dos participantes e sustentabilidade do instituto.

 • Dar continuidade as ações protetivas e garantidoras dos direitos a que fazem jus participantes e assistidos do Postalis, nas esferas jurídica, política e administrativa.

 • Atuar para que a gestão da Postal Saúde seja voltada para os interesses dos empregados ativos e aposentados.

 • Atuar para a eleição dos associados da ADCAP para os Conselhos do Postalis, da Postal Saúde e para o Conselho de Administração da ECT, bem como buscar parcerias para garantir a representatividade almejada.

 • Buscar inserir a ADCAP nas negociações dos acordos coletivos de trabalho da ECT e nas discussões de políticas profissionais junto a ECT, tais como: revisão do PCCS, critério para ocupação de funções na ECT, PLR, revisão das tabelas salariais e de funções, reposição de vagas e a retomada dos cursos de formação profissional voltados para os processos da empresa.

 • Promover ações para o bom relacionamento com outras instituições representativas dos empregados e aposentados.

 • Defender a aplicação das Leis das Profissões.

 • Fortalecer a luta contra a profissionalização da gestão dos Correios.

 • Melhorar as opções da plataforma ADCAP Benefícios, especialmente com soluções de lazer.

 • Implementar a solução ADCAP Assistência Saúde.

 • Lutar pelo veto (1712).

 • Modernizar e informatizar a gestão da ADCAP.

 • Fortalecer a presença da ADCAP Nacional em eventos informativos dos núcleos.

 • Implantar a ADCAP Itinerante nos Núcleos Regionais.

 • Modernizar e melhorar o processo de comunicação com os associados.


➡️ A seguir, apresentamos as candidaturas ao Conselho Fiscal Nacional:

1) Fabiano Mathias - SPI
2) Gilberto Matos Sobrinho – MG
3) Jayme Aranha Chacon Junior – AM
4) Marcio Varallo Ribeiro da Silva - BSB
5) Paulo Cesar Bezerra de Lima - PB
6) Reinaldo Antonio Castro – DR/RS
7) Sandra Moreira – DR/RJ
8) Wagner Catarino – SPM

Para conhecer cada candidato da Nacional e seu respectivo currículo basta acessar o seguinte link: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-nacional-trienio-2025-28  

Núcleos Regionais

Paralelamente a Eleição da ADCAP Nacional, 17 (dezessete) Núcleos Regionais também irão promover eleições para a troca de suas diretorias e conselhos fiscais. Para conhecimento de todos disponibilizamos aqui os links de suas chapas. Clique e conheça todos.

NACIONAL:  https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-nacional-trienio-2025-28 

AL: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-al-trienio-2025-2028 

AM/RR: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-am-rr-trienio-2025-2028 

BA: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-ba-trienio-2025-2028 

BSB: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-bsb-trienio-2025-2028 

MG: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-mg-trienio-2025-2028 

MS: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-ms-trienio-2025-2028 

PA/AP: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-pa-ap-trienio-2025-2028 

PE: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-pe-trienio-2025-2028 

PI: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-pi-trienio-2025-2028 

PR: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-pr-trienio-2025-2028 

RJ: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-rj-trienio-2025-2028 

RO/ACR: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-ro-acr-trienio-2025-2028 

RS: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-rs-trienio-2025-2028 

SC: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-sc-trienio-2025-2028 

SE: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-se-trienio-2025-2028 

SPI: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-spi-trienio-2025-2028 

SPM : https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-regional-spm-trienio-2025-2028 


O período de votação terá início às 12h do dia 01 de abril e finalizado em 05 de abril, às 17h, horário de Brasília. Duas senhas serão enviadas por e-mail: uma para votação da ADCAP Nacional e outra para votação dos Núcleos Regionais. 

Os links para votar e solicitar senha, caso não receba, serão os mesmos acima e deverá ser solicitada no período de votação (01 a 05/04, das 12h às 17h). 

 

Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 19 de março de 2025

Assembleia Geral Ordinária da ADCAP Nacional – Aprovação das Contas Exercício de 2024

A ADCAP, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Artigo 19 do Estatuto vigente, convoca todos os associados, que estejam em dia com as suas obrigações sociais, para Assembleia Geral Ordinária, que será realizada no dia 25 de março, das 14h às 17h, para a seguinte ordem do dia:

➡️ A Aprovação das Contas Gerais relativas ao exercício de 2024, que será a pauta da Assembleia e estará disponível para votação dos associados de forma mista, por meio remoto ou presencial na sede da ADCAP Nacional, em Brasília.

Como votar pelo sistema de assembleia remoto:

a) Acessar o link para conferir o material das contas gerais: https://sis.adcap.org.br/votacao/assembleia-geral-ordinaria-adcap-nacional-25-03-2025

b) As senhas serão enviadas entre os dias 20 a 22 para seu e-mail e caso não receba você deverá SOLCITAR SENHA no link acima, no período de votação (25 de março, das 14h às 17h). Preencha os dados solicitados e receba a sua senha do sistema.

c) Finalmente escolha APROVO, NÃO APROVO ou NULO e clique em OK para dar o seu voto, em cada item da pauta.

Qualquer dúvida ou problema encontrado para o exercício do voto, encaminhar para o e-mail: contatoadcap@adcap.org.br , que será respondido de imediato.


Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 18 de março de 2025

ADCAP condena processo eleitoral da Postal Saúde

Recentemente a Postal Saúde lançou edital para a eleição de representante dos empregados na Assembleia Geral, órgão máximo decisório da instituição.

Por entender que esta forma de representação não atende aos anseios dos associados, nem terá força para defender os interesses dos beneficiários, a ADCAP não apoia esta iniciativa!

Tal situação se torna clara quando levamos em consideração o fato de que conforme o estatuto o voto do representante eleito tem peso 3 no ato das votações e a mantenedora, Postalis e Postal Saúde tem peso 7, ou seja, as Assembleias Gerais são reuniões meramente homologatórias dos interesses da mantenedora. 

Posto isto, a ADCAP tem posição de não apoiar esta iniciativa, de outro modo a ADCAP quer um estatuto moderno, um regulamento que dê garantias de acesso aos beneficiários, qualidade na rede credenciada, transparência com a apresentação de balanços anuais e uma governança participativa e em defesa dos interesses dos beneficiários da Postal Saúde. 

Reafirmamos a necessidade de um novo estatuto que venha proporcionar uma gestão participativa e com compromisso com o beneficiário e seus dependentes.



Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 14 de março de 2025

Programa para preenchimento do Imposto de Renda 2025

A Receita Federal liberou na manhã da última quinta-feira, 13, o programa para preenchimento do Imposto de Renda 2025. Importante destacar, porém, que o prazo para envio da declaração começa na segunda-feira, 17, e se estenderá até 30 de maio.

Clique aqui para fazer o download, do programa:


Pelo computador, o contribuinte poderá baixar programas para os sistemas operacionais Windows, MacOS, Linux e Multi acessando a página da Receita Federal em Programas de Declaração. Basta clicar na opção Programa IRPF 2025, Ano-calendário 2024.

Já a declaração pré-preenchida só será disponibilizada a partir de 1º de abril. A partir dessa data a declaração do Imposto de Renda também poderá ser preenchida de forma online, pelo e-CAC, sem precisar baixar ou instalar nenhum programa, ou, ainda, pelo app Receita para celulares e tablets.

Uma das principais mudanças foi a alteração no valor de rendimentos tributáveis anuais que obrigam a entrega da declaração, de R$ 30.639,90 para R$ 33.888,00. A Receita também alterou o limite da receita bruta de obrigatoriedade para atividade rural, de R$ 153.999,50 para R$ 169.440,00.

Cronograma do Imposto de Renda 2025

• 13/março – Publicação da Instrução Normativa IRPF
• 13/março – Liberação do programa (PGD IRPF) para preenchimento
• 17/março – Início das transmissões pelo programa (PGD IRPF) 2025
• 01/abril – Implantação da solução online (MIR) preenchimento e entrega e liberação da declaração pré-preenchida
• 9/maio – Opção pelo débito automático da 1ª quota de pagamento ou quota única
• 30/maio – Vencimento da 1ª quota de pagamento ou quota única

Quem é obrigado a declarar em 2025

Rendimentos Tributáveis: Contribuintes que receberam em 2024 acima do limite estipulado pela Receita Federal, de R$ 33.888,00, como salários e aluguéis, aposentadoria e pensão;
Rendimentos Isentos ou tributados na fonte: Aqueles que receberam valores superiores a R$ 200 mil, mesmo que isentos, como indenizações trabalhistas ou rendimentos de poupança;
Atividade na Bolsa de Valores: Quem realizou operações na Bolsa com soma superior a R$ 40 mil ou obteve qualquer ganho sujeito à tributação;
Bens e Direitos: A posse ou propriedade de bens com valor superior a R$ 800 mil; além disso, realizar a venda de imóveis com isenção de IR condicionada à aquisição de outro imóvel também torna a declaração obrigatória;
Atividade Rural: Contribuintes com receita bruta acima de R$ 169.440,00 em atividades rurais durante 2024 devem incluir essas informações no documento;
Quem passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês e nessa condição encontrava-se em 31 de dezembro;
Em razão da Lei das Offshores, também é obrigatória a declaração referente à bens e direitos no exterior para quem optou por detalhar bens da entidade controlada como se fossem da pessoa física; possuir trust no exterior ou deseja atualizar bens no exterior;
Quem realizou a atualização de bens imóveis pagando ganho de capital diferenciado em dezembro/2024;
Quem auferiu rendimentos no exterior de aplicações financeiras e de lucros e dividendos.

Principais mudanças

A principal mudança nas regras de obrigatoriedade em relação ao ano passado foi a elevação limite anual de rendimentos tributáveis para ficar desobrigado de fazer a declaração, que passou de R$ 30.639,90 para R$ 33.888,00. O ajuste se deve a ampliação da faixa de isenção na tabela do IR anunciada em fevereiro de 2024.

Outra atualização ocorreu nos limites de renda bruta da atividade rural. Neste ano, a obrigatoriedade de declaração é para os contribuintes com receita bruta acima de R$ 169.440,00 em 2024, contra R$ 153.199,50 no ano anterior.

Também foram incluídas duas novas situações que torna obrigatória a declaração. A primeira é para quem participou do programa da Receita que permitiu a atualização de valor de bens imóveis sob condições especiais. A medida aceitou atualizações até 16 de dezembro de 2024. A segunda situação é para ganhos em investimentos financeiros no exterior, como lucros e dividendos. A tributação foi instituída no começo do ano passado.

A Receita também anunciou uma novidade nos critérios de prioridade no recebimento da restituição. O contribuinte que utilizar declaração pré-preenchida para o Imposto de Renda 2025 e optar pelo recebimento da restituição via Pix terá maior prioridade nos lotes de pagamento.

Para facilitar o preenchimento, a Receita também excluiu do programa do IR os campos:

Título de eleitor
Consulado/embaixada (quando residente no exterior)
Número do recibo da declaração anterior (quando declaração online)

Limites de dedução não mudam

Os limites não sofreram alteração em relação ao ano passado e são os seguintes:

Valor de dedução por dependente: R$ 2.275,08
Limite anual das despesas com instrução: R$ 3.561,50
Desconto simplificado: quem optar pela declaração simplificada, terá um desconto de 20% na renda tributável, limitado a R$ 16.754,34, mesmo valor do ano passado
Despesas médicas: as deduções continuam sem limite; contribuinte pode declarar todo o valor gasto e deduzi-lo do cálculo do Imposto de Renda

Nova regra de prioridade para receber a restituição

Contribuintes Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
Contribuintes Idosos com idade igual/superior a 60 anos, Deficientes e Portadores de Moléstia Grave;
Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e optaram por receber a restituição por PIX;
Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por PIX;
Demais Contribuintes.

Segundo a Receita, em todos os casos, o critério de desempate para receber primeiro a restituição será a data da entrega da declaração.

Quanto mais cedo o contribuinte enviar a declaração, maior a chance de entrar nos primeiros lotes de restituição. Mas se houver erros ou omissões na entrega, perde a posição na fila e corre o risco de cair em malha fina.

Calendário de pagamento de restituição em 2025

Primeiro lote: 30 de maio;
Segundo lote: 30 de junho;
Terceiro lote: 31 de julho;
Quarto lote: 29 de agosto;
Quinto e último lote: 30 de setembro


➡️ A ADCAP, por meio do endereço: apoioimpostoderenda@adcap.org.br , orientará os associados no caso de dúvida.


Fonte: https://istoedinheiro.com.br/receita-libera-programa-da-declaracao-do-imposto-de-renda-2025-veja-como-baixar/



Direção Nacional da ADCAP.

Redução da alíquota do IR para participantes do Fundo BD e PostalPrev

 Nº 256 - 14/03/2025

Após consultas de diversos associados sobre a possibilidade de redução da alíquota do IRPF aplicada sobre os recebimentos dos benefícios do Postalis e PostalPrev, em razão da mudança do regime de tributação do Progressivo para Regressivo, esclarecemos o seguinte:

1. A ADCAP possui ações para inibir a cobrança do IRPF sobre a parcela extraordinária do fundo BD, relativa aos equacionamentos de déficit;

2. ⁠Quanto ao regime de tributação aplicado, a legislação que trata da opção pelo regime de tributação: Progressivo ou Regressivo, teve recente alteração que permitiu que a opção de regime fosse feita no momento do início do benefício. Assim, quem ingressar em benefício atualmente pode fazer a opção pelo regime que melhor lhe interessar;

3. ⁠Quanto a alteração de regime de beneficiários e pensionista que já estão em gozo de benefício, a ADCAP está pesquisando junto a diversos especialistas para definir sobre possibilidade e viabilidade de ingresso com ação coletiva sobre esse tema, ou seja, sobre a possibilidade de mudança do regime de tributação tanto para o Postalis - BD Saldado, como para o POSTALPREV.



Direção Nacional da ADCAP.

Eleições ADCAP Triênio 2025/2028 – Homologação das candidaturas

Vencidos os prazos de impugnação das chapas, comunicamos a homologação das candidaturas, já que não houve pedidos de contestação da CHAPA Única – ADCAP Juntos Somos Mais Fortes, para a Diretoria Executiva, bem como dos candidatos ao Conselho Fiscal.

Conforme divulgado, a campanha eleitoral será de 16/03 a 05/04/25. Lembramos que as informações gerais das eleições da ADCAP Nacional e dos Núcleos Regionais estão disponibilizadas no portal da ADCAP: https://sis.adcap.org.br/votacao/eleicoes-adcap-nacional-trienio-2025-28   

A seguir, apresentamos a única chapa inscrita que concorre à Diretoria Executiva:

➡️ CHAPA Única – ADCAP Juntos Somos Mais Fortes

Presidente: Roberval Borges Correa – PR
Vice-Presidente: Maurício Fortes Garcia Lorenzo – BA
Secretário-Geral: Rogiero Victor De Andrade – SPI
Diretor Administrativo e Financeiro: Luiz Alberto Menezes Barreto – GO
Diretor de Comunicação e Desenvolvimento: Sheyla de Brito Belissimo Zanini – SPI
Diretor Jurídico: Claudio de Souza Quaresma – RJ
Diretor de Relações Funcionais: Mirta Maria Gomez Uliana – RS
Diretor de Relações Externas: José Maria Dos Santos Silva – BSB
Diretor de Aposentados e Previdência: Carlos Roberto De Santa’Ana Melo – SPM

➡️ A seguir, apresentamos as candidaturas ao Conselho Fiscal Nacional:

1) Fabiano Mathias - SPI
2) Gilberto Matos Sobrinho – MG
3) Jayme Aranha Chacon Junior – AM
4) Marcio Varallo Ribeiro da Silva - BSB
5) Paulo Cesar Bezerra de Lima - PB
6) Reinaldo Antonio Castro – DR/RS
7) Sandra Moreira – DR/RJ
8) Wagner Catarino – SPM


Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro
Presidente da Junta Eleitoral

sexta-feira, 7 de março de 2025

Participe da Pesquisa sobre a Revisão do Estatuto da ADCAP!

A ADCAP está conduzindo um importante processo de revisão e atualização do seu Estatuto, com o objetivo de torná-lo mais moderno, transparente e alinhado às necessidades dos associados. Sua opinião é essencial para construirmos, juntos, uma ADCAP ainda mais forte e representativa.

🗓️Período da pesquisa: 07 à 17/03/2025

🔗Como participar?  Basta acessar o link: https://forms.gle/YmSg7npRzQ6puPNu5

Não deixe de contribuir com suas opiniões e sugestões. Contamos com você para essa construção coletiva!

Para incentivar a participação, todos os associados que responderem à pesquisa irão concorrer a um sorteio de brindes.  Logo divulgaremos mais detalhes!


Fique atento aos nossos comunicados e participe!



Grupo de Trabalho
Revisão Estatutária da ADCAP

Um maravilhoso dia a todas as mulheres!

 


Eleições ADCAP Nacional Triênio 2025/2028 – Candidatos ao Conselho Fiscal Inscritos - Retificação

Só agora, após a reclamação do candidato, é que foi constatado uma falha por parte da Secretaria da Junta Eleitoral, pois não foram juntados aos demais processos, a documentação da candidatura de FABIANO MATHIAS, para o Conselho Fiscal Nacional da ADCAP, remetida no prazo previsto no cronograma eleitoral.

Portanto, a junta eleitoral decidiu, incluir o nome do candidato na lista com os demais e dar um prazo de três (3) dias para impugnação da respectiva candidatura, que se encerará em  10/03/25.

Ficou assim então os candidatos ao Conselho Fiscal Nacional:

1) Fabiano Mathias - SPI
2) Gilberto Matos Sobrinho – MG
3) Jayme Aranha Chacon Junior – AM
4) Marcio Varallo Ribeiro da Silva - BSB 
5) Paulo Cesar Bezerra de Lima - PB
6) Reinaldo Antonio Castro – DR/RS
7) Sandra Moreira – DR/RJ
8) Wagner Catarino – SPM


Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro
Presidente da Junta Eleitoral