Nas ruas, agências
sucateadas. Na Vila
Olímpica, o sonho
de todo cliente
FENTECT
22 de Agosto de 2016
Em meio à ameaça de
fechar 2 mil postos de atendimento, demitir ou não pagar os funcionários (as),
a ECT investe
em locais temporários, mas a nível de medalha de ouro
Já é de
conhecimento público que os Correios são patrocinadores e operadores logísticos
oficiais dos Jogos Olímpicos Rio 2016. E, incoerente à gestão do dia a dia, a
empresa abriu três agências temporárias para atender a demanda postal dos
participantes dos jogos. Segundo o vice-presidente de Logística dos Correios,
José Furian Filho, a agilidade, a segurança e a estrutura são alguns dos
diferenciais das agências temporárias, também o oposto à realidade das agências
espalhadas pelo Brasil.
Falta de segurança,
péssimas condições de trabalho, possibilidade de fechamento de mais de 2 mil
postos de atendimento às comunidades, ameaça de corte de pagamento dos
empregados (as), esses, sim, são os diferenciais que os (as) trabalhadores (as)
encaram todos os dias. A única empresa a alcançar mais de cinco mil municípios
brasileiros com serviços postais e bancários parece mais preocupada em manter o
currículo de patrocinadora a atender os próprios trabalhadores (as) e clientes,
que a mantêm de pé.
Somente em um
estado brasileiro, no Ceará, as reclamações no Procon - órgão de defesa do
consumidor - aumentaram 566% entre o primeiro semestre de 2015 ao primeiro
deste ano. A multa por descumprimento, caso a ECT não regularize as entregas em
até 20 dias, conforme decisão do órgão de fiscalização, a partir deste mês,
pode chegar a R$ 11 milhões. Enquanto isso, os Correios investem os mais de R$
300 milhões em patrocínios, apenas com os eventos esportivos.
Segundo informações
da própria ETC, em uma semana foi vendido nas agências olímpicas mais do que o
esperado, algo em torno de R$ 50 mil de receita. Enquanto isso, a empresa alega
déficit bilionário na hora de pagar os ecetistas. A ameaça permanece e o
próprio presidente dos Correios, Guilherme Campos, falou em reajuste zero para
o Acordo Coletivo 2016/17.
Em época de
Campanha Salarial, os (as) trabalhadores (as) vão lutar por um aumento justo e
honesto, já que são os verdadeiros atletas da empresa e trabalham de sol a sol
para manter o patrimônio brasileiro com serviços de qualidade e respeito a
todos. Além disso, os empregados (as) dos Correios vão resistir por condições
melhores de trabalho e uma empresa 100% pública e de qualidade, na contramão
das privatizações incentivas pelo governo federal.
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