GREVE DOS CORREIOS NÃO ISENTA CONSUMIDOR DO PAGAMENTO DE FATURAS
Jornal Dia a Dia
2 de maio de 2017
2 de maio de 2017
Os funcionários dos Correios anunciaram
greve na última quarta-feira, dia 26. Embora a adesão ainda seja tímida, a diretora
do IBEDEC-MS, Bárbara Grassi, alerta os consumidores em caso de dificuldade de
acessar o serviço. A ocorrência desta paralisação não isenta o pagamento de
boletos dentro do prazo de vencimento, mesmo que este não tenha sido entregue.
O cliente deve entrar em contato com a empresa, solicitar uma segunda via do
pagamento ou que sejam oportunizadas outras formas para quitar a fatura.
“É muito importante que o consumidor fique
atento ao prazo de suas contas e mantenha o pagamento em dia. Ao observar que
determinado boleto não foi entregue entre em contato com o credor para
verificar quais opções para o pagamento”, orienta Grassi. É interessante que o
consumidor anote o protocolo de atendimento dessa solicitação. Sendo que se
após esse requerimento a empresa não disponibilizar qualquer alternativa para a
quitação, a incidência de multas e demais encargos pode ser questionada junto
aos órgãos de defesa do consumidor e Judiciário.
Devido ao risco de atrasos, Bárbara Grassi,
aconselha que o consumidor verifique a possibilidade do envio de encomendas e
correspondências durante o período de greve por meio de serviços privados. “Ao
optar pelos Correios, guarde o comprovante de envio e código localizador para
poder rastrear sua postagem. Esse acompanhamento pode ser feito pela internet
ou por telefone, no 0800 dos Correios)”, explica. Os telefones para esse
rastreamento são 3003-0100 (capitais) e 0800-7257282 (demais localidades). Caso
já tenha feito o despacho e a entrega esteja em atraso, a orientação é procurar
os órgãos de defesa do consumidor (PROCON) ou solicitar ressarcimento via
Juizados Especiais Cíveis. “O consumidor não pode ficar no prejuízo”, comenta.
O IBEDEC-MS oferece atendimento gratuito relacionado aos direitos do consumidor. O IBEDEC-MS está localizado na Rua da Lira, nº 234, sala 02, Vila Carlota, em Campo Grande.
Contato: (67) 3015-1090 e (67) 9922-1090
Email: contato@ibedecms.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário