quarta-feira, 10 de setembro de 2025

ADCAP participa da Solenidade de Posse da nova Diretoria do Instituto Servir Brasil


A ADCAP compõe o Instituto Servir Brasil, que atua fortemente em defesa de um serviço público de qualidade, braço operacional da Frente Parlamentar Mista Servir Brasil com mais de 200 parlamentares entre Deputados Federais e Senadores, em uma frente plural, democrática e ativa, unida pelo ideal de valorização do serviço público brasileiro.

Em seus princípios, que a norteiam desde sua fundação, a ADCAP é uma associação apartidária, sem viés político ideológico e que também luta pela gestão técnica profissional na ECT, Postalis e Postal Saúde, portanto, coaduna com os princípios do Instituto Servir Brasil na luta por um serviço público exercido com preocupação com a melhor gestão técnica, com o compliance, transparência e governança.

No dia 09 de setembro (quarta-feira), às 10h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, foi realizada a Solenidade de Posse da nova Diretoria Institucional e do Conselho Fiscal do Instituto Servir Brasil, prestigiada por parlamentares e por aproximadamente 30 sindicatos/associações, que compõem o Instituto, com a participação do presidente da Frente Parlamentar Mista Servir Brasil, deputado André Figueiredo, que reforçou a importância da parceria entre a Frente e o Instituto.

Na cerimônia de posse do presidente Alison Souza (SindiLegis), do vice-presidente Janus Pablo Macedo (ANFFA Sindical) e do Conselho Fiscal, esteve presente, representando a ADCAP, o secretário Geral - Rogiero Andrade.

Em seu discurso, o presidente do Instituto Servir Brasil e do Sindilegis, Alison Souza, afirmou que o serviço público é fundamental para promover inclusão, reduzir desigualdades e criar condições para que o país avance. Ele advertiu que qualquer tentativa de enfraquecer o servido público é, em última instância, enfraquecer a própria sociedade.

A ADCAP integrou a Comissão Eleitoral responsável pelo processo que conduziu à posse dos novos dirigentes.


Direção Nacional da ADCAP.

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Como salvar os Correios

Um plano possível e a liderança necessária




Carta Capital
04/09/2025

A prestação de serviços de correios no Brasil insere-se em uma dinâmica de interconexão territorial nacional e integração internacional. Um dos principais objetivos é combater as assimetrias regionais, ofertando serviços de mesma qualidade e preço, independentemente do nível de desenvolvimento de cada localidade. O elemento estratégico dessa opção constitucional é manter a coesão sociodemográfica.

O setor postal encontra-se em pleno crescimento e forte expansão, submetido, evidentemente, à rápida transformação da comunicação tradicional para a comunicação digital e com o crescimento acelerado de envios para entregas de bens, serviços e mercadorias, conformando o chamado comércio eletrônico.

Entretanto, contrastando com o crescimento econômico do setor de atuação, os números recentes dos Correios não deixam margem para dúvida. Com prejuízo de 2,6 bilhões de reais em 2024 e resultado negativo de 1,72 bilhão no primeiro trimestre de 2025, a situação é, de fato, a mais grave de sua história. Esta crise, longe de ser um fenômeno isolado, é o resultado de uma trajetória de má gestão que impacta diretamente a qualidade dos serviços, a credibilidade da empresa e, sobretudo, a vida de seus 86 mil profissionais e de milhões de brasileiros que dependem de sua operação.

Por mais sombrio que o cenário se apresente, é, porém, fundamental que a sociedade e o governo compreendam que a crise não é irreversível. A reversão é plenamente possível e as ações necessárias para isso não são secretas. Elas passam por um plano estratégico robusto que aborde o reequilíbrio financeiro, a modernização operacional e a readequação do modelo de negócios da empresa.

Dentre todas as medidas, uma, em especial, deve ser vista como o ponto de partida e a mais crucial para o acionista e a sociedade brasileira: o restabelecimento de gestão profissional e competente e a adoção de um modelo de governança robusto e transparente. A proliferação de indicações políticas a cargos diretivos tem sido uma das causas raiz da desprofissionalização da gestão. 

Essa prática tem minado a capacidade da empresa de tomar decisões técnicas e estratégicas, priorizar a saúde financeira em detrimento de gastos questionáveis e implementar planos de longo prazo com a consistência necessária. É urgente que o governo federal nomeie para a diretoria e para os cargos de gestão executiva profissionais com profundo conhecimento do setor de logística, comprometidos com a recuperação e a ética, e que não estejam vinculados e a serviço de meros interesses políticos.

Além da gestão profissional, a recuperação dos Correios passa por ações concretas, como a capitalização emergencial da empresa para recompor o caixa e regularizar os pagamentos a fornecedores. É preciso também explorar as oportunidades abertas pela Lei nº 12.490, que permite a diversificação de serviços e a modernização da atuação da empresa, aproveitando sua capilaridade única para atuar em logística de e-commerce e serviços de proximidade.

A recuperação da maior empresa logística do País depende da vontade política de agir e do compromisso verdadeiro com o interesse público. A solução para a crise passa, acima de tudo, pelo reconhecimento de que a competência técnica e o compromisso ético devem prevalecer sobre a conveniência política. O futuro dos Correios, e de sua função social para o Brasil, depende dessa escolha. 

*Presidente da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP).


quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Ainda ontem, 03 de setembro, na 10ª Vara do Trabalho em Brasília, a ADCAP também participou da audiência de conciliação, relativa ao retorno dos associados ao regime de teletrabalho.

Na audiência, os Correios foram consultados sobre a possibilidade de acordo, medida que foi refutada pelos Correios. 

Da parte da ADCAP, foi mais uma vez solicitada a suspensão da medida geral de término do teletrabalho, visando melhor análise sobre os interesses dos trabalhadores e conveniência do trabalho, em caráter de urgência.

A juíza recebeu a renovação da demanda da ADCAP e esclareceu que irá decidir essa questão no exame do processo.


Direção Nacional da ADCAP.

ADCAP participa de reunião com Ministro das Comunicações


Ontem, 03 de setembro, a ADCAP, representada por seu Presidente - Roberval Corrêa, pelo Secretário Geral - Rogiero Andrade e pelo Diretor de Relações Externas - José Maria dos Santos e, com a participação do Deputado Federal - Luiz Carlos Mota, reuniu-se com Ministro da Comunicações - Frederico de Siqueira Filho, para tratar das ações para recuperação dos Correios.

A ADCAP enfatizou a necessidade da criação, em caráter de urgência, de uma agenda executiva pelos órgãos de governo para enfrentar a grave crise da empresa.

Vários temas foram discutidos visando soluções emergenciais para recuperar a sustentabilidade da empresa e para reestruturar sua atuação.

O Ministro demonstrou atenção e sensibilidade para o momento, falou do seu compromisso com uma empresa pública de Correios atuante e com serviços de qualidade e do seu empenho junto a diversas áreas de governo ligadas às soluções necessárias.

A ADCAP se colocou à disposição, por intermédio de seus quadros técnicos, no sentido de auxiliar nos debates e soluções pertinentes.


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Associados com 75 anos - ADCAP obtém liminar

 Nº 276 - 03/09/2025

A ADCAP obteve decisão de tutela de urgência, para que os Correios não demitam associados que completem 75 anos de idade e que reintegre os associados, que foram demitidos em razão de terem atingido essa idade.

A juíza Patrícia Birchal Becatani da 8ª Vara do trabalho de Brasília assim determinou:


"MANDADO DE INTIMAÇÃO – URGENTE Destinatário: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS Endereço da Diligência:  EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), BLOCO A, ASA NORTE, BRASILIA/DF - CEP: 70002-900O Exmo.  Juiz  do  Trabalho  da  8ª  Vara  do  Trabalho  de  Brasília  -  DF, que o Oficial de Justiça Avaliador Federal se dirija ao endereço acima e INTIME MANDA a tomar ciência do(a) decisão de id. EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS 344952a, transcrito(a) a seguir:(...) DEFIRO a tutela de urgência, ora requerida, para determinar que a ré, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS, se abstenha de promover  novos  desligamentos  de  seus  empregados  associados  à Documento assinado eletronicamente por PATRICIA BIRCHAL BECATTINI, em 29/08/2025, às 11:25:43 - 02ef99b autora, conforme lista de representados, com fundamento exclusivo no art.  201,  §  16,  da  Constituição  Federal  (atingimento  da  idade  de  75 anos),  e  que  proceda  à  imediata  reintegração  daqueles  que  já  foram desligados  pelo  mesmo  motivo,  restabelecendo  integralmente  o contrato de trabalho, inclusive o plano de saúde, nas mesmas condições vigentes antes do desligamento, no prazo de 15 dias, sob pena de multa diária de R$ 1000,00 por empregado representado não reintegrado ou dispensado em contrariedade com esta decisão" Caso seja criado qualquer obstáculo ao cumprimento deste mandado, fica o Oficial de Justiça autorizado a requisitar força policial, bem como proceder às diligências necessárias em qualquer dia ou hora (art. 770, Parágrafo Único, da CLT; art.172, §§1º e 2º, do CPC."


Direção Nacional da ADCAP.