quinta-feira, 28 de abril de 2022

Retenção de associados em malha fina

 Nº 163 – 28/04/2022

Dentre as razões de retenção das declarações de ajuste do Imposto sobre a Renda de associados da ADCAP, em especial daqueles com contrato de trabalho ativo, foram identificadas diferenças entre o informe de rendimentos apresentado pelos Correios - que corretamente soma as contribuições ordinárias do PostalPrev com as contribuições extraordinárias do BD Saldado, em cumprimento à decisão judicial - e as informações prestadas pelo Postalis à Receita Federal, que são apresentadas separadamente em contribuições ordinárias e extraordinárias.

Neste tipo de ocorrência, identificamos que a Receita Federal só está considerando as informações relativas às contribuições ordinárias, descumprindo assim a decisão judicial.

Recomendamos que os associados da ADCAP, que ainda não o fizeram, abram processo virtual no e-cac da Receita Federal, juntando o informe de rendimentos e as decisões judiciais.

Enquanto isso, estamos atuando junto à justiça e à Secretaria da Receita Federal para o cumprimento das decisões judiciais.

Solicitamos aos associados que se encontram nessa situação, para efeito de demonstração, que enviem no e-mail contatoadcap@adcap.org.br cópia do informe de rendimentos e cópia da informação enviada pelo Postalis à Receita, possível de obter no site da Receita pelo declarante.


Direção Nacional da ADCAP.

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Adcap Net 27/04/2022 - Um plano para os Correios do Brasil - Veja mais!

 Com uma direção técnica, profissional e bom plano desenvolvimento, os Correios podem multiplicar seu faturamento e seus resultados. E tudo isso como empresa pública




Carta Capital
27.04.2022 
Por Marcos César Alves Silva

Apesar de os brasileiros contarem com uma das menores tarifas postais do mundo e dos lucros bilionários que os Correios têm registrado, o governo federal continua insistindo na tentativa de privatizar a empresa.

Neste artigo, porém, não tratarei das impropriedades e dos graves erros do processo de privatização. Vou me concentrar nas principais ações que um novo governo poderá adotar para acelerar o desenvolvimento do correio brasileiro, mantida sua condição de empresa pública.

1) Infraestrutura montada e funcionando

Os Correios são o tipo de organização que já conta com a infraestrutura montada em pleno funcionamento. Empresas assim costumam demandar menos investimento e já produzem lucros de forma consistente, como tem acontecido nos Correios. Num jargão usado nas escolas de administração, é uma empresa do tipo “vaca leiteira”. É importante ter isso em mente, pois a situação é bem distinta que se observa, por exemplo, em startups, que precisam construir toda uma infraestrutura para poderem operar.

2) Linhas de negócios

O correio brasileiro conseguiu ao longo do tempo desenvolver linhas de negócios que se somaram à tradicional entrega de cartas. O setor de encomendas é o maior exemplo. Os Correios não se limitaram às pequenas encomendas trocadas entre pessoas, mas se tornaram a principal rede de entrega das encomendas geradas e-commerce. Também houve, a longo de alguns anos, uma iniciativa importante no segmento financeiro – o banco postal, inicialmente montado em parceria com o Bradesco e depois com o Banco do Brasil. Veremos, mais à frente, que essas duas linhas de negócios – logística e financeira – são muito promissoras.

3) Legislação

Embora não tenha feito grande uso, os Correios contam, desde 2011, com um que permite à organização estabelecer parcerias com empresas privadas para explorar novos negócios e atuar no exterior. Trata-se da lei 12.490/11. Os Correios podem, portanto, estabelecer sólidas parcerias com empresas privadas para acelerar a exploração de novos negócios. Não há necessidade de privatiza e nem mesmo de abertura de capital para que isso seja feito. Basta competência técnica e disposição institucional, pois o arcabouço legal de fundo já foi  construído.

4) As lacunas de desenvolvimento

Há empresas de correios públicas, de controle misto e privadas que são verdadeiros conglomerados empresariais. A simples observação dessas organizações, como o La Poste (França), o Deutsche Post (Alemanha) ou o Royal Mail (Reino Unido) permite enxergar lacunas de desenvolvimento que poderiam ser preenchidas com novos negócios, empreendidos diretamente pelos Correios ou em parceria com a iniciativa privada.

5) Financeiro/Bancário

O Banco Postal, descontinuado pela atual gestão da empresa, é uma iniciativa que pode ser retomada, afinal trata-se de um segmento de negócio importante nas grandes organizações postais. Na Poste Italiane, os serviços financeiros chegam a ser mais relevantes que outros segmentos de negócio mais tradicionais. É de se imaginar, por exemplo, que haja muito interesse entre os grandes bancos ou entre os bancos digitais de passar a poder contar com uma rede de atendimento física tão capilarizada e integrada como a dos Correios, assim como com uma marca forte e confiável para uma parceria.

6) Internacionalização

A vocação de líder regional do Brasil não foi transformada ainda em negócio pelos Correios. O correio brasileiro tem cacife econômico e técnico para assumir uma posição de liderança na América Latina, tornando-se o núcleo do hub de entrada e de saída de mercadorias do mundo todo para a região. Os Correios poderiam ter parcerias com empresas de logística dos demais países da região, adquirir empresas locais ou constituir subsidiárias para assegurar adequados níveis de qualidade ao serviço. Uma atuação nessa frente certamente favoreceria muito o comércio brasileiro.

7) Marketplace

A atuação dos Correios como marketplace especializado também é uma iniciativa que poderia ser desenvolvida não apenas para levar mais uma opção aos clientes, mas também para que a empresa conhecesse em maior profundidade esse tipo de negócio – posto que seus maiores clientes e maiores concorrentes são exatamente os marketplaces.

O segmento internacional é um candidato natural para receber um marketplace operado pelos Correios, que já oferece ao mercado o Exporta Fácil, serviço utilizado por milhares de empresas brasileiras, mas o mercado interno também pode acomodar mais uma operação de marketplace mais geral operado pelos Correios, que é, de longe, a maior operadora de logística para o comércio eletrônico no país.

8) Logística

No campo da logística propriamente dita, há uma série imensa de oportunidades de parceria que poderiam ser estabelecidas, abrangendo serviços de armazenagem, embalagens, preparação de remessas e até distribuição local de objetos. As possibilidades de emparceiramento com empresas privadas são bem visíveis e poderiam vir para complementar as ofertas de serviços dos Correios a seus clientes.

9) Geomarketing 

A expertise dos Correios com sua base de CEPs é também um ativo cujo valor pode ser potencializado por meio do desenvolvimento de serviços de geomarketing. Como detentor do CEP, os Correios têm, de plano, um ativo valiosíssimo, que é a base dos códigos de endereçamento postais.

Com uma direção técnica, profissional e bom plano desenvolvimento, os Correios do Brasil podem multiplicar seu faturamento e seus resultados, além de favorecer o desenvolvimento das empresas brasileiras. E tudo isso sem precisar mexer na natureza jurídica da organização.

Marcos César Alves Silva
Administrador Postal Sênior, ex-integrante do Conselho de Administração dos Correios e Vice-Presidente da ADCAP – Associação dos Profissionais dos Correios


 

Direção Nacional da ADCAP.

Auxílio Especial para dependentes - Prorrogado o prazo

 Nº 162 – 27/04/2022


Prorrogação


A ADCAP possui ação relativa a manutenção do auxílio especial para dependentes com necessidades especiais. 

Objetivando apresentar relação de associados que não tiveram o restabelecimento do benefício e que possuem contrato de trabalho vigente anterior a 31/07/2021, pedimos enviar informações com, nome, matrícula e cópia da negativa dos Correios em restabelecer o benefício.

Essas informações devem ser enviadas por e-mail, até o próximo dia 30/04/2022, com o assunto "Auxílio Especial para dependentes" para contatoadcap@adcap.org.br 

OBS: Somente quem tem interesse e não enviou ainda.


Direção Nacional da ADCAP.


terça-feira, 26 de abril de 2022

Continua no ar a Pesquisa de satisfação 2022 da ADCAP - Participe!

A pesquisa objetiva conhecer a avaliação dos associados sobre as atividades realizadas pela equipe da ADCAP Nacional e os Núcleos Regionais em prol de seus associados.

Para responder é muito simples e rápido.

Basta acessar o link: https://forms.gle/2NisNEjPLjPZ4wJFA

OBS: Após o preenchimento e envio, as respostas serão salvas automaticamente não sendo necessário realizar login no Google.

Caso utilize aparelho smartphone para responder, o questionário será melhor visualizado colocando o aparelho na posição horizontal.

A pesquisa ficará disponível para os associados responderem até o dia 28/04/2022.

Participe!

Colabore para tornar nossa ADCAP ainda melhor!



Direção Nacional da ADCAP. 


sexta-feira, 22 de abril de 2022

Ação Civil Pública de competência exclusiva da ADCAP Nacional

Conforme orientado anteriormente, em razão da natureza especial e regime específico, as Ações Civis no âmbito da ADCAP são de competência exclusiva da ADCAP NACIONAL, conforme decisão do colegiado na reunião de 26 de março de 2020.

Assim, renovamos às Diretorias dos Núcleos Regionais atentar para esta orientação com o objetivo de evitar riscos processuais e de estratégias no sentido do interesse dos associados.


Direção Nacional da ADCAP.

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Pesquisa de satisfação 2022



Em 2019, lançamos o 1º ciclo da Pesquisa de Satisfação, que avaliou as atividades realizadas pela equipe da ADCAP Nacional em prol de seus associados, cujos resultados foram amplamente divulgados.

Buscando a melhoria contínua de nossas atividades, iremos, a partir de hoje, promover o 2° ciclo dessa Pesquisa de Satisfação. 

Para tanto, contamos, novamente, com a colaboração de todos. Sua opinião é muito importante para que possamos cada vez melhor representá-los na defesa dos interesses coletivos e individuais, no desenvolvimento dos Correios, na manutenção dos planos de previdência e saúde, agindo em todos os ambientes, visando cada vez mais beneficiar os associados e a sociedade brasileira. 

Nesses últimos anos encontramos um inesperado obstáculo que foi a pandemia e ficamos impedidos, sobretudo, de realizar atividades e encontros presenciais. Assim, solicitamos que nos itens pesquisados que se refiram a esse ponto, sejam considerados  também,  os eventos virtuais promovidos.

Para responder é muito simples e rápido. 

Basta acessar o link: https://forms.gle/2NisNEjPLjPZ4wJFA

ATENÇÃO:  Após o preenchimento e envio, as respostas serão salvas automaticamente não sendo necessário realizar login no Google.

Caso utilize aparelho smartphone para responder, o questionário será melhor visualizado colocando o aparelho na posição horizontal.

A pesquisa ficará disponível  para os associados responderem até o dia 28/04/2022. 


Participe! 

Colabore para tornar nossa ADCAP ainda melhor!



Direção Nacional da ADCAP.