Banco Postal – Desativação
A
desativação do Banco Postal, em um grande número de agências de Correios,
causou prejuízos a sociedade, pela interrupção de ofertas de serviços bancários
e aos empregados dessas agências, que tiveram seus salários significativamente
reduzidos.
Por
que houve a desativação?
Esta
foi uma decisão unilateral do Banco do Brasil.
Quando
da criação do Banco Postal em 2001, a gratificação das funções das
agências foi vinculada, acertadamente, ao Banco Postal, devido à
responsabilidade adicional decorrente das atividades de correspondente
bancário.
No
decorrer de todos esses anos (17 anos), muitos outros serviços e responsabilidades
foram adicionados nas agências, sem que houvesse a revisão desta vinculação, de
forma a abranger todos esses incrementos e não apenas o Banco Postal que
representa, em média, apenas 5% (cinco por cento) da atual carga de trabalho
das agências. Esse provável descuido gerou prejuízo aos milhares de empregados
que trabalham nas unidades que tiveram o serviço de Banco Postal desativado.
Acreditamos
que a Diretoria da Empresa deveria se preocupar em ter os empregados das
unidades de atendimento justa e adequadamente remunerados e acelerar a busca de
alternativas para que a população volte a contar com os serviços bancários,
seja por meio da busca de outros parceiros, posto que o Banco do Brasil se
desinteressou de atender essas comunidades, ou mesmo de forma direta, com a
criação de um banco próprio.
A
ADCAP acompanha este processo e continua agindo na defesa dos seus
associados.
Direção Nacional da ADCAP.
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