Acordo da Azul com os Correios pode ser impedido por outras companhias aéreas
AEROFLAP
22/9/18
Em 2017 a Azul Cargo Express, braço da Azul S.A. para o transporte de cargas,
fechou um acordo com os Correios para a criação de uma
joint venture de transporte interestadual de cargas.
Desde então as outras companhias aéreas mantidas fora do acordo, e que também
transportam carga para os Correios, como a Latam Brasil e a GOL,
demonstraram preocupação com um importante mercado para as suas operações.
E recentemente essas companhias foram convidadas para realizarem uma
manifestação sobre o caso no Cade (Conselho Administrativo de Defesa
Econômica), com finalidade de “analisar o ambiente de concorrência entre
as empresas”.
Para as duas companhias aéreas, mantidas fora do acordo, os Correios não
consultaram
Segunda-feira, 24 de setembro de 2018 nenhuma das empresas para firmar a
parceria, nem fez uma licitação sobre o caso.
Em nota a LATAM disse: “A Latam Brasil informa que apresentou ao Cade
argumentos contrários à joint venture entre a Azul e Correios por
considerar que a operação pode desequilibrar a competitividade do setor.”
“A seleção da Azul para a celebração da Operação não foi isonômica, revelando
preferência injustificada”, disse a Latam.
A GOL já citou um processo aberto no Tribunal de Contas da União (TCU) para
verificar irregularidades nesta parceria.
As duas companhias pediram ao Cade uma clara justificativa dos Correios para a
contratação específica da Azul, incluindo a formação de uma empresa com
participação dos lucros.
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