Correios – 50 anos
Há cinquenta anos, o
governo brasileiro tomou uma decisão que seria fundamental para que o país
viesse a contar, nos anos seguintes, com um bom serviço postal.
A criação da ECT –
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos possibilitou que uma série de iniciativas
fossem adotadas para deixar no passado a imagem de serviço público antiquado e
deficiente então atribuída ao antigo DCT – Departamento de Correios e
Telégrafos.
Na sua fase
empresarial, os Correios se modernizaram, os mecanismos de seleção e de desenvolvimento
de pessoas foram aprimorados, foi criada a Escola Superior de Administração
Postal, para formar quadros qualificados na temática postal, assim como a Rede
Postal Noturna, para integrar as principais cidades de um país continental.
Na sua vertente
comercial, os Correios souberam desenvolver serviços para atender as
necessidades dos clientes, que iam além da chamada área de reserva – carta,
telegrama e malotes, constituindo uma plataforma logística que foi fundamental
para a decolagem do hoje pujante comércio eletrônico brasileiro.
A presença nacional
dos Correios, com suas agências e sua rede de entregas, constitui um
diferencial competitivo para o governo e para as empresas brasileiras que nem
sempre é bem percebido, mas que está lá, pronto para levar mais Brasil a todos
os brasileiros, nas mais remotas localidades. No Brasil, diferentemente do que
ocorre em vários outros países, os serviços dos Correios não se restringem aos
maiores centros urbanos, constituindo a maior plataforma pública de inclusão
social à disposição de todos os brasileiros.
A história da
Empresa, porém, não foi escrita apenas com glórias. Houve percalços no caminho,
a maioria dos quais curiosamente originados do principal problema que motivou a
criação da Empresa – as tentativas de captura e de aparelhamento político da
organização. Com políticos comandando a empresa, os Correios, em alguns
momentos de sua história, se afastaram de sua gênese, de seus principais
valores, entre os quais se destaca a qualidade dos serviços. Felizmente, neste
momento temos um quadro melhorado, com a retomada de medidas voltadas à
profissionalização de gestão e os serviços em bons níveis de qualidade. A
sombra maléfica da politização da gestão, porém, é um fantasma que permanece à
espreita e que pode voltar a prejudicar os Correios e toda a administração
pública brasileira se o Governo Federal não se mantiver alerta.
Nos próximos anos da
vida da Empresa, os desafios a vencer serão imensos, indo desde a discussão
sobre o próprio papel e tamanho do Estado até a questão do crescimento da
concorrência, notadamente dos sucedâneos digitais para os serviços tradicionais
dos Correios. A ADCAP espera que nossos líderes saibam demonstrar ao Governo
Federal a importância e a relevância dos Correios para a população em geral,
para as empresas e para o próprio governo. Além disso, será necessário que
tenham o discernimento e a competência para conduzirem bem os Correios na
transição para um mundo cada vez mais digitalizado e de informações e processos
acelerados, muitos dos quais ocorrendo em tempo real.
Os Correios possuem
um quadro de profissionais muito qualificado e dedicado, infraestrutura já
consolidada, marcas respeitadas e bons serviços. Com uma boa liderança, que
saiba valorizar esse legado, construído ao longo desses cinquenta anos de vida
empresarial, os Correios continuarão a desempenhar um papel relevante para os
brasileiros de todos os cantos do país.
Os trabalhadores dos
Correios estarão a postos, para seguir construindo esta história de sucesso!
Parabéns aos Correios pelos 50 anos de vida empresarial!
ADCAP
Associação dos Profissionais dos Correios
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