terça-feira, 14 de novembro de 2017

Interventor faz balanço dos primeiros 30 dias

Postalis
14 de novembro, de 2017

Na última sexta-feira (10/11),  o interventor Walter de Carvalho Parente se reuniu com a equipe de colaboradores do Postalis, em Brasília, para fazer um balanço das ações dos primeiros 30 dias de administração.

Walter Parente falou sobre a importância da atuação do Grupo de Apoio à Gestão, nomeado por ele logo no início do processo. Ele é formado por 05 colaboradores de carreira do Postalis e é composto por gerentes e assessores de diversas áreas. Segundo o interventor, o grupo é responsável por propor, discutir e coordenar as ações de restruturação da entidade e tem papel fundamental, pois é constituído de pessoas que conhecem o instituto e podem  auxiliá-lo na tomada de decisões.

O interventor reafirmou a necessidade de redução dos custos administrativos do Postalis e da consequente diminuição do quadro de funcionários. Desde o início da intervenção foram desligados 29 colaboradores do instituto representando um enxugamento de 15% do quadro. Segundo ele, o momento atual requer medidas drásticas e a redução no quadro de pessoal lamentavelmente é uma delas. Parente ponderou que, para não cometer injustiças, contou com o Grupo de Apoio e gerentes das áreas para definir os cortes sem que as atividades fossem afetadas.

Walter Parente disse que apesar do momento difícil vivido pela organização, a intervenção é positiva para os associados. “O compromisso da Previc é com os participantes dos planos de benefícios, bem como, com a sustentabilidade da entidade de previdência complementar”, destacou.

Ainda com foco na redução de custos e adequação do Postalis às práticas de mercado, Walter Parente enumerou outras importantes demandas feitas por ele ao Grupo de Apoio.  Um estudo sobre a viabilidade da substituição das operações nos Núcleos Regionais por uma Central de Atendimento aliada ao autoatendimento online é uma delas.

O interventor fez questão de destacar a revisão de todos os contratos de prestação de serviços, especialmente aqueles relacionados às áreas – Jurídica e de Investimentos. Ele reiterou que todas essas ações têm como objetivo adequar os custos operacionais do instituto à sua realidade.

O grupo também trabalha na mudança de local da sede do instituto, considerando a redução do quadro de pessoal e a péssima situação do imóvel atualmente alugado pela entidade.

Por fim, Walter falou sobre o criterioso trabalho de precificação dos ativos dos dois planos com o objetivo de diagnosticar a real situação econômica de cada um.


“Esse é um processo de purificação do Instituto. Ao final, teremos como resultado um Postalis melhor”, concluiu.

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Agência do Correios reabre com funcionários ‘emprestados’

O Liberal
08/11/17

A agência dos Correios localizada na região central de Santa Bárbara d’Oeste volta a funcionar nesta quarta-feira com trabalhadores cedidos por unidades de cidades vizinhas. De acordo com o Sintect/CAS (Sindicato dos Trabalhadores em Correios, Telégrafos e Similares) de Campinas e Região, os funcionários que atuam na agência do município barbarense foram afastados pelo médico do trabalho por conta do “trauma do assalto”. No dia 1º de novembro, a empresa foi assaltada por cinco homens armados. Desde então, a unidade estava fechada.

Os Correios, por sua vez, informaram apenas que a previsão de reabertura da agência é nesta quarta-feira, a partir das 9 horas. “Os empregados vítimas da ocorrência estão recebendo acompanhamento psicológico, com orientação e direcionamento para tratamento (psicoterapia) conforme o caso.

Por ser assunto relacionado à segurança e para preservar a integridade dos empregados, dos clientes e dos objetos postais, os Correios não divulgam estatísticas, imagens, valores ou detalhes sobre as ocorrências”, informou, em nota enviada pela assessoria de imprensa da empresa.

Segundo o secretário de imprensa do Sintect/CAS, Luciano Zubinha Pires, foram afastados 11 funcionários e uma faxineira terceirizada. “A empresa abriu CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho) e o médico deu de cinco a sete dias de afastamento aos trabalhadores”, afirrmou.

Já o diretor da Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares), Geraldo Rodrigues, disse que a instituição entrará com uma ação na Justiça pedindo a instalação de portas giratórias e contratação de seguranças nas agências.

“Como os Correios também funcionam como bancos, devem ter uma segurança igual”, declarou.

O CRIME


Na manhã do dia 1º de novembro, cinco homens armados renderam mais de 20 pessoas, entre clientes e funcionários, em uma tentativa de assalto à agência localizada na região central de Santa Bárbara. A quadrilha anunciou o roubo por volta das 10 horas, trancou a porta da unidade e manteve por quase duas horas mulheres, homens, idosos e crianças sob a mira de três revólveres. Três bandidos foram presos e dois conseguiram fugir pelos fundos, que fica no cruzamento das Ruas Dona Margarida e 13 de Maio. Ninguém ficou ferido na ação.
Campanha Papai Noel dos Correios começa nesta sexta-feira (10)

EBC
08/11/2017

Começa nesta sexta-feira (10) a campanha Papai Noel dos Correios , uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil. Realizado há mais de 25 anos, o projeto tem o objetivo de enviar uma carta-resposta às crianças que escrevem ao Papai Noel e de atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes de Natal das crianças em situação de vulnerabilidade social.

Para falar sobre o assunto, o programa Tarde Nacional entrevistou o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telegráfos, Guilherme Campos. Segundo ele, somente nos últimos três anos foram atendidos os pedidos de mais de 2,5 milhões de crianças. "Eu gostaria que nesse ano nós atingíssemos a quantidade de 1 milhão de crianças atendidas. Seria um número emblemático", disse.
Netshoes e Correios: parceria alia logística com tecnologia em prol do usuário

STARTSE
6/11/17

A parceria com os Correios faz da Netshoes a primeira empresa de e-commerce do país a oferecer este tipo de modalidade de frete

Parceria muito bacana para o ecossistema: os consumidores da Zattini, e-commerce de artigos de moda, beleza e lifestyle da Netshoes, agora passam a contar também com a modalidade “Compre e Retire”, em que os produtos adquiridos podem ser retirados em uma das mais de 6,7 mil agências dos Correios habilitadas para este serviço.

“O e-commerce é um importante meio de democratizar o acesso a produtos, mas ainda há endereços sem CEP, por exemplo, o que limita a possibilidade de entrega. Com o Compre e Retire, colaboramos não somente pela oferta de um novo serviço, mas também no objetivo de democratizar ainda mais o acesso aos artigos disponíveis em nossas lojas a mais pessoas.

Afinal, há ainda também uma grande parcela da população que não compra por meio da internet por não ter como receber suas encomendas em casa ou no local de trabalho durante o horário comercial. Agora, atenderemos a necessidade deste público também”, destaca Márcio Chammas, diretor de logística da Netshoes.

Se você gostou desse conteúdo, com certeza se interessará por esse: esse é um claro esforço de uma gigante do mercado para se reinventar. A Nova Economia está revolucionando a cultura de gestão corporativa. A tecnologia tem desafiado modelos de negócios estabelecidos. As boas práticas de gestão e governança são importantes, mas não aceleram mudanças disruptivas. Existe um novo ecossistema de inovação que quer tomar o mercado dos incumbentes. Como juntar forças e se beneficiar dessa conexão, visando tanto a inovação radical, quanto a inovação incremental? Aprenda quais são os melhores caminhos para fortalecer seus negócios somando forças com as startups no Corporate Startup Innovation Conference, voltado para quem, assim como a Netshoes e os Correios, quer se manter competitivo.

O consumidor, ao filtrar o estado, cidade e bairro, tem acesso a uma lista de pontos de retirada mais próximos à região informada e ainda poderá optar pela modalidade de frete normal ou expressa, de acordo com a sua necessidade. Assim que a encomenda estiver disponível para retirada na agência, o cliente será notificado via SMS em seu número de cadastro.

A parceria com os Correios faz da Netshoes a primeira empresa de e-commerce do país a oferecer este tipo de modalidade de frete em abrangência nacional. Além da Zatini, os consumidores também poderão, em breve, usufruir do serviço na Netshoes e Shoestock.

De acordo com o executivo, a nova modalidade de frete é mais uma forma de reforçar o compromisso da Netshoes com a entrega de boas experiências de consumo aos seus consumidores. No último relatório CX Report, o Ibope Conecta destacou a Netshoes e a Zattini como os e-commerces mais bem avaliados pela satisfação com a experiência de compra no ambiente online.


“O Compre e Retire é mais um elemento que ajuda a alimentar o círculo virtuoso da experiência. Ao atender a uma necessidade do consumidor, isso também é refletido na performance do negócio, como o aumento da taxa de conversão e fidelização do cliente”, afirma Chammas.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017


ADCAP JURÍDICO
Nº 07 – 08/11/2017

GARANTIA DO DIREITO DE INCORPORAÇÃO DE FUNÇÃO APÓS A IMPLANTAÇÃO DA NOVA LEI TRABALHISTA


Prezado Associado,

A ADCAP distribuiu Ação Civil Pública requerendo a integração das gratificações de função aos salários de seus associados, desde que estes tenham recebido, por no mínimo, dez anos.

A ação foi distribuída para a 2ª Vara do Trabalho de Brasília, sob o nº. 0001465-44.2017.5.10.0002 e aguarda decisão sobre o pedido de liminar de manutenção do pagamento das gratificações, mesmo com a entrada em vigor da Lei 13.467/2017, chamada Lei da Reforma Trabalhista, no próximo dia 13.

A Reforma Trabalhista prevê a possibilidade de retirada da função do empregado pela empresa, assim como do pagamento da gratificação, mesmo daqueles que recebiam há mais de dez anos, o que antes era vedado pela Súmula 372 do TST.


Direção Nacional da ADCAP.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Mão grande nos fundos de pensão

O Globo
07/11/2017

A Superintendência de Seguros Privados decidiu intervir no Fundo de Previdência dos Funcionários dos Correios Postalis. Essa notícia, à primeira vista, deveria trazer alívio aos participantes, pensionistas e aposentados do Fundo e demonstrar que o estado brasileiro estaria exercendo sua função na plenitude.

Todavia, a expressão popular “antes tarde do que nunca”, para ser válida neste caso, precisa de explicações que ainda não foram dadas a uma categoria de trabalhadores que não foram atendidos pela PREVIC, quando clamaram pela intervenção no POSTALIS, para afastar dirigentes que se mostravam totalmente relapsos com os recursos dos participantes e assistidos.

A legislação de previdência privada no Brasil é uma das mais modernas. Porém não foi capaz de frear uma avalanche de desmandos e irregularidades encontradas no setor, principalmente nos fundos privados de previdência complementar, onde a presença do estado se fazia presente com a indicação política dos diretores.

O Postalis é um dos maiores fundos de pensão de estatais do país em número de participantes ativos e beneficiários e vem sofrendo com um déficit de R$ 7,4 bilhões. Rombo decorrente da má gestão dos recursos, que tem sua raiz no aparelhamento político sob o governo do PT.

O custo disso vem sendo suportado pelos próprios funcionários dos Correios, que sofrem descontos mensais de 20% sobre o benefício do aposentado, assim como do trabalhador da ativa, para cobrir os rombos sucessivos. E essa redução de um quinto do salário será suportada até 2040.

Assim como os participantes e assistidos do Postalis, funcionários da Caixa e da Petrobras também sofrem cobranças indevidas para cobrir rombos bilionários na PETROS e na FUNCEF.

O acórdão do Tribunal de Contas da União de abril deste ano que decretou a indisponibilidade dos bens dos ex-gestores do Postalis é uma fotografia nítida e acabada da inação ou da complacência dos órgãos de fiscalização do estado ao longo de muitos anos.

De acordo com dados levantados pelo Tribunal, as contas do fundo vinham no vermelho desde 2010. Em 2014, foi solicitada a intervenção nos Postalis pelos próprios funcionários dos Correios. Mas somente agora, no final de 2017, a PREVIC decretou a intervenção. Talvez tarde demais.

Por que será que a PREVIC não agiu assim que teve conhecimento dos graves problemas do POSTALIS, ou então, quando foi acionada pelos trabalhadores dos Correios para intervir no instituto? Isso não teria evitado maiores danos aos participantes do Fundo?

Na Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Deputados instalada em 2015 para apurar fraudes nos Fundos, da qual fui autor do pedido de instalação, verificou-se que os gestores do POSTALIS não agiram com “zelo e ética”. O resultado das investigações foi encaminhado à Polícia Federal e a outros órgãos de controle, para que fossem adotadas as providências atinentes.

O que foi feito entre 2015 e 2017? Por que a PREVIC não decretou a intervenção em 2015, a partir da conclusão das investigações?

São perguntas para as quais toda a sociedade merece resposta, mas não terá a capacidade de amenizar o prejuízo de milhares de funcionários que terão um aumento no valor de suas contribuições para garantir uma aposentadoria minimamente digna.

O que devemos sempre exigir das autoridades é rapidez e eficiência. Evitar o dano é muito mais prudente do que repará-lo. Por exemplo, por que ainda permitir que os Fundos possam investir até 70% de seu patrimônio em renda variável (ações)?


Espero que os exemplos do Postalis e dos demais fundos sirvam de lição para evitar futuros prejuízos aos participantes. E que a legislação avance no sentido de profissionalizar a gestão dos fundos, blindando essas instituições da sanha predatória de governo irresponsáveis. Os participantes e assistidos do POSTALIS, da FUNCEF, da PETROS, da PREVI, do SERPROS e dos demais fundos merecem esse cuidado e essa atenção, para poderem usufruir com sossego de suas merecidas aposentadorias.