Setor de serviços prestados cresce 1,2% em agosto, segundo IBGE
CORREIO BRAZILIENSE
16/10/18
No acumulado do ano, a queda no volume de serviços prestados foi de 0,5%. É a menos intensa desde dezembro de 2014
O setor de serviços cresceu 1,2% em agosto, na comparação com o mês anterior, quando recuou 2%. No acumulado de 12 meses, saiu de uma queda de 1% para leve alta de 0,6%. Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (16/10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado mostra que ainda há uma recuperação lenta da economia. Em agosto, a produção industrial caiu 0,3%, enquanto o comércio expandiu 1,3% após três quedas seguidas. A atividade fraca é resultado do alto nível de desemprego e baixa taxa de investimento.
No acumulado do ano, a queda no volume de serviços prestados foi de 0,5%. É a menos intensa desde dezembro de 2014.
Em agosto, três das cinco atividades tiveram melhora. Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios, com crescimento de 3,2%, representa o melhor índice. A atividade havia retraído 3,9% em julho.
Os demais resultados positivos vieram dos serviços profissionais, administrativos e complementares (2,2%, recuperando integralmente a perda de 1,1% em julho) e de outros serviços (1,0%, recuperação parcial da perda de 3,0% em julho). Na contramão, os serviços de informação e comunicação (-0,6%) e os prestados às famílias (-0,8%) tombaram.
Em relação a agosto de 2017, o setor de serviços cresceu 1,6%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário