terça-feira, 17 de agosto de 2021

O valor bilionário da marca Correios


Ranking Brand Dx das marcas mais valiosas em 2021 no Brasil trouxe a marca Correios em 26ª lugar, com o valor de mais de R$ 4,6 bilhões

De acordo com o Ranking Brand Dx, a marca Correios aparece na 26ª colocação entre as marcas mais valiosas em 2021. Assim como aconteceu com diversas outras marcas, a marca Correios teve uma desvalorização em 2020 em função da pandemia. A ADCAP acrescenta ainda que, no caso dos Correios, a completa falta de comunicação da Empresa, que não divulga seus produtos há anos, além dos ataques sistemáticos à reputação da estatal por membros do próprio governo, também contribuíram muito para impedir que a marca tivesse um valor bem maior e até uma evolução positiva no ano. Sem dúvida alguma, temos aí um caso de resiliência impressionante de uma companhia a ser estudado em cursos de marketing.

E, como neste momento o governo federal tenta seguir com a privatização dos Correios, é importante que se tenha em mente ainda que a empresa não só possui a bilionária marca da própria estatal, mas também uma outra igualmente muito valiosa: a marca SEDEX. Apenas com essas duas marcas dos Correios tem-se um valor que é bem superior ao patrimônio da imensa maioria das empresas de logística do país.

Quando se cogita a privatização da empresa, há que se ter em conta isso, pois trata-se de um valor que pertence aos brasileiros e que não pode ser ignorado nos processos de valuation que vierem a ser feitos pelo BNDES e por consultorias ou bancos de investimento contratados. Além de milhares de prédios, dezenas de milhares de veículos e muitos outros bens, os Correios têm ainda marcas que, por si só, já valem bilhões.


ADCAP – Associação dos Profissionais dos Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário