Os Correios e o comércio eletrônico brasileiro
No desenvolvimento do
comércio eletrônico brasileiro, os Correios têm desempenhado papel
fundamental.
A partir do momento
que o cliente confirma uma compra em seu teclado, é desencadeado um grande
conjunto de ações para concretizar a venda, muitas das quais são realizadas
pelos Correios.
Com sua capilaridade
nacional, os Correios conseguem estender a possibilidade de compra a
brasileiros que, de outra forma, não teriam acesso ao comércio eletrônico. Isso
não é pouco, considerando as dimensões continentais do Brasil e as imensas
diferenças regionais, com os respectivos desafios logísticos a vencer.
Trabalhando integrado
com as lojas virtuais, ERPs e outros softwares utilizados pelos operadores do
comércio eletrônico, os sistemas dos Correios geram etiquetas, calculam preços
e permitem o rastreamento das remessas e a logística reversa, o que facilita
muito o processo e dá conforto e segurança aos clientes.
Junto à Câmara
Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), os Correios desenvolvem há
muitos anos ciclos de palestras voltadas às micro, pequenas e médias empresas
que se interessam em operar com comércio eletrônico. Das oficinas ali
realizadas, milhares de empresas foram habilitadas para construir suas lojas
virtuais e estender seus balcões a todo o país, utilizando os Correios.
No Brasil, o serviço
de encomendas não é monopolizado, havendo milhares de empresas que atuam nesse
mercado. Os Correios são, porém, o líder nas entregas do comércio eletrônico,
em função da abrangência de sua atuação, de seus preços competitivos e da
consistência e qualidade do serviço. Em poucos países do mundo, o correio tem
uma liderança nesse segmento.
A pujança do comércio
eletrônico brasileiro foi construída a partir do esforço de muitos e os
Correios têm dado uma contribuição valiosa e destacada nessa história.
Marcos Cesar Alves Silva
Administrador Postal Sênior
Administrador Postal Sênior
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