Direção Nacional da ADCAP.
-----------------------------------------------------------------------
GeoPost fica com 98% da Jadlog
Com 500 franquias e 17 filiais, a Jadlog atende mais de 40 mil clientes
Valor
28/08/2020
A operadora logística europeia GeoPost ampliou para 98% sua participação no capital social da transportadora brasileira Jadlog. Por meio de sua rede internacional DPDgroup, o grupo adquiriu a participação de 38% dos sócios fundadores da Jadlog, José Afonso Davo e Nelson B. Jorge, dando sequência ao plano iniciado em 2017, quando já havia comprado fatia de 60%.
“O aumento de participação é importante, mas é, na verdade, uma continuidade do planejamento. Estamos muito satisfeitos com a operação no Brasil e já avaliamos ampliar as operações para o continente sul-americano”, diz ao Valor, Oliver Establet, presidente da filial da GeoPost em Portugal e presidente do conselho de administração da Jadlog.
De acordo com o presidente-executivo da Jadlog, Bruno Tortorello, de 2017 até agora a empresa conseguiu quase quadruplicar os volumes entregues e expandir suas operações para o comércio on-line. Hoje, o segmento B2C, como é chamada a logística de entrega do vendedor ao consumidor final, já é principal atividade da empresa e dobra de tamanho a cada dois anos.
“Nosso planejamento estratégico previa que atingiríamos somente em 2023 o patamar a que chegamos já em 2020. A chegada da GeoPost acelerou a importância do B2C nas nossas atividades”, diz o executivo. O faturamento estimado para a Jadlog em 2020 é de R$ 1 bilhão, com 35 milhões de encomendas entregues.
Com 500 franquias e 17 filiais, a Jadlog atende mais de 40 mil clientes, desde pequenos varejistas até empresas como Mercado Livre, Carrefour e Via Varejo. A empresa é especializada no frete fracionado, em que são entregues encomendas de até 30 quilos, e viu a demanda crescer com o impulso do comércio on-line por causa da covid-19. “O volume diário dobrou em relação aos níveis pré-pandemia e foi preciso aumentar em 70% o número de carros e contratar funcionários adicionais”, diz Tortorello.
Agora, a Jadlog deve receber R$ 100 milhões em investimentos da GeoPost nos próximos três anos. Esses aportes serão direcionados à inovação, tecnologia e ampliação da capacidade. “Vamos investir cada vez mais em gerir as encomendas”, diz Establet. A empresa pretende ampliar, por exemplo, a oferta do serviço pickup, em que as encomendas podem ser deixadas para retirada em pontos comerciais (cafés, restaurantes ou lojas) próximos do cliente, com custo de frete menor do que da entrega em domicílio.
Esse serviço foi responsável pela entrega, em 2019, de mais de 1 milhão de encomendas, a partir de mais de 3 mil pontos distribuídos pelo país, e em 2021 esse número deve dobrar. Atualmente, a Jadlog está instalada em uma há um dia área de 40 mil metros quadrados ao lado da rodovia Anhanguera, em São Paulo, e também inaugurou um hub em Joinville (SC) para atender e integrar entregas da região Sul.
Após a aquisição, José Afonso Davo mantém 2% do capital e permanece no conselho de administração da Jadlog. A GeoPost pertence ao grupo La Poste (correios franceses) e têm atividade em 47 países, dos quais 22 fazem parte da União Europeia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário