Governo de Minas e Correios firmam parceria para ampliar oferta de serviços
Plox Política
27/05/2019
27/05/2019
Nesta segunda-feira (27), o governador de
Minas Gerais, Romeu Zema, e o presidente dos Correios,
general Juarez Cunha, assinaram protocolo de intenções para instituir parceria
com o Balcão do Cidadão Correios, no estado. A iniciativa prevê a
disponibilização de serviços públicos com qualidade, comodidade e conveniência
aos cidadãos mineiros, nas agências dos Correios. A assinatura ocorreu no
Palácio Tiradentes, em reunião aberta pelo secretário de Estado de Planejamento
e Gestão, Otto Levy.
“Para nós o ganho será gigantesco. Passaremos
de uma rede de 31 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) para 1.055 agências
dos Correios, em todos os 853 municípios mineiros”, ressaltou Romeu Zema, para
quem o cidadão será o maior beneficiado com a cooperação. “O governo está
comprometido em fazer deste acordo uma referência para outros estados”,
pontuou.
O presidente dos Correios, general Juarez
Cunha, que irá lançar o Balcão do Cidadão nacionalmente na próxima sexta-feira
(31/5), disse que 70% dos cidadãos brasileiros moram até três quilômetros de
uma agência, nas cidades brasileiras. “A unanimidade dos Correios nos
municípios faz com que 70% dos CPF emitidos no Brasil sejam nas agências”,
explicou, completando que a empresa deseja levar outras comodidades para os
cidadãos.
Minas será pioneiro nesta parceria, que
começará ofertando serviços do Instituto de Previdência dos Servidores do
Estado de Minas Gerais (Ipsemg). Outras instituições, como ministérios,
tribunais e prefeituras, além de estados, por meio do Balcão do Cidadão
Correios, poderão, também, ampliar o acesso da população a serviços como
emissão de carteira de identidade, entre outras conveniências, com a
oportunidade de utilizar a infraestrutura e a capilaridade da empresa estatal.
A adesão do Governo de Minas Gerais, com a
assinatura do protocolo de intenções, tem objetivo de ampliar a rede de
atendimento aos cidadãos mineiros, que hoje é feita em duas vertentes:
presencial e digital. Com a parceria, a disponibilidade de pontos de
atendimento será ampliada, pois cada agência dos Correios será um ponto de
apoio também do governo estadual. Estiveram presentes na cerimônia
representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese),
Ipsemg e Polícia Civil, e gestores dos Correios.
Melhoria do atendimento
O Governo do Estado de Minas Gerais está
construindo um grande programa voltado para a melhoria dos serviços públicos
que tem como frentes de atuação:
Simplificação de procedimentos
Digitalização dos serviços
Novas tecnologias para relacionamento com cidadão
Transformação dos serviços
Ampliação da rede de atendimento presencial
Simplificação de procedimentos
Digitalização dos serviços
Novas tecnologias para relacionamento com cidadão
Transformação dos serviços
Ampliação da rede de atendimento presencial
Essas iniciativas estão alinhadas à Política
de Simplificação do Governo, que tem o objetivo de desburocratizar a relação
com os cidadãos por meio de ações que facilitem o acesso aos serviços
estaduais, seja de modo presencial ou digital.
Apesar da tendência de digitalização dos
serviços públicos e da importância que o governo mineiro tem dado para o
assunto, é preciso considerar a realidade de todos os cidadãos mineiros.
Minas Gerais é o estado com o maior número de
municípios do Brasil (853), tendo uma dimensão territorial da França e uma
população equivalente à do Chile. Aliado a isso, tem-se um perfil heterogêneo
da população em relação ao uso e acesso a tecnologias.
Sendo assim, a prestação de serviços
presenciais deve ser considerada. Atualmente, o Governo do Estado de Minas
Gerais está passando por cenário de graves restrições orçamentárias e
financeiras, o que dificulta a expansão da sua rede de atendimento presencial.
Dessa forma, a parceria com os Correios, por
meio do Programa Balcão do Cidadão, aparece como uma estratégia ideal para
expansão da rede de atendimento presencial. Em Minas Gerais, os Correios estão
presentes em todos os municípios com 1.055 agências.
Por meio das 31 UAIs, em Minas, são
realizados em média 6 milhões de atendimentos anuais, com serviços como emissão
de carteira de identidade e carteira de trabalho, requerimento de seguro
desemprego, dentre outros.
Alguns municípios ainda não contam com a
prestação direta de serviços, o que faz com o cidadão, muitas vezes, tenha de
se deslocar para obtenção do serviço desejado.
A ação inicial desse projeto será a
implantação de serviços do Ipsemg em que os beneficiários poderão acessar nas
unidades dos Correios serviços para obtenção dos seus benefícios, emissão de
certidões etc. Por exemplo: hoje um beneficiário do Ipsemg, que mora no
município de Buritis, tem de se deslocar por 250 quilômetros até Paracatu, que
é a unidade mais próxima. Além do Ipsemg, que será um projeto piloto da
parceria, há a expectativa de expansão para outros serviços estaduais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário