terça-feira, 13 de março de 2018


Já tem prazo limite! Correios promete acabar com frete grátis para encomendas internacionais

Tudo Celular
13 de março de 2018

Todos sabemos que os funcionários dos Correios anunciaram ontem (12/03) que estão iniciando uma greve por tempo indeterminado que atinge todo o país. A iniciativa vem em um momento em que a estatal enfrenta diversos problemas de caixa e por isso busca fazer alumas mudanças internas.

Agora, depois do confronto com o Mercado Livre, os dirigentes dos Correios estão de olho em mais uma forma de engordar o caixa da companhia. Em entrevista ao Valor Econômico, Guilherme Campos, presidente dos Correios, disse que a empresa identificou nos últimos anos o crescimento do "camelô eletrônico".

Por isso, para ele, os Correios acabaram "subsidiando" em até R$ 1 bilhão os fornecedores chineses que encaminham suas "bugigangas" para o Brasil. Isso porque produtos com valores abaixo de US$ 100 acabam entrando no país sem a devida taxação por parte da União.Atualmente, chegam em média 300 mil objetos por dia no Brasil, sendo que isso representa um aumento de 200% no volume diário em apenas dois anos. Segundo Campos, grande parte desses produtos chegam ao Brasil com oferta de "frete grátis" e isso acaba escondendo uma manobra comercial.

Para ele, os sites chineses acabam se aproveitando de manobras para dificultar a fiscalização, sendo as principais delas a postagem de produtos sem rastreio, etiquetas fora do padrão internacional que não trazem o CEP do destinatário em código de barras. Isso acaba dificultando a triagem automatizada por parte dos Correios.

Desta forma, é preciso que a empresa faça toda a triagem manualmente e isso acaba impactando na operação da empresa, uma vez que ela é mais cara e demorada. Por isso, Campos acredita que se essas encomendas da China fossem registradas, os Correios receberiam cinco vezes mais para fazer o seu trabalho: "Os países que recebem produtos da China subsidiam a distribuição em cada um dos seus mercados"

Por isso, Campos diz que os Correios deixam de faturar R$ 15 por cada produto de origem chinesa que entra no Brasil, sendo que isso representa uma perda de R$ 1 bilhão por ano. Isso acaba sendo o equivalente a 6% de toda a receita da estatal registrada no ano de 2017.

Por conta disso, a empresa acaba enfrentando problemas com um "aumento desproporcional" de reclamações contra os Correios por demora na entrega. Para Campos, isso seria um indício claro de que boa parte dos produtos chineses não tem como destinatário os próprios clientes dos sites, mas sim pessoas que compraram esses objetos de revendas dos chamados "camelôs eletrônicos".

Por conta disso, os Correios levaram o tema para a União Postal Universal (UPU) como uma forma de engrossar a pressão sobre a China. Mesmo assim, a estatal também está procurando uma maneira de se aproximar de Pequim para que os chineses comecem a enviar informações eletrônicas.

Caso a investida não funcione, já está nos planos dos Correios a implementação, ainda neste ano, de um sistema que levaria o comprador a pagar o frete no momento da entrega. Isso acabaria fazendo com que as ofertas de frete grátis se tornassem sem validade para produtos entregues no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário