Alternativa aos Correios: e-commerce precisa de novas soluções logísticas
E-Commerce News
22/05/2018
22/05/2018
Está mais do que na hora do seu e-commerce
buscar uma alternativa aos Correios.
As notícias que vem da estatal não são nada
boas.
A mais recente delas aponta para uma redução
drástica na rede de atendimento.
Para quem vende, significa maior chance de
enfrentar problemas na entrega, gerando insatisfação no consumidor e todos os
transtornos que vêm no pacote.
Neste artigo, vamos falar de novas soluções
logísticas e apresentar boas razões para você considerá-las.
Por que você precisa de uma alternativa aos
Correios
Mais de 500 agências dos Correios em todo o
Brasil devem ser fechadas nos próximos meses, revela esta reportagem do
Estadão.
A rede de atendimento deve ser reduzida muito
em razão do prejuízo recorderegistrado no ano passado, quando alcançou R$ 1
bilhão.
O tamanho do rombo foi tanto que o governo
federal chegou a discutir a privatização da estatal – decisão que ficou para
outro momento.
Em meio a esse turbilhão de notícias
negativas, clientes dos Correios também foram atingidos.
A empresa pública conseguiu derrubar liminar
da ABComm, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, validando o reajuste
no valor do frete.
Ou seja, um serviço que já gera um alto
número de queixas, fica ainda mais caro.
Entre vendedores e consumidores, é difícil
achar quem esteja satisfeito com as soluções que os Correios oferecem.
Basta uma rápida visita ao portal Reclame
Aqui para identificar motivos suficientes para buscar uma alternativa aos
serviços da estatal.
Em 12 meses, a empresa recebeu 61.649
reclamações na plataforma
Nenhuma queixa foi respondida aos seus consumidores/clientes
Atraso na entrega, qualidade do serviço prestado e demora na execução são os principais focos de insatisfação
Há também um alto número de registros relacionados a mau atendimento e até entregas realizadas em endereço errado
A nota dos Correios no Reclame Aqui é 1,26 em um total de 10 pontos possíveis
Sua reputação é classificada como “não recomendada”, o que é inferior até mesmo às empresas avaliadas como ruins.
Agora, cabe perguntar: você quer ter esse tipo de parceiro para o seu negócio e, de quebra, atrair um pouco dessa reputação negativa para ele?
Solução logística já existe
A crise nos Correios é grave, inegavelmente.
Mas mesmo que desconsideremos o cenário, se o
serviço oferecido pela estatal fosse nota 10, ele ainda seria insuficiente para
as pretensões do seu negócio.
Quer entender por quê? Veja só problemas
comuns ao seu modelo logístico:
Sucesso da entrega depende de localizar o
consumidor no endereço informado
Área na qual o destinatário mora precisa ser atendida pelo serviço
Se for um edifício, pode ser necessária autorização para que porteiro receba a encomenda
Para retirar objetos em agências, o horário de atendimento é restrito
Com frequência, consumidor precisa se sujeitar a extensas filas nos locais
O mesmo se repete em demandas de logística reversa, havendo necessidade de troca ou devolução de produtos.
Se você observar com atenção essa lista que acabamos de apresentar, vai perceber que muitos dos pontos falhos na logística não são restritos aos Correios.
Área na qual o destinatário mora precisa ser atendida pelo serviço
Se for um edifício, pode ser necessária autorização para que porteiro receba a encomenda
Para retirar objetos em agências, o horário de atendimento é restrito
Com frequência, consumidor precisa se sujeitar a extensas filas nos locais
O mesmo se repete em demandas de logística reversa, havendo necessidade de troca ou devolução de produtos.
Se você observar com atenção essa lista que acabamos de apresentar, vai perceber que muitos dos pontos falhos na logística não são restritos aos Correios.
Quando o seu e-commerce utiliza
transportadoras para a entrega ou coleta de objetos, enfrenta desafios comuns.A
verdade é que a operação se torna onerosa para alcançar individualmente o
endereço de cada consumidor.
Mas a boa notícia é que tudo isso já tem
solução e ela é um tanto inovadora, ao menos por aqui.
Por que adotar pick up points
Fora do Brasil, o modelo de pick up points já
vem sendo utilizado há alguns anos, e com altas taxas de sucesso.
Também chamado de pontos de retirada, ou
click & collect, são locais físicos que funcionam como espaços para
retirada e devolução de mercadorias adquiridas no comércio eletrônico, em uma
experiência omnichannel.
Funciona assim:
O consumidor faz a compra em sua loja virtual
No checkout, escolhe para entrega a opção de retirada em ponto cadastrado
Ele, então, localiza o estabelecimento mais conveniente para o serviço
Dentro de um prazo, como sete dias úteis, ele comparece ao local para retirar a sua encomenda.Como dá para ver, o processo é bastante simples.
No checkout, escolhe para entrega a opção de retirada em ponto cadastrado
Ele, então, localiza o estabelecimento mais conveniente para o serviço
Dentro de um prazo, como sete dias úteis, ele comparece ao local para retirar a sua encomenda.Como dá para ver, o processo é bastante simples.
O consumidor sai satisfeito por ter acesso à
sua compra em dia e horário de sua preferência, pagando menos por isso.
O varejista economiza com custos logísticos,
já que direciona as encomendas para um menor número de pontos.
Já o proprietário do estabelecimento físico
vê o fluxo de pessoas aumentar na sua loja e, não raro, gera vendas adicionais
no momento da entrega – o que pode acontecer em quase 70% das vezes, segundo
este estudo, realizado pela IRI Worldwide.
Considerando demandas de logística reversa,
há também uma economia importante, já que hoje o produto para troca ou
devolução precisa ser coletado individualmente ou ser despachado pelos
Correios.
É interessante observar ainda que, em alguns
países onde os pick up points já estão presentes há mais tempo, como Estados
Unidos, França e Inglaterra, essa já é a forma de entrega mais utilizada.
Outra pesquisa, realizada por Cybertill e
divulgada pela Revista Forbes, apontou que 17% dos entrevistados sequer
comprariam se não pudessem recorrer ao serviço.
Pontos de retirada são a melhor alternativa
aos Correios
Acabamos de destacar os pontos de retirada
como solução logística para o e-commerce ao redor do mundo.
É verdade que esse modelo está bastante
consolidado no exterior, mas você já pode fazer uso dele para o seu varejo aqui
no Brasil.
A Pegaki é a primeira e maior rede de pick up
points do país, com mais de 100 locais ativos em São Paulo e no Rio de Janeiro
e outros mil sendo preparados para entrar em operação.
Mais de R$ 1 milhão em produtos já foram
entregues em pontos de retirada Pegaki.
Também mais da metade dos 3,5 mil pedidos
recolhidos pelos consumidores foram retirados 24 horas após a compra – alguns
em até 30 minutos.
E se você procura uma alternativa aos
Correios, aqui vai mais um fato incontestável: o serviço tem média NPS de 4,8
(nota de 1 a 5 de satisfação dos clientes).
O que está esperando?
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